segunda-feira, 27 de julho de 2009

Algumas coisas engraçadas

Depois de algumas rodadas com Ricardo Gomes, eu imagino o que o torcedor que queria a saída de Muricy Ramalho está pensando do novo treinador.

Senão, vejamos.

Uma das críticas mais ferozes a Muricy era a das improvisações. Curiosamente, vimos nas últimas rodadas o Jorge Wagner ir do banco à meia, para terminar na ala; e Jean, que sempre foi volante, e dos bons, foi parar na ala direita, em experimentação anteriormente feita por nosso antigo treinador.

No campo da base, havia a sensação de que Ricardo Gomes iria realizar o sonho de Juvenal e usar mais a molecada. Oscar era a maior expectativa e chegou a entrar ao final de alguns jogos, mas continua tão reserva e tão promessa quanto nos tempos de Muricy. Ricardo Gomes já declarou que o jogador ainda não está totalmente pronto.

Na questão do esquema, esperava-se que Ricardo Gomes conseguisse finalmente aplicar o 4-4-2 no São Paulo -- tentativa que Muricy fez e não conseguiu. Ricardo Gomes também tentou e também não conseguiu, e estamos de volta ao 3-5-2.

Muricy era muito criticado por insistir com Richarlyson e foi crucificado por escalar o meia-volante-ala-zagueiro no jogo decisivo contra o Cruzeiro. Ricardo Gomes parece ter predileção também por Ricky, e o jogador só tem ficado de fora quando está suspenso.

Tendo dito tudo isso, será que era mesmo o treinador o problema do nosso time?

15 comentários:

Anônimo disse...

Salvador, algumas coisas mudaram sim. O Arouca era um jogador que quase não entrava e agora é peça constante no time.
Jean só está na lateral pq nao temos laterais. Os que vieram foram tods dispensados, emprestados e negociados.
Claro que tem muita coisa que ficou igual. Mesmo pq nao era a hora de mudar tanto. O JW só entrou pq o Junior Cesar estava suspenso. Nas outras ocasiões, eles atuaram juntos.

O resto, eram questões naturais, que o tempo resolveria com ou sem ele. Mas é fato que a situação o Muricy estava bastante estremecida. Agora temos de ver ele no Palmeiras praticamente dizendo que sempre foi palmeirense.

Marcelo Rocha disse...

Parem de cornetar e torçam mais pelo Maior do Mundo!

Edu disse...

Caramba... ainda bem que vc não é formador de opinião. Foi infeliz nessa!

Michel Toniato disse...

Resposta à pergunta: Também

Anônimo disse...

A diferença disso tudo está no homem , na educação e na cultura de quem procura o melhor para o time .
Quando lhe pedem algo com educação , vôce procura responder da melhor forma possivel .
Os jogadores não suportavam mais a prepotência e a ignorância do Muricy .

Paulo Cesar Ceglia disse...

Pessoal,

esse espaço é democrático e críticas são sempre bem-vindas, eu também não compartilho da visão do Salvador, meu colega no blog, mas vai de cada um né? Todos somos são paulinos, respeitem. Eu já virei a página da viúvisse do Muricy!

Vamo que vamo.

Abraços,

Paulo

Salvador Nogueira disse...

Pessoal,

notem que eu não estou cornetando, nem criticando o Ricardo Gomes. Muito pelo contrário, acho que ele está no caminho certo. Só estou apontando que muitas das coisas que ele está fazendo eram as mesmas que o Muricy fazia, e por elas levava pedrada de todo lado. Acho curioso como, ao mudar o treinador, fica liberado cometer os mesmos atos criticados na gestão anterior sem ter como punição a crítica da torcida.

Minha opinião sobre Ricardo Gomes, honestamente, é que é muito cedo para avaliar o trabalho dele.

Já o Muricy, para mim, é incontestável. O cara foi TRICAMPEÃO BRASILEIRO. Só passou em branco em 2009, e isso porque foi demitido no meio do ano. Não dava para querer mais de um treinador. Mesmo assim, ele caiu.

Mas, claro, fica a torcida para que o novo clima entre treinador e jogadores instituído após a saída de Muricy justifique a demissão e permita que o time cresça de produção.

Por ora, sou muito cauteloso. O são-paulino anda tão acostumado com más atuações que avalia uma sequência de 2 vitórias e um empate como um sinal claro de melhora. É cedo ainda. Mas acredito que possa melhorar sim.

Abraços,
Salvador

Daniel Perrone disse...

Salvador, vejo que o problema era muito mais motivacional que técnico, tático... E também não dá para negar que o time tá jogando mais com a bola no chão. Duvido que Muricy escalaria Marlos, Dagoberto e mais um centro-avante logo na saída de jogo. abs

Bruno Gomes disse...

Falou e disse! E ainda acho que o González vai ser ídolo no Morumbi, se usar a raça e a liderança que ele tem a favor do nosso time.

Com relação ao Muricy não creio que ele vá durar muito tempo na Porcaria, pq lá a estrutura é diferente e não tem um presidente mão forte como o JJ.

Enfim, é isso aí. O SP está sim melhorando, mas não acredito que esse time possa ganhar o hepta. Mas creio que consiga uma vaga na Libertadores.

Daniel disse...

O Muricy é um técnico ortodoxo , previsível e paternalista .
O RG é muito mais dinâmico e deprovido de vaidades , aberto a idéias , o time tem que jogar bola de preferência bola no chão .
O legal do RG é que ele não descrimina atletas , o que não acontecia no passado .

Anônimo disse...

O Muricy é escravo de suas convicções, elas até foram fundamentais nas conquistas nacionais. Contudo, essas convicções só se mostraram eficazes em torneios de regularidade. Ele não acreditava que um time pudesse mudar de um tempo para outro, tanto que o time só começava engrenar no mês de agosto e, mesmo assim, depois que alguns jogadores já tivessem sido dispensados.

Ele também queimou muitos atletas, o exemplo mais eloquente foi o Souza, ele era escalado de lateral, volante, mas, dificilmente, em sua posição original. Vejam o cara no Grêmio, ele está arrebentando!

Até o Dagoberto está jogando muito mais sem o treineiro por lá.

Ah! Lembram quando o São Paulo começava o primeiro tempo perdendo?

Então, o Muricy ficava na dele, pois para ele o esquema previamente montando não poderia ser alterado, só era possível esperar pelo término do jogo e torcer para dar tudo certo.

Talvez, no longo prazo, isso até poderia funcionar em um de mata-mata, mas no longo prazo estaremos todos mortos.

Losovoi

Unknown disse...

Acredito que a relação do Muricy no clube estava desgastada, os jogadores não aguentavavam mais levar bronca. O Ricardo não pode fugir do óbvio, pois se não temos peças para a posição devemos de alguma forma improvisar, porém quando o elenco estiver completo e afinado esse time vai render muito mais, como foi ano passado com o Muricy e aí vocês vão ver que um elenco de qualidade faz mesmo a diferença.
Não estou criticando o Muricy, admiro muito ele e agradeço eternamente pelo TRI/HEXA, mas é inegável que ele foi muito mal nos torneios de mata a mata, esses principalmento no começo do ano. Abraços!

Unknown disse...

Sensacional, pensei que só eu tinha percebido isso....
A única mudança foi optar por Washington ou Borges, e não os dois juntos.

Anônimo disse...

A maior critica contra o Muricy , não era o improviso de jogadores.

Tava se saco cheio de ir no jogo e ter que levar um guarda chuva , finalmente o chuveirinho acabou e o time está jogando bola .

O time do Burricy nunca teve criatividade alguma , sempre jogou no bumba meu boi e da-lhe bola na area esperando uma sobrinha qualquer.

Tive a oportunidade de assistir o jogo dos porquinhos x flu , os porquinhos que estavam jogando bonito na era Luxa , passou a jogar feio logo no primeiro jogo do Burricy .

O problema que era nosso pulou o muro.

Real disse...

Nossa, jura que vc quer mesmo comparar as improvisações feitas por um técnico que chegou ontem com aquele que estava a 3 anos no clube? Jura que você não percebe a diferença entre as situações?

Na minha visão, a diretoria acertou em demitir Muricy, principalmente pelo desgaste que vinha acontecendo entre técnico e parte do elenco. Vc chegou a ouvir ou ler as declarações do Dagoberto depois do jogo contra o Grêmio?

O novo técnico vem dando moral a alguns dos nossos melhores jogadores. Ou vai dizer que o Hernanes não voltou a jogar bem?
Mesma coisa com Jorge Wagner e o próprio Dagoberto.

É muito cedo para falarmos em título ou afirmar que voltamos para valer. Se tudo der certo para o Tricolor esse ano, vamos abocanhar uma vaguinha na Libertadores. E vai ser difícil, podem esperar. A concorrência está grande esse ano.

O importante nisso tudo é termos consciência de que o fanatismo gera intolerência com as divergências e nos impede de enxergar a verdade. Portanto, vamos abrir os olhos para perceber que esse ano será apenas sabático para o Tricolor.

Abraços tricolores.