sexta-feira, 19 de março de 2010

E aí, o que você achou?
SPFC 3x0 Nacional (PAR)

É aquele tal negócio que eu falei. Se joga mal, é porque joga mal. Se joga bem, é porque o adversário é fraco. Tenho certeza de que, a despeito do futebol de razoável para bom apresentado pelo São Paulo, vai ter muita gente ainda desconfiada. Ou seja: só vamos saber se esse time é para valer quando o jogo também for para valer. (Dica: os jogos contra Monterrey, Curíntia e Once Caldas serão os bons termômetros pré-mata-mata.)

Na minha opinião, o Tricolor fez uma boa e segura partida contra o fraco Nacional, que está se consolidando como uma das duas ou três piores campanhas da fase de grupos da Libertadores (se não for a pior de todas). E isso é evolução, porque o jogo anterior, contra o mesmo time, foi bem abaixo desse.

Ricardo Gomes teve coragem e tirou, além de Marcelinho Paraíba, que não estava dando mais par a aguentar (by the way, quem é o batedor de pênalti oficial agora, hein, professor?), mas também Cicinho, que, desde que retornou, ainda deve muito na posição. O time foi num 4-4-2 com Rogério Ceni, Jean, Alex Silva, Miranda e Junior Cesar; Ricky, Cleber Santana, Hernanes e Leo Lima; Dagoberto e Washington.

No post anterior, eu me perguntava quem poderia ter lucidez suficiente para armar o meio-campo. Curiosamente, esqueci de mencionar justamente o cara que resolveu a parada neste jogo contra o Nacional: Leo Lima. Fazendo uma partida irrepreensível, foi pela primeira vez uma cabeça pensante efetiva por ali.

Mas seu talento ainda precisaria de um pouco de suor para aparecer. Os primeiros 25 minutos do São Paulo foram tensos, com muitos erros e tentativas de ligação direta. Ricky em especial falhou demais na hora de tentar iniciar os ataques (alguém precisa colocar na cabeça dele que, se tentar evitar inversões longas de jogo ou lançamentos, passa a ser peça insubstituível na equipe). O Nacional veio trancadinho para segurar o 0 a 0, com uma equipe compacta e bem organizada. Ainda assim, pouco fez para chegar ao gol de Rogério.

E o castelo de cartas paraguaio se desfez quando, num contragolpe, aos 29 minutos, Hernanes fez cruzamento longo para Dagoberto, no segundo pau. Com inteligência, o atacante mandou por encoberta e fez um golaço. A partir daí, sem muito mais que defender no jogo, o Nacional apenas tocou a partida, sem objetivo claro. E o São Paulo, empolgado com a possibilidade de realizar bom jogo, veio para cima. Em seguida, aos 32, saiu o segundo gol, em bola enfiada em profundidade para Junior Cesar, que cruzou para Washington, que dominou e fez bela assistência a Leo Lima, para marcar. (Só vi que o Coração Valente tocou a bola, em vez de perder o gol, no replay em casa; do estádio, parecia um rebu na área.)

No segundo tempo, o São Paulo seguiu pressionando e chegou ao terceiro gol em bela jogada de Ricky, que se projetou para receber atrás da zaga, driblou o goleiro e, apesar de derrubado, deixou a bola limpa para Washington empurrar e fazer o seu. Com o 3 a 0, a fatura estava liquidada, e a torcida teve a oportunidade até de tirar uma ondinha com os pobres coitados paraguaios, ao som de "olé".

Aí, é o tal negócio. O Tricolor assumiu a ponta, só depende de mais uma vitória para conquistar a classificação, ficou de bem com a torcida. Mas todo mundo dirá que o Nacional não foi teste, e que essa apresentação, tal como foi, não passou de obrigação.

E é mesmo a mais pura verdade. Mas o mais importante é que, pela primeira vez, mesmo com um adversário fraco, o São Paulo soube controlar o jogo e não desistiu dele em nenhum momento. Se faltava aparecer vontade e garra, hoje o time as apresentou em campo. O espírito começa a se afinar. Estou ansioso para quando o bicho começar a pegar para valer! VAMOS, SÃO PAULO! VAMOS, SÃO PAULO! VAMOS, SER CAMPEÃO!

4 comentários:

Unknown disse...

Caro amigo;

Concordo com você em genero, número e grau.
Na minha opinião, não devemos analisar o adversario e sim o São Paulo, temos que jogar bem, independentemente contra quem for. As vezes é até mais dificil jogar contra esse timinhos que não tem nada a perder, jogam fechados esperando "se der um contra ataque..." do que contra um adversário forte, onde o próprio jogo já motiva.
O time ontem esteve de parabéns, se não pelo esplendor, mais sim pela vontade e determinação.

Abraços;

Renato

Anônimo disse...

Impressionante é ouvir na rádio os comentários sobre o jogo: Antes: "Nacional costuma vender caro as derrotas fora de casa, e costuma jogar bem melhor fora, então o SP que se prepare". Depois: "O São Paulo ganhou de um time medíocre, não fez mais que a obrigação, mas não jogou nada, e não vai disputar grandes coisas esse ano...e ainda corre o risco de nem se classificar para a próxima fase" (???)... Aí, passadas as entrevistas, começam a comentar outros jogos, e falam do curintia..que não ta jogando nada, "mas ta mostrando evolução, e vai se classificar em primeiro na classificação geral e é sério candidato ao título"...Dois pesos e duas medidas (se bem que no curintia tem um atacante bem pesado mesmo)...To sentindo a imprensa tremendo com a evolução tricolor, arruinando a chance de título no ano do sem te(rnada)nario daquele timinho. VAMO TRICOLOOOOOOOOOORRRR!!!!

Ivan Bascherotto disse...

mas isso, é muito, muito, muito óbvio... todos estao pendendo pro lado dos sem estadio...

todos sabem, que o sao paulo, é o time brasileiro que mais venceu a libertadores... quem quer ver o sao paulo levantar mais um caneco sulamericano, alem dos proprios sao paulinos??

estou muito confiante no nosso elenco... e torcendo muito, pra q o ricardo consiga, de uma vez por todas, tirar esse time do papel...
agora, curiosamente (ou nao), o marcelinho saiu e o time jogou...

fico feliz em ver o canelinha de ouro balançando as redes.. mesmo que em um gol "cagado" (como lembrou o Daniel Perrone, hehe) fico feliz em ver o leo lima jogando o futebol que o trouxe ao sao paulo..

percebo que falta pouco... muito pouco pro time se firmar... e aí meu amigo... sai de baixo... sai de baixo que o Jason nao perdoa...

VAMOS SAO PAULO, VAMOS SER CAMPEAO!!!

Anônimo disse...

Ontem, no estadio, tbm pensei que a bola tinha espirrado do Washington para o Leo Lima. E mais, pensei tbm que no terceiro gol o W9 tinha sido fominha e trombado com o Richarlison e roubado a bola. Só vi os lances como de fato foram quando cheguei e casa e fui procurar os gols na internet.
Aproveitando, alguem sabe porque a prefeitura proibiu o Shoping Butantã de usar os estacionamentos ontem? Costumo parar lá (apesar do preço abusivo e da distancia até o estadio) porque é o unico estacionamento da região onde se acontecer algo com o carro, tem seguro. Ontem, cheguei por volta das 19:00 horas e o porteiro do estacionamento estava avisando um a um que o estacionamento não ficaria aberto naquele dia porque a prefeitura negou o alvará à eles.
Essa P###@ de prefeitura coloca bloqueios (e agora as barracas de vendedores) nas vagas da Av Jorge Joao Saad, fechou a praça em frente do estadio para parar so "autoridades" e não faz po##a nenhuma pra coibir os flanelinhas que cobra no minimo 30 reais em jogos como os de ontem e, agora, negou alvará para o unico estacionamneto descente na região.
É uma palhaçada que não tem fim. E depois não entendem porque o publico não comparece no estadio.