terça-feira, 14 de abril de 2009

A controversa escolha do Tricolor


Independiente x SPFC
15.abr.2009
Libertadores 2009
Atanasio Girardot


Esta talvez seja a escalação mais controversa da temporada: Bosco, Renato Silva, André Dias e Rodrigo; Joílson, Jean, Eduardo Costa, Hugo e Ricky; Dagoberto e André Lima. É com este esquadrão que o São Paulo buscará uma vitória em seu último jogo fora de casa pela primeira fase da Libertadores.

Tem muito torcedor reclamando da decisão de deixar na Barra Funda Miranda, Hernanes, Jorge Wagner, Junior Cesar, Washington e Borges. O Tricolor viaja com apenas 16 jogadores para a Colômbia e, claramente, se guarda para o confronto decisivo pelo Paulistinha, no domingão.

A prioridade do São Paulo sempre foi -- e continua sendo -- a Libertadores. Aliás, não me lembro do Tricolor levando a campo um time reserva para a competição desde a estreia contra o Criciuma, em 1992 (tomamos de 3 a 0 na ocasião).

Mas como conciliar isso com o fato de que os titulares ficaram em São Paulo, esperando o jogo contra o Curíntia?

Acho que tem dois jeitos de ver isso. Primeiro, o São Paulo disse que a prioridade era a Libertadores, não que abdicava do Paulistinha. E, com o resultado de domingo passado, o time precisará estar mais forte no domingo.

Segundo, que o jogo contra el DIM será duríssimo e precisa ser colocado no contexto. O São Paulo jogou, na seqüência, contra o São Caetano em Presidente Prudente (domingo), contra o Defensor no Morumbi (quinta) e contra o Curíntia no Pacaembu. Agora pega o Independiente em Medellín (quarta) e volta a enfrentar o Curíntia, no Morumbi (domingo). Joga na quarta seguinte contra o América de Cali (quarta) e, se tudo der certo, joga a primeira final do Paulistinha no domingo.

São todos jogos pegados -- o São Paulo já passou de fase na Libertadores, mas os outros três do grupo seguem se matando pela segunda vaga, e no Paulistinha chegamos aos mata-matas. Estava claro desde sempre que o time não aguentaria jogar todos. Em alguma das partidas, os titulares teriam de ser poupados.

Muricy e a diretoria elegeram o jogo contra o Independiente. Por quê?

1- É a viagem mais desgastante;
2- É um jogo de vida ou morte para o adversário;
3- Não adianta nada mandar um time titular, mas baleado;
4- Por mais que queiramos somar pontos, não é decisivo.


Não tem tanto a ver com priorizar uma competição ou outra. Tem a ver com gerenciar o elenco para disputar as duas em condição de ganhar. Acho que foi a decisão acertada, embora admita que seja controversa.

E, sinceramente, acho mais fácil ganhar ou empatar com um time inteiro de segundo nível, do que com uma equipe baleada de primeiro nível.

22 comentários:

Lamarque disse...

Do jeito que a arucubaca está solta no Morumbi é bom não arriscar mais jogadores machucados nessa viagem para a Colômbia. Também acho acertada a decisão de poupar os jogadores agora, senão daqui a pouco não teremos ninguém inteiro para disputar a segunda fase da libertadores.

Marcelo P. disse...

Acho que tem o lado do foco também. De que adianta viajar e entrar em campo se o pensamento está no curintia.

Jorge Wagner, por exemplo, reconhece que falhou. Acredito que ele está mais preocupado em se apresentar bem contra as frangas do que contra os colombianos.

Mas alguns jogadores estão devendo. Hernanes ficou de fora contra o São Caetano, não foi bem contra o Defensor e praticamente não apareceu no último jogo. Se falar que tá cansado é sacanagem.

Mas vamos pro jogo. O importante é somar pontos.

Daniel disse...

Parabens pelo texto.

Extremamente ponderado e inteligente. Eh isso mesmo...o Sampa nao quer perder mais jogadores soh esta semana foram 3.

Saudações tricolores.

Lucas disse...

Cara, concordo contigo que não dava pra ir com o time titular para as 2 partidas, mas não acho que foi acertada a escolha pela semi-final do Paulista. Nas últimas 3 Libertadores, fomos eliminados jogando a 2ª partida fora de casa. Será que esse pessoal não aprendeu que a 1ª fase é importantíssima, tanto para jogar a decisão em casa, quanto para pegar os times "menos fortes". Se brincar, com essa decisão a meu ver estúpida, podemos ficar de fora da final do Paulista e ainda cairmos fora nas oitavas da Libertadores. Aí eu quero ver o que vão falar...

Paulo S. Madruga disse...

Sabe o que vai acontecer? Vai tomar amanhã na Colômbia e novamente no domingo; aí os Bambis vão poder descansar mais, não é mesmo, seu mané? haha PS: pergunta pros técnicos de Manchester, Chelsea e Liverpool (uns timinhos, claro, comparado com o dos Bambis..) o que eles acham de "poupar" o time deles. Eles vão te responder que melhor é poupar a bunda.. coisa que os Bambis, como é sabido, não costumam fazer, não haha!

Paulo S. Madruga disse...

PS: eu quero é que o piruzeiro do Ceni se foda.. aliás, já sifu.. haha

Junior Gonella disse...

Não concordo ! Deveríamos ter colocado os reservas contra a galinhada e preservá-los para Medelin. A prioridade é e sempre será a Libertadores.

Junior Gonella
http://umguiabrasileiro.blogspot.com

Junior Gonella disse...

Senhor Paulo "que dá na Madruga"

Mesmo que perdemos em Medelin com o Time B, ainda seremos líder do grupo da Libertadores. Ah, e não se esqueça que um desses ingleses que você citou tomou cacete nosso no Japão.

Abrassssss,
Junior Gonella
http://umguiabrasileiro.blogspot.com

Adam disse...

meu caro franga Paulo S madruga...
times europeus tb poupam seus jogadores quando estão classificados, pq lá é diferente o regulamento..mais é claro q vc não sabe disso pq vc ve pelo esporte interativi né.
Chelsea, o q é isso? time sem historia total.
Manchester, tem quantos mundiais msm, 2 né.
Liverpool, fregues do tricolor!
mais pq vc não cuida da copa do brasil, pq de libertadores vcs não entendem nada.
saudações tricolore
se não é com ele, será por ele!
força capitão

Kadu disse...

Meu caro, sou fã do blog desde que o conheci, há algum tempo. Todo dia entro aqui para ver as novidades sobre o Tricolor.

Agora a ressalva: não concordo com o post e muito menos com a opção da diretoria. Somar o maior número de pontos na 1a fase é essencial para nosso futuro na Libertadores. O SPFC deveria ter usado reservas contra Corinthians, Mirassol e outros tantos desse paulistinha que não vale sequer o uso de letra maiúscula no nome.

Dessa vez, quem está jogando a Libertadores fora não é o Muricy, é o Juvenal.

Paulo S. Madruga disse...

Adão (Adam é bem coisinha e bambi mesmo..), seu imbecil: quantos jogadores o Mancehster, Liverpool e Chelsea estão popuando na Premiere? Quantos?? NENHUM. Isso em plena fase final de mata-mata na Champions.. Outra coisa, pára com essa fantasia idiota de comparar alhos com bugalhos. Os europeus cagam e andam pros joguinhos do Japã0, essa é a verdade. E por último: os Bambis jogaram como time pequeno, e bota pequeno nisso, contra os Reds e ganharam como o Juventus da Mooca.. hehe E Junior Gonorréia: os poNtos farão falta,sim, aliás, "o ponto", porque mesmo completo, os Bambis conseguiriam no máximo arrancar um empate contra o Medelin, que é mais time, e agora, com essa escalação ridícula, vão tomar legal. Mas vai fazer falta no cômputo geral, pode aposta... Por último, vcs são uns puta babacas, Muricéia incluída, porque falaram e falaram que tavam nem aí pro Paulista e agora vão com os reservas dos reservas pra Libertadores depois que tomaram uma puta chacoalhada do Timão!! E com direito a dedo no cu duplo, hahahahaha, foi muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito engraçado, acho que o Ceni resolveu se retirar aí.... hehehe

Paulo Cesar Ceglia disse...

Pessoal,

decidi não apagar as ofensas da franguinha anônima, pq não vale a pena! É tão divertido ver que vem aqui visitar o blog pra saber sobre o que estamos falando... Pelo menos ele já sabe que a opinião é unânime de que vamos atropelar domingo! rs...

Salvador Nogueira disse...

Caro Paulo S. Madruga,

eu entendo que deve ser difícil carregar no próprio nome a alcunha do clube que você mais inveja. Mas isso não justifica você vir aqui e ofender.

Tenho amigos torcedores do Cormeiras, e alguns deles até visitam o blog. Acho salutar a conversa com torcedores rivais. Mas acho que você perde a razão quando vem aqui só para ofender. Sobretudo com palavras de baixo calão. Se quiser criticar, faça-o com argumentos.

Pelo visto você não acompanha futebol europeu. Se acompanhasse, saberia que os times têm pelo menos uns 15-16 titulares, por assim dizer. Eles alternam a formação básica jogo a jogo e, desta forma, todos são poupados.

Além disso, você não quer comparar o calendário europeu com o sul-americano, né? Lá eles não jogam quarta e domingo por torneio nacional, como acontece aqui. Quando eu estive em Londres, um cara que encontrei no metrô a caminho do jogo do Chelsea comentou que via futebol brasileiro num canal de lá. Falou. "Vocês jogam 800 jogos por temporada! Têm até um campeonato estranho lá, regional..."

Acho que o cara, torcedor do Chelsea que vai ao estádio, deve saber mais das características do calendário europeu que a gente, né?

Finalmente, fico me perguntando se esse incômodo todo não é medo de pegar o time titular do SPFC descansado no domingo.

Porque toda a euforia dos torcedores do Cormeiras depois do jogo, vencido só aos 48 minutos do segundo tempo por placar mínimo com um jogador a mais, deu a impressão de que esta era a ambição máxima de vocês: ganhar um joguinho que fosse do SPFC. Pronto, ganharam. Agora já tão liberados para perder no domingo.

Andei, como você, lendo blogs de torcedores do Cormeiras. Fiquei impressionado. Teve gente que não dormiu no dia antes do jogo de domingo. Caramba! Eu tava sossegadíssimo, e continuo sossegadíssimo. Mesmo se um revés vier no domingo que vem, continuo sossegadíssimo. Tenho três Libertadores, três Mundias e seis Brasileiros a me dar tranquilidade. Não preciso provar nada pra ninguém, recém-chegado de uma divisão inferior. Sou grande demais, e não vai ser um Paulistinha (ou 25, que seja!) que vai mudar isso.

Saudações Tricolores 6-3-3,

Salvador

Paulo S. Madruga disse...

ô Salvador; essa de dizer que os gringos jogam muito menos partidas que nós é pura balela, coisa antiga. Acontecia, hoje não mais, e se bobear, jogamos menos nós, inclusive. Por acaso vc não se lembra que na semana passada os Diabos empataram em casa com o Porto pela Champions depois de terem tido um jogo decisivo (em que venceram no último minuto, defendendo a liderança)apenas dois, (sim, eu disse dois) dias antes?? E não poupuram ninguém, porque querem ganhar tudo, mas principalmente, NÃO FICARAM CHORANDO DIZENDO QUE PERDERAM PORQUE ESTAVAM CANSADOS. Aqui o Murici vem com esse papo que os jogadores estão cansados, etc, uma puta frescura de quem já tá com a desculpa de derrota e por ANTECIPAÇÃO! Bom, para encerrar, eu avisei: perderiam para o Medelin (e perderam) e vão tomar de novo contra o Timão no domingo. Na segunda-feira volto aqui, e, depois de saber a classificação geral dos Bambis, volto de novo. Vai ser divertido, hahaha

Paulo S. Madruga disse...

Outra coisa Salvador; sim os gfranões europeus tem mesmo 15 ou 16 jogadores e fato, mas o discurso dos Bambis na hora de contratar não foi exatamente esse? Ou seja, sairam às compras, falavam de boca chea que tinham um ELENCO, coisa rara no Brasil, etc, etc, etc. Mas na hora de por os caras pra jogarm refugam... E regugam por quê? Porque o tal "superelenco" na verdade é uma bela bosta, simples assim.. E dá-lhe Murici choando na TV que vai ter que poupar esse, que o time tá cansadinho e tal.. e toda a vez que poupa toma (e mesmo quando não popua né Timão?!!)! Por isso a choradeira. Mas os europeus grandes de verdade como Manchester, Liverpool, apesar de poderem, sequer poupam, vão pra cima ganham ou perdem mas não choram... coisa de gente com caráter, né mesmo?

Paulo S. Madruga disse...

Aquele último post meu saiu com muitos erros de digitação. Sorry, é que estou teclando de um IPhone (coisa de bambis, admito hehe). Mas aacho que me fiz entender, certo Salvador?!

Salvador Nogueira disse...

Boa, Paulo S. Madruga! Escrevendo sem ofender (só dispensaria os "bambis", mas aí acho que é querer demais, vindo de um rival) fica mais legal debater.

Cara, ingenuidade é a sua de querer comparar o que é um elenco competitivo no Brasil com o que é um elenco competitivo na Europa.

O elenco do São Paulo é competitivo para a América do Sul -- tanto que empatamos com o Curíntia com um time reserva na primeira fase do Paulistinha --, mas não dá para comparar com os recursos dos times europeus, né?

O resultado de ontem era meio bola cantada. Já o de domingo, sei não se você vai acertar... de toda forma, espero que, seja qual for o resultado, você apareça mesmo por aqui para nos dar o ar da sua graça. :-)

Abraços 6-3-3,

Salvador

Paulo S. Madruga disse...

Salvador, vc não me entendeu, então vou tentar desenhar (!): eu não estou comparando os Bambis com os grandões europeus, não mesmo... Vcs não conseguiriam sequer ficar entre os 13, 14 melhores da Premiere League. Nem vcs nem ninguém aqui da AL. O que disse é que o vcs foram à feira e compraram dúzias de jogadores, alguns bons, a maioria porém muito ruim, para justamente usá-los no Paulista e partir com tudo na Libertadores. E, proporcionalmente para a América do Sul, o elenco realmente tinha mais "titulares" que a média, era maior mesmo. Seus dirigentes (e Murici tb) encheram a boca e bateram isso no peito de forma arrogante logo no começo do ano. E o que aconteceu? Não aconteceu rigorosamente nada, porque, quando o "grande elenco" de 15, 16 jogadores era acionado, os resultados era pífios, grotescos (como a derrota ridícula para o Mogi Mirim). Aí o Murici entrava e começava a chorar em todas os canais de TV, dizendo que o elenco estava cansado, que isso, que aquilo. Haja saco.. E, como se não bastasse, poupa os titulares e até reservas na Libertadores porque tomou (e como tomou!) uma sapecada - com os titulares - do Timão.. Aí eu lembro vcs que os grandões da Inglaterra que estão na fase final da Champions, ainda que pudessem, sequer estão poupando seus maiores jogadores na Premiere, porque eles querem ganhar tudo o que puder, mas mesmo quando perdem (o empate de 2a2 do Manchester em casa com o Porto, que quase o eliminou, apenas dois dias depois de uma partida exaustiva na Premiere), não saem por aí chorando e culpando o "cansaço". É questão não só de coerência, mas de seriedade, de postura, de caráter mesmo. e vou repetir: os times brasileiros, hoje, jogam muito menos que jogavam na década de 1990. Jogam tão menos, que hoje, acho até que fazemos MENOS partidas que eles, os times de lá que chegam ao final dos mata-matas (que existem em quantidade maior que aqui, e nem estou me limitando ao fut inglês).
É por essa e por outras que vcs são tão antipatizados por todos os outros torcedores. Não é porque estão ganhando - já que não tem um grande time e não assustam ninguém nos mata-matas - mas porque tem uma postura que é pra lá de asquerosa. E o tratamento Bambis dado por mim, vai continuar, porque é essa postura que permeia este blog. Então segura o tranco ou muda tudo. Bom, na segunda volto, e podem apostar, a derrota de ontem e a possível no domingo, independentemente dos pontos, vai fazer a barca afundar legal..

Salvador Nogueira disse...

Santo Paulo,

obrigado pelo desenho. Mas eu já tinha entendido sua opinião. Só permita-me discordar. E acho complicado avaliar com base no que o time rende em uma semana, como você está fazendo. Vamos aguardar o fim da temporada, aí a gente vê quem ganhou mais, quem ganhou menos. Olha o seu desespero: tá criticando o time reserva do seu rival!!!

Sobre exposição na mídia deste ou daquele assunto, acho que os últimos a reclamar devem ser aqueles que fizeram a contratação do Gordo, né?

Sobre calendário, é verdade que os times jogavam mais na década de 1990. Lembro-me de um dia em que o São Paulo jogou dois jogos no mesmo dia, um pela Conmebol, outro pelo Brasileiro. Ganhou os dois, com Juninho Paulista entrando no segundo tempo dos dois. Muitas semanas jogava terça, quinta e domingo. Mas o futebol, a cada ano que passa, se torna ainda mais um esporte de alta performance. (Fizemos aqui neste blog um podcast com o Dr. Turíbio Leite de Barros, fisiologista do SPFC, e ele explica tudo isso. Aliás, este podcast foi feito antes da estreia do SPFC na Libertadores, o que ajuda a desfazer a impressão de que essa seria uma desculpa pós-fracasso.)

Sobre SPFC versus times europeus, o exercício que você faz é mais ou menos como o que vocês fizeram no ano passado, tentando imaginar a posição daquele time do Curíntia na Série A, mesmo disputando a Série B. Como vocês já sabem bem, é um exercício impossível.

O único fato concreto que temos são os jogos em que o SPFC enfrentou times europeus por jogos oficiais. E aí, meu caro, lamento informar que eles dão larga vantagem ao SPFC. É uma das coisas que acaba confundida com "arrogância", entre tantas outras (como ter estádio, ter dois CTs e centros de recuperação de atletas de primeiro mundo, seis Brasileiros, três Libertadores, três Mundiais etc.).

Enfim, te aguardo no domingo ou, dependendo da cabeça inchada, na segunda-feira.

Abraços 6-3-3,

Salvador

Paulo S. Madruga disse...

Salvador, tem uma coisa que não resisto a comentar. Pouca gente lembra (ou prefere não lembrar) que o SP que venceu a Libertadores de 2005 foi EXTREMAMENTE, vou repetir, EXTREMAMENTE beneficiado. E por quê? Porque o maravilhoso Parreira (que deveria ter uma estátua aí no Moumbi dos Bambis)exigiu (via Ricardo Teixeira, claro, porque o Parreira sempre foi pau mandado) que o Santos abrisse mão do Robinho justamente a partir das quartas de final da Libertadores, para que ele jogasse pelo Brasil na Copa das Confereções na Alemanha. É mole?! E o Robinho estava jogando feito um Pelezinho, coisa que jamais conseguiria repetir, ainda que continue bom. Os dirigentes da Concacaf fizeram o mesmo com o Chivas (que estava jogando muita bola e era um dos favoritos ao título), aliás fizeram pior: tiraram deles, além de quase meio time, os dois goleiros principais, isso mesmo, os DOIS goleiros, ou seja, eles teriam que jogar com o regra três justamente na fase final da Libertadores, da qual eram um dos favoritos. E o que aconteceu? Bom, o medíocre Atlético Paranaense enfrentou o Chivas então desfigurado nas quartas e, claro, com a ajuda luxuosa do tercerio goleiro do Chivas, que falhou feio no primeiro jogo em Curitiba, sapecou 3a0. Depois se garantiu (os titulares do Chivas tinham chegado da Alemanha horas antes do segundo confronto no México e teriam que devolver o 3 a 0 ou fazer mais, não deu, claro) e foi a semis contra o Santos, que, pelo fato de o Brasil ter chegado à fase final da Copa das Conferações, continuava sem Robinho na primeira partida. Deu Atlético de novo. Bom, deu no que deu, o Atlético, um time fraco, fraco foi à final contra os Bambis. Mas repare: em circunstâncias normais, justas, honestas, o SP teria enfrantado na final ou Chivas ou Santos, e completos, claro. Duvido que sobrevivesse, portanto, esse "título" de 2005, tão gritado por vcs, é maculado, viciado, e isso não tem contenstação.

Salvador Nogueira disse...

Rapaz,

você é um especialista na história são-paulina, hein? Realmente essa coisa de levar o nosso time no seu nome fez mal a você... :-)

Hmm, e ganhar do River Plate aqui e lá nas semifinais, não qualificou o nosso time? E ganhar do Palmeiras? Você esquece do nosso caminho, ao se concentrar no outro lado. A final foi fácil? Foi. Mas você anula a campanha por causa da final?

Peraí, não é você torcedor do time que foi campeão *mundial* contra o Vasco??

Ih, caramba. Agora complicou.

Cara, na boa, mas vc vai ficar o dia inteiro mesmo destilando seu veneno contra o Tricolor? Pega mal para a sua torcida. Fica parecendo que vocês não têm nada mais pra se preocupar, só mesmo o sucesso alheio. Chato, né?

Abraços 6-3-3,

Salvador

Paulo S. Madruga disse...

Salvador, eu não sou especilaista em nada, mas gosto de muita coisa, e uma delas é o futebol e sua história. Também aprecio qualidades que fazem um tantinho de falta no Brasil, como a Lógica e a Verdade que advém dela. Acho que vc me entendeu, agora até segunda mesmo, got to work..