segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O último passeio

SPFC 3x1 Figueirense
16.nov.2008, 17h
Brasileirão 2008
Público: 58 mil pagantes


Com Morumbi bem cheio, o São Paulo fez o que deve ser seu "último passeio" neste Brasileirão. Porque daqui até o final, tudo será muito, muito mais difícil.

Muricy levou o time a campo com dois desfalques importantes: André Dias, suspenso, e Zé Luis, contundido. Foram para o gramado Rogério Ceni, Rodrigo, Anderson e Miranda; Joílson, Jean, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto e Borges.

O jogo começou com um Tricolor avassalador, com lances muito agudos de perigo. Não levou dez minutos para que Borges, numa cabeçada mortífera, abrisse o marcador. E não levou muito mais que vinte minutos para que Borges, ele de novo, aproveitasse bobeada da defesa, dominasse e chutasse para o fundo da rede. Placar: 2 a 0, e a promessa de uma partida sossegada.

Mas como não relaxar depois disso? Com a vantagem do placar, o São Paulo começou a jogar com displicência e acabou, no fim do primeiro tempo, numa bobeada da defesa, tomando um gol.

E aí a partida poderia ter ganho tons de drama. O Figueirense teve muitos escanteios e, embora pouco chegasse com perigo, estava sempre rondando a área são-paulina. Poderia ter saído um gol, não fosse defesa precisa em dois tempos de Rogério. Mas eis que, numa saída rápida para o ataque, Joílson (que jogou muito!) cruzou e Hugo encerrou o tal "passeio" tricolor.

Como o Grêmio também venceu, a distância que temos para eles é de apenas dois pontos -- pouca coisa, à luz dos próximos adversários. O São Paulo agora vai a São Januário, visitar o desesperado Chubasco da Gama. Depois pega o Fluminense, em casa, e encerra sua participação contra o Goiás, fora.

Já o Grêmio tem o Vitória, no Barradão, pela frente. Mas, se conseguir vencer, terá depois Ipatinga fora e Atlético Mineiro em casa -- duas babas.

Ou seja, a despeito do que dizem os matemáticos -- que agora debandaram totalmente em favor do São Paulo -- ainda é cedo para comemorar. A concentração tem que ser mantida, e o próximo jogo, no domingo, poderá ser decisivo, para um lado ou para o outro.

Nenhum comentário: