segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os dois sobreviventes

Ao final de mais uma rodada, há dois sobreviventes na luta pelo título: São Paulo e Flamengo. Duelo de gigantes da competição, o hexa-tri contra o penta com asterisco. Pode dar qualquer coisa. Mas só um dos times depende das próprias forças para levantar o caneco: Jason está mais forte do que nunca.

Quem vai ganhar? Sei lá. Depois de ter desacreditado do Tricolor em uma ou duas ocasiões, não falo mais nada sobre quem leva. Nesse momento, está mais fácil falar sobre quem não leva.

Cruzeiro, Atlético-MG e Inter não levam com certeza. Não tem por onde. O matemático Tristão Garcia dá 1% de chance para eles. Alguém pode citar o São Paulo do ano passado, que também chegou a ter só 1% de chance. Mas é diferente. O Tricolor tinha 1% no meio do campeonato, não faltando três jogos para acabar. O 1% desses três times é bem mais definitivo.

O Palmeiras também não leva. Segundo Tristão, ainda há esperança de 7% para a equipe, mas o desânimo, os adversários difíceis e a perda da vice-liderança devem prevalecer. E acho que, se não fizer o seu na quarta-feira contra o Grêmio lá no Olímpico, pode ter até a Libertadores ameaçada.

Restam, portanto, os dois postulantes listados no início. Ambos têm futebol de campeão. O São Paulo, com a frieza e precisão que lhe é peculiar; o Flamengo, com o entusiasmo de uma imensa série de vitórias e um jogo bonito, insinuante e convincente. Ambos eficazes. Ambos com caminhos não tão complicados. O do São Paulo é um pouco mais difícil; mas o Flamengo só pode levantar a taça se o Tricolor tropeçar.

A rodada que passou surpreendeu a alguns, mas não à ISP. A nossa projeção, feita várias rodadas atrás e acusada de maluca (sobretudo na sequência do Flamengo), apontava vitórias de São Paulo, Flamengo, Inter, Palmeiras e Cruzeiro, e uma derrota do Galo. Erramos apenas nos jogos de Palmeiras e Cruzeiro (bons 67% de aproveitamento). E agora, atualizando a coisa toda, ficamos assim para os três jogos finais:


Palmeiras

Grêmio (F), 0 pt.
Atlético-MG (C), 1 pt.
Botafogo (F), 1 pt.

Total: 61 pts.


São Paulo

Botafogo (F), 1 pt.
Goiás (F), 1 pt.
Sport (C), 3 pts.

Total: 67 pts.


Atlético-MG

Inter-RS (C), 1 pt.
Palmeiras (F), 1 pt.
Curíntia (C), 3 pts.

Total: 61 pts.


Inter-RS

Atlético-MG (F), 1 pt.
Sport (F), 1 pt.
Santo André (C), 3 pts.

Total: 60 pts.


Flamengo

Goiás (C), 1 pt.
Curíntia (F), 1 pt.
Grêmio (C), 1 pt.

Total: 63 pts.


Cruzeiro

Atlético-PR (F), 1 pt.
Coritiba (C), 1 pt.
Santos (F), 3 pts.

Total: 61 pts.

Segundo essa projeção, o São Paulo seria o campeão até com alguma folga, com o Flamengo em segundo e os dois mineiros, Atlético e Cruzeiro, fechando o G-4. Palmeiras e Inter ficariam de fora, o primeiro pelo número de vitórias.

Ah, mas o entusiasmo do Flamengo não enseja esses três empates na reta final, não é? Concordo. Como já disse e repito, a projeção é antiga. Foi feita numa época em que o Goiás buscava um lugar no G-4, e o Flamengo não estava tão embalado, nem com chance de tirar o título de um dos dois postulantes paulistas (o que influencia diretamente o potencial desfecho do jogo contra o Curíntia). Então, se eu tivesse de refazer as projeções, provavelmente daria 100% de aproveitamento do Fla na reta final. O que daria zero margem ao São Paulo para errar. Mas, enfim, vamos seguir com a brincadeira da projeção original, e que ela sirva para "zicar" nossos adversários na luta pelo tetracampeonato.

4 comentários:

Anônimo disse...

Acabaram de passar a mão duas vezes no SPFC.

Jean suspenso por três partidas é brincadeira.

E suspender o Morumbi por causa daquele louco...sem comentários.

É, só faltam entregar a taça pro Flamengo.

SPFC contra tudo e contra todos, como de costume.

Anônimo disse...

Primeiro quero parabenizar o seu BLOG, é exemplo de jornalismo.
Segundo quero pedir a torcida saopaulina que reaja junto ao STJD.
EMAIL MANDADO AO SITE
“É lamentável a atitute tomada por este tribunal no julgamento do Jean e do Dagoberto, atletas do SÃO PAULO, demonstra falta de critério em fatos correlatos e uma parcialidade não condizente com uma postura ética, que é o mínimo que se espera de uma entidade julgadora, isto é uma vergonha.”
CONVOCO TODA A NAÇÃO TRICOLOR A FAZER O MESMO, VAMOS BOTAR PRESSÃO NESTES PALHAÇOS.
SDS HEXATRICOLORES
PAULO BSB

Alexandre disse...

Isso que estão fazendo só vai dar mais força e vontade para os jogadores correrem...

deixa eles, assim o título fica mais gostoso.

Gustavo disse...

Gosto do blog, mas usar o Tristão Garcia como base para alguma coisa é complicado. Impressionante como esse cara consegue ganhar dinheiro com essa "matemática" dele.

Abraços