segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Intrigas e mais intrigas

A essa altura, todo mundo está parabenizando Ricardo Teixeira pela habilidade de conseguir descontruir o Clube dos 13, depois de ter falhado na primeira tentativa pela via eleitoral, ao tentar emplacar Kleber Leite como presidente da entidade. O pano de fundo é a famigerada disputa pela Taça das Bolinhas, mas o motivo concreto é a negociação pelos direitos de transmissão dos próximos campeonatos brasileiros.

Todos estão comentando como RT semeou a discórdia ao permitir que a Caixa entregasse a taça ao SPFC, para depois "reconhecer" o título do Flamengo em 1987 e criar um clima entre as duas agremiações que servisse como desculpa para o rompimento.

É um jogo de xadrez, sem dúvida, e o SPFC ficou isolado. Mas é duro avaliar as decisões da diretoria sem saber quem fez o quê primeiro. Será que ainda temos alguma carta na manga?

Lembro a todos o que motivou JJ a apoiar Fabio Koff, contra Leite e RT, no Clube dos 13. Ele já sabia que o Morumbi seria excluído da Copa-2014. Por conta disso, antes mesmo do anúncio, fez o primeiro movimento belicoso (e quebrou a atitude subserviente que vinha tendo com RT, inclusive votando em favor do cartola na última eleição da CBF) e se alinhou com Koff. Resultado: o Morumbi foi excluído da Copa.

Será que não aconteceu algo semelhante no caso da Taça das Bolinhas? Não sei se a entrega pela Caixa foi feita com anuência da CBF. O fato de que não havia ninguém da confederação por lá faz supor que não. A entrega deve ter sido tratada entre Caixa e SPFC diretamente. Por que?

Porque a CBF pretendia usar (como usou) o poder de "referendar" o título de 1987 do Flamengo como moeda de troca pela ajuda do clube da Gávea na implosão do Clube dos 13, arquitetada por RT e Andrés Sanches. Como medida preventiva, o SPFC pode ter ido lá buscar a taça. Assim, quando RT reconhecesse o título do Fla em troca do rompimento com o Clube dos 13, JJ pudesse trocar o apoio renovado ao Clube dos 13 pela taça.

Será que estou fazendo algum sentido? Será que estou viajando na maionese? Seja como for, o SPFC está perdendo um poderoso aliado, enquanto nosso presidente supostamente se delicia com a Taça das Bolinhas... como contornar? É de meu entendimento que a merda já está feita. E a maior das vergonhas será JJ, depois de fazer tanta cagada, ser eleito de forma irregular por um conselho deliberativo omisso e hipócrita (para não dizer vendido) para cumprir um terceiro mandado que o estatuto, em tese, veta. É duro, mas o Tricolor está se rebaixando a algumas das vergonhas antes reservadas apenas a seus rivais...