quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O estilo de Ricardo Gomes


É até difícil, depois de uma vitória importantíssima como esta contra o Inter, ficar pensando em esquema tático, posicionamento da equipe, melhorias para os próximos jogos etc. Mas em pontos corridos é preciso sempre buscar a perfeição. Claro, não sou eu quem vai mostrar o caminho. Queria aqui apenas comentar um pouco o estilo do nosso atual treinador, Ricardo Gomes.

O cara é mais motivador do que estrategista. A gente vê em campo um time com muito mais disposição do que disciplina. Isso talvez seja uma grande mudança com relação à era Muricy. Acho que agora a vibração é maior, mas a desorganização em campo também. O time, quando se lança ao ataque, se lança ao ataque. Vai mesmo. Com tudo. Quando se defende, todo mundo volta e fica encolhidinho (um dos problemas que tivemos ontem foi esse). E nem sempre cada um guarda sua posição.

O São Paulo do Muricy era mais organizado. Era um time frio e calculista. Cada um tinha sua função e era preciso cumpri-la à risca. Resultado: o futebol do Tricolor era muito mais chato e previsível antes. Eficiente, é verdade, mas chatíssimo de se ver.

Hoje, o Tricolor é um time que flutua. É um time vibrante, quente. E justamente porque é empurrado mais pela motivação do que pela tática pragmática, acaba oscilando. Num jogo, desanimado e perdido. Noutro, um épico de garra e luta.

Fizemos algumas partidas épicas nos últimos tempos. Contra o Náutico, com dois a menos! Contra o Santos, em plena Vila, de virada, após estar duas vezes atrás no placar! Contra o Inter, matando o jogo em pouquíssimos lances agudos e se defendendo com muita disposição -- ainda que não tanta organização!

Em contraste, vemos jogos como os contra Santo André, Coritiba, Flamengo e Atlético Mineiro, que, sinceramente, eu prefiro até esquecer. Ou melhor, lembrar, mas como lição de como não se portar em campo.

Essa, eu acho, é a principal marca de Ricardo Gomes. O time tem "humor". Quando está mal-humorado, nada dá certo. Quando está inspirado, até a sorte ajuda. É uma marcada -- e saudável -- diferença para o estilo pragmático da era anterior.

E, posto que é menos organizado, o time acaba mais solto. Ontem foi muito legal ver o Gonzales quase como um ponta. Na era Muricy, um ala jamais se posicionava de forma tão ofensiva. Junior Cesar, no segundo tempo, a mesma coisa. Isso é legal. E o time joga às vezes pelo chão também, não só aquele chato e previsível chuveiro. A equipe parou de levantar bola do bico da área e tem levado a pelota à linha de fundo para cruzar. Então, são mudanças que enriquecem o espetáculo.

Não quero dizer com isso que o Tricolor esteja dando shows de bola. Não está. Aliás, ninguém está. Mas o time está mais solto, e o resultado é que o jogo fica mais interessante e a gente sofre mais defensivamente.

22 comentários:

Leandro Corrêa disse...

Falou tudo: a gente sofre mais defensivamente. E o são-paulino não é um torcedor acostumado a sofrer!!!

Unknown disse...

Cara, concordo com o leandro correa, na época muricy, quando o são paulo fazia um gol logo aos 5 minutos do primeiro tempo, podia desligar a tv e ir fazer outra coisa, pois ele iria levar aquele ate fim e a partida ja estava ganha, mas no mata-mata o muricy não conseguia mecher com o brio do jogador, tirar 120% deles, por isso acho que o unico problema do muricy era que ele não era bom em mata-mata, pois não colocava os jogadores no climax que a partida merecia, coisa que eu acho que o RG faz. o São Paulo não vai levar o ´titulo este ano porém ano que vem pode levar a libertadores sim.

Bruno disse...

Concordo muito com a parte em que o time joga de acordo com o humor.
Não acho que o tricolor tem algum diferencial perante aos demais a não ser elenco.
O time quando faz gol sempre recua e não se impõe; e em alguns jogos quando resolveu acordar já era tarde.

Guasca Tricolor disse...

O RG ainda tem alguma coisa do Muricy; a teimosia e a covardia. Ele não está a altura do SPFC. Para 2010 o técnico tem que ser outro.

José Casadei disse...

Além disso, esse "humor" faz mais torcedores irem ao estádio. Quando time é muito previsível, a torcida já sabe que não vai encotnrar emoção no estádio. Abraço! Belo post.

Mateus Woszak disse...

Muito boa análise, Salvador. Eu não tinha visto ainda dessa forma e agora, lendo seu texto, sabe que você tem razão?

Cadê Meu Camisa 10? disse...

Queria saber quem o "Guasca Tricolor" gostaria de ver no comando do tricolor? Não vejo alguém a altura do nosso time, e acho que RG está conseguindo uma performance melhor do que a esperada, acho que vale a pena dar um crédito parao rapaz...

Sobre o estilo dele, concordo que ele é teimoso, mas não acho covarde, diversas vezes tirou zagueiro para colocar atacantes ou o Oscar, ele também está usando um pouco mais a molecada..

Sobre a parte tática, na minha opinião, o problema está na teimosia dele, gosto do Richarlyson por toda vontade e dedicação dele, mas é nítido que ele é um jogador que não mantém sua posição tática e diversas vezes acaba dessarrumando o esquema defensivo do tricolor.. Richarlyson tem como função ser volante e principalmente cobrir a subida do ala esquerdo, só que por inúmeras vezes, vemos ele "passeando" por todo o campo.. Qdo RG, decidir escalar Jean e Hernanes de volante, com Gonzalez na direito, tenho certeza que esse sofrimento diminuirá..

Opa, falei demais..
Valeu,
Cadê Meu Camisa 10?

Danyel Dalmaschio disse...

Uma questão que tem dificultado muito as coisas esse ano é a apatia que se abate sobre o time ao conseguir fazer um gol. Sinto como se o time achasse que o jogo está ganho e muitas vezes pagamos caro por isso. Falta ao Ricardo essa força de continuar a empurrar e motivar o time durante o jogo, o antes e o depois não são suficientes, ainda mais num campeonato onde o diferencial entre os times é muito pequeno. Tem que valer a raça, o empenho, o "sangue nos olhos".

Vinícius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinícius disse...

A verdade é que o RG me surpreendeu. Me lembro quando acordei no sábado de manhã pós demissão do Muriçoca e vi quem era nosso novo técnico "decretei" que iríamos brigar apenas para não cair. Creio, aliás, que não fui o único. Contudo, o SP teve bons momentos com o Ricardo e, verdade seja dita, aquele time completamente desacreditado do início do BR-09 está disputando palmo a palmo o título, coisa que ninguém acreditaria depois do vexame contra o Cruzeiro na Libertadores.
De qualquer forma, acho que o RG merece uma chance de continuar ano que vem. Primeiro, pq tb não tem outro grande nome disponível. Segundo, pq ele terá a chance de indicar jogadores para as posições carentes de nosso elenco, agora que já o conhece e "conhece" novamente o "futebol brasileiro". Além disso, me parece que essa vibração, somada com alguns bons jogadores em posições chave para o ano que vem, pode ser nosos diferencial na Libertadores 2010.

Lucas Cabral disse...

só queria fazer uma comparação ... olha o time que o burricy tinha nas mão quando chegou em 2006 e no ano seguinte e olha do jeito que deixou na chegada do R.Gomez , o muricy na minha opnião é ruim covarde e só pensa em se defender e quando ataca na maioria das vzs na base do chuveirinho ...

Esse cara já começou a acabar com o estilo de jogo do palmeiras ( certo , fez 4 a 0 no goias mais isso ñ vai acontecer com frequencia ) .

já o R. gomes esta fazendo milagre com o que tem , pois o único ponto forte do são paulo é a defesa .. mais o ataque deixa a desejar , posso não concordar algumas substituições dele mais entendo todas , o w9 é fraco pra ser o nosso n°9 pois ñ joga fora da area, ñ da pra esperar nada dele com a bola no pé loge do gol , e o borges ( insjustiçado pelo agora técnico palestrino ) ñ esta mais com vontade de jogar , o dagol é um ótimo jogador mais na parte coletiva ñ esta se saindo bem pois ñ é muito de soltar a bola , na armação temos o j.w. , outro jogador que deixa muito a desejar mais melhorou muito com a chegada do R.g. .

Mais pro ano que vem estou certo de que o são paulo vai ter um time bem melhor , com a saida de quem não quer mais jogar e quem não pode nos ajudar mais do qeu esta fazendo (w9) e a chegada de outros jogadores e também com as pratas da casa temos muitas chance na libertadores ( agora temos um técnico que ñ vai ter medo dejogar essa competição ) .

agradeço o espaço , sei que muitos não vão concordar comigo , mais esse é o meu ponto de vista ..

fui ..............

Rômulo Lopes disse...

Quando o time vai pro ataque, eu penso "Porra, esse estilo do Ricardo é foda". Foda no sentido de que é melhor que o do Muricy, mais opções.
Quando o time tá se defendendo eu penso "Porra, esse time do Ricardo é foda!". Foda no sentido de que passa muitos mais sustos do que o time do Muricy passava.
Se fosse futebol americano, um armava a defesa e outro o ataque, e teríamos um time perfeito.
Como não é, que contemos com as ótimas apresentações dos nossos 3 goleiros... e que os títulos venham!


http://Sisudez.blogspot.com

Anônimo disse...

Em 2007 o time jogava com raça, era dinâmico, tinha jogadas bonitas e mesmo assim não era bagunçado e jogava de forma organizada.

O que falta no time é jogador bom e com brio. Antes, com Leandro, Aloísio, Ilsinho, Hernanes com fome de bola, Dagoberto sem dar cotovelada, Souza em boa fase tínhamos uma mescla de raça, talento, velocidade e jogadas insinuantes.

Hoje não temos velocidade, raça e os jogadores só sabem fazer coisas comuns.

Temos que fazer uma reciclagem no elenco trazendo gente rápida, experiente e que não pipoque como Juninho, Éder luis, Arouca, Marlos e outros. Tem que entrar e resolver.

Anônimo disse...

No começo vi com desconfiança a contratação do RG, mas com o passar do tempo comecei a gostar do estilo dele e acredito que ele terá um grande futuro a frente do tricolor.

cleyton disse...

Ta ai hoje posso ver meu time do coraçao doar mais sangue em campo mostra oq cada jogar pode fazer RG deu mais vida as jogadas diferenciadas.
Nao que eu nao tenho a agradecer o Muriçoca mais o time de MR era identico todas as partidas jogadas pelas linhas de fundos e pronto nao entrava pelo meio ariscava menos e tinha medo de mudar o time.
entao fica meu agradecimento pelo q o MR fez e deixo meu agradecimento pelo que o RG esta fazendo.

Ale disse...

Caros,

Prefiro ir para a segunda divisão, a voltar o Muricy como nosso técnico.

Cheguei a ter raiva de ser sao-paulino. Nunca mais quero sentir isso novamente.

Chega a me dar calafrios.

Coloquem o Chimbinha como técnico, mas Muricy nunca mais.

André Henrique disse...

O problema do time está quando o time passa a jogar à frente no placar. Invés de o time ganhar disposição, vontade, confiança, ocorre justamente o oposto quando passamos a frente no placar o time joga de forma covarde, ineficiente e desarrumada. O que explica isso eu não sei, mas que o maior proble ma é esse tenho certeza. No momento em que o time tiver uma constância durante os 90 minutos temos tudo para consquistar bons resultados, pois falem o quanto quiser mais temos senão o melhor elenco do Brasil no mínimo temos o 2º.

Rafael Gomes disse...

O Muricy é um ignorante, e se esconde atrás dos altos salários que recebe pra menosprezar sobretudo jornalistas,qdo está por baixo se esconde,qdo por cima aparece para dar patadas e falar o que bem quer..Deveriam boicotar um otário desse.O pior é que fazem média ainda com esse Besta!!
Ricardo Gomes é um Homem educado e teve berço..já Muricy caiu do berço,subiu numa gilete e começou a discursar..

Anônimo disse...

Perfeita sua analise sobre o professor.

Concordo com todas as letras.

Fabio H disse...

Como a grande maioria, recebi com desconfiança a notícia de que RG seria o novo técnico do SPFC, na época o time não atravessava boa fase e existia o risco real de entrarmos na zona de rebaixamento.
Entendo que o técnico se mostrou uma boa surpresa, não pelo lado estratégico, mas pela sua filosofia junto aos jogadores, de conversa e entendimento, algo até compreensível para um profissional que acabava de chegar ao clube.
O SPFC sempre teve um ótimo elenco para os padrões do futebol brasileiro, mas as relações entre jogadores e com a comissão técnica anterior estavam extremamente desgastadas, e a chegada de uma cara nova, sem os vícios dos técnicos que sempre estão rondando por aí foi benéfica, o time se reencontrou e conseguiu uma reação extraordinária dentro do campeonato.
Acredito que o RG merece o voto de confiança da torcida e da diretoria para 2010, a renovação no elenco é necessária e a questão da permanência ou não do atacante do Washington deve ser muito mais ampla do que a maioria dos torcedores prefere fazer, chamando o cara de caneludo e etc.
Quem acompanha o cara sabe que o futebol dele é esse mesmo, não é o drible, não é a jogada de efeito, não é a velocidade, é dentro da área para empurrar a bola pro barbante. Mesmo com os altos e baixos (muito mais baixos) da equipe em 2009, o cara é o artilheiro do time com 26 gols, número que representa a melhor temporada do Borges até hoje no SPFC.
O time do SPFC ainda continua criando poucas oportunidades durante a partida, sente falta do meia criador, que possa fazer uma enfiada de bola, uma tabela, um drible que possa desmontar uma defesa, mas também sofre (e muito) com a falta de alas de qualidade e que apoiem o ataque com eficiência, eu espero que Jr. Cesar e agora Adrian Gonzales possam suprir essa carência, Jorge Wagner na meia é uma improvisação necessária nos dias de hoje.
Se o título não vier este ano, que em 2010 nós possamos ter um time renovado e muito mais forte!
Saudações TRICOLORES!

Alan SPFC disse...

QUEM DISSE QUE MARLOS É PIPOQUEIRO?? O GAROTO TEVE TÃO POUCA CHANCE E AS VEZES QUE ENTROU DEU O MÁXIMO, FEZ BOAS PARTIDAS. A questão é que jogador sem a tão comentada confiança não joga tudo que tem para jogar.

Quando ao time, só não gosto de 2 coisas que vejo. A primeira é a falta de um "CAMISA 10".. que faça o que o Diego Souza faz no Palmeiras, que é carregar a bola com eficiência e autoridade e o que Pet faz no Flamengo, que é distribuir a redonda com eficácia. A segunda é o equilíbrio quando faz um gol. Vejo o SPFC fazer um gol aos 3 minutos do 1º tempo e parece que é final de campeonato e que fez o gol aos 49 do 2º tempo com 3 a menos. Falta um equilíbrio ao time e CREIO EU que tal atitude poderia ser alcançada, em parte, por uma atuação mais efetiva de RG no banco durante a partida. O cara fica apático no banco de reservas, como se tudo fosse normal!!!!

AAHHH.. para mim o único técnico HOJE a altura do SPFC seria o Paulo Autuori. Portanto, se não for para ele vir, que fique RG.

Anônimo disse...

sinceramente, acho que RG ainda não conseguiu dar uma nova identidade ao time. ainda vejo um time que erra muitos passes, que se retrai demais em certo momentos, que ainda insiste no chuveirinho... some-se a isso a quantidade de cartões vermelhos que a equipe toma, virou um time meio destemperado (é que de repente eu me lembrei daqueles tempos de Telê Santana - O Mestre).
RG precisa de mais tempo, acho que pro ano que vem ele deverá ser mais cobrado.

saudações tricolores

Lilian