22.abr.2009, 21h50
Libertadores 2009
Público: +23 mil
E assim termina a participação do São Paulo na primeira fase da Libertadores 2009. A melhor campanha, diga-se de passagem, desde a volta do time ao torneio -- fez
Uma olhada no jogo de ontem ajuda a esclarecer. Muricy mandou a campo o mesmo time que jogou contra o Curíntia, com Dagoberto fazendo a ala direita. A equipe foi com Bosco, Rodrigo, Renato Silva e Miranda; Dagoberto, Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar; Borges e Washington. O São Paulo começou no 3-5-2, chegando tímida mas constantemente ao ataque. Washington perdeu chance boa, antes que, num contragolpe rápido e bem-costurado, o América de Cali fizesse o seu gol. Pela terceira vez na Libertadores, saímos perdendo o jogo em casa. Que dureza.
A equipe colombiana, que havia entrado descompromissada no jogo, de repente viu a chance de sair de cabeça erguida da competição continental, vencendo o São Paulo no seu estádio. Passou então, com o placar favorável, a fazer aquela tradicional cera. O juiz paraguaio careca nem se incomodou. Deu apenas 1 minuto de acréscimo no primeiro tempo, e 2 no segundo tempo.
Após tomar o gol, o São Paulo migrou para o 4-4-2, mas não surtiu muito efeito. Rodrigo passou a ser lateral-direito, e Dagoberto passou a ser meia, aberto pela direita. Jorge Wagner mal na partida, e Hernanes terrível (aliás, que se passa com este rapaz?).
No segundo tempo, Muricy mandou o Tricolor apertar mais na marcação e voltou ao 3-5-2, que estava mesmo funcionando melhor. E foi numa jogada bonita de Jean, que contornou a área protegendo a bola e centrou com açucar para Dagoberto tirar do goleiro e colocar para dentro. Era o gol de empate.
O São Paulo continuava buscando o gol, mas meio desgovernado. Borges se via várias vezes impedido e também perdeu lá suas chances de marcar. Eis então que a raça falou mais alto: pressionando na marcação, Dagoberto correu em direção ao goleiro, que havia recebido bola recuada. O arqueiro deu aquele bico pra frente. Só que a bola bateu no traseiro de Dagol e foi, mansinha, numa parábola tensa e duvidosa, para o fundo da rede. GOL! De bunda, o Tricolor virava o jogo.
E foi isso. Depois, o América até tentou voltar a pressionar e equilibrou o domínio do meio-campo. Mas não teve forças para buscar um segundo tento. Com isso, vencemos mais uma vez e fomos a 13 pontos -- seremos potencialmente a quinta melhor classificação do torneio, atrás de Boca, Grêmio, Libertad e Nacional (URU). (Claro, não custa aproveitar os jogos finais para secar esses aí.)
E a desconfiança? Vem do fato de que o time até que venceu bastante (4 jogos), empatou pouco (1) e perdeu só uma vez, com o time reserva, mas não convenceu ninguém. Costuma sair perdendo e tomar gols em casa, o que pesa bastante a partir das oitavas-de-final. Não tem organização e, sem Rogério Ceni, não tem liderança. Não há um jogador que sirva de termostato do time, que dite o ritmo de jogo. Não tem, aliás, nem ritmo de jogo. É um time bagunçado que tenta, com chutes de média e longa distância ou irritantes chuveirinhos, marcar os gols. É, enfim, o time de Muricy, tricampeão brasileiro, mas sem futebol vistoso.
O problema: para vencer nos pontos corridos, o ideal é esse mesmo -- ganhar muitos jogos, de 1 a 0 que seja. Já no mata-mata, o importante é ganhar *bem* um dos jogos. O segundo passaria a ser desimportante, se fizéssemos um bom placar num dos confrontos. Será que esse time consegue?
Bom, o que importa é que estamos classificados e Muricy terá duas semanas para tentar incutir essa gana de marcar gols nos jogadores -- e, claro, organizar taticamente a equipe para esse fim. Tomara que ele consiga.
12 comentários:
Em 2004 nós fizemos 15 pontos na primeira fase, perdemos apenas para a LDU em Quito. Não sei por que canso de ler em blogs que fizemos 13, mas com tantas participações seguidas em Libertadores é justificável. O Blog está de parabéns, ótimos posts sempre.
Valeu pela correção! Já está refletida no texto!
Abraço,
S.
Ótimo post, como de costume, Salvador. Incompreensível mesmo é a vertiginosa queda de rendimento do Hernanes. Seria muito romântico da minha parte achar que a 10 pesou para ele? Seja como for, não sei destacar uma atuação primorosa dele depois que trocou de número.
E o nosso meio campo? Sinceramente, eu trocaria todos os reforços que vieram do Fluminense pelo Conca. E ainda daria o Jorge Wagner de lambuja. Nenhum dos que vieram das Laranjeiras estão rendendo o suficiente para merecer titularidade no time. Principalmente a minha maior aposta: o Arouca, que chegou falando até em Seleção.
O Dagol foi um golaço do Muricy. Mostrou mais uma vez que é o cara em termos de recuperar jogadores, temos que reconhecer isso.
Abraços a todos.
Caros amigos, em primeiro lugar parabéns pelo Blog. Como o futebol do nosso tricolor tem sido o mesmo em todos os jogos, eu sugiro que vocês passem a organizar textos de referência aos torcedores. Minha primeira sugestão é a seção Grandes Craques Tricolores, e a primeira poderia ser sobre a passagem do Anderson, pelo São Paulo. Sim, ele, o Beckenbauer Gambá, que nos deixou depois do pagamento da multa milhonária pelo Cruzeiro. Aliás, estava passando por notícias na internet e vi esta manchete bombástica, do dia 17/4: "Anderson espera ser titular no Cruzeiro contra o Ituiutaba". Quase caí de costas e não consegui acreditar que ele está na reserva !!! Leiam, pois é bem peculiar e vai relembrar seus tempos gloriosos no nosso Tricolor do Morumbi !! Grande abraço.
Anotem o que vai acontecer se o Sp for mal ou não muito bem nas oitavas. O Murici irá a publico dizer (chorar) que foi "falta de ritmo" devido à inatividade, o cara não tem vergonha nenhuma.. esperem pra ver!! e PS; Alexandre, vcs tem é de ir atrás do Cristian 'Mata-Bambis' e do Elias. Mas aí já não é do bico de vcs, né? Bom, o jeito é continuar com os Rodrigos e Dagobertos (ulalá, esse é "o cara"!!!)... hehe
Amigos, vamos exercitar nossa compreensão: não deve ser fácil cair para a segunda divisão e ver, no mesmo ano, o seu rival comemorando o sexto título brasileiro de sua história. Deve ser uma experiência terrível. Compadeça-se, são-paulino!
Rumo ao tetra continental!
Abraços a todos.
Paulão,
orra, você tinha prometido que só voltaria aqui no fim do ano... que dureza, hein? Tá faltando blog do seu time pra visitar?
Heheh, na boa, você é sempre bem-vindo. E, se o Muricy disser isso aí que você falou, vai revoltar -- embora seja bem o perfil dele, aquele esquema de "nunca tô contente". De toda forma, pelo menos para as oitavas, eu acredito no SPFC.
Abraço 6-3-3,
Salvador
Sorry Salvador.. acho que não pude resistir depois de ver a foto do nosso Johan Cruijff tropical, ele, o incrível... DagoBERTO!! Fala sério, se realmente estão contando com este "craque versátil", a própria 'encarnação do gênio holandês' (esconjura, arre meu!!) então a vaca já foi pro brejo legal... Bom, até,
Valeu a dica Paulo, mas não precisa. Temos outras ex-frangas no elenco, como Hugo e JW.... não precisa nem sair pelas delegacias de SP procurando o Cristian. Obrigado pela audiência. Abraços e saudações Tri-Mundiais.
Não vem que não tem bambizada! Hoje vcs viram, sim, a exibição de gala do Timão contra os peixes... Torceram descaradamente pelos bagres e QUEBRARAM A CARA DE NOVO!!! Dá-lhe Ronaldo, El Gordo, El GÊNIO dá-lhe TIMÃO!!
PS: se pegarem mesmo o Chivas já caem fora logo de cara hehe
mano, convide todos as frangas que você conhece e se puder, convoque toda a torcida nojenta de vcs para torcer bastante contra a gente. Tem dado bastante certo nos últimos anos...
Seu looser.
Aqui é 6-3-3, rapá!!!
PARABÉNS PELO BLOG
SDS HEXATRICOLORES
PAULO BSB
Postar um comentário