terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A natureza do campeonato

A gente tem visto reclamações pós-jogo do Curíntia (discretas, é verdade) e estamos também acompanhando reclamações pré-jogo do Grêmio. Na boa, mas essas coisas, como diria Vandinho, "não pertencem ao futebol". Heheheh. Falando sério, como podemos cobrar que esses times, totalmente fora de qualquer disputa, dêem o sangue para vencer seus jogos? Na boa, acho legítimo que os times joguem "molengas". Entregar, não, que entregar é feio. Mas jogar o jogo, sem se preocupar, não dá para pedir outra coisa.

Interfere no resultado do campeonato? Não, não interfere. Na verdade, é *parte integrante* do resultado do torneio. Jogos contra times desmotivados são circunstâncias normais nos pontos corridos. Ou o Sport vai querer dar a vida contra nós no domingo?

Agora, só porque o Sport não vai fazer o seu grande jogo, alguém duvida que não dá para contar por antecipação com os três pontos? A mesma coisa se dá nos outros jogos importantes da rodada. Para ser campeão, o Flamengo precisa dos três pontos. Empate dificilmente vai bastar. Alguém aí *garante* que o Fla vai fazer três pontos? Tem dia que a bola não entra, tem dia que o adversário acha um gol de escanteio, tem dia que rola aquele pênalti besta, tem dia daquele pênalti inventado.

Em compensação, Botafogo e Santo André fazem o dito "jogo da vida", totalmente comprometidos, respectivamente contra Palmeiras e Inter. Será que isso ajuda? São dois times que preisam ganhar. Por consequência, com o passar do tempo, podem se descuidar na defesa. Um contragolpe, e a vaca vai para o brejo para eles.

Sinceramente, não sei o que é mais fácil: ganhar um jogo de um time que força a vitória a qualquer custo no contragolpe (vide Goiás e São Paulo) ou vencer uma equipe que está em campo só para jogar bola, e nada mais (vide Palmeiras e Sport)? Essas são variáveis que também dão sabor aos pontos corridos.

Se o empate bastasse para o Flamengo ou para nós, a situação de fato seria muito confortável. Mas, precisando ganhar, pode não ser assim.

Enfim, tudo pra dizer que os resultados prováveis nem sempre (e neste campeonato, quase nunca) são os que acontecem.

Quem vai ser campeão? Sei lá. Pode muito bem terminar empatado, com 4 times com 65 pontos, e os critérios de desempate definindo o campeão. Ou é surreal Fla empatar com Grêmio, Palmeiras ganhar do Bota, São Paulo ganhar do Sport e Inter ganhar o Santo André?

Até por isso, não dá para reclamar do desempenho Tricolor. Num campeonato equilibradíssimo e sem favoritos, chegou praticamente empatado no topo da tabela. A posição definida na rodada passada pelo critério de desempate (4o) não pode abalar o psicológico. Tirante o Flamengo, com dois pontos de frente, tá todo mundo igual naquilo que pode haver de mais justo no futebol. O resto é o imponderável: número de empates, saldo de gols, gols pró...

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bem colocado...
Vale lembrar que desde o São Paulo para o FLAMENGO só vem ganhando em casa com 1 gol de diferença com coisas meio que duvidosas... Ex: Rogério defendeu o Penalty e mandaram voltar mesma coisa fez Bruno contra o Santos e não voltou... e o Flamengo ultimamente vem levando cada MARACÃNAÇO ... vale lembrar do GOIÁS! que empatou com eles não jogando nada e mesmo eles vencendo contra o CORINTHIANS ... não foi nenhuma vitória de se tirar o CHAPÉU ... Acho que tem como Grêmio mesmo sem querer tirar 1 empate deles sim pois PET não JOGA e ADRIANO... Mas nada disso adianta se o São Paulo não meter uns 3 ou 4 no SPORT e esperar no que vai dar...
ABRAÇOS!

Marcos Henrique disse...

E O POD CAST?

Tem fazer um pod cast especial do rendimento do são paulo no ano

abraços

Unknown disse...

PARA SER SINCERO, NÃO ESTOU FALANDO COMO SÃO PAULINO, E SIM COMO ADMIRADOR DO FUTEBOL, HOUVE MARACUTAIA SIM PARA QUE O FLAMENGO, AQUELE TIME DE M... GANHASSE O TÍTULO!!!
O CORINTHIANS E O GRÊMIO NÃO FIZERAM CORPO MOLE; O QUE ELES FIZERAM É "ABRIR AS PERNAS" PARA O FLAMENGO!!!
ESSA É MINHA OPINIÃO, E A DE TORCEDORES QUE TEM UM BOM DISSENIMENTO DO QUE É CERTO E ERRADO DA VIDA!!!
UM GRANDE ABRAÇO

ALEXANDRE RODRIGO FIGUEIRA MANARA
PINDAMONHNGABA - SP