quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ufa! Só faltam seis agora

Botafogo 1x2 SPFC
29.out.2008, 21h50
Brasileirão 2008
Roubalhão (RJ)


Vitória incontestável do Tricolor.

Heheheh, brincadeirinha. Porque, chororô à parte, o segundo gol do Bota -- anulado -- parecia mesmo estar legal. Há quem diga que no primeiro lance, numa tentativa de lançamento do Botafogo que antecedeu o cruzamento e o gol, havia impedimento. Mas, como o lance foi bloqueado, difícil justificar com isso a anulação. Ademais, o auxiliar só assinalou a irregularidade no momento do gol. E no momento do gol é preciso forçar a barra para dizer que havia impedimento.

Mas e daí? O que importa é que o São Paulo precisava vencer e venceu. Confirmando a previsão deste blogueiro, Muricy não arriscou gracinhas e entrou no tradicional 3-5-2, com Rogério Ceni, Rodrigo, André Dias e Miranda; Jancarlos, Jean, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto e Borges. O esquema encaixou bem e o Tricolor teve o domínio da posse de bola e os lances mais perigosos no primeiro tempo. Mas, que se diga a verdade, isso não foi lá grande coisa, porque os tais lances perigosos foram apenas chutes da intermediária. É o tipo de lance que, se não é gol, só entra nos melhores momentos numa forçada de barra.

O time volta para o segundo tempo e o jogo dá uma esfriada. Passa a ser mais equilibrado, com muita luta no meio-campo e poucas chances de marcar. Até que o jovem goleiro Renan teve seu "momento Castillo" e chutou uma bola pra frente quase rasteira. Jean estava esperto e dominou, ainda na intermediária de ataque. Goleiro adiantado, não deu chance: meteu de encoberta e fez um golaço. Com 15 minutos do segundo tempo, 1 a 0 pra nós.

O Bota decide que não vai se render e vem pra cima. Num ataque rápido, Rogério sai no pé do atacante, bloqueando o gol. A bola rebate e cai nos pés de Miranda, que cochila e deixa Wellington Paulista empurrar para o gol. 1 a 1.

Quando tudo parecia estar indo para as picas, lá está a defesa amigona do Botafogo para recolocar o São Paulo na partida. Matada errada de Diguinho no meio-campo arma o contragolpe. Dagoberto puxa pela direita do ataque e toca na entrada da área para Hernanes. O volante/craque tricolor limpa dois defensores e chuta forte, pro fundo do gol. 2 a 1.

O Bota, mais uma vez, decide que não vai se render e se lança ao ataque. Aí veio o lance mandrake e o gol anulado, que seria o empate da equipe carioca. Dali em diante, foi um ataque contra defesa, com direito a cinco minutos de cera de Rogério Ceni. Aos 51 minutos, o árbitro encerra a partida, e o São Paulo vence mais uma batalha.

Não foi uma partida exemplar do São Paulo, é bom que se diga. Mas a essa altura do campeonato, jogando fora de casa, quem quer exemplo? A gente quer é vitória. E a vitória veio, colocando o Tricolor empatado com o líder do campeonato em pontos. Isso graças ao chubasco que tomou o Grêmio do Cruzeiro no Mineirão.

Observações pontuais do jogo:

- Como jogam bola Jean e Hernanes, hein?
- Não pode ter queda da chave geral depois de fazer o gol, como aconteceu duas vezes durante esta partida. Mesmo ganhando, temos de ficar ligados!

O campeonato continua mais emocionante do que nunca, e o São Paulo segue forte na briga pelo título. A próxima batalha é contra o Inter/RS, no Morumbi. Outra pedreira e possivelmente o jogo mais difícil do Tricolor nesta reta final de Brasileirão.

Só faltam seis, galera. Seguraí que estamos chegando!

2 comentários:

Marcel Souza disse...

Jogão!!

No blog do Juca Kfouri, o jornalista acha que o gol foi anulado corretamente. Eu não sei hehehe Mas o que importa é a vitória.

São Paulo vai ser Hexa! Abraços

Salvador Nogueira disse...

Rapaz, o Juca diz, como todo mundo, que o "gol foi mal anulado", ou seja, deveria ter sido validado. Não tem muito como fugir disso, mas, como dissemos amos, o que importa é a vitória.

E sobre o comentário "Jogão!", sintetiza tudo. Eu passei o segundo tempo inteiro assistindo à partida em pé, caminhando pela sala, tamanha tensão!

Abraços,
S.