sábado, 19 de dezembro de 2009

O imbróglio de Oscar

Na edição deste sábado, a Folha traz uma bomba para o Tricolor: o meia Oscar teria obtido liminar na Justiça para se desligar do contrato que tem com o São Paulo.

É isso mesmo, você entendeu direito. O Oscar, aquele jogador que está desde menino no clube, é tratado como joia da base, que teve diversas oportunidades de jogar nesta temporada, que dizia 2009 ter sido um bom ano e projetava um 2010 melhor no São Paulo, tenta rescindir unilateralmente seu contrato.

Eu não sei o que pode ter acontecido, mas o São Paulo é conhecido por tratar bem seus atletas, de cumprir suas obrigações, de destacá-los e de fazer um papel honesto de aconselhamento quando de transferências para o exterior. Este mesmo São Paulo protegeu Oscar de uma transferência prematura para a Europa e tinha planos brilhantes para ele. Não sei o que pode ter passado pela cabeça do jogador e de seu agente para descabida iniciativa.

Como a decisão é em caráter liminar, segue sub judice -- pode vingar ou não. De toda forma, é muito triste ver um episódio como esse acontecer no Morumbi. E eu tenho a certeza de que, no longo prazo, quem perde mais é o jogador. O São Paulo, claro, pode se ver se uma de suas crias mais promissoras. Mas o jogador ficará com uma marca que não cairá bem em seu currículo e corre o risco de, caso a Justiça acabe dando ganho de causa ao Tricolor, passar algum tempo no ostracismo.

O curioso é que a coisa aconteceu justamente no momento em que o jogador passaria a ter mais oportunidades no time, com uma prometida vaga entre os titulares pelo menos em alguns jogos do Paulistinha. Realmente não deu para entender. Aguardemos o desenrolar dos fatos e, sobretudo, a palavra do jogador, que, de protegido do São Paulo, passará subitamente a figurar sob os holofotes da impiedosa imprensa esportiva.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando soube ontem, realmente levei um susto. Mas depois, lembrei-me que isso é algo muito antigo no futebol brasileiro e tem nome bem definido. Chama-se: "MERCENÁRIO". Só pensa no bolso e enriquecer o quanto antes. tudo bem, não dá pra pedir para todos terem caráter, mas faltou inteligência para o garoto. Se o SPFC ganhar a causa, desejo que o mantenha no banco até o término de 2012 pro garoto aprender um lição: não ir com tanta sede ao pote.