terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Parabéns SPFC! 73 anos de História!

A data de fundação do SPFC é uma polêmica muito grande dentro e fora do clube. Há quem defenda a data de 1930 quando nasceu o São Paulo da Floresta, mas o São Paulo Futebol Clube nasceu apenas com esse nome em 16 de Dezembro de 1935, depois de já ter sido refundado uma vez como Clube Atlético São Paulo em 4 de junho de 1935. Tudo isso em conseqüência da extinção do São Paulo da Floresta em 14 de maio de 1935.

Enfim, os fanáticos não deixaram o nosso querido Tricolor desaparecer e devemos parte da grandeza do São Paulo a esses guerreiros que refundaram "O mais querido".

Manoel do Carmo Meca foi o primeiro presidente e os outros fundadores foram: Cid Mattos Viana, Francisco Pereira Carneiro, Eólo Campos, Manoel Arruda Nascimento, Izidoro Narvais Caro, Francisco Ribeiro Carril, Porphírio da Paz, Eduardo Oliveira Pirajá, Frederico A G. Menzen, Francisco Bastos, Sebastião Gouvêa, Dorival Gomes dos Santos, Deocleciano Dantas de Freitas e Carlos A. Azevedo Salles Junior.

Obrigado a todos vocês fundadores! E hoje é um dia pra se comemorar, independente de quando você considere a fundação do São Paulo. São 73 anos do dia que o Tricolor ressurgiu para ser o maior de todos! E como previu o profeta Porphírio da Paz "Dentre os grandes, és o primeiro".

8 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Tricolor!!!
Vida longa!
E nada da grande imprensa lembrar disso!

Anônimo disse...

SPFC é um acronimo para "StoP us iF u Can"
Daria uma boa camisa provocativa!

Clayton - Negócios Imobiliários disse...

"São Paulo da Floresta" é o mesmo que São Paulo do Canindé, do Morumbi. Era um apelido em referência ao nome do seu estádio, localizado na Chácara da Floresta, Ponte Grande.

O nome sempre foi SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, com as iniciais SPFC no escudo, desde 1930. O clube foi fundado em 27/01/1930, Praça da República, nº28 as 14hs. Comemora sua data magna em 25/01, para coincidir com o aniversário de Sampa.

Renegar esta história é um crime contra a tradição do São Paulo de Friedenreich, Araken, Waldemar de Brito, Luizinho e cia. É negar o Paulistão de 31, oficialmente reconhecido pelo clube e pela FPF.
O São Paulo faz uma cerimônia dentro do clube, no dia 25/01, com hasteamento de bandeira, etc.

São Paulo Futebol Clube, 79 anos em 25/01/2009.

O que se comemora em 16/12 é a data da REFUNDAÇÃO, do renascimento, do ressurgimento, chame como quiser.

Saudações Tricolores.

Paulo Cesar Ceglia disse...

Clayton, o Símbolo era o mesmo, mas o NOME do time era São Paulo da Floresta, como consta no site oficial do São Paulo Futebol Clube. http://www.saopaulofc.net/spfc/historia2NOVO2.asp?PLC_map_001_c=03.04

Tanto que ele foi refundado por duas oportunidades e não se pode refundar com o mesmo nome antigo. Precisava existir alguma diferença. Cada um vê a data de fundação como quer, eu considero 1935, porque foi quando surgiu o São Paulo Futebol Clube, que teve sua origem no da Floresta.

Abs,

Paulo

Salvador Nogueira disse...

O nome sempre foi São Paulo Futebol Clube. O "da Floresta" era apelido, porque o time treinava na Chácara da Floresta.

Ainda assim, este clube faliu em 1935 e houve uma refundação, com o mesmo nome.

Se é o mesmo clube? O São Paulo acha que sim, mas não há um argumento definitivo. Aceita quem quer.

Abraços,
Salvador

Paulo Cesar Ceglia disse...

Clayton, perdão, nisso você tem razão, embora o site oficial do SPFC considere da Floresta. O apelido era por conta da chácara da Floresta, mas a grande mudança foi a fusão com o Clube Atlético Tiête, que possibilitou a primeira refundação que foi como Clube Atlético São Paulo... e depois, com sua extinção, São Paulo Futebol Clube novamente. Enfim, é confuso e continuo considerando 1935, embora reconheça que seja a mesma coisa.
Saudações Tricolores!

Paulo Cesar Ceglia disse...

O engraçado é que no Site Oficial do SPFC, os ex presidentes só são considerados de 1935 pra frente... Ou seja, oficialmente, consideram o clube fundado nessa data. Apesar de ser um assunto de discórdia no clube.

Clayton - Negócios Imobiliários disse...

Juridicamente à época, foi possível manter o mesmo nome, com os mesmos símbolos, etc. Hoje isso não seria possível.

O São Paulo de 1935 é o MESMO de 1930. Não há distinção, e como o Salvador ratificou, o "da Floresta" era por causa do estádio.

Eu considero 25/01/1930, porque senão eu iria contra a tradição e riquíssima história do SPFC. Do "Esquadrão de Aço", time de Fried. E a taça do paulista de 31, está no Memorial do SPFC, além do reconhecimento da FPF.

As raízes do São Paulo estão no futebol do Paulistano, e com a extinção do departamento de futebol do aristocrático clube do Jardim América, o Tricolor Paulista foi fundado em 1930. Faliu e foi REFUNDADO em 1935. Ponto.

O tema pode ser polêmico, mas um exame minucioso da história, dos fatos, tira qualquer dúvida. Recomendo a você a leitura do excelente Alberto Helena Jr., neste link:
http://colunistas.ig.com.br/albertohelenajr/2008/12/08/entre-a-fe-e-a-razao/

Abraço!