terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Copa União, all over again?

Em entrevista à Jovem Pan, ontem, Juvenal Juvêncio andou falando (ou melhor, descartando) a criação de uma liga, para suplantar a incompetência das federações que organizam o futebol. Hoje, o Painel FC, da Folha, dá continuidade às especulações, dizendo que o presidente são-paulino já chegou até mesmo a procurar seu colega no Curíntia, sondando sobre a possibilidade de criação de uma liga paulista.

Para quem não se lembra, foi uma negociação do tipo, na ocasião em âmbito nacional e alavancada pelo Clube dos 13, que levou à criação da hoje famigerada Copa União, em 1987. Por esse motivo, até hoje o Flamengo é tido pela CBF como tetracampeão brasileiro, pois o campeonato organizado pela entidade naquele ano foi vencido pelo Sport Recife. Juvenal Juvêncio, na ocasião também na cúpula do São Paulo, também teve papel importante naquele ato de rebeldia contra a CBF.

Agora, o alvo é a FPF, e já temos o benefício do tempo, no caso da Copa União, para saber que fim têm iniciativas como essas. Eu, já digo aqui, embora repudie o comando da Federação Paulista de Futebol, sou contra a criação de uma liga.

Acho que o São Paulo, em retaliação à FPF, poderia escalar nos próximos anos um time reserva ou sub-17. Ou poderia até não disputar o campeonato, se o considera desimportante. Mas criar uma liga, ainda mais uma de âmbito paulista, para mim não faz o menor sentido.

Juvenal, a velha raposa, sabe muito bem que a estratégia não vai decolar. Ele mesmo disse à Pan que os dirigentes dos outros clubes são "frágeis" e não topariam bancar essa briga. No Painel FC, também fica claro que é só uma provocação. O presidente são-paulino aposta que só o agito, a discussão, sem maiores conseqüências, já é suficiente para incomodar Marco Polo "Porco" del Nero.

Aliás, falando no dito cujo, lembro-me da, a essa altura, antiga pergunta: e aí, STJD, vai ter decisão ou não vai sobre nosso amigo Del Nero e sua putaria na final do Brasileirão, hein?

2 comentários:

Mário Júnior disse...

O Paulista dá uma quantidade de dinheiro da televisão que o São Paulo não pode abrir mão, por isso não vai escalar reservas ou secundarizar o torneio. Vi algumas matérias no Globoesporte.com e Gazetaesportiva.net que deram a entender isso, que o contrato com a televisão é o impecilho.

E quanto a Liga, isso é piada. Existe toda uma jurisdição esportiva - inclusive exigida pela Fifa - que não permite que as competições sejam feitas sem o aval das Confederações Nacionais.

Não acredito que o São Paulo possua poderes ilimitados e que possa peitar a FPF ou a CBF para pensar em Liga Alternativa (duvido que tente isso!). Inclusive, o racha do São Paulo não parece ser com a Federação Paulista, mas sim com a atual gestão da entidade.

Junior Gonella disse...

Salvador,

O problema em escalar suplentes ou nosso time "C" não é exatamente com a Federação e sim com nossos patrocinadores e emissoras de TVS que repudiam tal atitude.

Abrasssssss,
Junior Gonella
http://umguiabrasileiro.blogspot.com