sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A matemática do título, edição revisada

Nós empatamos, a Porcaria empatou. E quase todo mundo empatou, tirando o Inter, e ficou tudo mais ou menos na mesma lá em cima -- com uma rodada a menos, agora. Podíamos ficar lamentando a oportunidade perdida de diminuir a diferença, mas agora isso de pouco adianta. Preferi fazer um pequeno exercício do que precisamos fazer, nós e a Porcaria, para que dê São Paulo no fim do ano.

Fui surpreendido, pois, na minha primeira simulação (otimista, assumo!), deu São Paulo. Mas isso vai exigir bastante do nosso time. Confira:

São Paulo pega:

Flamengo (F), 1pt
Atlético-MG (C) 3pts
Santos (F) 1pt
Internacional (C) 3pts
Barueri (C) 3pts
Grêmio (F) 1pt
Vitória (C) 3pts
Botafogo (F) 3pts
Goiás (F) 3pts
Sport (C) 3pts

49 + 24 = 73

Palmeiras pega:
Náutico (F) 0 pt
Flamengo (C) 3 pts
Santo André (F) 3 pts
Goiás (C) 3 pts
Corinthians (C) 1 pt
Fluminense (F) 1 pt
Sport (C) 3 pts
Grêmio (F) 0 pt
Atlético-MG (C) 3 pts
Botafogo (F) 1 pt

54 + 18 = 72

Na minha projeção do SPFC, usei basicamente o mesmo esquema do ano passado: o importante é não perder. Os únicos resultados realmente complicados seriam fazer 3 pontos contra o Goiás e 3 pontos contra o Botafogo, num sprint final. De resto, empates fora e vitórias em casa: feijão com arroz.

Já na projeção da Porcaria, projetei duas derrotas, uma para o Grêmio fora, outra para o Náutico (time megadesfalcado, nos Aflitos), já na próxima rodada. Pontos perdidos em casa, só para o Curíntia, pelo fator "clássico". E até me dei ao luxo de dar uma vitória fora de casa, contra o Santo André, para os porcos.

Claro, isso não quer dizer que a gente vá ganhar. Algumas das minhas projeções para o Palmeiras (empate com o Botafogo na última rodada, disputando o título) são otimistas. Mas o que a última rodada mostrou é que não tem ponto ganho antes dos 90 minutos. Que o digam Coritiba e Avaí. Tudo ainda pode acontecer. Cabe ao Tricolor fazer como fez nos últimos anos: não oscilar na reta final. Ainda dá.

2 comentários:

Messias disse...

Tô contigo nessa! E ainda vale lembrar que, empatando como tá o São Paulo ainda está na briga, imagina se vence umas 4 seguidas, como é de costume na reta final... aí já era! O que rola é o seguinte o Ceni não está me passando tanta confiança ultimamente, acho que ele está meio sem ritmo, e digo mais amigo, eu aposto eu vitória tricolor amanhã no Maraca, é só pegar os ultimos três confrontos do São Paulo e Flamengo lá... e vai notar que são fregueses da gente! Saudações tricolores!

Patrice disse...

Oi Salvador, tudo bem? Queria conversar com você sobre a possibilidade do Blog ISP se tornar colunista do SigaSaoPaulo no twitter (twitter.com/sigasaopaulo). Gostaria de enviar mais detalhes por email. Caso tenha interesse peço que entre em contato pelo email contato@sigaseutime.com.br
Abx.