segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A matemática, ah!, a matemática...

Não é à toa que o sujeito se chama Tristão Garcia. Que cara mais pessimista, hein? Na rodada passada, a chance de o São Paulo conquistar o título era de 7%. Agora, mais perto do segundo colocado e de volta ao G-4, a probabilidade subiu para 9% (segundo números apresentados no blog do Marcello Lima). Mas dá pra confiar nesses números tão medonhos?

Vou derrubá-los, e é pra já. Próximo jogo do São Paulo é contra a Porcaria. Porcaria, aliás, que tem, pelos matemáticos, 33% de chance de sagrar-se campeã brasileira. Como todos sabem, clássico é clássico, e vice-versa. Existe uma chance em três de o Tricolor vencer seu adversário (as outras duas chances vão, respectivamente, para empate e derrota). Se isso acontecer, o São Paulo passará a ter mais chances de ser campeão que o próprio Palmeiras, hoje segundo maior favorito ao título!

Como alguém pode reverter uma diferença de 9% para 33% em apenas uma partida? É sinal de que as contas atualmente apresentadas, rodada após rodada, não são significativas. E isso acontece por que ainda há muitos jogos pela frente, e não dá para presumir que tudo sairá nos moldes do que já aconteceu -- que o diga o Flamengo.

Então, a verdade é que quem está certo mesmo é Muricy: nada de ficar dando bola prá matemática. Se o São Paulo fizer a parte dele nos próximos tempos, os próprios estatísticos voltarão com o rabinho entre as pernas, aumentando as probabilidades do Tricolor.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá!
Meu nome é Viviane, moro em Iwata no Japão e sou leitora assídua do seu blog.Parabéns pela iniciativa e seu esforço em mante-los.
Sou parte integrante da Torcida Independente Sub-Japão e estamos planejando fazer um blog e site sobre nós e o São Paulo.Gostaria de pedir sua autorização para usar eventualmente seus textos, com links para ele.Me comprometo a por os devidos créditos nas postagens.
Ainda estamos engatinhando na idéia mas vamos fazer de tudo para manter vivo nosso amor ao Tricolor!!
Desde já agradeço a atenção e aguardo sua resposta.
Bjos,Viviane

Contato:independentejapao@gmail.com
MSN:independentejapao@hotmail.com

Salvador Nogueira disse...

Claro, Vivi! A torcida do Tricolor no Japão só traz as melhores lembranças para todos nós! ;-)
Pode ficar à vontade para usar os textos, citando a fonte.

Bjs,
Salvador

Unknown disse...

"Pode vir todo mundo"...inclusive a matemática!