quinta-feira, 31 de julho de 2008

Não sobe, nem sai de cima

Figueirense 1x1 SPFC
30.jul.2008, 21h50
Brasileirão 2008
Figadão (SC)


Pelo que foi o jogo, o São Paulo merecia ter vencido. Por conta de erros de arbitragem, não saiu perdendo. No fim das contas, talvez tenha sido o resultado justo. Mas ainda assim frustrante para as pretensões tricolores, que mais uma vez se vê em sexto lugar, fora do G-4, e precisando torcer contra os adversários para escalar na tabela antes do fim do primeiro turno.

É engraçado como as coisas estão acontecendo. Essa coisa de pontos corridos está fazendo com que os times visitantes fortes vão para cima na casa de seus adversários. Resultado: os mandantes começam a explorar isso e jogar no contra-golpe. Foi o que prejudicou o São Paulo, que entrou com Rogério Ceni, Éder, Aislan, André Dias e Ricky; Zé Luis, Joílson, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto e Aloísio. Logo aos sete minutos, num rápido contra-ataque da equipe catarinense, um cruzamento preciso, por baixo, numa zaga bagunçada resulta no primeiro gol do jogo: 1 a 0 para o Figueira.

O São Paulo sai para o ataque e perde gol atrás de gol. Aloísio perdeu pelo menos dois, um mais feito que o outro. Dagoberto teve outras chances, mas também não conseguiu marcar. Fim do primeiro tempo, e sofrimento para o torcedor são-paulino.

O segundo tempo começa no mesmo esquema do primeiro, com o São Paulo jogando em cima, e o Figueira nos contra-ataques. Só que a pressão aumentou ainda mais, quando Muricy sacou Éder para a entrada de Éder Luis. Jogando num 4-3-3 avançado, a equipe partiu para o tudo-ou-nada. E podia bem ter saído com o nada, se Hugo não acertasse um chutaço da intermediária, de curva, no ângulo do goleiro Wilson. Sensacional o gol. O placar final, nem tanto; 1 a 1. Embora tenha sido fora de casa, o São Paulo poderia ter vencido.

Mas também poderia ter perdido. No primeiro tempo, quando o placar estava 1 a 0, numa cobrança de falta, Aloísio, o terceiro homem da barreira, meteu a mão na bola. Era para ter sido pênalti, que o fraco juizão não marcou -- graças a Deus.

Então, fica tudo por isso mesmo, e vamos em frente com esse empate.

Destaques positivos da equipe tricolor: Dagoberto jogou *muito*. E, quando eu digo *muito*, é *MUITO* mesmo. Sinceramente, acho que foi uma de suas melhores, se não a melhor, apresentações no São Paulo. Pena que o jogo tenha sido de pouca expressão e ele tenha machucado o pé (tomara que não seja nada!), mas a fase parece estar boa para o nosso Dagol. E Hugo, embora não tenha sido brilhante, merece aplausos pelo chute espetacular que conquistou um pontinho para nós.

Destaques negativos: Joílson, que andava tão bem, rateou por aqui. Talvez pelo excesso de jogadores pela faixa direita do campo, com Zé Luís, Éder e o próprio se alternando. Mas o fato é que ele não acertou uma no jogo. Fraco mesmo. E Jorge Wagner também continua devendo uma barbaridade. Acorda, Jorge!

Resumo da ópera: o São Paulo vai a 27 pontos e fica três atrás do novo líder do campeonato, o Cruzeiro. Mas a distância pode aumentar se o Grêmio, que ainda não jogou, obtiver uma vitória contra o Coxa em Curitiba. Difícil, mas não impossível. Então, vamos com calma.

De toda forma, a rodada de fim de semana será também de arrepiar. O São Paulo recebe o Chubasco da Gama; já o Grêmio enfrenta o Vitória, enquanto o Flamengo recebe o Cruzeiro. A baba da rodada: a Porcaria vai a Ipatinga pegar aqueles pernas-de-pau com quem empatamos no Morumbi.

Nenhum comentário: