quinta-feira, 7 de maio de 2009

O desfecho correto

Aparentemente (seguindo lobby da Fox Sports), a Conmebol resolveu tentar levar de volta ao México as partidas de ida de Chivas x São Paulo e de San Luis x Nacional. Quem lê este blog sabe que concordo integralmente com a iniciativa. Mas a novela está longe de ter terminado.

Os clubes sul-americanos, ou mesmo as autoridades sanitárias dos respectivos países, podem acabar impedindo a realização das partidas no país do clube mandante. O que, diga-se de passagem, será meio ridículo, uma vez que hoje qualquer pessoa pode viajar ao México, saindo do Brasil. (Não sei qual é a situação do Uruguai com vôos diretos, mas pode-se vir ao Brasil do Uruguai e daqui partir para o México, o que mostra também a fragilidade da coisa toda.)

O fato é que, a cada dia que passa, a gripe suína (suína, sim senhor!) se torna uma preocupação menor. Não para as autoridades sanitárias, claro, que precisam continuar a conter o vírus, como tentariam com qualquer doença perigosa, mas para a população comum, aqui e em toda parte, que volta à vida cotidiana. Exatamente como tem que ser.

A gripe aviária, que também apavorou todo mundo um tempo atrás, era terrivelmente mortal, mas dificílima de espalhar. Já a gripe suína, aparentemente se espalha bem fácil, mas tem enormes dificuldades para matar alguém.

Se você está impressionado com o número de mortos até aqui, um número: a cada ano, a gripe convencional mata, só nos EUA, 30 mil pessoas. Para se tornar um problema de saúde pública da mesma magnitude, a gripe suína vai ter que comer muito arroz com feijão ainda.

8 comentários:

Anônimo disse...

Não concordo com sua analise do problema.
O jogadores serão o foco das atenções. Muita gente,de reporter a fãs virão falar com eles. Eles vão estar num gramado cercados por milhares de pessoas, correndo muito e respirando fundo. Sabemos que a gripe não é tão fatal como se pensou no começo, mas, e se pegarem gripe, será que vao adiar o proximo jogo?
E basta que um da delegação pegue a gripe para que toda a delegacao seja barrada na maioria dos países.

Lamarque disse...

Sei não, com a "sorte" que o São Paulo está com contusões de jogadores é capaz de voltar todo mundo gripado do México e aí adeus qualquer título esse ano.

Marcelo Rocha disse...

Gripados ou não, rumo ao TETRA!!!!...rs

Rodrigo Palma Perez disse...

Ok, concordo q a gripe normal possa fazer mais vítimas do que a gripe suína, vc relatou os casos q ocorrem por ano....a gripe suína tem só 1 ou 2 meses, não dá pra comparar...e segundo ponto, existe uma vacina para a gripe normal, para a gripe suína ainda não, falam em uma vacina só para daqui a 6 meses....agora imagine...se uma gripe normal já pode tirar o jogador de uma partida, imagine uma gripe com sintomas mais fortes do q ela pode fazer!!!

Anônimo disse...

Salvador, tá complicado, primeiro a comissão técnica reclama que tem que jogar duas vezes por semana, pô, era só chegar em nono no Brasileiro que não tinha esse problema, ou fazer o que o bravateiro do JJ falou, colocar o time júnior.
Agora estão com medo de jogar no México, pô! A gripe não é esse bicho papão e duvido que ela seja muito mais mortal que a gripe comum, isso é chororô.

Acho que o pessoal está com medo de ser eliminado, os caras querem chegar nas quartas na mão grande.

Se o São Paulo tivesse encarado o torneio como prioridade, se contratasse jogadores diferenciados ou cobrasse uma outra postura do time, não teríamos empatado na estréia ou perdido para o América, poderíamos ter pego algum time do Peru ou da Venezuela...

Na boa, essa Libertadores já está perdida, acho até que se tivéssemos pego o time que o Grêmio pegou, teríamos dificuldade e estaríamos comemorando uma derrota por 2 a 1.

O Muricy até diria: “Libertadores é assim, não tem jogo fácil, é trabalho!”

O negócio é aproveitar que os times fortes estão focando outros torneios e entrar com tudo no Brasileirão, porque depois que esses outros entrarem pra valer, esse time patético vai ter problemas.

Losovoi

Kadu disse...

Se é tão tranquilo assim, vai passar uma semana lá no México se divertindo vai.

Gripe suína no c* dos outros é refresco!

Anônimo disse...

Oi Salvador,

eu cancelei minha viagem a trabalho para o México na próxima semana porque a empresa lá avisou que o estado continua igual.

Não acredito que alguém do Chivas tenha ou vá passar a gripe pra alguém do SPFC, mas a viagem é longa, o aeroporto é lotado (um dos mais movimentados do mundo), provavelmente o vôo para Guadalajara não seria na mesma hora, fazendo o time esperar em hotéis do DF, que é uma bagunça e o contato com pessoas infectadas nesse tempo é quase certo. Não importa se é uma doença agora curável ou não: um ser humano não precisa ser exposto a nenhuma ameaça, seja fraca ou letal.

Os atletas são mais importantes que essa competição. Trabalho na área de saúde e posso dar mais detalhes se você quiser.

Abs
Fabio

Lamarque disse...

Vi agora a pouco no UOL dizendo que os dois times mexicanos desistiram da Libertadores. Bem, eu achava que o lógico seria Chivas e São Paulo jogarem no Uruguai e San Martin e Nacional aqui no Brasil, e invertia na partida de volta, pra mim isso resolveria o problema, mas já que desistiram melhor pra gente.