sábado, 7 de fevereiro de 2009

Resenha do DVD do Hexa

No fim do mês passado, tive a oportunidade de ver pela primeira vez o mais novo lançamento em DVD do São Paulo FC. Produzido pela BossaNovaFilms e distribuído pela Fox, é o primeiro a receber um tratamento realmente profissional.

Está clara a curva de aprendizado da BossaNova com esses DVDs. A empresa também foi responsável pelos documentários do Tetra e do Penta, e a evolução de uma edição para a próxima fica bem clara e se fez presente novamente com o Hexa.

Pela primeira vez, o lançamento vem com widescreen anamórfico -- característica que só faz diferença se você tiver uma TV com formato widescreen, e que portanto beneficia uma minoria dos consumidores, mas que não poderia faltar: qual é a lógica de filmar um documentário em widescreen, se a imagem vai ficar ruim numa TV widescreen? Era o que acontecia no DVD do Penta, mas não neste do Hexa.

O documentário em si é muito bom. As entrevistas com os jogadores e, sobretudo, com Muricy Ramalho valem muito a pena, e a edição está boa e fluida -- qualidade que certamente emergiu de um roteiro bem azeitado (provavelmente o maior benefício de o lançamento não ter saído logo depois do campeonato, no ano passado).

A trilha sonora também foi muito bem escolhida, imprimindo o tom certo às cenas. Só achei que faltou variedade. A mesma música toca várias vezes ao longo do documentário. A magia de uma trilha sonora de filme é saber repetir os temas nos momentos apropriados, mas sem repetir a música. Aqui, o DVD do Hexa falhou.

Outra coisa que me incomodou foi a falta de destaque para o grande feito do São Paulo -- passar 18 jogos sem perder e recuperar grande diferença de pontos para o primeiro colocado. O documentário até tenta enfatizar isso, destacando, antes de cada partida, a diferença de pontos, mas não com a ênfase necessária. E o mesmo acontece com a invencibilidade. Esse pedaço precisa ser complementado pela lembrança do telespectador, que funciona bem em 2009, mas certamente fará falta em 2019.

Aliás, uma coisa que eu também senti falta, talvez como um extra, é um programete para indicar a importância de um tricampeonato para o São Paulo. Não acho que uma história dos "quases" desmereceria o clube; pelo contrário, daria a dimensão certa da conquista da equipe. No DVD, tudo que resta são duas menções a isso: Marco Aurélio Cunha contando a história de um torcedor antigo que disse esperar esse tri desde a época de Leônidas; e Leco fazendo a pergunta que todos nós nos fizemos ao longo da caminhada rumo ao tri: "Será que não vamos conquistar este tricampeonato?"

Daria para ter feito muito mais. Com imagens históricas, mostrar todas as vezes em que o São Paulo bateu na "trave", inclusive na dolorida derrota, nos pênaltis, para o Vélez Sarsfield, na final da Libertadores de 1994.

Nos pontos a favor do documentário do Hexa estão as imagens produzidas especialmente para o DVD durante os jogos. Claramente, o São Paulo está aprendendo a documentar em vídeo a sua temporada toda, o que cria uma biblioteca de imagens mais vasta na hora de editar um documentário assim. Mas ainda há o que melhorar: temos apenas trechos de entrevistas após a conquista. Acho que seria legal, até para adicionar dramaticidade, ter entrevistas da época dos jogos. Não é possível que o São Paulo não filme suas próprias coletivas!

No segundo disco, mais de 60 minutos com todos os gols do tricampeonato. Apenas um blooper: em 2006, o vídeo diz que Inter e São Paulo foi 3 a 1 para nós; na verdade, foi 3 a 1 para eles.

As imagens, cedidas pelo PFC, têm qualidade variável. Por razões bizarras, os jogos contra o Cruzeiro parecem ter sido menos preservados...

Quanto aos extras, temos algumas entrevistas, um clipe de Rogério Ceni jogando na linha em um jogo-festa em Mato Grosso, mas o mais legal, pelo menos para mim, são os cartuns animados do pessoal do "AnimaTunes". Imperdíveis, tiram sarro dos nossos algozes na temporada 2008 e exaltam as glórias tricolores.

No fim das contas, é um produto bem-acabado, melhor que seus antecessores, e indispensável na videoteca do torcedor. Mas ainda há um longo caminho de aperfeiçoamento pela frente, até que tenhamos chegado à fórmula ideal. Espero que o São Paulo continue conquistando títulos, para que o pessoal da BossaNova siga evoluindo em suas produções!

3 comentários:

Junior Gonella disse...

Gafe feia esse errinho referente ao jogo do Inter hein !!! Quantas vezes revisaram o DVD ? Por que não me consultaram porra ?

Abrassssssss,
Junior Gonella
http://umguiabrasileiro.blogspot.com

Paulo Cesar Ceglia disse...

Assistimos duas vezes, mas essa gafe pra quem acabou de "viver" intensamente aquele campeonato, percebe rapidamente! Pois é, e pela qualidade da edição podia ter sido lançada até o natal... Não tem nada de especial, mas é legal! rs..

Abraços!

Mário Júnior disse...

No balanço de prós e contras, a resenha dá vontade de comprar e ver logo o DVD.

É o que farei já na próxima segunda-feira!