domingo, 29 de junho de 2008

Dia de decisões


Cruzeiro x SPFC
29.jun.2008, 16h
Brasileirão 2008
Aecião (MG)


Hoje é o dia da final da Eurocopa, mas a decisão em que todos nós estamos mesmo de olho ocorre a partir das 16h, no jogo entre Cruzeiro e São Paulo. São duas equipes que lutam pela ponta do campeonato, e o Tricolor, a despeito de jogar fora de casa, tem de fazer de tudo para vencer -- sob pena de descolar do topo da tabela.

O jogo é dificílimo. O Cruzeiro tem mostrado o futebol mais vistoso do campeonato até agora, com vitórias convincentes e grande regularidade (apesar da derrota para a Porcada). Só não é líder isolado porque o Flamengo jogou oitenta e cinco partidas em casa e o São Paulo deixou o Grêmio levar três pontos preciosos do Morumbi.

Já o São Paulo está em ascensão, com três vitórias nos últimos três jogos, após a superação do trauma da saída da Libertadores diante do Fluminense. E o time hoje vem completo, com Rogério Ceni, André Dias, Alex Silva e Miranda; Joílson, Zé Luís, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Borges e Aloísio. É a escalação e o padrão tático que têm se fixado no time do Morumbi, com as subidas de produção de Joílson e Hugo.

O São Paulo defende um retrospecto de grandes alegrias no antigo Mineirão (rebatizado Aecião por conta do lobby gigante que o governador de MG, Aécio Neves, está fazendo pelo seu estádio para a Copa de 2014). Mas, se história ganhasse jogo, o Tricolor do Morumbi não teria caído para o das Laranjeiras na Libertadores. Por isso, o São Paulo vai ter mesmo é que jogar bola para sair com a vitória.

Se ganhar, vira candidatíssimo ao título. Se perder, volta a retomar o "trabalho de formiguinha" para escalar para as primeiras posições da tabela. Se empatar, arranca o que seria, em tese, um bom resultado, mas certamente verá outras equipes passando à sua frente, neste que promete ser o Brasileirão mais equilibrado dos últimos anos.

Nenhum comentário: