domingo, 17 de agosto de 2008

Roubado, mas justo

Grêmio 1x0 SPFC
17.ago.2008, 16h
Brasileirão 2008
Olímpico (RS)


Convenhamos: o São Paulo nunca foi tricampeão seguido de nada. Não ia começar agora. E não vai começar mesmo. A derrota para o Grêmio em Porto Alegre praticamente encerra a busca são-paulina por mais um Brasileiro. Tenho a impressão de que a única coisa que o torcedor quer, agora, é o São Paulo 2009 -- e isso só se rolar uma vaga para a Libertadores.

Para isso é que o time tem de trabalhar agora. Não se deixar esmorecer e continuar vencendo jogos, para terminar no G-4 e poder começar tudo de novo no ano que vem. A torcida anda desacostumada, mas 2008 tende a ser um ano em que passaremos em branco. Ironicamente, foi um ano de muitas vitórias administrativas para o São Paulo. Pra gente ver que nem sempre gestão ganha campeonato.

Enfim, ao jogo.

O São Paulo entrou com o time que já era esperado, num 3-5-2. Infelizmente, os homens responsáveis pela criação não criaram. (Lembram daquele meia que o Juvenal não vai contratar? Pois é, ele fez falta de novo.) Ainda que não com muita eficiência, o Grêmio foi mais time durante o jogo todo. Solidez defensiva e algumas chances para fazer o gol. Lamentavelmente, quiseram os deuses do futebol que, em vez de marcar numa das oportunidades legais, o Grêmio acertasse justamente no lance irregular: Perea, claramente impedido, fez o gol que selou a partida, logo aos 9 minutos do primeiro tempo.

Não cabe reclamar, apesar disso. O São Paulo não fez por merecer outro resultado, e o Grêmio já aparece com a mão na taça. (Quem viu as arrancadas do São Paulo para vencer o campeonato em 2006 e 2007 já reconhece as mesmas características nesse Grêmio -- extremo sucesso defensivo, futebol solidário e sem estrelas, muito oportunismo, com pitadas de sorte para coroar.) O caneco só deixa o Olímpico se o Cruzeiro ou a Porcaria operarem algum milagre. E o São Paulo, até onde consigo enxergar, está fora da disputa.

Aliás, com os resultados da rodada, está até fora do G-4. O Botafogo, quem diria, assumiu a quarta colocação após vencer mais uma fora de casa, desta vez contra o Sport. Odeio dizer isso, mas do jeito que as coisas vão corremos risco até de ficar fora da Libertadores 2009.

Pergunta para você: diante das posturas da diretoria para a atual temporada, você acha justo ou injusto que fiquemos fora da Libertadores no ano que vem?

Nenhum comentário: