terça-feira, 14 de outubro de 2008

Por que os times quebram com parcerias

Todo mundo já viu a história trocentas vezes. Palmeiras-Parmalat. Curíntia-Hicks Muse. Curíntia-MSI. Palmeiras-Traffic. Por que esses clubes não aprendem?

É o poder de sedução de parceiros financeiramente fortes. Chega a Traffic para as toupeiras que comandam o clube e diz:

- É o seguinte. Vamos colocar um caminhão de dinheiro e montar um esquadrão pra vocês. Aí vocês ganham os campeonatos, que é o que vocês querem, e a gente vende os jogadores que comprou, a um bom preço.

As toupeiras, que normalmente estão fragilizadas por anos de administração incompetente e jejum de títulos, embarcam numa boa nessa proposta. E o que há de errado com ela? Afinal, os times que têm parceiros conseguem contratar mais e melhor que os que não têm. Onde a coisa desanda?

A coisa desanda na estrutura do futebol brasileiro. Todo mundo está careca de saber que, para fechar as contas no ano (e poucos são os clubes que fecham as contas no ano), é preciso vender jogador pro exterior. Infelizmente, hoje, é assim que a coisa funciona. Diretorias mais antenadas estão trabalhando para aumentar a renda do clube com licenciamentos, ações de marketing etc., mas todo mundo sabe que, pra pagar os jogadores em dia o ano todo, e fechar no azul, é preciso vender pelo menos um ou dois pra Europa.

E é aí que os clubes com parceiros tropeçam. Quando chega a hora de fechar a conta, vendendo alguém para o exterior, o dinheiro acaba indo quase todo para o parceiro já endinheirado (nada mais justo, pois foi ele que investiu!), e o clube mesmo fica a ver navios.

Por isso, a despeito do sucesso parcial da Porcaria em sua nova parceria, não é difícil prever o que vai acontecer a seguir. Só que desta vez deve ser ainda pior. Além de perder a grana da venda de jogadores, o time terá ainda de amargar uma perda significativa na renda dos jogos -- uma vez que o Pocilga Itália será reformado e depois praticamente "cedido" a outra "parceira", que vai abocanhar boa parte da arrecadação nas partidas do time na nova arena, sobretudo nos primeiros anos da concessão.

Ou seja, a Porcaria abdicou de duas das principais fontes de recursos. Restam os direitos televisivos (um grande pedaço, é verdade) e as rendas do marketing (ainda tímidas naquele clube). Não é à toa que, mesmo com a parceira ainda lá, os salários dos jogadores atrasam e o rombo financeiro é significativo (está nas dezenas de milhões de reais).

Preço muito alto a se pagar para disputar campeonatos. O São Paulo, de longe a administração mais competente do estado e, quiçá, do Brasil, não cai nesse tipo de armadilha. E por isso não alterna entre momentos de campeão e lampejos de Série B. Diferentemente dos nossos rivais, que, pelas razões já explicitadas, têm o costume de freqüentar a segunda divisão do futebol e estar sempre endividados.

3 comentários:

Anônimo disse...

Há muito tempo o Palmeiras deixou de ser um "Time Grande".
O time que era sinônimo da esperança dos imigrantes já não existe mais. Acabou virando um parasita camuflado de clube empresa. Interessado apenas nos recursos externos de empresas em que nem sempre possuem bons valores.
Quem não se lembra do escândalo da Parmalat? Diretores que fraudaram as contas da empresa, derrubando os valores das ações.
E agora, é feito acordo com empresários do futebol. Sabe lá a origem do dinheiros que esses caras estão usando para investir no futebol.
Que valor tem uma entidade que se vende às vontades de terceiros só para ganhar campeonatos?
Isso não condiz com o comportamento trabalhador e honesto dos imigrantes que vieram fazer a vida no país.
É lamentável!

Anônimo disse...

Ridiculo esse texto e mais ainda o comentário. Reconheço grandes verdades, como por exemplo a timidez do marketing palmeiresnse, mas as outras informações são um absurdo. A Arena Palestra Italia será uma fonte nova de renda para o clube! Pense que serão 45 mil entredas disponiveis em cada jogo, mais receitas extras que hoje em dia não existem, e sem onus em manutenção!!! Já vale a pena só por esse argumento... Divida na casa das dezenas de milhões??? Acho que voce não conhece nem um quinto do balanço do palmeiras. Entre no terceiraviacerdão.blogspot.com e aprenda um pouco sobre como fazer um blog e mais da história do maior clube do Estado de São Paulo.
Impressionante...

Salvador Nogueira disse...

Fernando,

HUAHUHAUHAUHAUHUAH!!!

Abraço,
Salvador