domingo, 29 de março de 2009

Vitória em clássico e subida na tabela:
São Paulo 1x0 Porcaria

SPFC 1x0 Porcaria
28.mar.2009, 16h10
Campeonato Paulista 2009
Público: +18 mil


Estádio vazio para "testemunhar" mais um grande clássico do Paulistinha: São Paulo e Porcaria. Confesso que esperava mais público, apesar da chuvinha que caiu no Morumbi na hora do jogo. E o azar foi de quem não esteve lá: logo aos 2 minutos, num início avassalador, Hernanes meteu com precisão na cabeça de Washington, que escorou fora do alcance de Marcos: 1 a 0 providencial para dar tranquilidade ao São Paulo no jogo.

Muricy escalou mais uma vez a equipe no 4-4-2, e mais uma vez gostei da consistência defensiva do time, no que diz respeito à parte tática (já explico a ressalva). O time foi a campo com Rogério Ceni, Zé Luis, André Dias, Rodrigo e Junior Cesar; Jean, Arouca, Hernanes e Jorge Wagner; Dagoberto e Washington.

A partida começou como a gente gosta: o Tricolor massacrando, dizendo a que veio, e as porquinhas acuadas. Ao marcarmos o primeiro gol, com 2 minutos, e seguirmos pressionando, o jogo trouxe memórias saudosas de outros jogos contra a Porcaria, em que começávamos avassaladores e metíamos 2 ou 3 gols em 15 ou 20 minutos. O início lembrou também o começo do último Choque-Rei no Pocilga Itália, pelo Brasileirão 2008. Em suma, auspicioso princípio.

Mas o tempo foi passando, o segundo gol não foi saindo e o São Paulo acabou, aos poucos, cedendo terreno ao adversário -- que, embora não chegasse à meta de Rogério, começava a ter mais posse de bola e tomar conta do meio-campo.

O segundo tempo começou também nesta toada, com o São Paulo esperando um contragolpe para matar a partida. Só que, em duas oportunidades, uma no fim do primeiro tempo, outra já na etapa final, Dagoberto optou por jogar sozinho, em vez de dar a Washington. E que ninguém venha com essa de que "não teve tempo de pensar o que fazer com a bola". Foi fominha e deixou, em duas ocasiões, de servir um companheiro mais bem-posicionado -- coisa que nossos artilheiros Borges e Washington nunca fazem, por mais vontade de fazer gol que tenham.

Aliás, Washington fez partida espetacular. Conseguiu jogar de pivô e em muitos casos abrir as jogadas para as pontas. Num lance agudíssimo, deixou Junior Cesar cara a cara com Marcos, para bela defesa do arqueiro porco.

A defesa mostrou grande consistência, mas pecou demais pelo excesso de confiança. Em algumas tentativas de sair jogando, por erros bestas, cansou de dar chances ao adversário. Aliás, a Porcaria só chegou quando o Tricolor deixou. E aí é que está o problema: deixou demais, para o meu gosto.

O posicionamento de marcação estava perfeito, o 4-4-2 parece ter solucionado a carga excessiva sobre Jean, com Arouca ajudando por ali, e o time apresentou compactação suficiente para dar proteção aos zagueiros. Mas... alguns erros não podem acontecer. Numa falha grotesca de André Dias (que, de resto, fez um partidaço!), Pierre ficou cara-a-cara com Rogério, que praticou defesa milagrosa para impedir o empate da Porcaria. Hernanes saiu jogando errado um sem-número de vezes, e até Rodrigo, que não é disso, chegou a dar umas enfeitadas perigosas. E a falha final, quase fatal, foi de Rogério, que fez um inexplicável golpe de vista num chute de Cleiton Xavier que carimbou a trave. No rebote, Keirrison chutou em cima do goleiro e perdeu a chance.

Enfim, se os atacantes da Porcaria estivessem em noite mais inspirada, o resultado poderia não ter sido este. E tudo por falhas individuais, normalmente ocasionadas por distração e displicência. NÃO PODE ACONTECER.

Agora, a alegria: o jogo terminou 1 a 0, o Curíntia fez outro jogo ridículo em Campinas, só empatou com o Guarani, e cedeu a segunda posição na classificação ao Tricolor -- que agora depende de suas próprias forças, contra os débeis Guará e São Caetano, para fechar a primeira fase em segundo.

E o Palmeiras vai ter de dormir com a dor-de-cabeça de ser o primeiro colocado, mas não ganhar de nenhum time realmente forte no ano de 2009. Que beleza, hein, dona Traffic?

2 comentários:

HEITOR disse...

Vencemos o time do dossiê.
E não se importe com as críticas de quem não entende uma simples figura de linguagem. o blog é bem lido, leio sempre, e quando acho interessante, opino. Ou seja, não tem essa de ter só alguns comentários que o blog não é lido.

Anônimo disse...

Timinho sem graça esse das porcas, hein?

Essa imprensa adora badalar qualquer time que não seja o São Paulo, lembro que fizeram isso até com o Patético PAranaense na final em 2005...

O lado ruim é que não teremos a vaga nas quartas da Libertadores garantida, pois a porcada não vai passar pelo Sport...

Losovoi