quinta-feira, 17 de julho de 2008

Com uma mãozinha do destino...

Vitória 1x3 SPFC
16.jul.2008, 21h45
Brasileirão 2008
Barrosão (BA)


O São Paulo conseguiu uma vitória espetacular fora diante do Vitória e encostou no G-4. Mas só fez isso com uma ajudinha da sorte. Porque se não tivesse achado o primeiro gol antes dos 15 minutos, teria sofrido muito para tomar conta do jogo.

O começo foi difícil, com a equipe baiana trocando passes rápidos e envolventes e chegando fácil à área Tricolor. Chegou até a marcar um gol, após um cruzamento da linha de fundo -- mas o bandeira acusou saída da bola em tiro de meta antes do centro para a área, de forma que o tento foi anulado. (O ângulo da câmera não era muito bom, mas sinceramente não achei que a bola tivesse realmente saído inteira, como manda a regra.)

No primeiro lance em que o São Paulo se lançou ao ataque, a defesa do Vitória bobeia, Hugo se posiciona entre os dois zagueiros e recebe cruzamento perfeito, para testar para o fundo do gol. Com 12 minutos, 1 a 0 para nós.

Daí em diante, a coisa ficou como Muricy queria. Sem um centroavante para servir de referência no ataque, a melhor forma de atuar com os jogadores disponíveis seria cadenciar o jogo com a bola, atrair o Vitória e então sair em contra-ataques mortais, explorando a velocidade de Dagoberto e Éder Luis.

Foi exatamente o que aconteceu. A despeito dos perigosos ataques do Vitória, que encontraram em Rogério Ceni uma barreira intransponível, o São Paulo matou o jogo nos contragolpes. Primeiro com Dagoberto, que finalmente marcou o seu, e depois com Éder Luis, num golaço -- uma corrida de 50 metros, do círculo central à grande área, com direito a drible da vaca no último zagueiro e toque firme e decidido pro gol, na saída do goleiro Viafra. Se nos 2 a 0 a vitória parecia assegurada, com 3 ficou decidida.

O Vitória ainda conquistou seu gol de honra, lá pelos 45 do segundo tempo, mas foi só. Com isso, o Tricolor conquista mais uma vitória fora de casa contra um adversário direto e agora pega o Botafogo, no Morumbi, para continuar sua escalada rumo ao topo.

O time, que entrou com Rogério Ceni, Alex Silva, Juninho e Zé Luís; Joílson, Ricky, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto e Éder Luis, tomou uma chuva de cartões amarelos. Desses jogadores, dois ficaram suspensos para o próximo jogo: Joílson e Ricky. Em compensação, voltam da suspensão André Dias e Aloísio. Mas Muricy tem pouco tempo para colocar ordem na casa -- a próxima partida é já neste domingo.

Ah, antes que eu me esqueça de repetir: campeonato por pontos corridos é sensacional.

Nenhum comentário: