domingo, 22 de junho de 2008

O "até breve" do Imperador

Minutos antes do início do jogo contra o Sport, Adriano foi homenageado pelo São Paulo por sua recuperação de seis meses e 17 gols no clube. Ouvi muitos comentários, até de meu colega de blog, de que o jogador não merecia tudo isso e que outros fizeram muito mais pelo Tricolor do que ele. Tudo verdade. Mas a festinha de ontem nada tem a ver com mérito.

O importante é o que ele carregará consigo para a Europa -- a noção de humanidade e profissionalismo que há no São Paulo FC. A celebração cria mais um factóide para a imprensa destacar o sucesso do clube na recuperação do jogador e faz com que a última lembrança que Adriano leve de sua passagem pelo Brasil não seja a dura eliminação diante do Fluminense, mas o carinho da torcida gritando seu nome e pedindo seu retorno. No campo, à imprensa, Adriano até aventou a hipótese de um dia voltar a jogar no São Paulo. Pode não acontecer, mas é muito bom que ele diga essas coisas. Queremos que outros jogadores com dificuldades na Europa ouçam essa mensagem.

Ah, e claro que também há um forte componente de marketing. Disfarçada de "presente", uma nova camisa comemorativa foi lançada pelo São Paulo. É uma camisa de jogo normal, mas com o algarismo romano X e o nome do jogador "Imperador". Júlio Casares, o gênio do mkt Tricolor, não se fez de rogado ao anunciar, logo que Adriano ganhou a camisa, que o novo produto já está à venda na megaloja do São Paulo.


E para quem ficou bravo que o jogador não vestiu a camisa, basta lembrar que ele talvez tivesse problemas com a Nike, com quem tem contrato, por ajudar a vender um produto que é da Reebok. No mínimo um mal-estar iria causar. De toda forma, Adriano expôs a camisa, o que já está bom demais.

Obrigado, Adriano! E parabéns! Agora espalhe para os coleguinhas!

Nenhum comentário: