sábado, 10 de outubro de 2009

A história se repete, e cai a toalha

Na boa, vou jogar a toalha. Não vejo derrotismo nisso. É o realismo de quem desistiu de investir emocionalmente nesta temporada e já vislumbra o que será da próxima. Estou falando isso no calor de uma derrota, e posso até voltar atrás mais à frente. Mas, mesmo que eu volte atrás, isso não vai mudar a situação do São Paulo.

Sinceramente, não é o caso de descer a lenha. Torcedores rivais sem-terra rotineiramente vêm aqui e provocam, querendo nos diminuir por, depois de ter conquistado o maior número de títulos importantes dentro e fora do Brasil, estarmos em segundo ou terceiro na tabela. Convenhamos: não há vergonha em terminar em terceiro, quarto ou -- durma-se com um barulho desses! -- quinto, num campeonato disputadíssimo como o Brasileirão.

A verdade é que o São Paulo parece ter chegado aos seus limites. Minha projeção sabidamente otimista postada logo abaixo não exigia vitória no Rio; um empate bastava. Mas, mais uma vez, o Tricolor sai na frente e abdica de jogar, esperando segurar o resultado. Não é assim que se joga futebol. Noventa minutos é muito tempo pra torcer pelo apito final. Não dá. Fizeram isso uma, duas, três vezes. Não aprenderam. Pra mim é um fator limitante. Está claro que não vão aprender.

Mérito do Flamengo, claro, que não esmoreceu e fez por onde conquistar a vitória (que ficou até pequena, considerando volume de jogo). Não vou chiar pelo pênalti que o Rogério (que fez ótima partida, por sinal!) pegou e o juiz mandou voltar. No frigir dos ovos, o placar foi justo e premiou a equipe que buscou as ações.

Nem esperei o fim da rodada pra fazer este post porque não acho que o nosso problema a essa altura sejam os adversários. Estamos, seguidas vezes, tropeçando em nossas próprias limitações, na nossa acomodação diante de um placar favorável. Não pode ser assim.

A exemplo do ano passado, este campeonato não tem dono. Todo mundo lá em cima tá tropeçando demais na reta final. Por conta disso, é muitíssimo provável que o caneco fique com quem está na frente agora. No duelo entre Muricy e elenco, está dando Muricy -- gostemos ou não. E agora é começar a disputar o campeonato pensando em 2010, não no campeão de 2009. Se calhar de sermos nós (duvido!), tanto melhor. Mas não dá mais pra se iludir. O São Paulo teve duas chances de encostar. Não encostou. Segue a vida.

12 comentários:

Unknown disse...

postura lúcida!

que venha 2010, pois 2009, com tanta irregularidade na reta final, já era!

saudações tricolores ... 6-3-3

Paulo S. Madruga disse...

Hahaha!! O mais importante - e engraçado - é que o Mengão está vivíssimo para a vaga na Liberta. De novo, acerto em cheio aqui, o que, convenhamos, com esse time porcaria do SP, não é lá grande coisa, admito. Sempre foi óbvio pra mim que o Sp não disputava o título - até o Goiás tinha e tem mais chances. Mas, claro, os "especialistas", os mesmos que decretaram de forma asquerosa que o grande Petkovic era "ex-jogador em atividade", que o grande Fenômeno era truque de mkt, e que ambos pagariam o maior mico dos últimos tempos, esses babacas tb previram que o SP "estava na briga" pelo título. Estava é o ca... E repito, que TAMPOUCO vai se classificar para a Libertadores 2010, e isso para nós, é até ruim, porque vcs são fraquíssimos e viraram fregueses do Timão, mas vale para presenciar tanta arrogância cair no esgoto, e tão rapidinho... Agora vc tb, Salvador, admite que os bambis podem ficar em quinto, né? Mas agora é fácil, até "os especialistas" da ESPN Brasil vão decretar, espera mais uma semana, hehe e VIVA O TORÓ!!

Salvador Nogueira disse...

Madruga,

na boa, mas eu estou considerando seriamente eliminar sua presença nos comentários deste blog. Estou cansado mesmo dos seus desaforos. Eu acho assim: se você gosta de futebol e tem interesse em discuti-lo com torcedores de outros times que não o seu, você é bem-vindo. Mas não é de hoje que você vem aqui simplesmente para gourar e falar mal do São Paulo, sem nenhuma fundamentação. Você insiste que o time é fraco, é uma porcaria, mas nunca menciona que esse time fraco, porcaria foi tricampeão brasileiro enquanto o seu "esquadrão" frequentava a segunda divisão.

Eu tenho sido compreensivo e tolerante, mas estou chegando ao meu limite. Qual é o sentido de deixar você continuar a fazer o que você faz? Sua postura é covarde, porque ninguém tem como te pentelhar quando o seu Curíntia vai mal ou quando o São Paulo vence (você andou afastado várias semanas deste blog, curiosamente quando o SPFC escalou do pé da tabela para o topo). Você só se apresenta quando te interessa. E isso é injusto. Mais: não estou a fim de me irritar mais com você. Não é pra isso que toco este blog.

Então, o negócio é o seguinte: estou propondo que você pare de provocar. Pode dar opiniões, se eles forem pertinentes, embasadas e respeitosas, serão bem-vindas. Mas se você ultrapassar essa linha, nem que seja por um milímetro, vou ser obrigado a dar fim a suas participações neste blog.

Não leve a mal. Mas, como eu disse, estou farto dessa babaquice. Em vez de se preocupar com a "arrogância" são-paulina, por que não se preocupa com a posição do seu time na tabela?

Abraço,
Salvador

Marcos Henrique disse...

Tomará que a porcada vença amanhã pra acabar com isso logo, eu já joguei a toalha, me desculpe

Michel Toniato disse...

Concordo com a postagem, só não podemos virar as costas para o time, pois algo de muito importante ainda está em jogo, uma vaga à Libertadores.
Abraço

Anônimo disse...

Não tem uma maneira de ler os comentários antes de ser colocados no blog?
Esse espaço tem que ser de são-paulinos.
Esses imbecis, como é o caso dessa figura - "Paulo S. Madruga" como todos os outros corinthianos de merda entram no nosso espaço porque nem isso eles tem.
Esse time de merda que é o Corinthians não tem dinheiro nem para hospedar site.
O único espaço que eles têm para discutir são dentro de penitenciárias.
Pensando bem não vou ter mais pena
dessa bosta não, como tive quando foram desclassificados da Libertadores em pleno Pacaembú em que aquele argentino que está no Internacional (D'Alessandro) deitou e rolou, só não fazendo chover naquela noite.
Ou então quando foram rebaixados para Série B do Campeonato Brasileiro no ano retrasado.
Pois é sr. "Madruga", vai aproveitando o último ano de mandato do Lula e toda sua cambada do PT.
Vai acabar a mamata de comprar Campeonatos como foi o de 2005!
Se fosse corinthiano, sinceramente teria vergonha de sair na rua para comemorar um título como foi conquistado daquela maneira.
Temos que fazer que nem fez o nosso presidente que escurraçou esses bandidos e marginais do Morumbi.
Afinal de contas o exemplo vêm de cima.

Alexandre disse...

Salvador,

Voce tem total razao... todas as vezes que saimos na frente, parece reflexo IMEDIATO, nos acovardarmos e ficarmos atras dando chutão pra frente.

Eu acho que seria melhor fazer o seguinte: TODOS os jogos o Tricolor sair perdendo já de 1x0... pq só desse jeito que eles mudam a atitude...

O flamengo precisou empatar o jogo para eles começarem a correr denovo... só que aí ja era tarde, com a zaga remendada era questão de tempo tomar outro....

Estou escrevendo este post assistindo o jogo da porcada, e felizmente estao tomando um sacode do Nautico...(3x0)..

NÃO JOGUE A TOALHA, AINDA DA!!!!!!!!

Anônimo disse...

É, bicho. deu pra ver que você não conhece nada da história do clube mesmo.

Fiquei decepcionado com esse papo de jogar a toalha, faltando mais de DOIS MESES pra terminar o campeonato. Parece até que no ano passado o São Paulo tava cheio de craque e nesse ano só tem prego. São os mesmos pregos, com a mesma falta de técnica e vontade mas, O TAMANHO DA CAMISA ASSUSTA TANTO que o resto vai peidando sozinho.

Vai sair amanhã uma nova estatística do Tristão Garcia pros que jogaram a toalha começarem a falar que o diego souza é o maior jogador do mundo, vai lá ler.

abs

Ivan Bascherotto disse...

opinião, é opinião... e cada um tem a sua...
Desculpa Salvador, mas nao posso concordar em largar a toalha com você. campeonato de pontos corridos, assim como o jogo de futebol em sí, só termina no apito final, ou nas ultimas (ou ultima) rodada...Concordo que, se nosso time nao tomar um choque urgente pra acordar, nós teremos que nos contentar só com a libertadores... Agora, analisando pelo outro lado... tem tempo ainda de o sao paulo acordar... a porcada esta mostrando que temos chances pra recuperar... basta o time se recuperar primeiro... eu ainda acredito... enquanto existir 1% de chance, estarei aqui, torcendo e apoiando o tricolor mais invejado do mundo...
grande abraço a todos os leitores!!

Paulo S. Madruga disse...

Salvador, não venha dar aqui uma de bom moço repeitador, democrático, e agora o do bom moço indignado. 1- Vcs sempre se referem de forma desrespeitosa a Corinthians e Palmeiras, e quem fala, ouve, ou melhor não falar, ou melhor falar e não permitir o contraditório, simples. 2- Por isso, ainda no primeiro semestre (abril) resolvi desmascarar esse farsa de que o Sp de Murici era um "grande time" (haha), etc, etc (uma realidade com que todos os "especialistas" agora concordam) . Os resultados só fizeram confirmar o que dizia, e continuam confirmando o que venho dizendo recentemente. Entendo que isso deve irritar um tanto, mas a realidade costuma ser durinha mesmo.. 3 e final - Eu não dou a mínima se vc vai ou não publicar meus coments. É um direito seu fazer o que quiser, nunca pedi nada, só escrevi o que me deu na telha, mas sempre baseado nos fatos e na lógica, esta uma criatura não muito bem vista no Brasil. De qualquer forma, vou em definitivo (que alívio, hein?!!), mas o problema será que os resultados dos próximos meses e talvez anos, farão vcs, involuntariamente, se lembrarem de mim por um tempinho hehe

Webão disse...

Para os Róseos e Galináceos:

Às vezes segundo.
NUNCA na segunda!!

Saudações TRIcolores!!

Denis disse...

esse babaca já foi pro limbo ou estão esperando o capeta fazer o serviço?