quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Zico bebe gasolina e desdenha Tricolor

Zico só pode ter bebido antes da entrevista. O cara (na foto, na lembrança mais memorável que eu tenho dele) declarou que o São Paulo não é um "time de massa". Fico me perguntando o que faz com que 15,3 milhões de torcedores não sejam massa.

Disse o Galinho (ou seria Galinha?): "O São Paulo passou pelos maiores problemas dentro da competição. Muita gente esquece o que o São Paulo passou, e eles estão aí. Agora, o São Paulo é um clube diferente. E outra coisa: não é um clube de massa, como o Flamengo e o Corinthians, onde as coisas tomam um vulto muito maior. Você contorna as situações com muito mais tranqüilidade."

Zico confirma o que dissemos noutra ocasião, dois dias atrás (leia aqui): o São Paulo é mesmo diferente dos outros.

O ex-craque e atual eterno pé-frio erra só no diagnóstico: o São Paulo, com a terceira maior torcida do Brasil e a torcida que mais cresce, é um time de massa, sim. Só que é mais bem gerido, de forma que a torcida faz menos birra.

18 comentários:

Anônimo disse...

É, o Galinho tem a minha maior admiração mas, assim como Pelé, tropeça nas próprias pernas com uma declaração como essa.
Paciência, ele era gênio com as pernas, não com a retórica.

SAULERA disse...

o zico e uma piada ,, o que ele ganho como jogador da seleção brasileira NADA!! chupa pau de carioca babaca...

Paulo Cesar Ceglia disse...

Típico do Zico isso daí... ou ninguém tá lembrado quem ele culpou depois da derrota vergonhosa do Japão pra Austrália em 2006? Culpou os jogadores. O Zico é um pateta, uma banana. Essa babação de ovo pra ele é por conta da imprensa carioca. Lamentável o que ele disse e só demonstra o desespero Rubro-Negro que nunca mais vai alcançar o SPFC em títulos! NUNCA!

Anônimo disse...

Tem horas que esse negócio enche o saco... ficar falando que tem mais torcida etc.

O que vemos é que nos últimos anos é que muitos times de massa só decepcionam.

E só ganham titulos quando tem parcerias. Ou quando disputam títulos do seu nível, tipo, segunda divisão...

Paulo Cesar Ceglia disse...

O SPFC é um time de massa, massa encefálica! hehehehe

Chora zico! Chora e vai aprender a bater penalti!

Hernandes911 disse...

A diferença é na Educação da Torcida São Paulina, aqui ninguem bandido e nem sai batendo em treinador, ou joga bomba no cct essa é a diferença o São Paulo é sim de torcida de massa só que tambem de Educação.

Anônimo disse...

Ele só é bom no Winning Eleven! kkk

Anônimo disse...

Não vejo maldade no comentário do Zico. O SPFC pode ser considerado um clube de massa pela qtde de torcedores, mas não pela influência dela no time.

Ou todos agora esquecem que essa grande torcida abandonou o time durante todo o campeonato!!!! Que só apareceu na reta final!!!!

Os urubus não ganham nada de importante a decadas e a galinhada tava na segunda divisão, mas mesmo assim, lotavam os jogos de seus times!!!

Quando nossos torcedores de sofá comparecerem PRA VALER no morumbi, poderá realmente ser considerado um time de massa.

Unknown disse...

de massa devem ser os times que ele treina, tipo Fenerbahce ou o Uzbesquitão FC.

Zico, os anos 80 acabaram e vc e o mengo não se tocaram ainda.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário do Everson! Acho que a espressão do Zico não foi em considerar o SP um time de poucos torcedores, e sim que não somos torcedores lunaticos ao ponto de bater, ou fazer greve por causa de uma derrota!

E bem lembrado que (mesmo que seja a estragia do SPFC em libertadores) não tivemos uma participação significativa no Brasileirão 2008.

Precisamos acompanhar mais o time durante o ano com presença confirmada nos jogos, mas sempre mantendo a "educação" de todo bom São Paulino.

Anônimo disse...

Perdoe-me o erro grave... Expressão é com X.. rsrsrs

Junior Gonella disse...

Caros TRICOLORES,

No Brasil, torcida comparecer ou não aos estádios, não é um problema exclusivo do São Paulo e tão somente envolve boas o más fases de cada clube. A questão vai além disso e envolve estrutura social e organização. Quanto aos comentários do Zico (...que pra mim, nunca deu nada) direta ou indiretamente sempre somos alfinetados pela imprensa cariocas e pelo resto do Brasil, de fato, incomodamos demais e somos invejados muito mais.

Abrassssssssss,
Junior Gonella
http://umguiabrasileiro.blogspot.com

Anônimo disse...

Galera, ele de certa forma está certo. Segundo o dicionário de Sociologia, massa significa o seguinte:

MASSA. Conjunto de elementos em que: a) o número de pessoas que expressam opiniões é incomparavelmente menor do que o das que as recebem; a massa é uma colecção abstracta de indivíduos, recebendo impressões e opiniões já formadas, veiculadas pelos meios de comunicação de massa; b) a organização da comunicação pública impede ou dificulta a resposta imediata e efectiva às opiniões externadas publicamente; c) as autoridades controlam ou fiscalizam os canais por meio dos quais a opinião se transforma em acção; d) os agentes institucionais têm maior penetração; a massa, portanto, não tem autonomia, sendo reduzida à formação da opinião independente através da discussão.

O SPFC é um clube diferenciado, bem como seus torcedores. Não é de "massa", não é um clube como muitos que tem por aí, que torcidas até dizem que é "a torcida que tem um clube"...

Unknown disse...

teste

Unknown disse...

Os jornalistas responsáveis pelo título da matéria reduziram muito o raciocínio do Zico. O Galinho elogiou a estrutura tricolor. Disse que ela é o diferencial do São Paulo.
Penso que o problema do raciocínio dele é a desculpa que dá para os fracassos incontáveis de Flamengo e curintia: estes não ganham mais porque a pressão é grande. Isso parece o raciocínio ridículo de gente que acha que democracia é bom, mas sem povo.
O São Paulo tem uma imensa torcida, que vai continuar crescendo. Gente jovem que tem a chance de construir um país mais democrático e representantivo. Um clube grande de futebol é uma grande exercício de gestão e democracia. Nós, são-paulinos, temos a chance de ser uma torcida mais consciente e participativa. De participar da vida do clube, da direção do clube e de ser uma torcida aguerrida, sempre empurrando o time, nas arquibancadas. É a verdadeira chance de provar que podemos ser diferenciados. Juvenal Juvêncio não é eterno, precisamos saber sucedê-lo, preservando a força do time/clube, sem depender de pequenos grupos que militam no clube.

Mário Júnior disse...

Acho que a declaração do Zico nem deprecia e nem engrandece o São Paulo. Foi uma mera opinião [equivocada, a meu ver]. E ele não deixou de ser um cracaço de bola por conta disso.

Anônimo disse...

Eu não quero fazer propaganda de outro blog aqui mais eu extremamente concordo com o Leo Gomide do blog Pá e Bola Weblog.
Zico acabou falando uma tremenda besteira,esse ano houve 2 manisfetações contra o Juvenal.
A primeira é aqueles torcedores que não consiguiram ingressos e com o mau habito de comprar ingressos no dia do jogo gritavam fora Juvenal o tempo inteiro.
E a "pequena manifestação" queremos uma meia (hahahahahaha).
Querer comparar um 3 MUNDIAL legitimo com um que não tem nem Libertadores e outro que depois que ele parou de jogar futebol só ganha Taça Guanabara é brincadeira né não.

Anônimo disse...

Nós confiamos na diretoria que nesses ultimos 4 anos se mantem e tem nosso respeito.