sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A baba que a gente esperava

SPFC 3x0 Oeste
26.fev.2009, 21h45
Campeonato Paulista 2009
Público: +4 mil


Na volta de Rogério Ceni uma vitória tranquila, como já se esperava contra um adversário do náipe do glorioso Oeste de Itápolis. Mesmo sem o melhor futebol (sobretudo no primeiro tempo), o São Paulo dominou o jogo de ponta a ponta e construiu o placar sem pressa, na certeza de que os gols sairiam.

O primeiro, aliás, até que saiu cedo, pelos pés de Washington, que dominou na área e virou para cima do goleiro, sem chance de defesa.

Este blogueiro quase "leu" a mente de Muricy ao escalar o São Paulo. A única diferença da escalação dada pela Imprensa São-Paulina foi a surpresa de Arouca no time titular; Hugo permaneceu fora. O time começou num 4-4-2, com Rogério Ceni, Zé Luis, André Dias, Miranda e Junior Cesar; Jean, Arouca, Hernanes e Jorge Wagner; Borges e Washington.

Mas o 4-4-2 do São Paulo, lamentavelmente, continua malfeito. É preciso explicar aos laterais que eles deixam de ser meio-campistas e passam a ser, principalmente, defensores. Quando um desce, o outro tem que fechar pelo meio, para recompor a defesa.

No que se viu ontem, os dois iam embora, posicionados na intermediária do adversário, sem essa função-pêndulo que permite o sucesso do 4-4-2. Aí o time acaba num 2-6-2, que seria suicídio em qualquer partida, exceto contra um rival da "qualidade" do Oeste.

Para o segundo tempo, de toda forma, o time veio um pouco melhor. E, num cruzamento (claro!), André Dias fez de cabeça o 2 a 0. E aí, o que faz o Muricy? Coloca mais um zagueiro. É isso aí. Entrou Renato Silva, saiu Junior Cesar. Rodrigo também entrou, no lugar de Miranda. E Hugo entrou no lugar do Washington. De repente, não mais que de repente, o 2-6-2 virou um 3-6-1. Então tá, Muricy.

Borges foi o melhor em campo do São Paulo, meteu duas na trave, mas ela caprichosamente não entrou. E Jean*, outro grande em campo, armou pivô mortal para Hernanes chegar à área e fuzilar, fazendo o derradeiro gol Tricolor.

O 3 a 0 ficou de ótimo tamanho, ainda mais para um joguinho tão sem-graça.

A verdade é uma só: já bem dentro da temporada, com futebol de todos os níveis, em todos os canais, o Campeonato Paulista perde o interesse que pode ter evocado nos torcedores nas primeiras rodadas. Em suma: tô cagando e andando pra esses jogos, que servem mais pela diversão de ver Muricy escalando o time de todas as formas improváveis que ele conseguir!

*Obrigado aos leitores pelo alerta; lá no Morumbi, achei que tivesse sido Borges o autor do passe para Hernanes.

8 comentários:

Anônimo disse...

Quem deu o toque pro Hernanes foi o Jean e não o Borges, e o Jean foi o nome do jogo, é o nome do São Paulo no ano!
Bem legal seu blog, parabéns, sempre atualizado

Anônimo disse...

Será q o Muricy manterá o Arouca (q fez crescer o futebol do Jean ofensivamente) e o Junior Cesar (q fez crescer o futebol do JW) no time titular, visando a Libertadores? Espero q sim! Ou entao voltará ao 3-5-2 com Rodrigo e Hugo. Não gosto de criticá-lo, mas o nosso treinador anda muito previsível pro meu gosto. Mas vamo q vamo... rumo ao 7-4-4!!!!

Unknown disse...

iSPFC,

que acharam do vídeo do Sportv em que o Milton Leite fala que "o Rogério Ceni é chato pra cara***"?

Abraço!

Anônimo disse...

Amigão, quem deu o passe para o Hernanes no terceiro gol foi o Jean, e não o Borges. Um belo passe de calcanhar, que confirma a boa fase e a bola redonda que esse garoto Jean está jogando. Agora, você não acha que o Muricy deveria colocar o Vagner Diniz para jogar? Quem é que tanto pedia jogadores para compor as laterais no ano passado? Pois é, o próprio Muricy. E não adianta dizer que o Vagner Diniz ainda não se encaixou, pois se ele nem jogou direito, com é que ele vai se entrosar? O Zé Luiz é bom jogador, isso não se discute. Mas se o São Paulo quizer ter variações de jogadas e não ficar dependo somente de jogadas aéreas, e de lampejos do Hernanes ou do Jean, precisaremos contar com laterais de ofício no time. Isso se o Sampa quizer fazer uma boa campanha na Libertadores. Parabéns pelo blog, é ótimo. Abraço!

Paulo Cesar Ceglia disse...

Leonardo,

não vi esse vídeo, se pudesse nos linkar, eu agradeceria muito. Se ele de fato disse isso, é um grande idiota. Mas se o Galvão detonou o Pelé... rs.. então.... não dá pra falar muito né?

Quanto ao amigo Anônimo, eu não concordo que o Wagner Diniz deva jogar mais, acho que o Zé Luis não é ruim, está voltando de contusão e ainda fica inseguro. O problema é ficar toda hora em 4-4-2 dp.. 3-5-2... ou um ou outro. A variação no jogo blz.. agora tem que ter um sistema fixo.

Abração!

Unknown disse...

iSPFC,

olha, eu não tenho o link direto para os videos no youtube, mas eu assisti nesses 2 sites:
kibeloco e blog do zanquetta.

bom, qualquer coisa é só digitar "milton leite rogério ceni" no google que ele faz o trabalho.

abs!

Paulo Cesar Ceglia disse...

Leonardo,

vi o vídeo e o que posso dizer é: O Muricy está absolutamente em tratar a imprensa como "falsos" e "arrogantes" que gostam de criar intriga... Infelizmente, parece que são torcedores fingindo seu profissionais. O que é o caso do Milton Leite que é corinthiano descarado. Mas enfim, isso daí que se foda, é despeito.

Unknown disse...

de pleno acordo!