segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Refazendo as contas

É... deixaram chegar. E não foi só o São Paulo que deixaram chegar. Na verdade, deixaram TODO MUNDO chegar. O grande perdedor da rodada foi o Palmeiras, e os demais times na disputa do título encostaram todos -- mas acabam também travando uma pequena guerra particular pelo G-4. Ou seja, tá todo mundo pressionado.

Dos quatro resultados previstos para a rodada que passou, a projeção da ISP acertou apenas um. Mas, como somos brasileiros (e são-paulinos) e não desistimos nunca, vamos de novo, atualizando aquelas projeções. Com um detalhe: decidi incluir na lista o Cruzeiro, que vem embalado e pode terminar fácil entre os quatro primeiros.

Palmeiras

Goiás (C), 3 pts.
Curíntia (C), 1 pt.
Fluminense (F), 3 pts.
Sport (C), 3 pts.
Grêmio (F), 0 pt.
Atlético-MG (C), 1 pt.
Botafogo (F), 1 pt.

Total: 66 pts.


Atlético-MG

Fluminense (F), 1 pt.
Goiás (F), 0 pt.
Flamengo (C), 3 pts.
Coritiba (F), 0 pt.
Inter-RS (C), 1 pt.
Palmeiras (F), 1 pt.
Curíntia (C), 3 pts.

Total: 62 pts.


Inter-RS

São Paulo (F), 0 pt.
Botafogo (C), 3 pts.
Barueri (F), 3 pts.
Santos (C), 3 pts.
Atlético-MG (F), 1 pt.
Sport (F), 1 pt.
Santo André (C), 3 pts.

Total: 66 pts.


São Paulo

Inter-RS (C), 3 pts.
Barueri (C), 3 pts.
Grêmio (F), 0 pt.
Vitória (C), 3 pts.
Botafogo (F), 1 pt.
Goiás (F), 1 pt.
Sport (C), 3 pts.

Total: 66 pts.


Flamengo

Barueri (F), 3 pts.
Santos (C), 3 pts.
Atlético-MG (F), 0 pt.
Náutico (F), 3 pts.
Goiás (C), 1 pt.
Curíntia (F), 1 pt.
Grêmio (C), 1 pt.

Total: 63 pts.


Cruzeiro

Santo André (C), 3 pts.
Fluminense (C), 3 pts.
Sport (F), 1 pt.
Grêmio (C), 3 pts.
Atlético-PR (F), 1 pt.
Coritiba (C), 1 pt.
Santos (F), 3 pts.

Total: 64 pts.

Note a embolada no campeonato. Agora São Paulo, Palmeiras e Inter-RS empatam em pontos na primeira colocação. Se isso acontecer, o Inter será campeão pelo número de vitórias. E o Cruzeiro, surpresa!, que tem um caminho razoavelmente fácil, acaba em quarto. Flamengo e Atlético-MG, por coisa de um ponto ou dois, terminam fora do G-4.

Mas, claro, este é um cenário que mudará a cada rodada, conforme os resultados forem "desmentindo" as nossas projeções. Como já dito, meu aproveitamento nos palpites foi de apenas 20% na rodada que passou.

3 comentários:

Ivan Bascherotto disse...

nessa sua projeçao nao seremos campeoes... para isso, talvez poderiamos arrancar um empate co o gremio fora... ou ganhar do goias ou botafogo fora...

Salvador Nogueira disse...

Ivan,

interprete essa brincadeira muito mais como um fruto da ansiedade pelas próximas rodadas (e eu que queria me desprender de 2009 e pensar em 2010... o Jason não deixa!!!) do que uma real expectativa dos rumos do campeonato.

Note que eu reproduzi, aqui, as mesmas projeções da semana passada, atualizando apenas a pontuação atual dos times. A ideia é ir fazendo isso de rodada a rodada, para ver como muda o cenário do campeonato.

Na projeção anterior (basicamente a mesma, noves fora os resultados da rodada corrente), a classificação era:

1- Palmeiras
2- Inter-RS
3- São Paulo
4- Atlético-MG
5- Flamengo

Na atual, ficou:

1- Inter-RS
2- Palmeiras
3- São Paulo (perdendo nos gols pró)
4- Cruzeiro
5- Flamengo
6- Atlético-MG

É uma boa medida de como o campeonato é dinâmico e, mesmo preservando as projeções futuras, a coisa muda completamente a cada rodada.

Tudo isso para dizer que não tenho a ambição de prever o campeão (ou sequer o G-4). Estou apenas burilando com os dados, de forma a aplacar a ansiedade inevitável pelos próximos jogos. Ainda bem que já é quarta-feira o próximo!

Abraço e rumo ao tetra-hepta!

Salvador

Ivan Bascherotto disse...

com certeza... garanto que todos os sao paulinos estao aguardando anciosamente esse jogao de quarta. temos que agredir (no bom sentido) nossos adversarios. partir p/ cima. buscar os 3 pontos dentro e fora de casa. daqui p/ frente, é proibido errar... aquele errar dança... assim como o palmeiras está dançando...
e nós, seguimos firme e forte na luta para levar mais um canéco p/ casa...

ah sim, só tá faltando um podcast da reta final agora neh... o ultimo foi lá atras, na libertadores... sei que pode ser complicado por falta de tempo, mas era sempre legal ouvir os podcast do ISP... =D

saudaçoes!!!