quinta-feira, 23 de abril de 2009

Quem diria? Mais um sufoco:
São Paulo 2x1 América de Cali

SPFC 2x1 América de Cali
22.abr.2009, 21h50
Libertadores 2009
Público: +23 mil


E assim termina a participação do São Paulo na primeira fase da Libertadores 2009. A melhor campanha, diga-se de passagem, desde a volta do time ao torneio -- fez os mesmos 13 pontos dois pontos a menos que em 2004, mas mais pontos do que os conquistados em 2005, 2006, 2007 e 2008. Por que diabos então estamos tão desconfiados?

Uma olhada no jogo de ontem ajuda a esclarecer. Muricy mandou a campo o mesmo time que jogou contra o Curíntia, com Dagoberto fazendo a ala direita. A equipe foi com Bosco, Rodrigo, Renato Silva e Miranda; Dagoberto, Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar; Borges e Washington. O São Paulo começou no 3-5-2, chegando tímida mas constantemente ao ataque. Washington perdeu chance boa, antes que, num contragolpe rápido e bem-costurado, o América de Cali fizesse o seu gol. Pela terceira vez na Libertadores, saímos perdendo o jogo em casa. Que dureza.

A equipe colombiana, que havia entrado descompromissada no jogo, de repente viu a chance de sair de cabeça erguida da competição continental, vencendo o São Paulo no seu estádio. Passou então, com o placar favorável, a fazer aquela tradicional cera. O juiz paraguaio careca nem se incomodou. Deu apenas 1 minuto de acréscimo no primeiro tempo, e 2 no segundo tempo.

Após tomar o gol, o São Paulo migrou para o 4-4-2, mas não surtiu muito efeito. Rodrigo passou a ser lateral-direito, e Dagoberto passou a ser meia, aberto pela direita. Jorge Wagner mal na partida, e Hernanes terrível (aliás, que se passa com este rapaz?).

No segundo tempo, Muricy mandou o Tricolor apertar mais na marcação e voltou ao 3-5-2, que estava mesmo funcionando melhor. E foi numa jogada bonita de Jean, que contornou a área protegendo a bola e centrou com açucar para Dagoberto tirar do goleiro e colocar para dentro. Era o gol de empate.

O São Paulo continuava buscando o gol, mas meio desgovernado. Borges se via várias vezes impedido e também perdeu lá suas chances de marcar. Eis então que a raça falou mais alto: pressionando na marcação, Dagoberto correu em direção ao goleiro, que havia recebido bola recuada. O arqueiro deu aquele bico pra frente. Só que a bola bateu no traseiro de Dagol e foi, mansinha, numa parábola tensa e duvidosa, para o fundo da rede. GOL! De bunda, o Tricolor virava o jogo.

E foi isso. Depois, o América até tentou voltar a pressionar e equilibrou o domínio do meio-campo. Mas não teve forças para buscar um segundo tento. Com isso, vencemos mais uma vez e fomos a 13 pontos -- seremos potencialmente a quinta melhor classificação do torneio, atrás de Boca, Grêmio, Libertad e Nacional (URU). (Claro, não custa aproveitar os jogos finais para secar esses aí.)

E a desconfiança? Vem do fato de que o time até que venceu bastante (4 jogos), empatou pouco (1) e perdeu só uma vez, com o time reserva, mas não convenceu ninguém. Costuma sair perdendo e tomar gols em casa, o que pesa bastante a partir das oitavas-de-final. Não tem organização e, sem Rogério Ceni, não tem liderança. Não há um jogador que sirva de termostato do time, que dite o ritmo de jogo. Não tem, aliás, nem ritmo de jogo. É um time bagunçado que tenta, com chutes de média e longa distância ou irritantes chuveirinhos, marcar os gols. É, enfim, o time de Muricy, tricampeão brasileiro, mas sem futebol vistoso.

O problema: para vencer nos pontos corridos, o ideal é esse mesmo -- ganhar muitos jogos, de 1 a 0 que seja. Já no mata-mata, o importante é ganhar *bem* um dos jogos. O segundo passaria a ser desimportante, se fizéssemos um bom placar num dos confrontos. Será que esse time consegue?

Bom, o que importa é que estamos classificados e Muricy terá duas semanas para tentar incutir essa gana de marcar gols nos jogadores -- e, claro, organizar taticamente a equipe para esse fim. Tomara que ele consiga.

12 comentários:

Caio Luiz disse...

Em 2004 nós fizemos 15 pontos na primeira fase, perdemos apenas para a LDU em Quito. Não sei por que canso de ler em blogs que fizemos 13, mas com tantas participações seguidas em Libertadores é justificável. O Blog está de parabéns, ótimos posts sempre.

Salvador Nogueira disse...

Valeu pela correção! Já está refletida no texto!

Abraço,
S.

Ricardo Lee disse...

Ótimo post, como de costume, Salvador. Incompreensível mesmo é a vertiginosa queda de rendimento do Hernanes. Seria muito romântico da minha parte achar que a 10 pesou para ele? Seja como for, não sei destacar uma atuação primorosa dele depois que trocou de número.
E o nosso meio campo? Sinceramente, eu trocaria todos os reforços que vieram do Fluminense pelo Conca. E ainda daria o Jorge Wagner de lambuja. Nenhum dos que vieram das Laranjeiras estão rendendo o suficiente para merecer titularidade no time. Principalmente a minha maior aposta: o Arouca, que chegou falando até em Seleção.

O Dagol foi um golaço do Muricy. Mostrou mais uma vez que é o cara em termos de recuperar jogadores, temos que reconhecer isso.

Abraços a todos.

Alexandre disse...

Caros amigos, em primeiro lugar parabéns pelo Blog. Como o futebol do nosso tricolor tem sido o mesmo em todos os jogos, eu sugiro que vocês passem a organizar textos de referência aos torcedores. Minha primeira sugestão é a seção Grandes Craques Tricolores, e a primeira poderia ser sobre a passagem do Anderson, pelo São Paulo. Sim, ele, o Beckenbauer Gambá, que nos deixou depois do pagamento da multa milhonária pelo Cruzeiro. Aliás, estava passando por notícias na internet e vi esta manchete bombástica, do dia 17/4: "Anderson espera ser titular no Cruzeiro contra o Ituiutaba". Quase caí de costas e não consegui acreditar que ele está na reserva !!! Leiam, pois é bem peculiar e vai relembrar seus tempos gloriosos no nosso Tricolor do Morumbi !! Grande abraço.

Paulo S. Madruga disse...

Anotem o que vai acontecer se o Sp for mal ou não muito bem nas oitavas. O Murici irá a publico dizer (chorar) que foi "falta de ritmo" devido à inatividade, o cara não tem vergonha nenhuma.. esperem pra ver!! e PS; Alexandre, vcs tem é de ir atrás do Cristian 'Mata-Bambis' e do Elias. Mas aí já não é do bico de vcs, né? Bom, o jeito é continuar com os Rodrigos e Dagobertos (ulalá, esse é "o cara"!!!)... hehe

Ricardo Lee disse...

Amigos, vamos exercitar nossa compreensão: não deve ser fácil cair para a segunda divisão e ver, no mesmo ano, o seu rival comemorando o sexto título brasileiro de sua história. Deve ser uma experiência terrível. Compadeça-se, são-paulino!

Rumo ao tetra continental!

Abraços a todos.

Salvador Nogueira disse...

Paulão,

orra, você tinha prometido que só voltaria aqui no fim do ano... que dureza, hein? Tá faltando blog do seu time pra visitar?

Heheh, na boa, você é sempre bem-vindo. E, se o Muricy disser isso aí que você falou, vai revoltar -- embora seja bem o perfil dele, aquele esquema de "nunca tô contente". De toda forma, pelo menos para as oitavas, eu acredito no SPFC.

Abraço 6-3-3,

Salvador

Paulo S. Madruga disse...

Sorry Salvador.. acho que não pude resistir depois de ver a foto do nosso Johan Cruijff tropical, ele, o incrível... DagoBERTO!! Fala sério, se realmente estão contando com este "craque versátil", a própria 'encarnação do gênio holandês' (esconjura, arre meu!!) então a vaca já foi pro brejo legal... Bom, até,

Alexandre disse...

Valeu a dica Paulo, mas não precisa. Temos outras ex-frangas no elenco, como Hugo e JW.... não precisa nem sair pelas delegacias de SP procurando o Cristian. Obrigado pela audiência. Abraços e saudações Tri-Mundiais.

Paulo S. Madruga disse...

Não vem que não tem bambizada! Hoje vcs viram, sim, a exibição de gala do Timão contra os peixes... Torceram descaradamente pelos bagres e QUEBRARAM A CARA DE NOVO!!! Dá-lhe Ronaldo, El Gordo, El GÊNIO dá-lhe TIMÃO!!
PS: se pegarem mesmo o Chivas já caem fora logo de cara hehe

Anônimo disse...

mano, convide todos as frangas que você conhece e se puder, convoque toda a torcida nojenta de vcs para torcer bastante contra a gente. Tem dado bastante certo nos últimos anos...
Seu looser.

Aqui é 6-3-3, rapá!!!

Anônimo disse...

PARABÉNS PELO BLOG
SDS HEXATRICOLORES
PAULO BSB