quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Penta, o DVD

Aproveitando a espera pelo sorteio dos grupos da Libertadores 2008, faço uma resenha do último lançamento em DVD do São Paulo. Produzido pela Bossa Nova Films, numa parceria entre o Tricolor e o diário "Lance", "Penta" relata, de forma bastante original, a saga da conquista do Campeonato Brasileiro de 2007.

É o primeiro lançamento do gênero que eu vi fugir do "feijão-com-arroz" desse tipo de produto; mais que uma coletânea de gols, melhores lances e partidas completas, "Penta" traz o foco da conquista para o lado menos observado: os torcedores.

O enredo é bem simples. Ao longo das rodadas que antecederam a conquista do certame, acompanhamos torcedores de várias partes do Brasil em sua vibração tricolor. Contra o Figueirense, um casamento tricolor. Na partida contra o Inter-RS, encontramos uma dupla de gaúchos são-paulinos; contra o Flamengo, no Rio, dois cariocas torcendo pelo São Paulo (nem sabia que existia isso!). Em São Paulo, uma família humilde vai torcer pelo Tricolor, contra o Curíntia (numa tentativa de desmascarar a farsa de que só o rival seria "o time dos pobres"). Em Pernambuco, dois arretados torcedores do São Paulo, contra o Sport. Uma velhinha torcedora acompanha ao jogo contra o Fluminense pela TV. E do interior de São Paulo, da roça mesmo, vem mais um torcedor. Quase todos esses personagens se encontram no Morumbi na "final", contra o América-RN.

Bem sacado. O vídeo tem momentos engraçados, momentos emocionantes e transmite bem a sensação de que a paixão pelo São Paulo não respeita fronteiras municipais ou estaduais.

As histórias dos torcedores são naturalmente intercaladas com as histórias dos jogos. Curiosidade: entre as partidas "narradas" no DVD, em duas delas nós perdemos. Contra o Flamengo, no Rio, e contra o Curíntia, aqui. Um pouco frustrante, num vídeo que supostamente deveria exaltar a glória tricolor. Por um lado, fica a mensagem de que a torcida reage tão bem às derrotas quanto às vitórias. De outro, sobra a sensação de que a idéia do DVD surgiu meio às pressas, e os produtores não estavam dispostos a "perder" personagens, cortando os jogos dos quais eles foram "protagonistas".

Esse é o lado ruim. Houve muitos jogos interessantes (e importantes), que mereciam estar no DVD, e não estão -- provavelmente porque não havia "conteúdo" de torcedor para acompanhá-los. O jogo do fim do primeiro turno contra o Botafogo, por exemplo, merecia figurar, só para citar um.

Em compensação, o formato é muito interessante e faz por onde suprir essas deficiências. As imagens dos jogos são, em geral, muito boas e foram produzidas para o filme -- há algum material cedido pela Globo, mas é pouca coisa. Ao terminar de ver o DVD, fica uma sensação muito boa de ser são-paulino (o vídeo conclui com uma cena bem tocante, e nada futebolística, de Rogério Ceni, que vale muito a pena)!

Está na cara que o vídeo foi produzido não só para contentar os torcedores do São Paulo mas também para arrebatar novos fãs do clube mais poderoso do Brasil.

Hmm, agora, algumas críticas -- em jargão de reviewer profissa de DVD.

A autoração é ruim. O filme é todo em "widescreen", mas sem o formato anamórfico, o que atrapalha quem tem televisão em formato 16x9 e pluga seu aparelho com as saídas de imagem de melhor qualidade (RGB ou HDMI). (Quem tem TV de tubo tradicional não vai ver nada disso.)

Há também uma diferença de volume do som entre o vídeo e o menu, que incomoda. (Essa até quem tem televisor da época da Copa de 1970 vai sentir.) E o formato de tela dos extras também oscila, obrigando os que têm TV widescreen a ficar reconfigurando o aparelho o tempo todo.

Aliás, uma palavrinha sobre os extras: além da manjada festa dos jogadores, esse material contém entrevistas MUITO BOAS e INÉDITAS com Muricy Ramalho e Juvenal Juvêncio, um segmento interessante com o Julio Casares (diretor de marketing) e imagens que eu ainda não tinha visto do projeto de reforma do Morumbi para 2014.

No final das contas, e apesar dos defeitos, "Penta" mostra que o Tricolor está no caminho certo para produzir filmes com cada vez mais qualidade e criatividade para sua entusiasmada torcida. Alguém aí vai comprar o da Libertadores 2008? :-)

Nenhum comentário: