terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Não dá pra não falar: Ronaldo no Curíntia

Claro que o interesse maior deste blog é sempre tratar dos assuntos do São Paulo. Mas é impossível não comentar, vivendo no planeta Bola, a contratação de Ronaldo Fenômeno (ou seria Ronaldo Gordo?) pelo Curíntia.

À primeira vista, impressiona demais: um ano inteiro de contrato, prorrogável por mais um ano. Segundo dizem, é uma parceria de marketing entre o clube e a empresa de Ronaldo, de forma que as rendas propiciadas pela presença do Fenômeno no time (com venda de camisas e produtos, entre outras) sejam divididas entre eles (porcentagens não foram mencionadas).

Camisas do Curíntia com Ronaldo-9 já estão vendendo feito água (muito embora esses modelos jamais venham a ser usados pelo jogador, uma vez que o Curíntia trocará de patrocinador e de fornecedor de material esportivo) e vão vender tudo de novo quando ele começar a jogar.

Aposto em recordes de público, com todos -- corintianos e rivais -- indo ao campo para vê-lo jogar (ou rolar, o que for mais fácil).

Foi um bom negócio?

Tem gente comparando com o Adriano, no início de 2008, para o Tricolor. Mas a semelhança é superficial. A começar pelo momento na carreira dos dois: Adriano era um jogadoraço, no auge da forma física, mas com problemas sérios de disciplina. Ronaldo foi um jogadoraço, mas está estourado; por outro lado, nunca foi conhecido por ser encrenqueiro nos clubes por onde passou.

Do ponto de vista de marketing, trazer Ronaldo é muito mais que trazer Adriano. Do ponto de vista do futebol, a inversa é verdadeira. E, do ponto de vista de estabilizar ou desestabilizar um grupo de jogadores, Ronaldo ainda é uma incógnita. Adriano, sem dúvida, não foi bem neste quesito.

Outra diferença fundamental: Ronaldo é do Curíntia. Adriano estava no São Paulo, emprestado. Se parece melhor para o time da Marginal S/N, também é importante ressaltar que isso só acontece porque o mercado para Ronaldo, estrupiado, é diminuto na Europa. Já Adriano estava em recuperação, mas futebol ele tinha, e muito, para jogar no mercado europeu.

Enfim, que é bom para a marca Curíntia, não tenho a menor dúvida. Não sei se vai ser bom para o time. Torço para que não.

Quem deve estar comemorando a notícia é Marco Polo "Porco" del Nero: a novidade ofuscou seu escândalo pessoal e vergonhoso com o São Paulo e ainda deu uma valorizada forte no Campeonato Paulista, do qual o Fenômeno certamente fará parte jogando pela agremiação de Parque São Jorge.

Só ficou uma dúvida: e aquele papo de que o episódio de Ronaldo com os travestis era um "estágio" para jogar no São Paulo? Finalmente a verdade aparece... Fico me perguntando o que será que o Orlandinho vai falar disso na novela das oito, hein?

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu vim para o Corinthians por recomendações médicas. Preciso ficar um ano longe do futebol para me recuperar.

Beijos do Gordo!
-----------------------------------
Ronaldo Fenômeno em São Paulo significa que:

1) não tem mais quenga triste na cidade

2) não tem mais maître triste na cidade

3) não tem mais Álvaro Garnero triste na cidade
-------------------------------
Que história é essa de Ronaldo Fenômeno no Corinthians? O Timão já não tem o Dentinho, vai precisar do Dentão para que?

------------------------
Agora que resolveu o marketing só falta contratar alguém pra jogar

hahaha
-----------------------------------
campeonato de ponto corrido é preciso ter muita GORDURA pra ganhar

Paulo Cesar Ceglia disse...

E o novo grito vocês ficaram sabendo:

""Aqui tem um bando de travecoooos, louco por tiii Ronaldo... pra aqueles que acham que é pouco... eu queimo por ti Ronaldo! Vamo vamo balofão vamo balofão não pára de queimaaaar"

Anônimo disse...

aqui tem um bando de gordo....

Mário Júnior disse...

Em 2002 todo mundo dizia que o Ronaldo de 96-97 estava morto, e ele fez o que fez: foi Campeão Mundial com a Seleção e o Real Madrid; Campeão Espanhol; artilheiro da Copa do Mundo e do Campeonato Espanhol 2003/04 e Melhor Jogador do Planeta pela terceira vez...

Isso não é pouca coisa! Quem garante que ele não dará, de novo, a volta por cima?

Não sou dos que menosprezam essa contratação, pelo contrário: acho burrice da diretoria do São Paulo não ter investido pesado nela.

Ronaldo é um dos cinco maiores jogadores de todos os tempos. Ele é melhor jogador do que qualquer um que já tenha vestido a camisa do São Paulo (incluindo Ceni, Raí, Zizinho, Canhoteiro, Leônidas etc). Perdemos a oportunidade de vê-lo em nosso time para vê-lo defendendo o nosso maior rival. É, de fato, uma pena!

Anônimo disse...

Foi excelente para o Ronaldo se recuperar. Na atual forma fisica dele, ele nao teria mercado em times como Real Madrid, Milan, São Paulo...

Dr. Tricolor disse...

O Ronaldo nunca viria para o São Paulo por uma razão muito simples: o SP é patrocinado pela RBK, rival da Nike...

Não podemos nunca nos esquecer que certos jogadores antes assinar com algum clube têm que acertar o lado "marketing" primeiro, e só depois o lado "técnico" da coisa.

Salvador Nogueira disse...

Perfeita a avaliação, sobretudo porque o contrato do Ronaldo com a Nike é *vitalício*. Mas às vezes acontece. Adriano tinha contrato com a Nike também, mas jogou no São Paulo com a Reebok. Só não se animou muito a vestir camisa comemorativa e coisa e tal, pra não se sujar com sua patrocinadora. Normal.

Abraços,
Salvador

Anônimo disse...

Podem ficar tranquilos bambaiada....esse é um título que vcs nunca irão perder...."O São Paulo pode ser Hexa, Hepta, Octa...mas nunca será Hétero..."