quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Porcaria está se desmanchando

Que coisa, né? Depois dizem que a gente não avisa, não alerta como as coisas são. Tem gente que ainda acha que as famosas "parcerias" são mais que meramente usar uma instituição tradicional, mas mal-administrada, para fazer dinheiro para empresário. Felizmente, os dirigentes tricolores sempre souberam desta triste verdade. Não por coincidência, nunca freqüentamos a segunda divisão.

Vejam o caso recente da Porcaria: o time está se desmanchando. Martinez, bom volante com potencial para jogar na zaga, fechou com o Curíntia por três anos (diz o homem "da credibilidade" em seu blog). Denílson não deve ficar, porque o Palmeiras quer manter os termos do atual contrato, que paga por produtividade. Élder Granja, que ficou entre os três melhores laterais direitos no Craque do Brasileirão, foi embora. Leandro, emprestado do Porto e também entre os três melhores laterais esquerdos do Brasileirão, não deve ficar. Kléber é "sonho de consumo" da Porcaria, mas custa muito caro e também tende a não permanecer. Alex Mineiro é outro que pode deixar o Pocilga Itália. Léo Lima também está na lista.

Benjamin Back, colunista do Lance e membro do programa Estádio 97, chegou a publicar uma lista completa dos que estariam fora do time em 2009:

Elder Granja
Capixaba
Gladstone
Jeci
Gustavo
Jeferson
Maicossuell
Léo Lima
Sandro Silva
Lenny
Jorge Preá
Thiago Cunha
Martinez
Alex mineiro
Leandro
Roque Jr
Denilson

E a "parceira" do Palmeiras, por onde anda? Está trazendo, com certeza, dois reforços: Marquinhos, revelação do Vitória, e Cleyton Xavier, ex-Figueirense. Bons jogadores, sem dúvida. E Keirrison pode ir para a Porcaria também, caso não apareça um time de fora querendo levá-lo por alguns milhões a mais.

Mas esses três aí, ou mesmo outros que virão, compensarão o desmanche que se desenha? Evidente que não. E isso não só porque os que saem são muito mais dos que os que entram, mas sobretudo porque a qualidade dos que vêm dificilmente será a mesma dos que vão. E o entrosamento terá de começar do zero.

Mas por que a Traffic não banca a qualidade? Por que não põe a mão no bolso e compra Kléber para colocar no Palmeiras? E Leandro?

A resposta: porque a Traffic não está interessada na qualidade do time do Palmeiras. Ela quer apenas contratar *jovens valores*, usar o time do Pocilga Itália como vitrine e vendê-los poucos meses, quiçá um ano, depois para o exterior, por um preço muito maior do que gastaram para comprá-los.

Exemplo do modelo de negócio: a Traffic comprou o bom e jovem zagueiro Henrique (do Figueirense, se não me engano do Coritiba). Ele jogou apenas o Paulistinha pela Porcaria e logo foi vendido, deixando o sistema defensivo do time em complicadíssima situação. Enquanto isso, uma parcela ínfima do valor lucrado ia para o clube e, naturalmente, a maior parte do bolo ia para a "parceira".

Não é preciso ser especialista em porra nenhuma para ver que é um modelo de merda para um time de futebol. E foi isso que Ataíde Gil Guerreiro, ex-vice da FPF, quis dizer quando falou que queriam manchar a conquista do São Paulo porque ela abalava o modelo de parceria. Não tem segredo, na verdade.

Agora, vejam que situação: em apenas uma temporada, a parceria Porcaria-Traffic foi de "esquadrão multicampeão, com o melhor técnico do Brasil" a "time de aluguel, em processo de desmanche, com um técnico que perdeu sua credibilidade e empatia com o time e a torcida".

5 comentários:

Dr. Tricolor disse...

O Henrique era do Coritiba

Salvador Nogueira disse...

Valeu!

Anônimo disse...

A FIFA deveria repensar em algumas regras e proibir esse tipo de participação das empresas. Tudo bem que sempre encontram brechas, e acontece no que vem acontecendo com o futebol, mas a entidade deveria tomar partido quando comprovado esse tipo de "parceria". O problema é que chegamos em uma situação que esse tipo de problema ocorre em todas as principais partes do mundo, e reverter isso será praticamente impossível.

Mário Júnior disse...

Cedo ou tarde, eu (e todo mundo!) sabia que daria em algo parecido com o que houve entre MSI-Corinthians.

No mais, dessa lista de "dispensa" tem alguns nomes bastante interessantes.

Gosto do Élder Granja, Martinez e Alex Mineiro!

Anônimo disse...

esse foi o melhor post que vcs escreveram e eu li
essa merda de time tah afundando e eh por causa dessa otima parceria