sexta-feira, 27 de março de 2009

O duelo dos técnicos


SPFC x Porcaria
28.mar.2009, 16h10
Campeonato Paulista 2009
Morumbi (SP)


Muricy gosta de se gabar das surpresas táticas que apronta para cima de seu rival, Vanderlei Luxemburgo (vide DVD do Hexa). Luxa, para não ficar atrás e se antecipar ao treinador são-paulino, já declarou que preparou seu time para jogar contra todas as possíveis formações do Tricolor. Ambos fizeram treinos fechados à imprensa antes do clássico. Ou seja: podemos esperar um grande duelo entre os dois treinadores.

Os times vivem situações distintas no torneio. Enquanto a Porcaria já está classificada e só um milagre tira o primeiro lugar da fase inicial da competição, o São Paulo luta para não depender da última rodada, a fim de sabotar a iniciativa do São Caetano, endossada pela FPF, de jogar seu confronto com o São Paulo em Presidente Prudente, vulgo Fim do Mundo (vide o último filme da série "Piratas do Caribe" para ter uma ideia de onde fica).

Não bastasse isso, o jogo é no Morumbi. Portanto, a motivação maior para a vitória é do time de Muricy. Mas não nos esqueçamos do complexo de inferioridade recente do time de Pocilga Itália: mal na Libertadores, eles passam a impressão de que só vencem quando o adversário é fraco -- caso dos jogos no Paulistinha. Precisam vencer um adversário de nível para superar esse trauma e ganhar moral para pegar o Sport lá no Recife, na última esperança de classificação no torneio continental.

Enfim, este é o cenário. O time que vai a campo, claro, não foi anunciado. Mas eu apostaria em Rogério Ceni, Renato Silva, André Dias e Rodrigo; Zé Luis, Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar; Borges e Washington.

A despeito do torneio irrelevante, deve ser um jogão.

6 comentários:

Unknown disse...

Presidente Prudente, vulgo Fim do Mundo (vide o último filme da série "Piratas do Caribe" para ter uma ideia de onde fica).
___________________________
nao moro lá....mais vc perdeu uma grande oportunidade de ficar quieto...
depois reclamam qdo falam que paulista da capital é embecil....
vc colabora muito, na minha opinião com a violencia que esta a solta nos jogos....
comentarios como esse só empobrecem seu blog....percebe-se pelo numeros de comentarios que tem nos posts....
lamentavel....
e justo vc..."jornalista"...
que coisa nao ????
massss, em toda profissão tem os bons e gente como vc...
abraço.

Unknown disse...

ops...leia-se * imbecil...hehe

Salvador Nogueira disse...

Tudo bem, amigo tribal. Vamos qualificar o "fim do mundo".

Presidente Prudente (a quase 600 km da capital, que, para os efeitos de um torneio estadual, é considerada o "centro do mundo") é tão afastada da cidade-sede dos dois times envolvidos quanto possível.

Olha no mapa que você vai ver como é que é o negócio. Extremo oeste, quase lá no Mato Grosso do Sul.

Note que "fim do mundo" é óbvia referência à distância (a expressão vem da era das grandes navegações, em que os incautos imaginavam poder navegar até o fim do mundo, numa terra plana), não à qualidade da cidade -- que respeito muito, embora me incomodaria, fosse eu morador de lá, que a prefeitura gaste tanto dinheiro público para promover esses jogos sem importância.

A maldade tá na cabeça de quem lê, não de quem escreve, meu caro amigo indígena.

Tem nada não. Tá nervoso? Toma um guaraná aí que passa...

Abraço,
Salvador

Unknown disse...

rsss....
grande "jornalista"....
tentou arrumar e só piorou....rsss
nao tem maldade na cabeça de quem le nao meu caro, o que falta é inteligencia de quem escreve....
ah, to nervoso nao...se preocupe nao...
e entao vamos brincar de ser hipócrita....rsss
se vc morasse lá....como "jornalista", ia fazer de tudo pra levar os times da capital pra lá....ia dizer que o interior nunca tem oportunidade de ver os grandes jogando....ia dar pulos de alegria a cada jogo confirmado na cidade....
ora Salvador....acorde cara....
acho errado o jogo lá pelo planejamento que se fez pelo SP e mudar a tabela por simples "birra" da FPF (FDP)....agora, qto a cidade e localização...vc ta por fora sim....e vc deveria sim, respeitar mais a cidade....muito boa por sinal...
masss...o assunto nao vale mais comentarios....
abraço pra vc e bom fim de semana...

PS: moro em Londrina-PR ( pra la do fim do mundo pra vc ) e o Sto Andre negociou o jogo dos 4 grandes com EMPRESARIOS da cidade pra jogar aqui...
o SP joga aqui no dia 20 de setembro...
Vc tem certeza que é a prefeitura que esta bancando os jogos ???
se for, ok....por aqui não vai ser....
até a proxima...

Unknown disse...

Cara, o jogo hoje é muito importante para os dois lados, como você bem ressaltou. O São Paulo é o melhor time do Brasil há três anos, se as rosadas levarem a melhor irão se gabar. Já o maior do mundo, tem que jogar firme pra tirar o "selinho" do Palmeiras no paulistinha.

Ah, e Presidente Prudente é uma cidade bacana, mas o jogo deveria ser em São Caetano mesmo.

Parabéns pelo blog, já favoritei no meu!

Salvador Nogueira disse...

Caro Tribalista,

sim, a prefeitura de Presidente Prudente está pagando tudo. Isentou o clube mandante de aluguel e banca transporte e estadia para os dois times. O São Paulo já recusou a oferta, porque a prefeitura ofertou ônibus e hotel sem os extras -- para Curíntia e Porcaria, no clássico, pagou avião e despesas completas de hotel.

Se eu fosse cidadão de Presidente Prudente, por mais que achasse legal ver os times grandes por lá, ia ficar meio incomodado de saber que tudo acontece com o dinheiro do IPTU que eu suo pra pagar.

Tomara que a história de Londrina seja outra. E, de antemão, já te digo: não me incomoda nada que o São Paulo vá aí disputar jogos do Brasileirão. Por duas razões: primeiro, no campeonato nacional, pelas dimensões do país, viagens longas já são a tônica mesmo.

Segundo, porque o Brasileirão costuma ter tabela mais folgada e tem pouca intersecção com a Libertadores. Aí dá tempo de viajar, jogar, voltar, recuperar os jogadores, treinar, e aí jogar de novo.

No caso da tabela do Paulistinha, a gente joga duas vezes por semana, e as viagens são, por vezes, até mais complicadas -- por falta da infra-estrutura local.

Daí ser injustificável aceitar a marcação do jogo contra uma equipe da Grande São Paulo (tendo em vista um jogo da Libertadores logo em seguida) para o que, volto a repetir, na escala estadual equivale ao Fim do Mundo.

Abraços,
Salvador

P.S.: Tenho família em Umuarama-PR, que é muito mais Fim do Mundo do que Londrina ou Presidente Prudente. Não tenho nada contra o interior do Brasil, que é muito bonito. Mas nada disso me impede de achar que, toda vez que vou visitar minha sogra, estou indo para o Fim do Mundo. Ofenda-se quem quiser.