terça-feira, 24 de junho de 2008

E a janela européia se aproxima...

Os clubes brasileiros estão esperando uma avalanche na direção do Velho Mundo quando as equipes européias virem buscar reforços para a próxima temporada deles. Há até quem torça por isso -- Palmeiras, Curíntia e Santos precisam vender para quitar suas dívidas, para citar os pobres coitados que se fazem de rivais para o São Paulo FC.

Esse definitivamente não é o caso do Tricolor, que está em dia com seus vencimentos e financeiramente saudável, apesar da eliminação precoce na Libertadores e da perda do Paulistão. Isso se traduz em respeito. Respeito para com os jogadores -- que por isso cada vez mais querem estar no clube do Morumbi -- e respeito perante os clubes europeus -- que sabem que aqui ninguém está passando fome e precisa vender seu patrimônio por quaisquer três dinheiros.

Resultado: as especulações giram forte ao redor dos craques são-paulinos, com valores bastante agradáveis. Vamos, rapidamente, ao que se tem aventado:

Dagoberto - Supostamente cobiçado pelo Nantes, da França, por 5 milhões de euros (R$ 12,5 milhões, em contraste com os R$ 5,5 milhões que o São Paulo gastou para tê-lo).

Richarlyson - Supostamente cobiçado pelo Werder Bremen, que poderia pagar 7 milhões de euros pelo volante/lateral/ala/zagueiro.

Hernanes - O mais badalado dos jogadores do São Paulo, teria proposta de 11 milhões de euros do Barcelona -- mas está jogando duro para conseguir mais e deve conseguir.

Alex Silva - Está louco para ir embora, mas ainda não apareceu nenhum número sólido que justifique sua venda -- ainda mais porque uma porcentagem muito pequena viria para o São Paulo, uma vez que o jogador é do empresário Juan Figger. A proposta mais concreta teria vindo do Wolfsburg, da Alemanha.

Miranda - É um dos candidatos a ser vendido, embora ainda não exista uma proposta clara por ele no momento. O principal time com vontade de tê-lo no elenco é o Milan, da Itália.

Borges - Houve rumores de que o Besiktas, da Turquia, queria o jogador, mas nada muito concreto.

Pois é, se tudo isso for verdade, vai meio time para o exterior. Mas não podemos traduzir essas especulações -- a janela européia ainda nem abriu -- em propostas reais, quanto mais em negócios fechados.

Na opinião deste blogueiro, boas propostas mesmo até agora são as por Dagoberto e Ricky. O primeiro é bom jogador, mas nunca mostrou a que veio no São Paulo -- poderíamos fazer negócio e trazer outro jogador a um custo menor para apostar. O segundo tem um problema com a torcida e provavelmente não voltará mais à Seleção -- a hora de vendê-lo mais valorizado é agora.

Hernanes ainda pode render mais. É preciso fazer esse valor subir, uma vez que a multa rescisória é de 25 milhões de euros. Mas o jogador quer sair, o que faz com que o negócio se aproxime muito mais da concretização.

Dos outros três, o que parece ter mais potencial para sair é Miranda. Alex Silva, se sair para o Wolfsburg, vai se "esconder" na Europa, e um jogador desses tem potencial para brilhar em times de primeira linha. Borges, para a Turquia, não sai nem a pau, Juvenal.

De todo modo, é certo que o elenco do Tricolor vai se modificar durante a janela de transferências. E também parece razoável supôr que o São Paulo vai ter dinheiro em caixa para trazer alguns jogadores para recompor o elenco. O que está mais encaminhado é Rodrigo, do Dínamo de Kiev, que já treina com o grupo e depende apenas de uma alta médica (por conta da fratura que sofreu no braço) para assinar com a equipe do Morumbi.

Mas vem muito mais por aí, pode esperar. A diretoria são-paulina trabalha na surdina, mas a velha raposa não vai assistir impassível ao desmanche de seu time -- ainda mais com a necessidade de ir bem no Brasileiro para voltar à Libertadores no ano que vem.

Nenhum comentário: