segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Milan no topo do mundo



No primeiro tempo, eu fiquei surpreso com o futebol corajoso apresentado pelo Boca Juniors, diante dos craques milaneses. Depois de assistir ao São Paulo e ao Internacional praticando um futebol sobremaneira defensivo nas edições anteriores da final da Copa do Mundo de Clubes, vi um Boca ofensivo, com coragem e vontade de ganhar. O primeiro tempo terminou 1x1, e eu pensei comigo mesmo que era essa a atitude que eu gostaria de ver no Tricolor, quiçá na final de 2008.

No segundo tempo, mudei de idéia. Com jogadas inspiradíssimas do ex-são-paulino Kaká, o AC Milan atropelou o Boca. Não tanto com domínio da partida, mas com precisão. A rigor, o Boca deu um chute a mais no gol que o Milan no jogo, e a posse de bola foi praticamente igual para as duas equipes. Mas Kaká, Seedorf, Inzhaghi e cia., quando chegavam, chegavam para valer. O Milan deu sorte e, num pequeno bate-rebate na área, fez 2x1. No terceiro, bela jogada individual de Kaká, e um frangasso do goleirão xeneize. No 4x1, incrível troca de passes dos milaneses, selando a sorte da partida.

O Boca ainda acharia um golzinho e quase faria um terceiro, com um petardo de fora da área desferido por Ibarra, mas o placar ficou mesmo em 4x2, e o Milan sagrou-se o campeão dos campeões mundiais -- o único com quatro conquistas dessa natureza no currículo.

Claro que o nosso Tricolor vai buscar no ano que vem e igualar o feito milanês, mas uma coisa que já faz pensar: devemos encarar de frente, como fez o Boca, e correr o risco de apanhar dos europeus? Ou será que é melhor mesmo contar com a inspiração defensiva e ofensiva de um Mineiro para segurar a onda até o juiz apitar o fim do jogo?

Teremos tempo para refletir, durante essa entressafra do futebol. O São Paulo começa a temporada no dia 16 de janeiro, em partida válida pelo Campeonato Paulista. Ainda não sabemos exatamente com que time, mas parece que o Imperador vai mesmo virar reforço tricolor...

Nenhum comentário: