domingo, 29 de junho de 2008

Faltou combinar com os outros...

Cruzeiro 1x1 SPFC
29.jun.2008, 16h
Brasileirão 2008
Aecião (MG)


Foi um bom resultado para o Tricolor. Indo a Minas para visitar o forte Cruzeiro, tornou-se o primeiro time a marcar gol e tirar pontos do rival na casa dele neste Campeonato Brasileiro. Ainda assim, a distância do São Paulo para o líder subiu de quatro pontos para seis.

Ou seja, para ser mesmo um bom resultado, faltou combinar com os outros times -- sobretudo com a equipe favorita da CBF e a Porcaria, que venceram seus confrontos pernambucanos (Fla contra Sport, lá na Ilha de Lost; Porcaria contra o Náutico, no Pocilga Itália) e conquistaram, respectivamente, a liderança isolada do torneio e uma vaga no G-4.

Mas o campeonato é longo, de modo que não há razão para se preocupar. Ainda acredito que, no frigir dos ovos (e das rodadas), o empate por 1 a 1 contra o Cruzeiro lá vai ser valiosíssimo.

O São Paulo foi a campo como todo mundo imaginava que iria, com Rogério Ceni, André Dias, Alex Silva e Miranda; Joílson, Zé Luís, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Borges e Aloísio. Mas o time não rendeu como deveria. Notas especialmente negativas para Aloísio e Zé Luís, que tomaram cartões amarelos completamente idiotas (o primeiro pondo a mão numa bola perdida, o segundo chutando para longe após marcação de falta) e forçaram suas próprias substituições, no intervalo.

Mas ninguém do Tricolor jogou muita bola, e a equipe não teve reais chances de gol. Nem mesmo os levantamentos na área, com Jorge Wagner, estavam surtindo efeito. E o Cruzeiro marcou em cima, pressionou mais e fez o seu, após bela jogada de projeção para a linha de fundo que resultou num cruzamento para Guilherme, que chutou para gol -- a bola desviou em Zé Luís e caprichosamente entrou no canto direito de Rogério, sem chance de defesa.

Muricy mexeu no intervalo, para evitar expulsões e dar mais mobilidade ao time: Éder Luís entrou no lugar de Aloísio, e Ricky, no lugar de Zé Luís. O resultado veio logo no primeiro minuto do segundo tempo -- bela jogada de Ricky, que tocou com precisão para Borges dar um lindo corte no zagueiro e tocar para o gol. Com o empate conquistado, o São Paulo queria a virada. Éder Luís entrou bem no jogo (também, se não jogar bem no Mineirão, contra o Cruzeiro, onde vai jogar?) e propiciou bons lances de contragolpe para o Tricolor. A marcação da equipe da casa também já não era mais a mesma, e o jogo ficou bom para nós. Borges quase fez o gol da vitória, mas o goleiro cruzeirense impediu o sucesso. Final: 1 a 1, resultado justo e, dadas as circunstâncias, melhor para o São Paulo.

Não que dê para ver isso na tabela. O Cruzeiro foi a 17 pontos e ficou a dois do líder Flamengo, com 19. Junto dele está o Grêmio, que conseguiu um empate contra o Internacional. Aí vem a Porcaria, com 16 pontos, seguida pelo Vitória e pelo Náutico, com 14. Nós estamos na modesta sétima colocação, com 13.

Mas não priemos cânico. As duas equipes que se colocam à frente do São Paulo estão por ali só de visita, de modo que em breve estaremos lutando por uma vaga entre os quatro primeiros, contra quatro adversários: Fla, Grêmio, Porcada e Cruzeiro. Um deles terá de sair, para podermos entrar.

A boa notícia é que na próxima rodada pegamos o fraco Ipatinga, candidato seríssimo ao rebaixamento, no Morumbi.

Nenhum comentário: