segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Os novos "problemas" de Muricy

Juvenal Juvêncio, a velha raposa, continua com sua velha política de gastar pouco para contratar. Mas a verdade é que o elenco está inchando, o que por si só já resulta em gastos adicionais na folha de pagamento de 2009.

O que pode ser ruim para as finanças do clube, mas é ótimo para o futebol. Ano que vem promete ser de brigas fortes por posição no time. E aí vai caber a Muricy ter a sabedoria de promover essas brigas sem as perdas que isso pode trazer a uma equipe.

Duas preocupações imediatamente aparecem, uma menor e outra maior.

A menor é que as contratações podem provocar rachas no elenco. (Não consigo imaginar, por exemplo, Borges na reserva depois de 2008, mesmo com a vinda de Washington quase certa, e aposto que nem ele. E Zé Luís, vai brigar com Eduardo Costa por um lugar ao sol? E o Ricky, que já estava no banco e resolveu chiar? Fica se aparecer mais gente na posição dele?)

Aí, vai ter de entrar a sabedoria de Muricy para saber aproveitar todos os atletas e não deixar ninguém muito marcado como reserva. É algo que acontece muito na Europa, e é bom sinal que tenhamos de aprender como fazer por aqui.

Mas ainda tem o problema maior, e este realmente me preocupa.

A chegada de novos atletas não pode resultar numa perda de padrão tático do Tricolor. Que as novas peças se encaixem no esquema já montado, ou corremos o risco de viver em 2009 o que já vivemos nos primeiros semestres de anos anteriores: um show de experiência de Muricy, tateando em busca do jeito ideal de jogar.

Se isso acontecer, as chances de o São Paulo levantar a Libertadores se reduzem drasticamente. Oxalá dirigentes, comissão técnica e jogadores terão a capacidade para lidar com esse novo desafio, sem desmanchar o sucesso obtido no segundo semestre de 2008.

A lista de potenciais contratações do São Paulo tem mais de 20 nomes, dos quais dois já se concretizaram: Wagner Diniz (ex-Vasco) e Eduardo Costa (ex-Grêmio).

Outros dois estão fortes para fechar com o Tricolor nos próximos dias:

- Washington (ex-Fluminense)
- Leandro (ex-Porcaria)

Mas sobram ainda 16 da lista que Muricy mandou a Papai Noel. Entre eles, deve estar o cobiçado meia de criação, que há tempos o São Paulo busca, sem sucesso. Será que desta vez vai?

2 comentários:

Mário Júnior disse...

Não acho que o elenco vai ficar inchado não. Muita gente vai começar a sair, algo natural em períodos de janelas de transferências abertas.

Washington seria uma boa, ao meu ver. Leandro, nem tanto.

Se é pra vir o lateral-esquerdo do Palmeiras, acho melhor nem trazê-lo e reaproveitar o Jadílson mesmo (que fez uma boa temporada no Cruzeiro).

Paulo Cesar Ceglia disse...

Embora participe do Blog, também não concordo com o inchaço do elenco, acho as contratações são naturais. E muitos serão vendidos.