segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A honra de ser o Escolhido

Tenho vários amigos que torcem para outros times. Pessoal gente fina, a quem só desejo tudo de bom. E o que mais lamento por eles é que nunca saberão a alegria profunda que é ser são-paulino.

Somos rotineiramente qualificados como "arrogantes", "presunçosos", "insuportáveis". Tratamos nosso clube do coração como uma entidade superior, maior que a vida e muito superior aos rivais. E por quê? Por uma razão muito simples: porque ganhamos mais que os outros. Mais, não. Muito mais.

Isso é arrogância? De jeito nenhum. Muito pelo contrário. O São Paulo Futebol Clube ganha mais justamente porque sabe perder. Diferentemente do que ocorre com clubes rivais, as derrotas não desestabilizam. Pode um ou outro dirigente ou torcedor perder a cabeça, mas a estrutura preserva o clube, que logo está de pé novamente, apto a vencer mais uma vez. Por saber perder, ganhamos mais.

Não tem confronto de torcida com treinador em aeroporto, não tem muro pichado, não tem agressão a jogador. Não tem salário atrasado, não tem estádio arrendado a empresa, não tem time a serviço de agentes de jogadores e supostos "parceiros".

Tem profissionalismo, estabilidade e competência. Tem espírito de equipe e admiração pelo clube. Sendo todo o resto igual, não há como um jogador preterir o São Paulo FC em favor de outro time do Brasil. Claro, há times que oferecem a jogadores ou treinadores caminhões de dinheiro para suplantar essa deficiência, e o resultado aparece em dois ou três anos -- já tem time por aí, que se diz hoje vitorioso, e está a caminho do rebaixamento.

Mas não o São Paulo FC. Aqui, tivemos uma bênção nos primórdios da nossa história: o time, fundado em 1930, faliu em 1935, e teve de ser refundado. Essa experiência traumática permitiu que uma mentalidade gerencial de qualidade se instalasse no Tricolor, desde o (re)início. O clube ficou ciente de que precisava investir em seu patrimônio, não gastá-lo todo em busca de conquistas vãs. Equilíbrio e racionalidade. E os resultados logo vieram.

* O São Paulo é o único time a ter pelo menos um título brasileiro em cada década, desde que começou a ser disputado. Isso é equilíbrio.

* O São Paulo é o maior detentor de títulos da Libertadores no Brasil. Mesma coisa com Mundiais. E só não disputou finais do torneio continental nos anos 1960 (época da construção do Morumbi e da hegemonia do Santos de Pelé) e nos anos 1980 (embora tenha tido um esquadrão digno da honraria na ocasião, com os Menudos do Morumbi).

* O São Paulo, desde sua fundação, é o maior vencedor de campeonatos paulistas. Pode contar: quem ganhou mais, desde que o Tricolor entrou na competição? Somos nós, até com alguma folga.

* O São Paulo passou menos tempo na "fila", dentre os rivais do estado. Teve gente que ficou mais de duas décadas sem ganhar um Paulistinha que fosse...

* O São Paulo tem a melhor estrutura e mentalidade gerencial do Brasil, e não é de hoje.

* O São Paulo tem a torcida que mais cresce.

E a torcida do São Paulo é diferente. Aqui não tem um "bando de loucos". Ninguém sai agredindo jogador ou técnico. A torcida se manifesta com a presença no estádio. Quando o time corresponde, ela vai ao estádio. Quando o time pode se virar sem ela, o jogo é menos importante ou a equipe não motiva o torcedor, não existe a obrigação de comparecer.

Dizem meus amigos não-são-paulinos que nós somos falsos torcedores, torcida de final. De fato, somos torcedores de final. Que fazer, se estamos sempre na disputa decisiva? Se todo ano, os jogos dos campeonatos são apenas "preliminares" para uma decisão que quase certamente protagonizaremos?

Por fim, quando todos os outros argumentos caem, os meus amigos não-são-paulinos dizem que o São Paulo é o "time do rabo". Ninguém tem mais sorte que o Tricolor, afirmam, e por isso nós vencemos tanto.

E eu pergunto: há alguma vergonha nisso? Se os Deuses do Futebol, lá em cima, decidiram que um time deveria ser mais favorecido pela sorte que os demais, eles devem ter tido suas boas razões.

E o São Paulo retribui, trabalhando com seriedade e espírito de luta, para que os Deuses do Futebol continuem a nos favorecer. Que saiam mais gols como o terceiro contra o Milan, em 1993, que Muller fez com o calcanhar sem saber que estava escrevendo mais uma página da gloriosa história tricolor. Que mais bolas como aquela, de Edno, no fim do jogo contra a Portuguesa no mês passado, batam caprichosamente no travessão e não entrem. Que os bandeirinhas continuem acertando ao marcar impedimento, como nos três gols anulados do Liverpool, em 2005. E que o São Paulo nunca vire as costas para a boa sorte, usando sua competência para definir os jogos em seu favor.

Tendo tudo isso posto, há de se perguntar: por que alguém poderia escolher torcer por outro time? Além da já referida "loucura", o que pode motivar esses meus amigos, inteligentes que são, a preferir outras agremiações?

Aí é que está, meus amigos. Ninguém escolhe racionalmente o time pelo qual vai torcer. É uma espécie de predestinação, em que o ambiente ao seu redor ressoa com sua personalidade, para definir qual será o seu clube do coração. E nisso me sinto ainda mais feliz por ser são-paulino. Não somos os mais inteligentes ou competentes por nossa decisão; muito mais que isso, somos os predestinados. Os Escolhidos. A quem a felicidade, no futebol, nunca vai faltar.

Ou, como há muito já resumiu um famoso locutor esportivo, torcer para o São Paulo é uma grande moleza!

17 comentários:

Anônimo disse...

Vou guardar seu texto. Nada como um dia após o outro.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Falou tudo e mais um pouco.
Parabéns.
obs: sempre passo por aqui.

Paulo Cesar Ceglia disse...

Obrigado pela visita Aline!
Eu e o Salvador ficamos muito felizes com isso!
Saudações Tricolores!

Paulo Cesar Ceglia

Anônimo disse...

Falou e disse! Ou como tem torcedores dizendo por aí, "que culpa tenho se meu time é "hexagerado"...

Aproveito a deixa para divulgar a música que fiz em homenagem ao TRICOLOR. A maioria do pessoal tem gostado (foram 8.000 acessos em menos de 48 horas). Dêem uma ouvida e digam o que acharam: http://www.youtube.com/watch?v=4ulYZ3iD8g4

Se tiver problema com o link é só procurar pela "canção do Hexa" no youtube.

Valeu! Saudações Tricolores!

Paulo Cesar Ceglia disse...

parabéns pela composição Jean! Muito bacana! Muito legal ver iniciativas como essa, o Tricolor realmente é algo que todos nós amamos muito!
Um Abraço,

Paulo Cesar Ceglia

Anônimo disse...

Sensacional !! Parabéns pelo post !! Fiz questão de repassa-lo a alguns amigos!!

Parabéns !

Anônimo disse...

"E a torcida do São Paulo é diferente. Aqui não tem um "bando de loucos". Ninguém sai agredindo jogador ou técnico. A torcida se manifesta com a presença no estádio. Quando o time corresponde, ela vai ao estádio"

Sou são paulino e discordo totalmente. A torcida não agride hj, mas já agrediu técnico e jogador (Dodô), já pixou muros, no Morumbi e no CT. Vc q tem memória curta.

E outra, o time estar mal não é desculpa para não comparecer. Torcedor mesmo é oque apóia qdo o time está mal. Muito fácil lotar final.

Na estréia da Libertadores esse ano, estava vazio, mentira que só qdo o time não está bem, o torcedor fica em casa.

Moro no RJ faz 5 anos, fui a todos o jogos realizados aqui, inclussive domingo em São Januário, e mais a muitos realizados no Morumbi. Mas sou contra fanatismos. O SP está bem agora, é sem dúvida o melhor administrado e o mais vencedor desde sua fundação, muito por sem o mais rico desde então.

Mas não me engano, se passarmos um ano sem quer sem títulos, todas as cobranças voltarão.

Hoje gritam o nome do Telê como se ele fosse Deus. Justo. Mas eu fui a muito jogos que ele foi vaiado. Ouvi diversas veses "Fora Telê".

Mais uma vez, sou são paulino, acompanho e torço muito, mas chega de fanatismo e de disputas entre blogs e torcidas uniformizadas, dirigentes e todo o resto.

Espero um dia ver futebol como entretenimento, para eu poder sair aqui no RJ e ir a São Januário com a camisa do tricolor sem correr risco de vida (domingo foram presos torcedores vascainos armados no lado de fora do estádio esperando a saída da torcida do SP.)

Salvador Nogueira disse...

Roberto,

respeito sua opinião, mas veja como as coisas funcionam: o torcedor do SPFC não é mais iluminado que os outros -- e é justamente isso que digo no texto. Não é por causa dele que não tem porrada em técnico, muro pichado...

É porque o SPFC controla.

Lembre que os treinos do SPFC aos sábados eram abertos ao público, até a torcida resolver ir jogar pipoca nos jogadores. Aí a diretoria resolveu limitar o acesso.

Então, mais uma vez, é uma questão de gestão. Claro que o SPFC é um clube grande e é pressionado pela torcida por vitórias. Mas não cede tão fácil à pressão, nem faz negociatas com torcedores. Por isso técnicos caem com menos freqüência, há menos incidentes violentos entre torcedores e membros do clube e o time acaba saindo mais vencedor.

A torcida do SPFC é igual às outras. O tratamento que ela recebe do clube (para o bem ou para o mal) é que é diferente, e gera essa dinâmica diferenciada.

Você cita o fato de o SPFC ser o mais rico. Mas riqueza não brota da terra, meu caro! É preciso trabalho para isso. Por que times com torcidas maiores não são mais ricos? A equação é simples, e não há como fugir da superioridade são-paulina, na gestão, e por conseqüência na bola.

Abraços,
Salvador

sergio guilherme disse...

acabei de cair aqui nesse blog, através de um link no blog do Perrone, sobre as negociações com a Sony.
gostei muito do blog, ja vou assinar o RSS e esse texto...
diz tudo sobre ser sãopaulino, muito bom!!
esses são os motivos do nosso time ser diferente, acima de tudo há planejamento, estrutura sólida, e tudo de forma transparente, e isso causa inveja em todos, pois nao precisamos abrir as pernas para qualquer um que chegue com uns milhões, seja com parcerias duvidosas ou coisa parecida.

tenho orgulho em ter nascido sãopaulino!!

Anônimo disse...

PARABÉNS PELAS PALAVRAS. ISSO TUDO É VERDADE! SÓ DISCORDO EM UM TÓPICO: NA MINHA OPNIÃO, NÓS SÃO-PAULINOS NÃO SOMOS ARROGANTES NEM PREPOTENTES, COMO AFIRMAM ALGUNS. O SÃO PAULO SEMPRE MAMTÉM OS PÉS NO CHÃO E NÃO HÁ DESPREZO COM NINGUÉM!!! MUITO DIFERENTE DA MAIORIA DOS CLUBES.
TENHO APENAS 17 ANOS MAS DESDE QUE COMECEI A TORCER PARA O SÃO PAULO SEMPRE TENHO MUITAS ALEGRIAS!!!!
AMO MUITO ESSE TIME!!!!

SAUDAÇÕES TRICOLORES

Anônimo disse...

Parabens pelo texto.
So retiraria a referencia àquele jornalista que vem dedicando a vida para ofender a torcida tricolor.

Unknown disse...

Vou guardar seu texto.
Irei tê-lo muitas noites a meus filhos antes da oração.

Muito bom mesmo. Parabéns.

[]'s
Robson dos Anjos - RLSA - robsonanjo.googlepages.com

Anônimo disse...

Estou copiando e imprimindo...
Vou mandar pelo correio para meu colega flamenguista, Jairo.

A gente trabalha nuna escola. Ele no vespertino e eu no noturno.

Vira e mexe ele faz previsões e deixa escrito em uma folha de xamex pra mim, bem visível grudada no computador. A última foi Vasco 4 x 0 SPFC - Chato né... nem o Flamengo dele ganhou, nem o tal de Vasco...

Mas tem sido assim nos últimos anos.

Pra finalizar é bom lembrar. Qdo fomos eliminados da Libertadores pelo Flu, ele deu risadas e disse: "É, este ano vocês não vão ganhar nada..." Nada como um dia após o outro.

Márcio Couto - Itaberaí - GO>

Anônimo disse...

Saudações tricolores!

Também descobri esse blog atravás do blog do Perrone, e de fato, é muito bom - textos muito bem construídos, temática de alto nível (como deixar de ser, se se fala do Tricolor do Morumbi? Rsrs).

Já adicionei aos "Meus Favoritos", e vou fazer propaganda a meus amigos.

O SPFC só é grande como é porque, apesar de ser mais recente que os adversários tradicionais, sempre teve entre seus simpatizantes gente da mais alta estirpe(cultural, social, intelectualmente...), gente que fazia o time estar sempre em evidência, promovendo-o.

Qual o único time que tem "nomes próprios" para os clássicos - SanSão, Majestoso, Choque-Rei?). Qual time tem cognomes tão belos como "O Mais Querido", "O Clube da Fé"? Qual time fez a moeda "cair em pé"?

Enfim... vida longa à Imprensa São-Paulina. Que vocês possam - com a nossa ajuda - produzir "cultura tricolor": textos, artigos, jornalismo sério, tudo que evidencie o amor que o SPFC merece.

E vida longa ao São Paulo Futebol Clube, entre os grandes o Primeiro.

Um grande abraço!

Alexandre Oliveira

Anônimo disse...

Você só esqueceu de um detalhe:
Quem escolhe torcer para o maior do mundo é muito inteligente e sábio!!!

Sábios palavras caro blogueiro, se fosse no blog de outro time você veria, certu manu, vamu quebra tudu, vai te que dá sastifaçaum pra nóis, nóis naum semo turcida de um time, nóis semo uma turcida que manda no time, e assim vai...

Parabéns, sapientissímas palavras, creio que todo são paulino concorda e se sente assim.

Cláudio, São Paulo

Tricolor deste sempre.

Anônimo disse...

É DE FATO MUITO FÁCIL TORCER PARA O SÃO PAULO......

CERTO DIA VISITANDO PARENTES DE MINHA ESPOSA, UM TIO DELA PENTELHO QUE SÓ ELE (E CÚrintiano), FICOU ALOPRANDO MINHA FILHA DE 4 ANOS A DIZER PARA MIM EM AR DE DEBOCHE: "timão(timinho)eeoo", RESPONDI A ELE DE FORMA BEM SIMPLES E DIRETA:

Querido Tio, minha filha tem 4 anos apenas, nasceu em fevereiro de 2005, de lá para cá ela viu o TRICOLOR ser: CAMPEÃO PAULISTA 2005, TRICAMPEÃO DA LIBERTADORES 2005, TRICAMPEÃO DO MUNDO 2005, E VERÁ SER TRICAMPEÃO BRASILEIRO 2006,2007 E 2008, tendo ela apenas 4 anos ainda não completos. E você ainda acredita que ela quer falar: "TIMINHO EEOO", é: VAMOS SÃO PAULO, VAMOS SÃO PAULO, VAMOS SEMPRE SER CAMPEÃO.

Claudio - SP

Tricolor deste sempre

Unknown disse...

Parabens pelo texto!!!
ser SÃO-PAULINO é um ORGULHO!!!
e aos outros clubes!!!!só lamento!!!!
abrass