terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Eu *gosto* das coletivas do Muricy!

Nosso treinador chegou à sala de imprensa do Morumbi no domingo mais de uma hora depois do fim do jogo. Durante sua tradicional entrevista coletiva, distribuiu patadas para todo lado -- o que já é hábito do treinador, sobretudo quando o time não vai bem.

O que mudou? Parece que a imprensa (ó, como ela é santa, imaculada, né) resolveu reagir. Segundo o jornalista Marcelo Prado, a ESPN Brasil cogita fazer boicote às entrevistas do treinador, depois dos últimos maus tratos a um profissional de sua equipe no domingo passado. E a Globo decidiu dar um tapa com luva de pelica: procurou até psiquiatras para fazer uma reportagem de dicas para Muricy "curar" seu mau humor e falta de educação.

Sou jornalista, entendo a necessidade do respeito aos profissionais, mas acho que o respeito tem de ser mútuo. E quem vê as coletivas de Muricy regularmente sabe que o "mau humor" dele não é direcionado a todos os repórteres, mas apenas a alguns. Wanderley Nogueira, por exemplo (não por acaso, o melhor repórter de campo do rádio esportivo brasileiro), nunca foi destratado -- pelo menos, que eu me lembre.

E tem mais. Se o jornalista se sente no direito de fazer perguntas idiotas, por que o treinador não pode dar respostas agressivas?

O futebol é espetáculo. O jornalismo, cada dia mais (apesar de eu não gostar disso), está virando espetáculo também. E tenho que admitir que, em 90% dos casos, eu acho as respostas malcriadas do Muricy espetaculares. Dou risada. É algo que me diverte. Se os repórteres menos brilhantes pagam o pato, fazer o quê? São pagos para isso. Ninguém é pago para entrevistar somente as personalidades afáveis. Eu sou jornalista, então sinto-me bem à vontade para dizer.

Por essas e por outras, sou totalmente favorável ao estilo Muricy de ser. Quero que nosso treinador continue distribuindo patadas por muitos e muitos anos. E não estou sozinho. Enquete recente no site Estação Tricolor dá conta de que a maioria dos torcedores aprova o "tratamento" que Muricy dispensa à imprensa.

Malcriado, ranzinza, turrão... Muricy é puro carisma. E uma das razões para o seu sucesso é esse excesso de franqueza. Pois que continue assim.

7 comentários:

Carlos disse...

AQUELA HISTÓRIA.... E A PRÓPRIA GLOBO QUE TRANSMITIA:

"PERGUNTA IDIOTA???
TOLERÂNCIA ZERO"

Anônimo disse...

Salvador,sugiro que recomende a leitura da crônica do Dr.Catta Pretta escrita no meu blog.
Leitura obrigatória a todos os São Paulinos.
Abraços.
Marcello Lima.

Super Val disse...

sem falar que Trajano reclamar de grosseria de Muricy é o fim, né?

O pós jogo do Muricy é uma das melhores coisas que existem no meio...

Aqui é futebol, meu filho!

RONALDO disse...

MURICY É MURICY…A IMPRENSA NÃO ENTENDE NADA DE FUTEBOL E SÃO CHATOS PRA CARAMBA. É SÓ PERDER E COMEÇAM A ENCHER O SACO.

O MURICY PODE ATÉ EXAGERAR EM ALGUNS MOMENTOS (MAS EU ME DIVIRTO), MAS O CARGO DELE É DE MUITA RESPONSABILIDADE. PRECISA DE RESULTADOS…CHEGA DE OBA-OBA NO MORUMBI - FOCO E TRABALHO SÉRIO, MURICY! ESTOU CONTIGO
ABAIXO AOS JORNALISTAS MALAS, TEM MUITA GENTE QUERENDO ATRAPALHAR A CAMINHADA DE CONQUISTAS DO SÃO PAULO. PARA AJUDAR SÃO POUCOS.
O MURICY É RESPEITADO POR TODOS. SÓ QUE NINGUÉM TEM UNANIMIDADE EM NADA. NEM MESMO VOCÊ.
SÓ QUE O MURICY TEM UM CARGO DE EXTREMA RESPONSABILIDADE E VISIBILIDADE. JÁ MOSTROU COMPETÊNCIA SIM.
PARA TRANSFORMARMOS O SÃO PAULO MAIOR DO QUE JÁ É, PRECISAMOS QUE TODOS (COMISSÃO TÉCNICA, DIRETORIA, JOGADORES, TORCEDORES E IMPRENSA) ENTENDAM SEU LUGAR E O PAPEL DE CADA UM. COMO JÁ DIZ “UNIDOS POR UM MESMO IDEAL”. IDEAL ESSE, QUE É A SUPREMACIA TRICOLOR.
TEM MUITA GENTE (MUITA GENTE MESMO) TENTANDO ATRAPALHAR O TRICOLOR E SE A DIRETORIA E, PRINCIPALMENTE, O MURICY ABAIXAR A GUARDA, O SÃO PAULO ESTÁ PERDIDO.
PARA MIM, O QUE DIMINUI O VALOR DA MARCA DO CLUBE SÃO, PRINCIPALMENTE, EXTREMISMOS POR PARTE DE TORCEDORES, QUE FAZEM ALGAZARRAS, DESTROEM O PATRIMÔNIO, COBRAM COM EXCESSOS E SEM CRITÉRIO (VIDE O QUE A PORCADA FEZ NO INICIO DA TEMPORADA).
AGORA, QUEM É BOM TREINADOR? O LUXEMBURGO (MAFIOSO)??? O FELIPÃO (SENTOU NO TRONO DA SOBERBA)?? AUTUORI??? (QUE PEGOU UM TIME MONTADO E ABANDONOU-O APÓS A CONQUISTA, DESACREDITANDO NO POTENCIAL DO CLUBE).
MURICY É SÃO PAULINO E COMPETENTE…APRENDI A RESPEITÁ-LO E ADMIRÁ-LO E ESTÁ ENTRE OS MELHORES TREINADORES DO MUNDO NA BEIRA DO CAMPO E NOS BASTIDORES TAMBÉM. É AUTÊNTICO, MAS NÃO PERFEITO.

TODOS JUNTOS RUMO AO TETRA DA LIBERTADORES.

Unknown disse...

eu prefiro o Muricy turrão como é continuando a dar resultados... do que um cara afável e perdedor!

Robson dos Anjos

Tarso Loureiro disse...

Fora que reproter de esportes é louco pra querer arrancar uma resposta que gere polemicas internas ou externas!
E realmente Trajano falar de trato com os outros, como diria o gerson: è brincadeira, né?

Bruno Eduardo disse...

tá bom, tb acho engraçado e tals. Mas vamos fazer assim, quer bater...bata, quer ser ranzinza...seja, só não vá no final do ano pedir desculpas(ou antes), pra poder receber os elogios de todo mundo.