terça-feira, 16 de outubro de 2007

São Paulo FC: O Exterminador do Futuro

Não que dê para confiar cegamente em pesquisas, mas os últimos números sobre torcidas no Brasil dão subsídios a algumas discussões interessantes. A última, realizada pela CNT/Census, diz que o Flamengo (novidade!) segue como líder no campo das torcidas. Cerca de 14,4% dos torcedores defendem o manto rubro-negro.

O Curíntia vem em segundo, com 10,5%. Em terceiro, agora consolidado e soberano, nosso querido São Paulo, com 8%. A Porcaria vem em quarto lugar, com 7,2%. E o resto vem em seguida.

Não vi nenhum quadro comparativo que mostre a evolução dessas pesquisas, mas é notório que o time que mais cresce aí é o nosso. Não sem razão; as novas gerações estão nascendo cada vez mais são-paulinas, diante de nossa superioridade incontestável dentro e fora das quatro linhas.

Mas ficam algumas perguntas que não querem calar.

Eu, por exemplo, adoraria ver essa pesquisa quebrada em faixas etárias. Por que isso não foi -- nem nunca é -- apresentado? Será medo da imprensa corintiana, de ver que o futuro será implacável com a galinhada?

Outra: por que não se apresenta essa pesquisa em contraste com números anteriores, de outras épocas? Seria outra evidência de que nós estamos crescendo para cima de nossos adversários, e ninguém quer que isso apareça, não é?

Em 30 ou 40 anos, não tenho dúvida de que estaremos pau-a-pau com a galinhada. Mas os resultados que provam isso não precisam dessas décadas todas para ser divulgados -- basta que se faça uma quebra etária da pesquisa, para ver nas faixas mais jovens da população como estão as porcentagens.

Quem terá a coragem de fazer essa pesquisa?

Nenhum comentário: