segunda-feira, 15 de março de 2010

O fantasma dos natais passados

O torcedor são-paulino anda mais ressabiado do que nunca. Critica o time quando empata, quando perde e quando ganha. Sente que falta conjunto, que falta aplicação, que falta bom desempenho e teme eliminações precoces na Libertadores e mesmo no Paulistinha. Pensa consigo mesmo: "Ah, de novo? Mais um ano em que seremos a "mãe" dos outros brasileiros no torneio continental?"

Com efeito, a carga psicológica de ter caído para Internacional (final, 2006), Grêmio (oitavas, 2007), Fluminense (quartas, 2008) e Cruzeiro (quartas, 2009) oprime o torcedor. Eles não querem servir de saco de pancada, mais uma vez. Querem ver um time vibrante, raçudo e brigador, de preferência com pinta de campeão.

O time do São Paulo na era Ricardo Gomes não é vibrante. É frio e administra seus jogos (às vezes bem, às vezes mal), sempre jogando o mínimo necessário para atingir seus objetivos. A lei do mínimo esforço aplicada pelo time incomoda a torcida.

Até aí, sem problemas. Concordo. Mas será que não estamos indo longe demais? Será que não estamos pressionando demais um time e, sobretudo, um treinador que nem estava por aqui quando as eliminações em anos passados ocorreram?

Talvez o belíssimo tricampeonato brasileiro tenha feito o torcedor esquecer como era o futebol na época de Muricy. O São Paulo só vivia de chuveirinho e suas jogadas mais perigosas eram as de bola parada. Taí, por exemplo, um ponto em que o Tricolor efetivamente melhorou, dos anos passados para este. Hoje, as jogadas são mais variadas, trabalha-se mais a bola com infiltrações pelo meio, há mais lances pela linha de fundo, e a bola parada virou apenas mais uma arma, de um arsenal mais vasto de recursos.

Nos últimos anos da era Muricy, o São Paulo jogava quase num efetivo 5-3-2, uma vez que os alas (Zé Luis e Jorge Wagner) tinham pouquíssima liberdade para descer até as pontas do campo, indo no máximo até a ponta da área, de onde chuveiravam a bola para o centroavante concluir. Centroavante este que mais jogava de costas para o gol que de frente, diga-se de passagem.

Sinceramente, acho o futebol do São Paulo 2010 melhor que o de 2009 e 2008. Ainda falta mais pegada e aplicação, mas nem tudo está perdido. Principalmente porque o time segue trabalhando pela "lei do mínimo esforço", fazendo apenas o estritamente necessário para cumprir suas obrigações (ir às semifinais do Paulista e às oitavas da Libertadores). O que vale dizer que ainda não tivemos a chance de avaliar o time numa circunstância de real "vida-ou-morte", para identificar se a equipe está mesmo aquém desses desafios.

Há quem cite os clássicos como parâmetros. Vou discordar aqui. Se tivéssemos ganho da Portuguesa, ninguém teria se mostrado mais confiante. Palmeiras, então em péssima fase, idem. Só, talvez, a vitória contra o Santos teria convencido os ressabiados são-paulinos do "poder de decisão" do time. Mas, cá pra nós, o que eles estariam decidindo, naquelas partidas? Eu vos digo: rigorosamente nada. O Curíntia, por exemplo, ganhou o clássico da Porcaria, mas isso não impediu o time de mostrar um futebol pouco convincente ao longo da temporada e mesmo ficar atrás da gente na classificação geral do Paulista.

Moral da história: acho que só dá mesmo para cobrar espírito de decisão do nosso time quando estivermos num momento decisivo. E não custa lembrar que o comando do Ricardo Gomes, goste-se ou não do estilo dele, até agora só trouxe benefícios ao São Paulo. O treinador pegou o time na 16a posição do Brasileiro e levou ao 3o lugar, com chance de ser campeão até a última rodada.

Na temporada 2010, conseguiu dar ritmo de jogo a um vasto elenco, desgastando minimamente as peças (à custa de maior entrosamento, é verdade) e produzindo uma circunstância à europeia, em que o São Paulo pode contar facilmente com 15, 16 titulares -- uma necessidade absoluta se o objetivo é, por exemplo, tentar vencer o Curíntia num domingo e jogar no México para ganhar na quarta-feira, como acontecerá mais adiante no nosso maravilhoso calendário, feito sob medida para ferrar o Tricolor (não custa lembrar mais uma vez que o São Paulo é o único clube na Libertadores que, imediatamente antes de cada um dos jogos pelo torneio continental, pega um clássico). Além disso, e talvez mais importante, a equipe comandada por Ricardo Gomes está cumprindo as metas da temporada, até agora. Está, já faz algumas rodadas, no G-4 do Paulista e tende a obter a classificação na Libertadores sem muito sufoco, graças a uma vitória fora de casa contra o fraco Nacional.

Não, não estou tapando o sol com a peneira, nem dizendo que o futebol está maravilhoso. Mas, sinceramente, faz muito tempo que não vejo o São Paulo ser campeão com um futebol maravilhoso (na melhor das hipóteses, 2005; na pior, 1993). E não é o treinador que produz a criatividade exigida para as belas apresentações; são os jogadores em campo.

Para quem diz que não houve evolução alguma do São Paulo desde o início da temporada, basta comparar os 5 primeiros jogos do ano com os 5 últimos. Vamos lá?

Cinco primeiros jogos:

17/1 - São Paulo 1x3 Portuguesa
Mereceu perder? Sim.

20/1 - Mirassol 1x1 São Paulo
Mereceu empatar? Não, jogou com o time reserva e mereceu perder, fez gol na sorte no fim do jogo.

23/1 - São Paulo 3x0 Rio Claro
Mereceu ganhar? Sim.

28/1 - São Paulo 3x0 Paulista
Mereceu ganhar? Sim.

31/1 - Sertãozinho 2x2 São Paulo
Mereceu empatar? Não, jogou com o time reserva e mereceu perder, anotando o empate num gol contra no final.




Cinco últimos jogos:

28/2 - São Paulo 5x1 Monte Azul
Mereceu ganhar? Sim.

03/3 - Oeste 0x0 São Paulo
Mereceu empatar? Sim, jogou com o time reserva e apresentou futebol nivelado com o adversário.

07/3 - Ponte Preta 0x2 São Paulo
Mereceu ganhar? Sim.

11/3 - Nacional (PAR) 0x2 São Paulo
Mereceu ganhar? sim.

14/3 - São Paulo 2x1 Rio Branco
Mereceu ganhar? Sim, jogou com o time reserva e só tomou um gol numa bobeada, mas dominou a partida.



Note que, nos dois casos, foram 3 partidas com o time titular e 2 com uma equipe mista/reserva, e na sequência inicial o São Paulo fez só 2 jogos fora, contra 3 na segunda sequência. Ainda assim, o desempenho médio foi bem melhor na segunda sequência: sem derrotas, 13 pontos conquistados, 11 gols marcados e 2 gols sofridos. A primeira sequência acumulou 8 pontos (dos quais 2 não foram merecidos), 10 gols marcados e 6 sofridos.

Então, como dizer que não houve evolução? Os adversários nas duas sequências são mais ou menos nivelados. Sertãozinho, Mirassol, Rio Claro e Paulista não são muito diferentes de Monte Azul, Oeste, Nacional (PAR) e Rio Branco, e a Portuguesa não é muito melhor que a Ponte Preta.

Ou seja, contra fatos não há argumentos; o São Paulo mostrou evolução, sobretudo com o time reserva, que conseguiu vencer jogos, ou, pelo menos fazer por merecer empates, e o time titular continua jogando pro gasto, feio e apático, mas cumprindo o mínimo necessário.

Está bom para ganhar algum campeonato? Não, não está. Mas, sinceramente, não adiantaria nada jogar futebol de campeão contra a Ponte Preta, ou contra o Rio Branco de Americana. Teremos de jogar futebol de campeão quando estivermos efetivamente disputando o campeonato para valer, nas fases decisivas.

O treinador anterior ganhou 3 campeonatos dificílimos por pontos corridos, mas naufragou em diversos campeonatos (1 recopa, 2 ou 3 sul-americanas, 4 paulistas e 4 Libertadores, pelas minhas contas) disputados em mata-mata. Esse histórico, que Muricy Ramalho atribui à "sorte" (rá, tá bom!), não pode ser automaticamente transferido a Ricardo Gomes. Até agora, nosso atual treinador teve ZERO chances de se provar no mata-mata. A mesma coisa com o elenco atual, que tem uma base antiga, mas está bastante modificado e requalificado.

Antes de pedir a cabeça de alguém, vamos pensar um pouquinho no trabalho que está sendo feito e nos resultados obtidos até agora. Sem falar que nem tudo que rola de bom ou de ruim em campo depende do treinador para acontecer.

36 comentários:

Brandão disse...

Belo texto amigo.
Concordo em muitas coisas com você.

Michel Toniato disse...

Bacana ver um texto em um blog são paulino, escrito de uma forma inteligente e original, destoando bastante dos textos mal escritos que temos aos montes por ai.
Me permita discordar em alguns pontos. Trabalhar pela lei do esforço mínimo, é algo que me incomoda bastante neste time do São Paulo, pois me parece que muitos jogadores encaram qualquer esforço extra, como um grande martírio, algo preocupante.
Vitórias em clássicos são sempre importantes, (as vezes muito mais no sentido psicológico), independente do contexto em que cada equipe está inserida, porém como não ganhamos nenhum clássico, não consigo afirmar caso tivessemos ganho, se as vitórias serviriam como parâmetro ou não, pois não tenho bola de cristal para saber em que condições elas teriam sido conquistadas.
Não consigo enxergar evolução na comparação que você fez entre os cinco primeiros, e os cinco últimos jogos do tricolor. Ok, o aproveitamento foi melhor, mas o futebol apresentado encontra-se num mesmo patamar, e jogar bem contra Ponte Preta e Rio Branco é importante porque o futebol de campeão que tanto queremos, não aparecerá automaticamente quando adentrarmos nas fases mais agudas e decisivas tanto do Paulista quanto da Libertadores, ele tem de surgir aos poucos,de forma gradativa.
Também não acho nada inteligente pedir a cabeça de Ricardo Gomes,porém aquilo que dele posso cobrar, na hora exata será cobrado.
Depois de uma olhada em meu blog: www.saopaulinismo.blogspot.com críticas e sugestões são bem vindas.
Abraços

Salvador Nogueira disse...

Michel,

obrigado pelos elogios e pelo comentário. E eu talvez não me tenha feito entender. Escrevi: "A lei do mínimo esforço aplicada pelo time incomoda a torcida. Até aí, sem problemas. Concordo."

Ou seja, também me irrita (vou a todos os jogos do time no Morumbi, faça chuva ou sol) a postura do time. A única coisa é que acho que não se pode confundir isso com "uma bosta completa", que é basicamente o que a torcida em massa está fazendo. Acho que essa impaciência tem muito mais a ver com o histórico recente de fracasso em mata-mata do que com o trabalho da atual temporada.

Sobre a questão da evolução do futebol, eu disse apenas que, comparados aos 5 primeiros jogos, os 5 últimos jogos mostraram evolução. Não quer dizer que esteja bom. Por evolução, entenda-se: o time melhorou, em desempenho e merecimento (os dois critérios analisados), de lá para cá. Mas ainda falta muito e, como eu disse em posts recentes, não haverá muito mais tempo para chegarmos a um nível aceitável.

Minha paciência começará a ser testada na sequência Curintia-Monterrey-Botafogo-Santo André-Primeiro jogo das semi do Paulista-Once Caldas. Essa será uma sequência de jogos realmente decisiva. Até lá, é até meio natural que o time, sobretudo no Paulistinha, jogue com a vibração de quem cumpre tabela...

Sobre seu blog, interessante. Li os últimos dois posts e curti.

Abraço,
S.

Ivan Bascherotto disse...

Salvador, antes de mais nada, parabéns pelo texto. Muito bem escrito.

Vou citar aqui, alguns comportamentos da torcida tricolor que me encomoda.

primeiro: muitos, pegam muito no pé do W9, o canelinha de ouro... mas muitos se esquecem, que ele não sabe jogar futebol... ele sabe é fazer gols... se não fosse os gols que ele já fez na libertadores, nós estariamos em que posição hoje??

segundo: muitos (inclusive eu) criticam a postura da diretoria (ou quem quer que seja) de colocar os títulares a jogar o paulistinha as vésperas de um jogo de libertadores... e outra coisa, quando colocam os reservas (mistão) pra jogar, e empatamos ou perdemos, a torcida reclama do time...

sei lá...
na minha opinião, o paulistinha deveria ser jogado pela garotada campeã da copinha... e os titulares, se dedicarem única e exclusivamente a libertadores (teriamos uma maior pré-temporada)
mas como eu nao sou o Juvenal, cabe a mim ficar aqui, torcendo, torcendo e torcendo...

Desculpa se eu estiver falando alguma besteira. Como foi mencionado no texto (estamos no G4 do paulistinha e praticamente classificados pra 2a fase da libertadores). As críticas da torcida, pode ser um pouco mais leve...

vamos esperar acabar a 1a fase, vamos garantir agora a nossa classificação com dois jogos em casa, e ver como o time se comporta na 2a fase da competição... quem sabe até lá, o Ricardo consiga dar a tão esperada injeção de raça, amor a camisa e dedicação nos nossos jogadores...

Saudações!!

Gilson disse...

É a primeira vez que comento aqui, e gostaria de parabenizá-lo por ver o copo meio cheio e não meio vazio..rss..se baseando muito bem nos fatos, assim com foi também no PodCast Once X SP.
O problema maior que eu vejo, tambem me baseando em fatos, é que existe um desinteresse (o que vc chama de mínimo esforço) muito grande de alguns jogadores importantes, como Miranda e Hernanes, e todo jogo fica aquela esperança de mudança de postura que nunca acontece, e acho que o RG não tem pulso pra mudar isso, dá a impressão que ele perdeu o comando, vide que até o Miranda anda retrucando o presidente. O JW disse que tá de saco cheio de jogar na lateral, o J.César que é LE fica na reserva pro intocável do Richarlison não sair do time...são coisas que não tem explicação e racham o elenco. De qualquer forma quinta vou de novo torcer por uma vitória e uma postura de time grande do São Paulo, mas confesso que no fundo não tô tão confiante assim...espero estar errado.

Abs

Ivan Bascherotto disse...

jorge wagner é meia... tem que parar de improvisar ele na ala... jogou um bolao no ultimo jogo contra o rio branco... tem jogado assim quando joga de meia...
e, pelo que eu percebi, carleto joga mais q junior cesar...
o q deve ser feito agora é o arroz e feijao... lateral jogando na lateral, meia jogando na meia...

Araujo Canellas disse...

Pra vc ver como opinião é opinião né? Discordo da sua. O futebol deste ano é tão ou mais medíocre quanto de 2007, 2008 e 2009.

Temos realmente mais possibilidades de jogadas pelo chão do que a "muryciana" jogada aérea, mas a apatia dos jogadores parece ser muito maior do q dos anos anteriores, o q acaba igualando as coisas.

Só pra te lembrar, não tivemos um maravilhoso futebol em 2005. Fomos esmagados na final contra o Liverpool, achamos um gol e fomos tri.

Em 2006 foi o ano que jogamos lindamente o Brasileirao e ganhamos com garbo e elegância. Foi nosso último ano de muito bom futebol.

Antes disso, em 2002 tinhamos um time q apresentava um bom futebol, mas era pipoqueiro.

Simon disse...

Até que enfim leio algum comentário decente sobre o SPFC esse ano.
parabéns!

Salvador Nogueira disse...

Claro, vc tem todo o direito de discordar. Mas se jogamos futebol medíocre em 2007 e 2008 e só em 2009 demitimos o treinador (decisão que, por sinal, foi acertada, pois permitiu o inédito tricampeonato), por que deveríamos despachar o atual treinador antes de uma temporada sequer?

Eu não disse que o futebol este ano está melhor que nos anos anteriores. Eu disse que o arsenal ofensivo está mais diversificado e capacitado. Mas também reclamo da falta de vontade e de fibra. É só ler o que estou escrevendo. Só não vou crucificar ninguém prematuramente.

Em tempo: não fui a favor da demissão do Muricy à época em que ocorreu também. É característica minha não querer demitir treinador quando jogadores fazem corpo-mole.

Abraços,
S.

wellzord disse...

gostei do seu texto e realmente por este angulo não podemos crucificar o Ricardo Gomes e o elenco, porém o que deixa a torcida desesperada é a sensação de falta de garra e vontade que o time transmite....para a torcida que gasta comprando ingresso para ver o jogo vale a pena assistir um jogo que o seu time joga como se fosse pequeno diante de times sem tradição e nos clássicos mesmo que não vale nada, perder de forma vergonhosa?

E quando o time for eliminado por das competições como tem jogado, o técnico não terá disculpa ao ser mandado embora

Guilherme disse...

ok, depois que o Tricolor cair na Libertadores e no paulista eu volto aqui pra ver você tentar defender essa sua tese.

Respeito a sua opinião, mas pra mim a queda está sendo anunciada!

Abs,
Guilherme

P.S.: só mais uma coisa, ok...o time teve evoluções desde a época do Banguelo, mas não se esqueça que ano passado estavamos em primeiro até a antepenultima rodada e graças a falta de pegada do time e do Treinero a gente perdeu o caneco que estava ganho. Assim, o Ricardo já demosntrou que não é bom em momentos decisivos (se não em engano também não ganhou nenhum clássico)...sem mais!

Salvador Nogueira disse...

Guilherme,

depois do Bush inventar o "ataque preventivo", você quer implementar no São Paulo a "demissão preventiva"? Complicado mandar alguém embora antes de falhar, né?

Na prática, é só isso que eu defendo. O RG conseguiu nos classificar para a Libertadores; portanto, deixa ele tentar ganhar. Se não conseguir nem passar das oitavas, a gente troca de treinador e pronto. Aí acho até natural, demissão após o fracasso. Mas antes, acho injusto.

Imagine se resolvessem te demitir do seu emprego porque estavam "sentindo" que você ia falhar, mesmo você tendo obtido os resultados exigidos pela empresa no ano anterior. Seria justo?

Abraço,
S.

Anônimo disse...

primeiro ponto:
gostaria de dar os parabens pelo texto escrito, muito claro com as ideias bem expostas.
segundo ponto:
concordo com vc qndo diz que devemos dar a chance de RG disputar decisões, porem, achu q o que realmente está gerando a indignação dos torcedores é a real falta de raça e vontade. vontade de jogar eles devem ter a todo momento e devem demonstrar isso, afinal de contas são pagos pra jogar bola e pelo que sei quase todos os atuais jogadores do São Paulo juraram amores pelas cores do time. Achu q esse tipo de vontade é obrigação tanto contra um Rio Branco pelo paulista quanto contra um Barcelona ou Milan em uma final de um mundial. fico triste em ver jogadores apenas caminharem em campo.
terceiro ponto:
não concordo quando vc desdenha dos titulos conquistados pelo Muricy, afinal de contas c não tínhamos um ótimo ataque, nossa defesa dava gosto de ver jogar. foram três titulos merecidos pq pra ser campeão não basta apenas gols bonitos, com infiltrações do ataque, belas jogadas pelas laterais se toda vez que o outro time for ao ataque fizer um gol. e isso definitivamente não ocorria com o tricolor.

ahhh, como classicos não são importantes?

mas você tem suas opiniões e soube expressá-las muito bem, por isso mais uma vez parabens pelo texto, foi o primeiro de muitos acessos, melhor do q muita besteira que agente lê por ai.

abraço...

Guilherme Akio Koga

Salvador Nogueira disse...

Guilherme,

deixa eu esclarecer algumas coisas. Primeiro, jamais desmereci o tri do Muricy. Até porque são-paulino que é são-paulino não pode desmerecer tri nenhum do São Paulo. Só mencionei que o futebol do Muricy era ainda mais pragmático que o atual (leia-se, chato). Mas comemorei muito o tri, achei merecidíssimo e terei para sempre grandes lembranças da era Muricy no SPFC.
Sobre clássicos, é o tal negócio: eles valem para moral, mas, nessa primeira fase, não servem para muito mais que isso. Exemplo: ano passado o SPFC reserva empatou com o Curíntia em 1 a 1, podendo até ter vencido, na fase de classificação. Mas isso de nada valeu quando tomamos duas piabas deles nas semifinais, com o time titular, quando a coisa realmente era para valer. Então, tem que colocar em perspectiva.

Agora, o que eu falei é que, tirando o jogo contra o Santos, os outros, se a gente tivesse ganho, todo mundo diria que não conta, porque batemos em cachorro morto. A Lusinha, que é sempre mais fraca, e o Palmeiras, que tá um lixo também. Por isso que esse parâmetro dos clássicos é injusto: porque só conta para avaliação pela derrota; se fosse vitória, não valeria de nada (como não vale para o Curíntia, que ganhou dos Porcos, mas tá uma bosta do mesmo jeito).

Abraços,
S.

Roberto disse...

Muito legal o texto.

Parabéns...

Mais um blog tricolor para eu ler.

Abraços!

Fontanello disse...

Meu caro, leio seu blog pela primeira vez. Parabéns, da pra ver que você entende de futebol.
Mas discordo em muitos pontos. O futebol do São Paulo em 2010, tirando 2 ou 3 jogos é RIDICULO !
Esse execesso de revesamento, derrubo o entrozamento !
E na era Muricy, com exessão de 2009, o time era guerrido, brigador, lutador e pressionava seus adversários. Ricardo Gomes é bom, mas não conseguiu fazer esse espírito de raça ficar no time, exemplo disso os jogos contra Botafogo e Goiás.
Abraço

Léo - Matão disse...

Cara, até concordo co algumas coisas. O problema é realmente a apatia do time, da desespero de ver os jogos do Tricolor, nada de bom pra se falar, todo mundo com sono,p RG dizendo que empate com o GRAAAANDE OESTE foi bom, deixando os jogadores dormirem até tarde. precisa chegar pego um dia no CT comendo todo mundo que ve pelça frente sem dó, aí sim acho que daria um choque no time....

Unknown disse...

Caro Salvador;

Muito bom o que escreveu, expõe seus pensamentos de forma clara e objetiva.
Porém, não concordo com seu conteúdo.
A reapresentação do time, se deu em 13/01, já estamos em meados de março e até hoje, não sei respostas de perguntas cruciais, tais como:
Qual o time titular?
Qual o esquema de jogo?
Sem respostas a essas perguntas, fica dificil crucificar os jogadores, eles estão tão perdidos como nós.
Acredito que os resultados estejam aparecendo, muito mais pelo nível técnico de nossos jogadores (que apesar da sonolencia e talves até falta de interesse) ser muito superior em relação aos adversarios.
Nessa evolução que citou, não vemos a mão do treinador e isso me preocupa.

Abraços;

Renato

Unknown disse...

Salvador.
Concordo com vc em muitos pontos. Também sou contra a "demissão preventiva" e acho que estamos com um arsenal maior esse ano, até porque o Muricy não tinha as opções que o RG tem hoje. Se tivesse talvez o time não jogaria só no chuverinho.
Quanto aos clássicos também acho que não valem nada nessa fase. Só vale para nós torcedores zoarmos com nossos amigos. Até acho que deveriamos ter jogado com um time reserva para não perdermos jogadores importantes para a libertadores, como acabou acontecendo.
A maioria da torcida critica o rodizio. Eu já acho importante ter um time onde pode-se contar com 18 a 20 jogadores em condição de jogo. Se o técnico for inteligente e souber "ler" o adversário pode escalar e armar o time certo para vencer. Essa história de que somos time grande e temos que impor nosso jogo é pura arrogância. Somos grandes e temos que impor nosso jogo sim, mas temos que ser inteligentes para saber impor e não precisa ser sempre da mesma forma, com os mesmos jogadores.
Mas essa apatia do time me preocupa e muito. Parece que está faltando ambição, vontade de vencer. E eu não vejo o RG em condição de mudar isso, mas alguem dentro da equipe tem que por pilha nessa moçada.

Unknown disse...

Primeiramente, Parabéns pelo texto! Muito bem escrito.

Agora só acho que faltou uma pequena parte neste texto, vc não analisou as novas contratações e a nova "cara" da equipe.

Na última entrevista coletiva do Ricardo Gomes ele até chegou a falar no ponto que aflige a todos, a morosidade da equipe, e a demora para atacar e que esta tendando corrigir esse problema.

Tal situação é completamente compreensiva, levando em conta os jogadores de meio de campo contratados, são todos jogadores de toque de bola e nenhum deles é um criador nato ou um jogador feloz. Hernanes, CS, RS, Jean, Ricky e LL não são jogadores para nem de criação nem velocidade, são jogadores que passam muito bem a bola, porém não criam e nem dão velocidade ao jogo, por isso muitas vezes o time fica tocando de lado e não agride.

Acredito, já que o problema não é mistério nem novidade para o técnico, que logo será ajustado, ou com a entrada do JW no meio de campo ou com maior participação do Dagoberto e/ou Fernandinho.

E mais um ponto, acredito que o primeiro tempo contra o Once Caldas foi perfeito, jogou como time para ser campeão sim.... Não deu espaços, criou boas jogadas, no segundo tempo mesmo com a pressão do Once Caldas o time estava bem, e só tomou o primeiro gol, pela falha do MP, e dps qdo estava 1x1 quem não se lembra do gol cara a cara q o W9 perdeu? Então, eu acredito que o time está no caminho certo, acreidto que veremos uma melhora significativa nos próximos jogos contra Corinthians, Monterrey e Once Caldas!!

Abraços

Unknown disse...

muito bom esse seu comentarios!!!mas se formos criticar depois que tudo for por agua abaixo n adianta de nada!!!axo que devemos cobrar sim a partir de agora!!!logico que sem pedir cabeça de nimguem!!
vlw

Anônimo disse...

Ótimo texto. Não conhecia esse blog e vou acompanhá-lo.

Anônimo disse...

Muito bom, show de bola.
Essa é a melhor explicação da atual fase do TRICOLOR que eu li por ai.

Geraldo"JASON"Lina
http://blogdolina.wordpress.com/

Máquila Tricolor disse...

Caro companheiro,

se fosse o Muricy com esse elenco você escreveria esse texto? Discordo em algumas partes. Quando se contrata 11 jogadores, pelo menos 70% tem o aval do técnico. Acredito que um treinador de qualidade, com um time montado por ele, deve mostrar resultados convincentes. Em 2008 e 2009 não tinhamos um elenco tão bom como esse. Vejo que há dois pesos e duas medidas para esse assunto, pois com um elenco muito pior li diversas vezes que o time "não jogava nada, era previsível, só jogava na base do chuveirinho, entre outros... Sou defensor do trabalho do Muricy e me lembro do ano em que ele chegou ao São Paulo. O time não jogava na base do chuveirinho, mas havia elenco. Acho que se for para comparar, temos que fazer comparações corretas. Taí uma dica para um post. Que tal comparar elencos de anos anteriores e resultados? Se estiver errado me perdoe, mas acho que encontraremos outros fatos....
Abraços

Alexandre de Barros Rodrigues disse...

Está bem escrito sim, e apoiado em fatos. Tem fundamento. Mas o espírito que esse texto passa para mim é o seguinte: "Gente, no passado estivemos ruins, e embora o técnico tenha ganhado o Tri, ele mereceu ser demitido porque perdeu vários outros campeonatos. Hoje em dia continuamos mal, talvez um pouco melhor, e nosso técnico ainda não demonstrou que é perdedor. Então, antes de cobrar a saída dele, vamos dar a chance e correr o risco dele mostrar que é um perdedor de verdade, e aí sim é justo demitir o cara..." A impressão que tenho é essa... Não sou a favor, nem contra Ricardo Gomes. Como o blogueiro bem disse, ele ainda não teve muito tempo para mostrar quem é... Mas é nítido que o time precisa de um chacoalhão, de um empurra, para acordar. O time está muito mal treinado, muito. E quem é o treinador? Pois bem, então acho temeroso defender o técnico, pois a análise tem que ser feita sob ele, e não comparando ele com Muricy. E o time está muito mal treinado! Esqueçam o que foi passado, não iremos recuperar o que já perdemos. É preciso focar no Ricardo Gomes por ele mesmo. Aliás, alguém sabe qual é o time titular do SPFCF. Evolução pífia em 2010 não justifica esse post. Não acho legal trocar de técnico, mais escreva algo sem comparar o RG a alguém, e diga como está o time que ele treina. Depois que concluir que está uma bosta, aí vc conclui o post sugerindo algo tático, técnico, prático... Senão fica só na conversa pra boi dormir... Abs

Marcelo Pacheco disse...

Concordo em absolutamente TUDO o que foi dito nesse post. Graças a Deus vejo alguém escrever sobre o SPFC com sanidade. Já vi de tudo essa semana: movimentos "VOLTA MURICY" blogueiros sentindo VERGONHA de ver o time jogar. Todos criando tempestade em copo d'agua.

Já pensou em assumir o blog do torcedor do globoesporte.com no lugar do Perrone?

Anônimo disse...

Fala rapaz!

Apesar de ser um dos primeiros blogs que eu visito após os jogos, fazia um tempo que não me manifestava aqui... Ainda bem que passou aquela tua fase corneta do fim do ano passado, bem quando eu tava curtindo o time duro do São Paulo. Não culpo o RG por ter perdido o campeonato, jogar com 30% do time reserva por causa do STJD nas últimas partidas foi sacanagem. Não era pra ser, de jeito nenhum!

Agora estamos jogando feio, mas quem ta jogando bem? O time que ganhou de um bando de Avatar? Só espero que o time tenha alma e espírito guerreiro durante o mata-mata, que essa frieza (que costuma ser bem são-paulina) seja substituída por mais raça lugânica.

Pra gente, só resta apoiar, dentro e fora do estádio, o tempo todo!

Incondicionalmente!

Abraços e parabéns por ter escrito este post que chamou bastante atenção do povo em outros sites e twitters!

Fabio

Raério disse...

CONCORDO PLENAMENTE!!!COM TUDO!!!
NÃO ÉH HORA DE PEDIR A CABEÇA D NINGUÉM!!
O TIME TÁ EVOLUINDO KERENDO OU NÃO. E DEVEMOS SIM, COBRAR RAÇA E FORÇA DE VONTADE...QUERER E ETC...

Anônimo disse...

Concordo com a maioria das coisas que disse Salvador, mas venhamos e convenhamos, a torcida são paulina não esta acostumada a ver o time jogando o feijão com arroz, os titulos a alguns anos atras eram rotina, agora são duvidas.

Serginho Laurindo disse...

Concordo contigo em algumas coisas, principalmente quando diz que faz tempo que o SPFC não é campeão dando espetáculo! Faz mesmo! Afora o time campeão do mundo em 2005, que foi feito pra vencer - a mais de duas mãos, pois teve dedos do Cuca, do Leão, do Milton Cruz, e, por fim, aquele toque de campeão do Paulo Autuori -, mas não era um primor de futebol bem jogado, com muito esforço consigo lembrar do time campeão paulista de 1998, de Denilson, França, Dodô e Raí (segunda passagem), time este que conquistou só o Paulistinha. Depois, só mesmo voltando aos timaços do Telê! Em 2006, fomos bem, perdemos nos detalhes, mas em todos os outros anos o título brasileiro do final do ano acabou ofuscando os fracassos do Muricy na Libertadores e a sua demora pra arrumar os times. Ficou a falsa impressão, desde então, de um vínculo entre os títulos de 2005 (Paulista, Libertadores e Mundial) e os subsequentes (Hexa-Tri-Brasileiro), sendo que, contudo, essas conquistas não tem absolutamente nada a ver uma com a outra! Se formos comparar os times, a base de 2005 começou a morrer ali mesmo no gramado de Yokohama, quando comemoramos aquela vitória épica sobre o Liverpool e já nos despedimos do Amoroso e do Cicinho. Pouco tempo depois, após a derrota na final de 2006, se foi tb o grande Diego Lugano (e com ele o espírito vencedor). Mais tarde, perdemos Mineiro, Josué, Danilo, etc. No time pentacampeão brasileiro, de 2007, havia sobrado só três jogadores campeões do mundo no time titular: Junior, Aloisio e Rogério Ceni (Souza tb fazia parte do elenco, mas estava no banco). E o futebol apresentado já não guardava qualquer relação com aquele do time Tricampeão da América e do Mundo! Nós, são-paulinos, percebíamos isso, sabíamos disso, mas íamos comemorando os títulos nacionais, era gostoso ter essa hegemonia no Brasil... Mas no fundo nunca estivemos satisfeitos, porque não aguentamos mais ser eliminados por qqer time brasileiro que se preparou melhor do que nós pra disputar a Libertadores! O Muricy parece nunca ter entendido isso - ou fez que não entendeu. RG agora tem a chance de não seguir os passos de seu antecessor e conquistar definitivamente a torcida dando total atenção pra Taça Libertadores, que é o que efetivamente interessa pra nós! Chega de Brasileiro e Paulistinha, queremos um time guerreiro, vibrante, pegador, enfim, um time com aquela garra - e técnica tb - que a gte sabe muito bem que é necessária pra se vencer uma Libertadores! Este ano é especial, principalmente pela presença do CUríntia e a chance de matá-los no ano do centenário! Não admitimos mais fracassos e isso não significa necessariamente levantar a Copa, a gte sabe que não é assim tão simples vencer esse torneio tão cobiçado, é preciso que um monte de circunstâncias remem a favor. Mas queremos no mínimo uma equipe forte e guerreira, que, se perder, perca lutando muito, até o último segundo, não de forma apática - e de preferência que não seja mais eliminado pra times brasileiros! hehehe... Boa sorte, RG, que Deus te abençoe e ilumine o nosso Tricolor! Abraço, amigos, gostei muito do blog, serei visitante assíduo! P.S.: desculpem o tamanho do texto, foi meio que um desabafo... hehehe

Salvador Nogueira disse...

Galera, valeu muito pelos comentários e pela discussão sadia, seja com quem concorda, seja com quem discorda! Pegando carona em algumas coisas discutidas aqui, elaborei um novo post sobre o tal "jeito de jogar" e o que está faltando para encaixar (na minha modesta opinião, claro).

Mas, convenhamos, o que importa mesmo é sempre o próximo jogo. Então já vamos torcer desde agora para que quinta-feira seja uma noite especial para todos nós!

Saudações 6-3-3,

Salvador

Unknown disse...

Rodrigo Campos, São Paulo SP
Pinheiros

O que você disse é valido. Não deixa de estar correto. Teoricamente devemos ter paciência com o time e ver o lado positivo. Mas a grande maioria dos são paulinos está com medo de uma eliminação da libertadores precocemente. Como aconteceu nas últimas edições. Do time embalar no 2º semestre só. E o time não esta empolgando. o time faz o fervor da torcida pulsar. e a torcida está exatamente como o time esta. poxa, eles são bem pagos , e tem qualidade. é só ter vontade. correr, chutar a bola pra fora e berrar! (como o cicinho fazia em 2005) arregalar o olho pro adversário (como fazia o lugano). ser adorado e desisivo (como era Raí) e outros exemplos. O São paulo tem tudo pra ser o melhor time do Brasil. Eles presisam acreditar nisso.

Parabéns pela análise.

Rodrigo Campos
twitter: rocamposwolf

Mauricio Souza disse...

Salvador, acho cedo pedir a cabeça do RG, mas acho que manter Marcelinho Paraiba é culpa dele, improvisar Jean na lateral e nem tentar colocar um dos dois laterais, é culpa dele, improvisar o Fernandinho de centroavante, é culpa dele, não mandar o time marcar saída de bola, é culpa dele, não mandar o time ter mais vontade e puxar o contra ataque com mais rapídez, é culpa dele, jogadas pelas laterais são poucas, culpa dele, por fim acho que a falta de padrão de jogo também e culpa dele, se tudo isso for corrigido a tempo poderemos esperar alguma coisa, caso contrário só nos resta sofrer.

Unknown disse...

Concordo completamente com essa matéria... mas o que acaba chateando o torcedor é que e 2005 o time do SP que ainda é mt lembrado pela torcida tricolor, estava aniquilando no Paulista, invicto e praticamente garantido na Libertadores. E pq hj em dia, dizem que não dá para disputar os dois campeonatos com a mesma pegada? se em 2005 fo possivel pq hj em dia nuam dá?

Rafael Real disse...

Os times da era murici não eram belos de se ver jogar, mas pelo menos os jogadores não caminhavam em campo. O que me da raiva é essa displicência e marasmo com que o time entra em campo. Falta RAÇA sim.

Menezes disse...

Muito bom o texto, concordo 99%. Gostaria de escrever nesse blog, se possível. Sou são-paulino mais do que roxo e jornalista esportivo. Se puderem, me mandem um e-mail: menezescx@gmail.com !

Forte abraço,

Guilherme