domingo, 13 de julho de 2008

Relógio do Vandinho quebrou...

SPFC 2x1 Porcaria
13.jul.2008, 16h
Brasileirão 2008
Público pagante: 22.235


Coitado do Vandinho. Alguém precisa comprar um relógio novo para ele, porque o atual pifou aos 20 minutos do primeiro tempo do jogo de hoje. Ele disse na coletiva: "O São Paulo jogou melhor 20 minutos, e por isso mereceu vencer." Ah, vai catar coquinho, meu querido! O Tricolor jogou muuuito melhor que a Porcaria no primeiro tempo e foi também melhor que o bando de Kléber e Cia. no segundo tempo.

Lances perigosos do Palmeiras? Só de chute de longe. A equipe adversária não criou praticamente nada durante todo o jogo, e o São Paulo levou a partida como quis -- primeiro colocando correria e saindo na frente, e depois atraindo a Porcaria para dentro de seu campo para sair no contra-golpe. E nada que o Vandinho falasse ou fizesse poderia mudar esse quadro.

Como explicar o péssimo desempenho da Porcaria? Eu tenho uma tese. O Valdívia jogava com o cabelo.

Não, é sério. E nem tem a ver com histórias como a famosa lenda bíblica de Sansão, que perdeu sua força junto com suas madeixas. Mas já repararam que, depois que cortaram o cabelo dele, "el mago" só soube fazer uma mágica (a do desaparecimento)? Eu acho que ele jogava com o cabelo. Na frente dos zagueiros, enquanto gingava, o balanço daquela vasta cabeleira dava a impressão de que ele era mais ágil e malemolente que de fato era. Um que também acho que joga com o cabelo é o Ronaldinho Gaúcho. Se é verdade, não sei. Mas o Valdívia mais uma vez sumiu em campo, e sem ele a equipe porca vira um time comum.

Comum, não. Ruim. Porque, além do mau desempenho do meia chileno, os zagueiros trazidos para compor a equipe (Flintstone e Jecy) estão bem abaixo dos que antes jogavam -- Gustavo (ainda por lá) e Henrique (vendido para a Europa).

Bom para o nosso Tricolor, que entrou com o vigor típico dos clássicos e mostrou que pode mesmo evoluir no campeonato. Eu já havia gostado do desempenho da equipe no jogo contra o Náutico -- a despeito da derrota -- e agora o time me convenceu de vez. Quando quer jogar e está num dia inspirado, joga e muito.

Muricy surpreendeu e entrou com Rogério Ceni, Zé Luís, Alex Silva e André Dias; Joílson, Ricky, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto e Borges. A entrada do atacante de movimentação, em lugar de Aloísio, deu mais velocidade e opção de jogo para a equipe do lado ofensivo. Quem não jogou bem (casos de Jorge Wagner e Hugo) também não comprometeu (embora não se possa perder gols como os que o "Pelé do Morumbi" perdeu na cara do Marcos), e a equipe conquistou uma vitória importantíssima.

Não que estejamos muito melhor do que estávamos antes na tabela; subimos da nona colocação para a sétima. Mas agora pelo menos dá para continuar sonhando. Para o líder Flamengo, a distância continua sendo de 9 pontos. Será que dá para chegar? A cada rodada, fica mais difícil. Porém, ainda dá tempo.

Pena que Cyborges tenha se contundido -- aliás, contusão feia do cotovelo, o braço dele, ao sair de campo, parecia uma maria-mole -- e Aloísio esteja suspenso. Para o jogo com o Vitória, na quarta, temos Dagol e Éder Luis (que entrou bem hoje e fez o gol que selou a conquista Tricolor na partida). Vai faltar um centroavante clássico. E, de novo, o jogo será de vida ou morte.

Agora é assim, a cada rodada, um jogo de vida ou morte -- até chegarmos ao G-4 e, posteriormente, à liderança do campeonato. Eu queria virar líder ao fim do primeiro turno. Será que dá tempo?

2 comentários:

Edison Waetge Jr disse...

O Valdívia é bom jogador, sim. Só precisa decidir se vai jogar futebol ou competir nos saltos ornamentais, em Pequim.

Salvador Nogueira disse...

Junior,
parece que, depois do jogo de ontem, ele decidiu que categoria dele nas Olímpiadas é salto na vara. :-)
Abraço,
Salvador