segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Sobre os campeões por fax

Como a galera reparou, estou sem tempo até pra reclamar da vida, que dirá do São Paulo... mas essa história recente dos campeões por fax e a mudança da contagem dos títulos brasileiros me obrigou a voltar, nem que seja por alguns breves parágrafos.

É claro que quem ganhou "novos" títulos está com sorriso de orelha a orelha. Mas tenho certeza de que, em seu íntimo, até eles se perguntam: faz algum sentido essa mudança?

Oficialmente, todos eles declaram: Claro que sim! Querem então me convencer de que Pelé nunca foi campeão brasileiro? Que o futebol brasileiro só começou em 1971, quando disputou-se o primeiro Campeonato Brasileiro?

Tenho uma resposta ousada, posto que, de início, soará absurda: sim, o futebol brasileiro só começou em 1971.

O que havia antes?

Os historiadores podem responder: o futebol no Brasil nasceu fortemente regionalizado. Quais eram os torneios mais importantes da temporada do início do século até os anos 70? Os estaduais. Não havia campeões nacionais porque não existia a ambição de realizar campeonatos com essa escala. Estamos falando de uma época em que o (pouco) dinheiro do futebol vinha da renda das partidas. Nada de boladas milionárias pelos direitos televisivos ou um sistema de transporte aeroviário que permitisse partidas semanais espalhadas pelos quatro cantos do país. Era muito mais interessante preservar o interesse local com campeonatos locais, disputados localmente.

Em nome do espetáculo, havia um embate muito interessante: criavam-se selecionados dos estados, que disputavam torneios e amistosos entre si. Eram grande chamarizes para as convocações do time nacional. Leônidas da Silva, por exemplo, jogou pela Seleção do Rio de Janeiro e pela Seleção de São Paulo, além de vestir a camisa do Brasil na Copa de 1938.

O próprio fato de que havia selecionados estaduais mostra o nível de descentralização do futebol brasileiro.

A Taça Brasil foi criada em 1959 não para definir um campeão brasileiro, mas sim eleger o classificado do país para a nascente Taça Libertadores da América, a ser realizada pela primeira vez em 1960. A Taça Brasil era disputada pelos campeões estaduais, em regime de mata-mata.

Não sei se o leitor se lembra, mas a Copa do Brasil, até a CBF resolver inventar a figura dos "times convidados" e expandir o número de participantes (aconteceu no fim dos anos 90, começo dos 2000, se não me engano!), era disputada exatamente da mesma maneira: entre os campeões estaduais, em regime de mata-mata. Entretanto, ninguém ousa dizer que o campeão da Copa do Brasil é o campeão brasileiro.

A Taça Brasil claramente é a antecessora da Copa do Brasil. Não do campeonato brasileiro.

O Torneio Roberto Gomes Pedrosa já representa uma outra história. Ele mostra o momento em que o futebol brasileiro começou a se tornar realmente brasileiro, no contexto dos clubes. Com o crescimento do torneio Rio-São Paulo, que reunia as principais forças das duas maiores potências do país, começou a ser interessante reunir participantes de outros estados, de forma seletiva. Era o embrião do que viria a ser o Campeonato Brasileiro.

Qual a diferença entre um e outro? O segundo resulta de uma real estruturação do futebol brasileiro para abrigar um grande campeonato nacional de clubes. O primeiro foi como um "projeto piloto", que demonstrou a viabilidade da empreitada, em escala menor e com ausência de forças importantes do futebol brasileiro.

Hoje, os campeonatos estaduais são quase um incômodo no calendário. Com a política de reescrever a história e promover os "campeões por fax", a CBF está apagando dos livros a razão pela qual os campeonatos estaduais existem e, quiçá, devem ser preservados: eles foram os germes do nascimento do que hoje se chama de futebol brasileiro. Tudo começou com o futebol paulista, o futebol carioca, o futebol mineiro, o futebol gaúcho, o futebol baiano, o futebol pernambucano, o futebol paranaense...

Mas não. A partir de agora, com uma canetada, o Brasil já tinha uma estrutura nacional de clubes consolidada desde 1959. Tão consolidada, aliás, que chegou a ter dois campeões nacionais no mesmo ano, enquanto a Taça Brasil e o Robertão foram disputados simultaneamente!

É um desserviço ao registro histórico, senhores!

Eu não entendo porque o Santos, por exemplo, tem dificuldade em se orgulhar de ter conquistado o pentacampeonato da Taça Brasil, que reuniu os campeões estaduais em embates emocionantes! Por que mudar de nome vai tornar esse campeonato mais interessante? Certamente isso servirá apenas para apagar seu próprio brilho e seu momento histórico.

Mas, enfim, de entidades como a CBF, que não preservam sequer o dinheiro público, eu devo esperar que se preocupem com o registro da história?? Sem chance.

14 comentários:

Anônimo disse...

O que tenho dito aos poucos rivais que têm coragem de comemorar esse rebatismo é :
"O SPFC é tão grande que por brigar com CBF sobrou um estádio para as galinhas, 4 titulos para os leitões e 6 titulos para o Santos.
Quer apostar que ganhamos o nono título antes deles?"

Unknown disse...

Pergunte a CBF como ela preservou a taça jules Rimet

Anônimo disse...

Coloquem no GOOGLE "SABATINA SOBRE A TAÇA BRASIL" blog do Odir Cunha - vocês vão ver que a importancia da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedroza era a mesma que os brasileirões após 1971 através das repercussões da imprensa da época. E dizer que o campeão da Copa Intercontinental ou Copa Toyota ou Copa América do Sul/Europa é CAMPEÃO MUNDIAL é uma bela piada não é??? Um torneio NÃO organizado e NEM reconhecido pela FIFA como CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES. Disputado por 2 clubes em 2 jogos até 1979 e 1 só jogo apartir de 1980 por várias vezes abandonados pelos clubes campeões europeus. Ainda PROIBIA os clubes mexicanos de disputar caso fossem campeões da libertadores. QUEM FOI CAMPEÃO MUNDIAL EM 2000 HÉM??? BOCA OU CÚRINTIA??? Ai vale pra vocêis ter 2 campeões em 1 ano né!!! Cuidado hém, no futuro quem vai pedir "título por fax" que nem vocêis dizem é o S. Paulo FC para a Fifa reconhecer os Toyotinha 92 e 93. Vc disse "os historiadores podem dizer" vc tem razão os maiores do Brasil como Orlando Duarte reconhecem a unificação do brasileirão e ele é imparcial, é torcedor da Portuguesa e viveu a época. Você se engana profundamente quando diz que a Taa Brasil não dava o titulo de campeão brasieiro, VEJA "a Taça Brasil foi criada para se definir o campeão brasileiro de clubes e representar o Brasil no primeira campeonato sulamericano de clubes em 1960", assim disse o então presidente da CBD João Havelange em entrevista a revista "Manchete Esportiva" em 1958. Se a Taça Brasil fosse apenas seletivo a libertadores, não existia nem troféu que nem as eliminatórias da copa do mundo que só dá a vaga a copa.

Anônimo disse...

E vocês do S. Paulo F.C., não entendo também por que vcs tem dificuldades de se orgulharem de terem sido bi-campeões da Copa Toyota em embates emocionantes e quererem transforma-los em mundiais de clubes hém??? Lembrando que a FIFA não os realizou e nem os reconhecem como mundiais de clubes. Manda um fax lá vcs também que nem vcs falam kkkkkkk.

Anônimo disse...

As meninas da vila Sônia, estão estressadas, xolla, xolla, xolla

Anônimo disse...

CORINTHIANS CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES 2012, O DE 2000 PODE FICAR PARA O PALMARES ENVIAR UM FAX PARA A FIFA, SERÁ DOADO COM CERTEZA!

santista disse...

Chora bambi sem Passado.

santista disse...

http://campeoesdofutebol.com.br/taca_brasil_regional.html

TAÇA BRASIL
Histórico da Taça Brasil
A Taça Libertadores começou a ser disputada em 1960; nessa época, como no Brasil ainda não havia um campeonato nacional, foi criado a Taça Brasil, pela Confederação Brasileira de Desportos (atual CBF), para se definir o representante brasileiro na competição sulamericana.

A Taça do Brasil era disputada entre os campeões estaduais. A grande diferença é que clubes de São Paulo e da Guanabara (GB), atual estado do Rio de Janeiro, entravam nas semifinais, com os clubes que sobrevivessem ao mata-mata das fases anteriores.

Estas fases eram divididas em outros sub-campeonatos como: Taça Brasil Zona Norte, Zona Central, Zona Sudeste, etc...
» confira os campeões da Taça Brasil por Região
1968 Botafogo (GB) Fortaleza CE) 2x2, 4x0
1967 Palmeiras (SP) Náutico (PE) 3x1, 1x2, 2x0
1966 Cruzeiro (MG) Santos (SP) 6x2, 3x2
1965 Santos (SP) Vasco (GB) 5x1, 1x0
1964 Santos (SP) Flamengo (GB) 4x1, 0x0
1963 Santos (SP) Bahia (BA) 6x0, 2x0
1962 Santos (SP) Botafogo (GB) 4x3, 1x3, 5x0
1961 Santos (SP) Bahia (BA) 1x1, 5x1
1960 Palmeiras (SP) Fortaleza (CE) 3x1, 8x2
1959 Bahia (BA) Santos (SP) 3x2, 0x2, 3x1


TORNEIO ROBERTO GOMES PEDROSA (TAÇA DE PRATA)
Histórico do Torneio Robertão
O Torneio Roberto Gomes Pedrosa, era até o inicio do Campeonato Brasileiro, a competição de maior expressão no Brasil.
Em 1967 participaram clubes de Minas Gerais (Atlético e Cruzeiro), Rio Grande do Sul (Grêmio e Inter) e Paraná (Ferroviário), mais os clubes que disputavam o Torneio Rio São Paulo. A última edição foi a de 1970, que se chamou Taça de Prata.
1970 Fluminense Palmeiras --
1969 Palmeiras Cruzeiro --
1968 Santos Internacional --
1967 Palmeiras Internacional --

Fonte: Confederação Brasileira de Futebol e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 12/Janeiro/2005 - atualizada em 08/Dezembro/2015.

http://campeoesdofutebol.com.br/brasileiro.html

santista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
santista disse...

A Verdade é que foi feita a Justiça. Como O Pelé foi Campeão do Mundo e não poderia ser Campeão Brasileiro

Como que seria ser possível ir pra Libertadores através de Estadual

Até 1970, O Brasil já tinha Conquistado O Tri Mundial.

Em muitos Países através do Mundo já tinha Competições Nacionais.
Porque no Brasil não teria na época.
O Fato é que foi feita a Justiça.
Doa a quem doer.

Anônimo disse...

A FIFA ACABA DE RECONHECER OS CAMPEÕES DA TOYOTA CONO MUNDIAL DE CLUBES DEPOIS QUE A CONMEBOL FEZ UM PEDIDO A FIFA,NO DIA 27 DE NOVEMBRO A FIFA ENVIOU UM FAX PARA a CONMEBOL informando a decisão de reconhecimento. Ué agora o FAX vale pra vcs seus bambis ??? Agora pode ter 2 times campeões no mesmo ano como em 2000, e campeões com poucos jogos 1 somente??? Vcs falaram tanta merda na unificação dos títulos brasileiro e no reconhecimento do mundial do palmeiras em 2014 e agora terem que enfiar a lingua no cú. Eu li que foi uma decisão politica por apoio a copa de 2026 (eua-canada-mexico). A África quis votar contra mais foi convencida. Isso foi um absurdo reconhecer a copa Toyota como mundial, ela era um torneio oficialmente intercontinental sem a presença dos cinco continentes e sem os clubes mexicanos era proibidos de disputa-las caso vencessem a libertadores. Que tipo de mundial é este sem o mundo e sem organização da Fifa ???

Anônimo disse...

Correção, o FAX da Fifa para a Conmebol reconhecendo a copa Toyota como mundial foi dia 27 de outubro.

Salvador Nogueira disse...

Nunca liguei pro que a FIFA diz ou não diz sobre os mundiais interclubes entre 1960 e 2004. Continuo não ligando. São mundiais, independentemente do que a FIFA diga agora, antes ou no futuro. Do mesmo jeito que a Taça Brasil e o Robertão NÃO SÃO Brasileiros, não importa o que digam as instituições. A história é escrita pelos historiadores, não por fax. :-P

Anônimo disse...

Verdade, a historia é escrita pelos historiadores por isso a taça brasil e o roberto Gomes Pedrosa foram reconhecidos como títulos brasileiros, leia o dossier do jornalista Odir Cunha pra se informar melhor. Agora ouve o reconhecimento dos campeonatos brasileiros assim como houve das copas Toyota.