domingo, 7 de dezembro de 2008

Caso Wagner Tardelli: o que é e o que não é

Estou ainda abestalhado com este escândalo, às vésperas da definição do Campeonato Brasileiro. Infelizmente, algo próximo do que aconteceu em 2005 voltou a se repetir, e desta vez estamos nós, e não o time da Marginal S/N, no olho do furacão.

A CBF já disse que só vai falar mais disso na segunda-feira -- o que é um absurdo, mas também compreensível, porque tem o potencial para arruinar a última e decisiva rodada do torneio, evento que envolve não só desportividade, mas muitos milhões de reais. A imprensa, entretanto, andou cavoucando e já dá para dizer algumas coisas.

Primeiro: são duas as situações incômodas envolvendo o árbitro.

* A primeira, e que é mais mencionada, é o possível despacho, discutido entre a secretária de Juvenal Juvêncio e a secretária de Marco Polo del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, de ingressos endereçados a Wagner Tardelli para o show da Madonna no Morumbi. Daí partiu uma denúncia à CBF.

* Há, entretanto, uma segunda denúncia, e esta sim é a que realmente preocupa. Ela é mencionada por Wagner Tardelli, em entrevista ao Sportv. "O Ministério Público descobriu que uma pessoa estava usando meu nome para oferecer benefícios, e a CBF ficou ciente. Uma pessoa usou meu nome. Não tem envelope nenhum. Por isso, o Sérgio (Corrêa) me ligou, pediu que eu fosse ao encontro dele. Decidimos que eu sairia do jogo, e outro sorteio seria feito", disse o árbitro ao canal esportivo da Globo.

A Imprensa São-Paulina apurou, com fontes que têm bom trânsito com Ricardo Teixeira, que o lance dos ingressos da Madonna provavelmente não seria suficiente para que ele determinasse a troca de arbitragem -- até porque, como declarou a própria diretoria do São Paulo, o despacho de uma cota de ingressos de eventos do tipo para federações é comum e sempre ocorre.

Resta então esta segunda história -- que parece mesmo bem cabeluda -- sobre o sujeito que supostamente oferecia os "serviços" de Tardelli. Aì, o de menos é saber se o tal golpista tinha de fato acesso ao árbitro. O que realmente interessa é saber para quem ele ofereceu o negócio, e quem conversou com ele. Essa é a chave da história, que definirá se há culpabilidade por parte de alguma agremiação.

Não custa lembrar que a denúncia partiu do Ministério Público, e Celso Roth andou sendo investigado pela Polícia Federal num caso de crime contra o sistema financeiro (remessas ilegais de dinheiro para o exterior, e de lá para cá). Do jeito que as coisas andam pelos lados da PF, grampo é uma coisa que eles curtem demais. Não duvido que eles possam ter ouvido algo sobre este jogo, durante investigações de outro caso. (Há, inclusive, precedente no futebol -- outro dia a PF também apresentou novas evidências sobre o famoso "caso do gás" no Pocilga Itália, a partir de uma investigação que nada tinha a ver com o peixe.)

Mas é importante ir devagar com o andor. Essa minha especulação -- e é só uma especulação -- não quer dizer de jeito nenhum que o Grêmio seja o responsável. Embora a diretoria do São Paulo vá demonstrar uma estupidez sem precedentes se acabar identificada como a autora da tentativa de suborno, não há nada no momento que assegure sua inocência. É importante que os torcedores, de ambos os lados, tenham em mente que são muito poucos (se é que existem) os ingênuos (para não dizer honestos) no mundo do futebol.

De resto, fica o gostinho de campeonato estragado. É mais do que provável que nada extra-campo tenha influído nos resultados das 37 rodadas já disputadas, mais a derradeira que está prestes a ocorrer. Mas a suspeição já é suficiente para azedar o caldo. E o Tri-Hexa, se vier mesmo, pode, na melhor das hipóteses, ter um gosto menos doce do que o esperado; na pior delas, ser definido apenas nos tribunais -- mais ou menos como acabou 2005.

Chato. Chato mesmo.

6 comentários:

itaberaí disse...

Baralho! Me inclua fora dessa. Qdo o jogo foi transferido para Brasilia, pensei seriamente em ir, mas com o aumento abusivo do Goiás nos ingressos, mudei de ideia. Vai que tudo isso tbm faz parte desse jogo de cartas marcadas.

Vou assistir do meu camarote vip, ou seja no achonchego do meu sofá. De qualquer forma, faço questão do Hexa!

Anônimo disse...

Se formos campeões mesmo NADA VAI APAGAR A NOSSA SEQUENCIA DE 19 JOGOS INVICTOS isso vai ficar pra historia dos campeonatos.
Pra mim o não vai ficar o gostinho de 2005 de jeito nenhum.
Não passa nem perto disso.
O que ficou claro é que alguem esta se passando por ele, mais como a Cbf disse que já sabe né. Até segunda vamos esperar os fatos aparecerem.
Agora eu TENHO CERTEZA QUE DA NOSSA PARTE TRICOLOR PAULISTA NÃO HOUVE NADA DE SUBORNO.
Isso é coisa de Corinthian e Porcalhada.
E RUMO AO HEXA.

Anônimo disse...

Esse Marco Polo Del Nero tem que ser afastado da presidência da Federação Paulista de Futebol, isto que ele fez não está certo...por que não procurou o são paulo primeiro....está agindo como legitimo palmeirense....isto está muito óbvio e como disse o juca kfouri no blog dele com a copa de 2014 a fundo...ele foi na mosca....a intenção é por o parque antartica nacopa e manchar as conquistas e o nome do spfc.....precisamos se mobilizar e fazer uma passeata na segunda-feira em frente a federação...precisamos pressionar esse senhor a sair da federação e colocar alguém totalmente imparcial...ele pensa que manda alguma coisa.....pois tenho certeza que não manda nada e não vai conseguir manchar o nome do spfc..precisamos nos unir e começar uma campanha contra ele e a federação...

Anônimo disse...

paulo, boa noticia para vocÊ e todos nós são paulinos....acabo de ouvir na radio jovem pan am, entrevista exclusiva do presidente do conselho deliberativo do spfc, dizendo que federação paulista está mandando nesse momento um email se desculpando e se retratando com o ocorrido....isto mesmo...e Celso de Barros disse que mesmo com essa retratação o clube vai procurar seus direitos paraque não reste dúvidas...

Paulo Cesar Ceglia disse...

Fala guga! Eu ouvi também, estou acompanhando e ansioso pelo TRI HEXA TRICOLOR!
ABRAÇÃO!

Anônimo disse...

parabéns hexa campeão...