quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

SPFC 3x0 Paulista

Eita, o que uma multinha e um puxão de orelhas não fazem, hein, seu Dagoberto? O homem jogou como há muito tempo eu não via (se é que já vi antes). Fez dois belíssimos gols, se movimentou bastante, ajudou a dar dinamismo ao ataque e, importantíssimo, não só não deu pontapé como levou vários, "cavando" dois cartões vermelhos para o adversário! Que partida!

Aqui vai uma confissão: com o horário bizarro da partida, não consegui acompanhá-la como gostaria. Mas deu para ver pelo menos uns 70%, o que permite algumas conclusões.

1) Ricardo Gomes viu que não vai ter jeito, terá de voltar ao 3-5-2, e já começou agora: fez entrar em campo o zagueiro Xandão, que fez, por sinal, boa partida. O time entrou com Rogério Ceni, Xandão, André Dias e Miranda; Jean, Ricky, Hernanes, Marcelinho Paraíba e Jorge Wagner (o banco também fez bem a ele!); Dagoberto e Washington.

2) Mesmo com 3 zagueiros, o time voltou a mostrar fragilidade defensiva. Quase tomou um gol no início do primeiro tempo e quase tomou outro no início do segundo. Contou com defesa importante de Rogério e com uma falha washingtonzesca do atacante do Paulista para sair sem ser vazado. É coisa para prestar atenção e aperfeiçoar o posicionamento.

3) O placar foi dilatado por dois motivos: Dagoberto jogou muito (até chutar bem, ele chutou) e o Paulista teve um jogador expulso ao fim do primeiro tempo, que transformou o resto do jogo num "ataque-contra-defesa".

4) Marcelinho Paraíba fica melhor mesmo na armação, jogando mais recuado, com Dagoberto mais à frente.

5) O time, do meio pra frente, parece começar a engrenar, salvo por Washington, que continua perdendo gols e chutando de canela. Preocupante, pelo menos enquanto o famoso "plano B" da diretoria não se concretiza.

Moral da história: mais 3 pontos para a caixa e uma anulação, para efeito de classificação, dos dois maus resultados no início. A pré-temporada está sendo feita direitinho, ainda que alguns placares não agradem, e o São Paulo vai se moldando sem lesões para disputar o torneio que realmente vale. Não está longe, galera, dia 10 de fevereiro tá aí!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Claramente em pré-temporada

Se tem alguém ainda reclamando do revezamento de escalações no Paulistinha, aí vai mais uma evidência de que o São Paulo segue em plena pré-temporada: só agora começam a chegar as contratações de mais vulto para o elenco.

Vai ser difícil também alguém dizer que o Juvenal precisa abrir o cofre. Abriu, e abriu bem. Não só negociando empréstimos de longa duração (como Alex Silva, que volta por 18 meses) como acertando compras de atletas do exterior (Cléber Santana teve 50% dos seus direitos federativos adquiridos pelo Tricolor e fica no clube por três temporadas).

Se há um lado positivo nisso é o fato de que parece que os europeus começam a levar o São Paulo a sério, não como um igual, mas como um aspirante a igual. Tanto que o Manchester City gostaria de enviar Robinho ao Tricolor, e não ao Peixe (embora eu ache que, nesse caso, a vontade do jogador de ir a Santos vá prevalecer), reprisando o que a Inter de Milão fez com Adriano, em 2008.

Tudo isso é muito bacana. Juvenal abriu o cofre, e estamos abarrotados de jogadores. Juntando com os que vão subir dos juniores, dá pra montar, no momento, uns 3 times.

Infelizmente, são 3 times de zagueiros, volantes (avançados e postados) e centro-avantes. Não temos grandes pontas, nem grandes alas, nem grandes laterais. Ou seja, o São Paulo contratou bem, mas ainda faltaram algumas posições. E o centro-avante titular absoluto é Washington (preocupante) e seu reserva é Roger Impedido (muito preocupante). Ou seja, ainda falta time para a Libertadores.

4-4-2 ou 3-5-2?

Embora Ricardo Gomes tenha minimizado essa questão ao final do jogo contra o Rio Claro, é evidente que o São Paulo está numa encruzilhada com relação a esquema. O treinador gostaria de implementar o 4-4-2, seu jeito favorito de jogar, e está tentando fazer isso com as peças que tem à mão. Isso já foi tentado antes, inclusive por Muricy, e não deu grande resultado. Ainda assim, acho cedo para dizer que o esforço fracassou.

Por outro lado, a tentação de migrar para o 3-5-2, esquema vencedor de 2005, 2006, 2007 e 2008, aumentou muito com a chegada de Alex Silva. Afinal, com 3 grandes zagueiros, dá para colocar algum deles no banco (ainda mais levando em conta que os dois que estão aí recusaram propostas do exterior, e o terceiro que vem chegando voltou para poder mostrar seu futebol com vistas à Copa do Mundo)? O nosso problema mais crítico (ainda mais com a não-vinda de Cicinho e a crise com Diogo) são as laterais. É mais fácil improvisar alas (no 3-5-2) que laterais (no 4-4-2), o que talvez justifique a volta ao velho esquema. Mas, de todo modo, continuam sendo improvisos.

Outra pergunta que não quer calar: Oscar, que se reapresentou na segunda-feira, e Diogo, que inevitavelmente vai reaparecer, devem ser aproveitados?

Todas essas são questões que serão trabalhadas até mesmo depois da estreia na Libertadores, em 10 de fevereiro. O que mostra que o planejamento Tricolor, embora esteja tendo grandes resultados em contratações (grande diferença com relação a temporadas passadas), está descompassado com as competições que disputa no primeiro semestre. Provavelmente, acompanhando a janela europeia de transferências, que se fecha em 31 de janeiro.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Eles merecem!!! São Paulo 1(3)x(0)1 Santos! Campeão da Copa SP 2010!


A garotada mereceu demais esse título! Com a base em xeque por conta dos rebelados, o SPFC faturou sua terceira Copa São Paulo de Futebol Júnior em um jogaço recheado de polêmicas e jogadas que uma decisão merece.

O jogo foi movimentado e teve o primeiro tempo com o domínio quase que total da equipe santista, que marcou com Renan Mota com uma bela assistência de Alan Patrick.

Após alguns ajustes no meio-campo, o técnico Sérgio Baresi resolveu o problema do time em grande parte do primeiro tempo, e isso resultou em gol de Marcelinho no finalzinho da etapa inicial. Pena que o bandeirinha marcou impedimento no começo da jogada, pra mim, muito mal anulado. Tanto no estádio, como vendo depois as imagens, aquilo é mesma linha. (É bom que se diga isso por conta do chororô "Narcisista" do Santos)

No segundo tempo, o SPFC partiu pra cima e mexeu três vezes, tentando a todo custo a vitória. Chegou até a tirar no meio da segunda etapa o artilheiro e destaque da competição, Lucas Gaúcho.

A grande polêmica é que em um contra-ataque santista, em que o jogador partia cara a cara com o goleiro Richard, o arqueiro tricolor saiu igual um foguete e derrubou o atacante com um carrinho fora da área. Nenhuma pessoa no estádio imaginou que o juiz não fosse dar cartão vermelho, mas provavelmente com peso na consciência por conta do gol anulado do SPFC, ele aplicou apenas o amarelo. (Pela primeira vez, vi uma torcida comemorar um cartão amarelo do próprio time, foi engraçado.)

Aos 39 do segundo tempo, um lance digno dos tempos de Leônidas, bola rebatida pela zaga santista, e tocada por um jogador tricolor, voa no bico da área para Ronieli, que em um voleio misturado com sem pulo, marcou um golaço. Um dos mais belos gols da história da Copa São Paulo e do Pacaembu, e com certeza o gol mais bonito e importante da carreira do atacante do SPFC. Ronieli foi o nome do jogo.

No finalzinho, o SPFC ainda pressionou mas ficou no 1x1. O jogo iria pros pênaltis. Foi quando o juiz apitou o final do jogo que o Santos perdeu o campeonato. O técnico Narciso saiu destemperado em direção ao juiz, intimidando-o e acabou sendo empurrado por um policial, daí começou a confusão. Os jovens atletas do Santos tiveram que conter seu técnico que estava visivelmente destemperado. Foi expulso.

Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Richard que defendeu as 3 cobranças do Santos. Fim de jogo. São Paulo Tricampeão da Copa SP de Juniores! 3x0!

Enquanto isso... : Oscar se reapresentou ao CT da Barra Funda para treinar com os profissionais segundo o twitter na Assessoria de Imprensa do SPFC. Falta só a coletivazinha de desculpas.

Reforço: Cléber Santana assinou contrato de 3 anos com o Tricolor, mais um "meia/volante". Não tem como o Hernanes não ser vendido, podemos já fazer um time com 11 volantes, sonho dourado do Muricy! hehe

Abaixo, segue a súmula do jogo publicada no UOL:

SÃO PAULO 1 X 1 SANTOS (3 x 0 nos pênaltis)


São Paulo
Richard; Filipe Aguai (Willian), Fabiano, Bruno e Felipe (Paulo Henrique); Casemiro, Zé Vitor, Jeferson e Marcelinho; Ronieli e Lucas Gaúcho (Dener)
Técnico: Sérgio Baresi

Santos
Rafael; Crystian, Renato, Alemão e Wesley (Rafael); Elivelton, Alan Santos, Alan Patrick e Nicão (Kassio); Renan Mota e Dimba (Tindurim)
Técnico: Narciso

Data: 25/01/2010 (segunda-feira)
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Thiago Peixoto
Auxiliares: Fabio Rogério e Maria Ferreira
Público: 23.143 presentes
Renda: R$ 247.025,00
Cartões amarelos: Filipe Aguai, Casemiro, Richard, Lucas Gaúcho (SP); Alan Patrick, Tindurim (S)
Gols: Renan Mota, aos 18min do primeiro tempo, para o Santos; Ronieli, aos 40min do segundo tempo, para o São Paulo
Decisão por pênaltis
São Paulo: Jeferson (gol), Dener (gol), Marcelinho (gol)
Santos: Alan Patrick (defendido), Alemão (defendido), Renan (defendido)

domingo, 24 de janeiro de 2010

SPFC 3 x 0 Cachorro morto

Não dá para avaliar muito quando enfrentamos um cachorro morto. Mas é de suspeitar quando o cachorro morto ameaça ressuscitar justamente diante dos nossos olhos. Foi o que aconteceu com o São Paulo, durante alguns momentos do primeiro tempo contra o Rio Claro, no Morumbi.

Novamente no 4-4-2, o time mostrou apatia e desorganização na etapa inicial, e só achou um gol por uma bela jogada de Washington e Hernanes, que entrou na área e chutou cruzado, uma bomba, no canto do goleiro. Indefensável. Fora isso, de destaque no primeiro tempo só as importantes defesas de Rogério, que impediram o visitante de chegar ao seu gol.

No segundo tempo, a história foi outra. O time voltou mais organizado e conseguiu dominar o Rio Claro. O segredo foi adiantar e desafrouxar a marcação no meio-campo, que no primeiro tempo era inexistente. Nem mesmo a expulsão de González (agora é um por jogo, é?) impediu o domínio completo do Tricolor. Xandão entrou no lugar do apagado Léo Lima, recompôs a linha de 4 e com isso, mesmo com um a menos, o São Paulo dominou a partida. Com gols de Washington e Rogério Ceni (de pênalti), surgiram os números finais da partida.

O Rio Claro, vulgo cachorro morto, chega à sua terceira derrota; o São Paulo, à primeira vitória.

Mas talvez o momento mais importante da partida tenha sido quando o placar eletrônico, no intervalo, anunciou a contratação de Alex Silva, num empréstimo gigante de 18 meses. Excepcional notícia, que está motivando Ricardo Gomes a voltar ao 3-5-2 -- embora ele mesmo tenha alertado, em coletiva, que o zagueiro recém-contratado só terá condições de jogo em março.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Show de horror: Mirassol 1x1 São Paulo

Quem assistiu ao jogo ontem, viu um dos piores jogos de futebol da história.

O SPFC entrou novamente no 4-4-2, com : Bosco, David(Who?), André Luís, Renato Silva, Richarlyson, Jean, Wellington, Carlinhos Paraíba, Marlos, Roger e Mazola.

Olha, esperar ver uma bela partida com essa escalação, seria difícil, mas ao menos jogadores lutando para se destacar, eu pensei que veria, mas foi terrível. Além de um posicionamento tático bizonho, o técnico Ricardo Gomes está exagerando nos testes. Se ele pretende acostumar o Jean a jogar na lateral direita(o que eu não concordo.) Como é que ele escala o jogador como volante no jogo seguinte?

E o Richarlyson na lateral esquerda, depois de ser volante no primeiro jogo... benza deus, deixou o Júnior Cesar no banco! Ah, aliás, deixou Júnior Cesar, Sérgio Mota e Henrique que entraram na segunda etapa e agitaram um pouco do jogo para que saísse o gol espírita do nosso "glorioso" camisa 20, que precisa jogar mais e falar menos.

Não que ele não tenha razão, pois muitos torcedores o criticam só por ser... vocês sabem! Mas tecnicamente ele não é nenhuma brastemp e não tem que ficar batendo de frente.

Bem, continuo com a minha visão contrária a do meu colega de blog, o SPFC NÃO PODE JOGAR NO 4-4-2, simplesmente porque não tem laterais para isso. Faltam 20 dias para o ínicio da Libertadores e mudar o esquema quando temos uma base acostumada não é nada inteligente. O nosso time vem vencendo uma série de campeonatos desde 2005 com o esquema 3-5-2, o perfil dos jogadores continua, qual o motivo da mudança? Capricho do treinador? Olha, estou me cansando.

O compromisso do SPFC é com a vitória, e não com testes bizonhos e absurdos durante a competição. Jogaremos 4 partidas fora do Morumbi(por conta dos shows) e devemos poupar jogadores nos clássicos, assim vai ser difícil passar de fase. Não considero o Paulistinha prioridade, mas é preciso ter respeito com o manto sagrado tricolor.

Enfim, estou muito preocupado com a visão "cega" do nosso treinador, espero queimar a língua, mas tá na hora dele enxergar o óbvio, o esquema surge a partir da característica dos jogadores e não do capricho de cada técnico.

Quanto ao jogo, não gostei do lateral David, preferia o González, Mazola é piada de mal gosto e a chance tem que ser dada ao Henrique, ao invés de sofrermos com o Roger "impedido".

Enfim, estou preocupado.

Vamos ver se sábado evoluímos.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Estreia por baixo: SPFC 1x3 Lusa

A estreia do São Paulo no Paulistinha foi menos que auspiciosa. Em pleno Morumbi, 3 a 1 para a Lusinha, que conquistou a vantagem no segundo tempo até com facilidade. O jogo foi uma tentativa de Ricardo Gomes de dar nova cara ao time.

Aos apressadinhos de plantão: acho que é muito cedo, pelo resultado, dizer que precisamos voltar ao 3-5-2. Todo ano a gente cobra que o time se prepare, tenha alternativas de jogo etc., mas quando a bola começa a rolar, a cobrança vem de imediato. Pouco importa que seja o primeiro jogo da temporada, o primeiro jogo no novo esquema... tem que ganhar!

Eu entendo, também fiquei irritadíssimo de ir ao Morumbi para ver a festa dos padeiros. Mas não é hora de declarar, com menos de 90 minutos de teste (digo menos porque, com a expulsão idiota do Dagoberto, qualquer esquema que tivesse foi pras picas), que essa ou aquela solução é a melhor.

Concordo que, com os nossos "laterais" atuais, fica difícil jogar no 4-4-2. Mas, até onde sabemos, o São Paulo segue com seus esforços de trazer Cicinho, e não dá para esperar até ele chegar para entrosar o time nesse esquema. Sou favorável a que Ricardo Gomes mantenha esse modo de jogar por mais algumas partidas, antes de declarar que não tem mesmo jeito.

Especificamente sobre o jogo, tivemos duas estreias: Marcelinho Paraíba e Léo Lima. Os dois renderam exatamente o que eu esperava deles; o primeiro participou bastante do jogo e fez um golaço, enquanto o segundo se escondeu a bola e só deu passes de lado. Em Marcelinho, que foi o nome do São Paulo no jogo, só me preocupa uma coisa: ele fez ótimos 45 minutos, mas no segundo tempo sumiu. Enquanto no primeiro tempo apareceu mais vezes no meio para conduzir a bola ao ataque, no segundo virou quase um ponta e por lá ficou. Espero que seja apenas um problema de condicionamento físico em início de temporada, porque não dá pra ter jogador de um tempo só, por melhor que seja. (E como é bom! Deu um toque de qualidade ao ataque do São Paulo que há tempos eu não via, além de demonstrar, mais uma vez, seu amor ao Tricolor e sua sintonia com a torcida!)

Curiosamente, o desempenho do time foi como o de Marcelinho. Bom primeiro tempo, basicamente dominando, e mau segundo tempo, basicamente dominado.

Além de Marcelinho (e mesmo assim por 45 minutos), poucos se salvaram. Washington voltou o mesmo: continua perdendo um caminhão de gols. Dagoberto também voltou o mesmo: habilidoso e siscador, mas afoito e violento quando perde a bola (que expulsão idiota!). Hernanes péssimo, mas sem surpreender, uma vez que já não rende seu melhor futebol há tempos. Jean, coitado, além de estar fora de posição só recebia bola quadrada. Jorge Wagner foi zero à esquerda, literalmente. Os zagueiros não fizeram nenhuma graaande cagada, mas também não mostraram o entrosamento exigido para o 4-4-2. Ricky, bem, é o Ricky. Ele não chegou a comprometer, mas sempre dá um jeito de fazer umas cagadas desnecessárias. Léo Lima, desaparecido. Roger "Impedido" conseguiu não ficar em impedimento, mas também nada fez, depois de entrar no lugar de Washington, um lance antes da expulsão de Dá-porrada-goberto. Marlos, nada. Junior Cesar, nem tempo teve para tentar alguma coisa. E até Rogério Ceni deu a impressão de estar sem tempo de bola, chegando atrasado nos lances e perdendo um pênalti, quando o jogo estava 0 a 0.

Com tudo isso, o que se tira de bom? Bem, enquanto o São Paulo jogou um pouco, mostrou mais qualidade ofensiva que no ano passado. Em três ocasiões, no primeiro tempo, Washington foi colocado do jeito que gosta, na cara do gol. Se não fez, é outro problema, mas o fato de que o meio conseguiu colocá-lo repetidas vezes de frente para o goleiro, com a bola, é bastante significativo.

E, avaliando em termos das perspectivas para o Paulistinha, a derrota foi péssima. A tabela do São Paulo, levando em conta Libertadores, é difícil, e esses pontos perdidos em casa podem fazer muita falta lá na frente. Mas nada que nos deva desesperar. É manter a cabeça no lugar e seguir trabalhando.

Uma pena que a torcida não esteja com essa paciência toda. Também pudera. Um time que começa o ano com 6 contratações, e mesmo assim é obrigado a improvisar nas laterais esquerda e direita não é sintoma de equilíbrio e sabedoria na hora de montar o elenco. Respeito muito a política do São Paulo de contratar de acordo com a oportunidade, mas é preciso também atender às necessidades. Em vez de só contratar um monte de jogadores baratinhos, sem contrato com outros clubes, precisava contratar os poucos realmente necessários.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O fim de um casamento

O São Paulo anunciou oficialmente hoje que encerrou a parceria que vinha desde 2001 com a empresa LG, como patrocinadora principal da camisa tricolor. A carta divulgada pelo clube demonstra toda a elegância, seriedade e profissionalismo do Mais Querido, mesmo quando o assunto é um rompimento.

Desde o ano passado eu torcia por uma troca de patrocinador, para movimentar as vendas de camisas e, mais importante, valorizar mais o Tricolor. Mas confesso que, ao ler esta singela carta do clube, bateu aquela nostalgia. A LG sempre será lembrada com carinho pelos são-paulinos, que verão a marca em algumas das mais expressivas conquistas da história do clube (uma Libertadores, um Mundial e um tricampeonato brasileiro).

Comecei a pensar nas marcas que desfilaram pelo Tricolor, e é inevitável: as campeãs são as de que a gente lembra com carinho. Lembro-me da Nugget, dos anos 1980, da IBF, em 1992, que foi trocada pela TAM, no ano seguinte. Depois da TAM, um monte de porcarias que a gente prefere esquecer (Data Control, Cirio etc.), até chegarmos à LG, a mais longeva e vencedora das empresas patrocinadoras.

Mas, claro, tudo que é bom um dia termina, ou, usando uma expressão menos poética, a fila tem que andar. Agora é aguardar para saber quando fecharemos com outra empresa. E, evidente, correr às lojas para comprar as camisas "lisas", que este ano pelo visto vão sair para valer! No jogo de domingo, o time já jogará com elas.

O show está de volta!

Finalmente tricolores, o show está de volta!

Faltam pouco menos de 48hs para a bola rolar no estádio do Morumbi, abrindo a temporada profissional do SPFC.

A nossa debute é contra a Portuguesa, um jogo relativamente complicado para uma estreia. Aliás, estranho por sinal. Como também o fato de todos os clássicos serem próximos de jogos da Libertadores do SPFC. Enfim, dane-se o Marco "porco" Polo Del Nero e viva o elenco!

Por falar em elenco, vou fazer um breve comentário sobre os novos contratados até o momento:

Marcelinho Paraíba: O destaque nas contratações, realmente foi uma bola dentro e espero que desempenhe um bom papel no nosso novo time. Técnico, inteligente e rápido. Não é o 10 dos sonhos, mas é um ótimo jogador.

Carlinhos Paraíba: Deve ser reserva, jogador de movimentação e até certo ponto ciscador. É preciso observar que é diferente jogar no SPFC, a camisa pesa.

Léo Lima: Muita gente fala bem desse jogador, mas eu nunca vi nada de especial. Pra mim, ele é um eterno coadjuvante, mas pode ser que dê certo, principalmente se deixar a fama de encrenqueiro de lado.

Xandão: Não espero muito dele, só que o Milton Cruz esteja reinventando a roda e ele se torne uma boa 'revelação' no SPFC.

André Luis: Essa realmente não deu pra entender. No futebol, quando o cara é ruim, violento e grosso, acabam chamando de xerife. Espero que queime minha língua, pelo menos raça ele tem.

Fernandinho: Revelação do último nacional pelo Barueri, muito bom jogador. Nesse eu acredito muito, pena que só terá condições de jogo em março. Ôooo dedinho esse daí ein.

Bom, no jogo de domingo, nosso treinador irá entrar com: Rogério Ceni, Jean, Miranda, André Dias, Jorge Wágner, Hernanes, Richarlyson, Marcelinho Paraíba, Léo Lima, Dagoberto e Washington.

Não sou muito otimista com relação ao esquema 4-4-2, não por não gostar do método de jogo, mas sim porque não temos o essencial pra ele funcionar: laterais de qualidade!

Acho uma loucura jogar com Jean e Jorge Wágner nas laterais, coitado do Miranda e do André Dias.

RICARDO GOMES, DIGA NÃO AO IMPROVISO! E ATÉ DOMINGO, NOS VEMOS NO MORUMBI!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Monterrey vence América nos pênaltis!

O Monterrey venceu o América nos penaltis e será nosso adversário no Grupo 2 da Copa Libertadores. Mesmo sendo o atual campeão mexicano, pelo que eu vi da fraca partida de 0x0, o time é um verdadeiro ferrolho. Nos 4 jogos do torneio, empatou 3 e ganhou apenas 1.

Mesmo assim, com uma solidez defensiva e tendo um goleiro que solta muitas bolas, o América estava numa noite infeliz, e chutou mal todos os penais.

Ufa, estamos livres da altitude!

Lembrando que o SPFC estréia no Morumbi, dia 10 de Fevereiro contra o Monterrey.

Rumo ao Tetra!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ausência proposital

Olá viajantes desse blog devedor!

Bom, parei de comentar alguns assuntos, principalmente os ligados a categoria de base, como a COPA SP de Juniores, por conta dos casos: Oscar, Diogo e Lucas Piazon.

Ouvindo o programa da Energia FM, estádio 97, resolvi adotar uma política lá discutida. Se os garotos da base vão ficar exigindo mais do clube porque tem mídia e são "falados", não vou mais comentar sobre nenhum deles até integrarem o elenco profissional do SPFC e até que tenham um contrato que proteja o clube plenamente.

Mas hoje eu mudei de ideia por conta de uma notícia muito animadora. O Diário Lance publicou uma entrevista com o diretor jurídico do SPFC, o Sr. Kalil Abdalla. Dentro dessa reportagem, o SPFC revela conhecer o esquema de Giuliano Bertolucci em sua base e que sua revolta foi causada pela demissão de um ex-treinador do sub-15 do SPFC, que aliciava os garotos do clube e indicava o próprio para empresariá-los.

Quando soube disso, a diretoria demitiu o técnico, causando fúria em Bertolucci e estragando seus planos futuros, que foram antecipados e colocados em prática nesse momento.

Kalil também afirmou que alguns jogadores (a reportagem aponta principalmente Casemiro e Henrique) revelaram a diretoria que foram pressionados pelo empresário a assinarem uma procuração para processar o SPFC, mas por não considerarem correto, não o fizeram e ainda estão "dedando" o esquema pro Tricolor.

Diante desse dossiê montado pela nossa diretoria, espero que o Sr. MSI (Giuliano Bertolucci) se prepare para ser massacrado na justiça e que os meninos iludidos retornem e peçam desculpas.

Enfim, na Copa SP, o Tricolor tem dado baile, venceu novamente e está nas oitavas, vai enfrentar o Guarani.

Domingo começa o Paulistão.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cabañas vem aí...

Pois é senhoras e senhores, o que muitos são paulinos temiam está prestes a acontecer.

Neste final de semana foram definidos os confrontos que vão definir a Interliga Mexicana, torneio tiro curto que dá acesso a Libertadores lá no México.

Com a melhor campanha geral na fase de grupos, o América-mex enfrenta o Monterrey, se vencer será o México 2. No outro confronto, o duelo é entre Puebla x Estudiantes Tecos.

Os únicos times que podem se tornar México 2 são: América-Mex, Puebla e Monterrey , nessa mesma ordem.

Com o time que tem e o favoritismo amplo, o time do gordinho Cabanãs deve entrar no grupo tricolor e daí torná-lo o chamado "grupo da morte".

Vem guerra dia 10 de Fevereiro no Morumbi.

Vale uma secadinha pro Monterrey eliminar o América, mas é bem improvável. Quarta saberemos.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Um levante no Morumbi?

Pois é. Segundo o Globoesporte.com, mais um garoto tentou se livrar de seu contrato com o São Paulo. Depois de Oscar, foi a vez do lateral-direito Diogo tentar sair do clube na Justiça. Aparentemente, desta vez o magistrado responsável pelo caso não concedeu liminar ao jogador e marcou direto uma audiência de conciliação, para junho.

Dificilmente ele conseguirá sair, assim como Oscar, que deve voltar ao grupo depois de sua passagem pela Seleção sub-20. Mas os moleques começam a criar um clima muito ruim. É literalmente um levante contra o clube. Será que se justifica? Será que o São Paulo precisa participar de mais campeonatos, ter um time B, para colocar todo mundo para jogar?

Qual é a solução? Um elenco forte implica ter muitos reservas bons. Mas esses meninos parecem não concordar com isso. A ambição está falando mais alto, e fora de hora.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Copinha: São Paulo 4x0 CSA-AL, começa 2010.

Ahhh, finalmente começou o ano futebolístico em 2010 para o mais querido!

A Copa SP de Futebol Júnior marca o início do calendário do futebol nacional e é um torneio muito interessante pra quem observa o futebol e gosta de analisar jogadores. Principalmente os que podem vir a brilhar com o nosso manto sagrado tricolor.

O SPFC enfrentou o "poderoso" CSA-AL e goleou com muita facilidade, fez uma boa estreia.

Como no ano passado, ao longo dos jogos fui tecendo comentários a respeito da impressão com relação aos jogadores.

Jogando no 4-4-2, o SPFC iniciou a partida com: Richard(goleiro), Lucas(lateral-direito), Fabiano (zagueiro), Bruno Uvini(Zagueiro), Felipe(lateral-esquerdo), Casemiro(volante), Zé Vítor(volante), Jeferson(meia), Marcelinho(meia-atacante), Ronieli(atacante), Lucas Gaúcho (atacante).

Durante uma goleada em que um time só joga, é complicado avaliar os jogadores e suas dificuldades, mas acho que vale uma pincelada do que cada um fez na partida.

Richard: Pouco trabalho, não foi possível vê-lo ser testado, pareceu seguro.

Lucas: Poucas investidas ao ataque, principalmente por conta das constantes descidas dos volantes.

Fabiano: Não enfrentou nenhum atacante que pudesse incomodar, mas na marcação pareceu um pouco perdido, principalmente nos contra-ataques.

Bruno Uvini: Falam muito bem dele, me parece um jogador de personalidade mas com pouco recurso técnico e lento, pode vir a se tornar um xerife até por ser nosso capitão, mas acho que tem mais "estrela" nas partidas, sendo jogador decisivo, do que qualidade.

Felipe: Subiu um pouco mais do que o Lucas, mas mesmo assim não chegou a fazer muitos cruzamentos, ainda é cedo para falar algo.

Casemiro: Volante destemido, jogador moderno na posição que chega ao ataque com apetite. Tem muita qualidade, mas o meio-campo precisa coordenar muito bem suas ações porque os contra-ataques podem ser mortais.

Zé Vítor: Atuou apenas na primeira etapa, segurou mais a "bucha" enquanto o Casemiro descia ao ataque.

Jeferson: Originalmente lateral-esquerdo pareceu um meia consistente, não foi brilhante mas não costuma errar passes, fez um belo gol no final do jogo.

Marcelinho: Jogador com imeeeeenso potencial, brilhante nas arrancadas e dribles, joga fácil. Encosta nos atacante e gosta de partir pra cima, pode vir a ser craque. Precisa só ter um jogo mais coletivo e com maior objetividade. Seu nome verdadeiro é Lucas, a infelicidade do apelido é por ter sido revelado pela escolinha de vocês sabem quem.

Ronieli: Único dos atletas que já treinou no profissional. Carrega o fardo de ser destaque, mas como nas outras copinhas, continua mirando no goleiro para finalizar. Perde sempre um caminhão de gols e não vejo o porque de insistir com esse garoto. Posso queimar minha língua, mas não acredito no futuro dele com o nosso manto sagrado. Fez um belo gol de fora da área, mas perdeu uns cinco, sendo dois, só ele e o goleiro.

Lucas Gaúcho: Matador, com posicionamento perfeito e boa habilidade. Parece ser uma promessa e tanto de gols, vamos observar nos próximos jogos porque parece ter o faro de artilheiro.

Reservas que atuaram:

Dener(meia): Entrou no meio tempo no lugar do Zé Vítor, praticamente fez a bola correr com o jogo já definido, não fez nenhum lance brilhante, nem horroroso.

Alfredo(atacante): Entrou no final no lugar do nosso glorioso Ronieli, fez uma bela cabeçada, mas não teve tempo de mostrar seu futebol.

Bruno Anjos (atacante): Entrou no final no lugar de Lucas Gaúcho, protagonizou um lance bizarro, onde sozinho cara a cara com o goleiro, na marca do penalti, ele chutou para a lateral de campo. Digno daquele quadro Dantesco, da TV Bandeirantes.

Sérgio Baresi(Técnico): Só por ter substituído o horroroso Vizolli já é ídolo! Parece gostar de jogar pra frente e com futebol ofensivo, mesmo sendo zagueiro.

Segue abaixo, ficha técnica do jogo, retirada do Lancenet.

FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO 4 X 0 CSA-AL

Estádio: Alfredo Schiavetto, Jaguariúna (SP)
Data/hora: 3/1/2010 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Ulisses Zampieri (SP)
Auxiliares: Lucimara Ramos (SP) e Mauro Freitas (SP)
Cartão amarelo: Stanley (CSA)
Cartão vermelho: Melvin, 12'/2ºT (CSA)
GOLS: Lucas Gaúcho, 15'/1ºT (1-0); Lucas Gaúcho, 26'/1ºT (2-0); Ronieli, 15'/2ºT (0-3); Jeferson, 34'/2ºT (0-4)

SÃO PAULO: Richard, Lucas, Fabiano, Bruno Uvini e Felipe; Casemiro, Zé Vitor (Dener, intervalo), Jeferson e Marcelinho; Ronieli (Alfredo, 38'/2ºT) e Lucas Gaúcho (Bruno Anjos, 38'/2ºT). Técnico: Sérgio Baresi.

CSA: Leandro, Diego (Alan, 29'/2ºT), Alysson, Carlinhos e Milas; Melvin, Gustavo (Felipe Heleno, 40'/2ºT), Madson (Neto, 19'/2ºT) e Thalysson; Stanley e Victor. Técnico: Manoel Filho.