domingo, 18 de julho de 2010

O peso da Libertadores. Vitória 3x2 São Paulo

Mais uma vez, a equipe do São Paulo entrou sem a menor organização e quando tentou se recuperar, era tarde demais. Revés novamente e distância cada vez mais abismal dos líderes do campeonato.

Como pode um treinador de futebol não perceber suas modificações estúpidas e sem treino feitas no setor defensivo. Primeiro, 4-4-2 e Richarlyson como cabeça de área. Depois, quase como um desespero ao perceber uma possível goleada para o adversário, Ricardo Gomes volta ao esquema de 3 zagueiros centralizando Richarlyson. Tragédia anunciada, correto?

Dois gols no início do segundo tempo sepultaram as chances do SPFC no jogo. Como a falta de quem entende de futebol prejudica esse time, impressionante.

Esquecendo esse jogo e temendo a Libertadores, fiz um balanço e parei para pensar como faz diferença um ou outro jogo desse torneio. O São Paulo jogou desorganizado e "sem alma" durante praticamente toda a temporada, foi pífio no Campeonato Paulista classificando apenas na última rodada e igualando um recorde negativo de sequer vencer um clássico no torneio. Depois, classificou de forma equilibrada mas sem brilho na primeira fase da Copa Libertadores. Levou uma sorte danada de ser o segundo na classificação geral, não fez por merecer esse posto. Os grupos foram equilibrados e por isso essa posição caiu no nosso colo.

Daí, veio a "virada" tricolor, após dois empates ridículos com o Universitário do Peru, nosso time acordou na cobrança de pênaltis e prometeu mais empenho, garra e união. E não é que tudo parecia dar certo após isso? Duas vitórias incontestáveis contra o Cruzeiro, sem dar a menor chance para o adversário e ainda culminando com a chegada de Fernandão, fizeram o SPFC estar nas semifinais da Libertadores.

Míseros dois jogos. Foi essa a temporada do SPFC até agora, a conquista de Ricardo Gomes. Vencer o Cruzeiro por duas oportunidades e só. Muito pouco para quem almeja títulos e mais títulos no Tricolor.

Como a Libertadores é pesada e muito importante, o treinador se sustenta no cargo mesmo fazendo bobagens jogo após jogo. Agora, está entre o céu e o inferno, tal qual nosso amado tricolor. Se vencer o Internacional no confronto de dois jogos, deve se tornar gênio e encaminhar o quarto título da América, pois ninguém acredita que Universidad do Chile ou Chivas possam derrotar um dos brasileiros na final. Se for derrotado com certeza sela o fim de sua passagem no clube, independentemente das circunstâncias, já que o Campeonato Brasileiro tem ido pelo ralo.

A vida do SPFC em 2010 e até em 2011 pode ser definida em 180 minutos. Espero que todos os santos estejam conosco, porque vamos precisar. Agora é hora de apoiar e fechar os olhos para incompetência do treinador e a enorme infelicidade da diretoria ao permitir a saída de Cicinho.

6 comentários:

Anônimo disse...

Concordei com todo o seu texto, exceto a última frase. unca vou deixar de ver a incompetência eo francês, até porque ele é a razão do meu stress ao ver aos jogos ho tricolor. E ainda está sendo cotado para a seleção...
-
Quanto ao Cicinho, já vai tarde. Cheguei a duvidar que fosse o mesmo de anos atrás, considerando o futebolzinho sem graça que apresentou no retorno. Jogou só com o nome e o SPFC está precisando bem mais do que isso. André.

Gustavo Templar disse...

Eu gosto muito dos posts aqui, sério. Sempre falam o que eu quero falar. Hoje eu tava pensando aqui, vocês podiam fazer um post de quantos tabus o Sr. Ricardo Gomes conseguiu tirar do Tricolor desde sua chegada. Esse do Vitória foi só mais um, infelizmente.

Abraço!

Paulo Cesar Ceglia disse...

Gustavo,

valeu aí pelo comentário. Cara, eu espero que o próximo tabu seja o de ser o pior técnico campeão da Copa Libertadores! hehehe Bem que podia né? Estamos merecendo...!

Abs!

Edison Waetge Jr disse...

Conceitualmente, seu post está correto, mas fizemos outros minutos bons além dos 180. Infelizmente, quase sempre eram meio tempo de um jogo, o qual a outra metade ofuscou. O próprio jogo contra o Inter, pelo Brasileirão no Beira-Rio eu diria que foi muito bom.
O problema está aí: o porquê dessa oscilação. Alternamos jogos bons (poucos) com jogos péssimos (muitos). Se temos capacidade de jogar bem de vez em quando, por que não o fazemos sempre? Eu não aceito a tal da "mística da Libertadores" como resposta.
Pra mim, e olha que eu reluto muito em apontar o dedo para uma única pessoa, o problema é mesmo o técnico, que não sabe virar uma partida, ou o faz raramente, e quase sempre vê o adversário acertar o time no meio do jogo e virar o resultado em cima de gente.

Paulo Cesar Ceglia disse...

Eu vejo o "fato novo", chegada do Fernandão, como responsável dos dois bons jogos. E o 2o, nem teve né? Tipo, o Kléber nos ajudou e muito.

Enfim, espero que voltemos a jogar de forma mais sólida.

Rodrigo Sleiman disse...

Concordo com o Texto.

Eu ainda tenho outras críticas a RG. Pra mim o MP rende muito mais (pra nao dizer que só rende aí) de Meia. Ele falou q o MP eh segundo atacante, mesmo o MP falando que prefiriria ser meia.. Mas infelizmente o MP passou por problemas pessoais e deu motivo pro RG fala q a culpa eh do MP

O Jean, jgava MUITA bola.. Invetou q ele era LD.. Se nao seria reserva do R20.. com a chegado do Souto entao... queimou o muleque

o Wellington sempre foi pra mim, mais jgador ateh q o Oscar.. É pra mim o maior jogador do SPFC (na base) ao lado do L.Gaucho (uma geração mais nova)...ele inventou que ele eh LD tb...

Tentou isso com o Casemiro tb

o Sérgio Mota.. Nao eh possivel que n de chance nem no Paulista...ele precisava ter uma boa sequencia como titular.

O Marlos mesmo, só ganhou em um jogo q nao lembro ao certo.. Mas acho q o Léo Lima e o CS nao puderam jogar e ele foi OBRIGADO a colocar o Marlos. Resultado: goleada e o Marlos foi o craque do jogo... ai ele: Ahh ele bom hein.

Lógico q o RG eh vitima do SPFC por nao ter LD... Mas porra..Sobe o Jackson, ou o Aguaí. Eles nao va ser craques mesmo.. tah na cara q sao jogadores comuns.. investe neles ueh

e o ADRIAN? Eh ruim? eh. Pior que o Jean? Nao! Alem de nao queimar ninguem do elenco.

Ele tb tem um problema q o Muricy nao sooube equacionar. Junior Cesar. Po ele nao apoia nunca.

E com relação a Libertadores. SPFC e Inter chegaram só pela camisa. Universidad do Chile e Chivas esta jogando melhor. Ninguem achava q o Estudiantes ou a LDU seriam campeoes... Nem o Once Caldas.. Libertadores tem mtos azaroes campeoes. Acho q o Vencedor do classico brasileiro (que ja perdi tda confiança) tem apenas uma leve vantagem sobre o outro, pela tradição e estrutura..só por isso.