terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Frangas subindo nas tamancas...

Ué? Engraçado como ficaram bravinhas as franguinhas da Marginal S/N. A diretoria do Curíntia divulgou nota chamando a atitude de destinar apenas 10% da carga de ingressos à torcida visitante no Morumbi de "egoísta" e "simplista". Ah, deram xilique e espernearam também. Só faltou chamarem o São Paulo de "bobo, feio e chato".

Não gostou, Andrés? Tira as calças e pisa em cima, meu filho!

"Egoísta"? Como pode ser egoísta decidir quem vai ter mais torcida no seu próprio estádio?

"Simplista"? Na verdade, é simples mesmo: o São Paulo é o dono do estádio e é quem decide como é que as coisas acontecem em sua casa -- sempre respeitando a legislação, claro. Não tem nada na lei dizendo que clássicos ensejam exceções nas regras de distribuição de ingressos ao time visitante.

Com isso, em retaliação, o Curíntia declara que não mandará mais seus jogos no Morumbi.

E daí? Não foram eles mesmos, em conluio com a Porcaria, que aprovaram a realização do jogo entre eles em Presidente Prudente, a quase 600 km de suas sedes, só para não dar dinheiro ao São Paulo com aluguel? Depois dessa, como dizer que eles estão realmente preocupados com sua torcida? É uma crise de imagem, é uma humilhação aos sem-estádio, muito mais do que uma preocupação com seus próprios seguidores.

Como torcedor, esta é a melhor notícia que eu poderia receber. Moro a pouco mais de um quilômetro do Morumbi, e uma das coisas que mais me irritava era ver a torcida dos outros ir "tomar conta" do nosso estádio. Amigos corintianos acostumados ao Velho Cícero deram-no a alcunha de "recreio dos corintianos". Well, not anymore, my friend.

Pensando como gerente do clube, talvez essa iniciativa possa ser clubística demais; afinal, corta-se uma parcela de potencial renda anual com o estádio, que viria do aluguel para os rivais.

Agora, convenhamos: quem mais tem informações para julgar se a coisa prejudica o São Paulo ou não é a própria diretoria, "mãe" da decisão. Então, quanto a isso, estou tranquilo.

E os benefícios são maiores do que os mais palpáveis (aumento de segurança e conforto para a torcida do time da casa). No mínimo, no mínimo, vai ficar mais difícil para o áudio da Globo fingir que só tem torcedor do Curíntia gritando no estádio -- elemento importante para fortalecer a imagem e a torcida do São Paulo fora de seus recantos mais próximos.

(Se bem que, depois da transmissão da final da Copa do Brasil do ano passado, no Recife, eu não duvido de mais nada dos "magos" da mixagem de áudio da tevê mais corintiana do Brasil.)

Esta diretoria, meus caros, não dá ponto sem nó. Pode-se criticá-los, sim. Mas nunca acusá-los de ingenuidade.

10 comentários:

HEITOR disse...

A Globo pode ser a rede de TV mais corinthiana do Brasil. Mas a disputa com a TV Gambazeta e seu Mesa Redonda do Corinthians e Gazeta Corinthians é bem ferrenha.

Joaquim Oliveira disse...

Grande Salvador, frequento sempre o blog, mas é a 1ª vez que comento, vou fujir um pouco do tema para tirar uma dúvida, se as frangas (ou qualquer outro time) continuassem alugando o morumba, e fossem jogar contra o tricolor como mandantes, nossa torcida teria direito a somente 10%? como funciona a lei nesses casos?

Salvador Nogueira disse...

Joaquim,

bom ver mais um visitante "silencioso" sair da toca!

Nessa hipótese (que hoje considero inviável, dadas as animosidades geradas pela decisão do SPFC), o São Paulo poderia ditar os termos da cessão do estádio.

E, certamente, nessa cessão a coisa não ficaria 90/10, como é para com os visitantes usuais?

Por quê? Acima de tudo, por uma questão de viabilidade. Imagine os torcedores que compraram o setor Visa para a temporada toda. Eles têm direito a ocupar suas cadeiras em todos os jogos do SPFC. Então, esse setor (que representa pouco menos que 1/5 do anel superior) jamais poderia ser destinado a outra equipe. A mesma coisa se diz das cadeiras cativas, nos anéis intermediários, que tenham como proprietários torcedores do SPFC. Então, por essas e outras, o Tricolor jamais terá 10% da capacidade de seu próprio estádio.

Abraço,
Salvador

Salvador Nogueira disse...

Sobrou uma interrogação aí. :-P Onde está "E, certamente, nessa cessão a coisa não ficaria 90/10, como é para com os visitantes usuais?", leia-se "E, certamente, nessa cessão a coisa não ficaria 90/10, como é para com os visitantes usuais."

Abraço,
S.

Anônimo disse...

Essa distribuicao de apenas 10% para a torcida visitante se deu apenas por 1 fato: Setor Visa do Morumbi. Como que eu como torcedor do maior do mundo, dono de uma cadeira para a temporada 2009 na arquibancada vermelha ou amarela nao vou poder usar da minha cadeira no classico pois o estadio vai ser dividido, sendo que quando eu comprei foi para todos os jogos do SP no morumbi? ja a arquibancada Azul é destinada ao socio torcedor, que como no caso do passaporte tricolor, esta em contrato que tera direito a compra de ingresso com desconto para a arquibancada azul, se o SP der alguns desses setores para o visitante qq um poderia entrar com uma acao contra o clube. Ja a arquibancada laranja nao "pertence" as uniformizadas do SPFC, entao.

Mário Júnior disse...

Bem... acho a Globo muito mais flamenguista que corinthiana.

Não sei se é um "benefício" ver o canto da torcida mais ou menos alto na transmissão da televisão, isso pra mim é indiferente.

Acho que o corte da parcela financeira perdido com o aluguel é ruim.

Mas bem, se a diretoria sabe o que faz, vamos esperar para ver o final do filme...

Amanda disse...

É SIMPLESMENTE IMBECIL A REVOLTA DESSAS FRANGAS ! O MORUMBI É NOSSO PORTANTO TEMOS TODO O DIREITO DE DIVIDI-LO COMO QUEREMOS,10% É MUITO AINDA,DEVERIA SER SÓ 5% AFINAL SÃO TODOS BANDIDOS MESMO!
E AINDA VEM COM ESSA DE QUE VAI TER REVANCHE QDO FOREM MANDANTES VÃO NOS DAR SÓ 10% TBM HAHAHAHA MAIS COMO VÃO FAZER ISSO SE NEM ESTÁDIO ELES TEM ? O PACAEMBU É DA PREFEITURA,HAHAHAHAHA.

VAMO SÃO PAULOOOOOO !
ABRAÇOS A TODOS.

Hernandes911 disse...

eai rapaziada blz?
da uma olhada na musica corinthiana essa semana
http://www.youtube.com/watch?v=-pyLNL8xIZE
ha ei elas estão descontroladas.
heausheausheaus

Anônimo disse...

Sobre os 10% do estádio cabe acrescentar uma coisa que ninguém falou ainda. Os críticos invejosos e raivosos alegam que o São Paulo irá perder faturamento justificando que o total de público dos jogos será menor. Fazendo uma pesquisa na internet nos últimos 6 anos, em 14 jogos entre São Paulo e Corinthians no Morumbi, a média de público é de 30.000 pagantes. Sabendo que a torcida adversária estará menos presente, muita gente que há anos não vai a clássicos por medo não poderá voltar a frequentar? Será então que o efeito não vai ser o contrário do que os críticos estão dizendo? Será que esta média e o faturamento não tendem a aumentar?

Abç

Paulo Cesar Ceglia disse...

Verdade. Como eu já havia ressaltado. são as beneces da maioria e de menos risco.
Valeu por ler aí!

Abraços!