terça-feira, 30 de junho de 2009

Quando o juiz veste preto... e branco!

As imagens a seguir não são fruto de ficção ou de mera coincidência. Cada um tire suas própria conclusões. Assim, qualquer um ganha mata-mata.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Lula visita Morumbi e Andrés enfia o rabo entre as pernas!

Ahhhh meus amigos!

Minha tristeza durou pouco! Como é grande o São Paulo Futebol Clube! Une até os rivais em torno da abertura no nosso belo estádio!

No ínicio de noite dessa terça-feira, o SPFC recebeu em seu estádio o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente do Governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab. Também presentes ao encontro, estavam o ídolo Raí, o presidente da FPF Marco Polo "Porco" Del Nero e o presidente das galinhas Andrés Sanchez.

Confira trechos dessa visita:

Matéria Globo.com

Políticos e presidente do Corinthians também brincam


Na loja do Morumbi estão expostas as taças conquistadas pelo São Paulo. O fato foi suficiente para gerar brincadeiras entre os presentes.

- Essa aqui vocês não vão ter – disse o prefeito tricolor Gilberto Kassab, apontando para a taça do Mundial e se dirigindo ao governador palmeirense José Serra.

- Mas essa aqui nós temos – respondeu Serra apontando para a taça da Libertadores.

Ao lado dos dois, o presidente corintiano, André Sanchez, completou:

- E nós um dia vamos ter.


Matéria Terra

*Andrés Sanchez afirmou que o Morumbi é o estádio mais próximo de reunir as condições para receber a abertura da Copa. "O estádio melhor adaptado ou mais pronto é o Morumbi", disse o dirigente, que também falou que "não tem cabimento" a capital paulista não ser a sede da abertura da Copa do Mundo.


Quem sou eu pra discordar né galinha preta?!?!

Vão ter que engolir nosso templo, nossa casa, nossa alma! MORUMBI 2014 - ESTAREI LÁ!

Jamanta, não morreu.

Saudações viajantes desse desanimado blog!

Realmente as coisas andam meio difíceis, com uma avalanche de boatos e fofocas, vivemos nossa primeira crise nos últimos 5 anos. A última que eu me lembro foi a eliminação para o Once Caldas e os gritos de "pipoqueiro" para Luís Fabiano e Rogério Ceni.

Bom, a verdade é que precisamos aguardar as atitudes do novo treinador para opinar a respeito. A diretoria está sendo colocada em xeque, mas acho um tanto quanto absurdo a cobrança do torcedor são paulino em cima dessa chapa.

A colocação do estádio do Morumbi na Copa será sim uma das maiores vitórias da história do clube, se realmente se concretizar. Por falar nisso, hoje o Presidente Lula foi visitar o nosso ilustre lar, o Morumbi.

Espero que ele se encante com o projeto e mais uma vez, o São Paulo seja grandioso e um time de vanguarda.

O Brasileirão está apenas começando, somos o time da fé e nunca te abandonarei meu tricolor!

Como eu te amo tricolor.... como eu te amo demais!

sábado, 20 de junho de 2009

Habemos novo técnicum!

Ricardo Gomes é o novo técnico do São Paulo Futebol Clube. Em mais uma decisão um tanto quanto polêmica, na próxima segunda-feira, o Tricolor apresenta o novo treinador com contrato de 1 ano.

Ricardo Gomes - segundo Wikipedia:

Como treinador, ele trabalhou no Paris Saint-Germain, Vitória, Sport Clube do Recife, Guarani Futebol Clube, Coritiba, Juventude, Seleção Brasileira pré-olímpica, Fluminense, Flamengo , Bordeaux e atualmente esta no Mônaco.
.
E obteve os títulos abaixo:
* Copa da França 1998
* Copa do Nordeste 1999
* Copa da Liga Francesa 2007
* Copa Leonardo Da Vinci 2006


Importante ressaltar que no Brasil ele ficou marcado por dirigir a seleção no pré olímpico das Olímpiadas de 2004 e não classificar o Brasil para a mesma com a geração: Diego, Elano e Robinho.

Diretores, cardeais e torcedores influentes não cansam de apontar a influência de Raí na escolha do novo técnico, já que Ricardo e Raí são grandes amigos.


Muricy já deixa saudade:
Após coletiva esclarecedora, o ex-técnico e único treinador tricampeão brasileiro em um só clube de forma consecutiva deixou o CCT da Barra Funda visivelmente chateado e abatido. Agradeceu aos torcedores que segundo ele, o aplaudiram até quando não merecia. Deixou claro que ficou insustentável sua posição por não conseguir controlar o elenco, onde alguns jogadores pensam apenas em si próprio. Obrigado Muricy, isso foi bastante esclarecedor, a gente já sabe quem são...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Muricy, você está demitido!

Essa deve ter sido a frase usada por Juvenal Juvêncio em reunião no começo da noite dessa sexta-feira em sua sala no estádio do Morumbi. Após melancólica sequência de resultados ruins, Muricy Ramalho não é mais técnico do São Paulo.

Como havia dito no meu último post, era hora de reformular e reconstruir o time do SPFC. Espero que em breve saia a definição do novo técnico. Enquanto isso, Milton Cruz assume o time que vai enfrentar as galinhas no domingo.

Obrigado ao Muricy e todo seu esforço e conquistas realizadas. Num futuro próximo, espero que nos reencontremos em melhores condições.

Quem você escolheria pra novo técnico do SPFC: Abel Braga, Wágner Mancini, Sérgio Guedes, Wanderley Luxemburgo, Silas? Quem é o técnico ideal?

Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada...

Pois é, não se pode dizer que com o que vinha jogando o nosso querido tricolor, não era previsível uma eliminação precoce da Copa Libertadores.

Futebol é cíclico, e o nosso que começou em 2005, acabou. Faria a comparação do nosso momento com uma casa. Certa vez, construímos uma casa, belíssima, com todos os tijolos encaixando e com janelas e portas perfeitas (time de 2005). Ela se tornou a melhor casa do mundo.

Daí, foram passando os anos, uma janela quebrava e a gente remendava(reposição de peças pontuais), uma porta desgastava, a gente trocava... até que se foi remendando tanto e tanto que as paredes começaram a rachar (2008-2009). Pois bem, ontem ela desabou.

Agora é preciso varrer o pó e começar a casa do zero, de novo. Uma reformulação de comissão técnica e elenco viriam bem a calhar. Apostar um pouco mais na molecada e dar tempo ao tempo porque voltaremos a ser o que hoje não somos mais em campo, fortes.

Espero que a diretoria comece a observar que é preciso reformular e construir a casa novamente, senão vamos continuar sofrendo com um futebol fraco, pobre, previsível e sem resultado.

Dentre os grandes, és o primeiro

Bom, vamos começar pelo começo. Como reza o espírito esportivo, congratulamos o Cruzeiro pela incontestável vitória, no Morumbi e no agregado. Batendo mais que o São Paulo, o time mineiro venceu também seus próprios medos e a sina de "visitante camarada". Nada além de congratulações pelo feito e boa sorte na continuidade da competição.

Agora, ao nosso lado da equação. Anos atrás, mais precisamente em 1994, o São Paulo estava em mais uma final de Libertadores. Um grande amigo, corintiano (aparentemente, são sempre os corintianos a dizer isso), agourava e sintetizava uma grande verdade futebolística: o futebol é cíclico. O São Paulo havia tido sua era de ouro em 1992-93, o Palmeiras surgia como grande força em 1993-94, e depois haveria de ser o Corinthians.

Claro, o torcedor de cada time odeia admitir isso. Para ele, seu time do coração deveria vencer todos os torneios todos os anos, e ponto final. A realidade, entretanto, não permite isso. O futebol é cíclico. Tivemos nossa grande era de ouro entre 2005 e 2008, e agora chegou a vez de dar lugar a outro clube.

Note, entretanto, a grandeza do nosso time. Salvo o Santos de Pelé, ninguém tem hegemonias tão duradouras e tão pouco espaçadas quanto a nossa. A nossa "fila", produzida pela ousadia de erguer o Morumbi, ainda assim foi a mais curta de todos os grandes paulistas. Somos o maior campeão brasileiro da história, o maior campeão de Libertadores e Mundiais dentre os clubes nacionais. Somos grandes demais, temos estrutura e temos, acima de tudo, hombridade para reconhecer a realidade.

Temos de trabalhar, sem caça às bruxas, para preparar a próxima fase hegemônica, de forma que ela venha o mais rápido possível. Com a estrutura Tricolor, não duvido que esse hiato seja mais breve do que esperam (e torcem) nossos rivais. Nosso hino foi na mosca quando vaticinou: "Dentre os grandes, és o primeiro." Não será com uma, duas, três, dez eliminações na Libertadores que isso irá mudar. E mesmo nossos rivais, contrariados, têm de admitir e reconhecer a grandeza do São Paulo Futebol Clube -- um clube que ganha mais que os outros, entre outras coisas, porque sabe perder mais que os outros.

Avante, Tricolor. O Brasileiro está aí, e só no começo. Temos de ir em busca na cobiçada vaga na Libertadores de 2010, para retomar o sonho, mais uma vez.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O começo de uma saga!

Há 17 anos começava a saga tricolor de conquistas na Copa Libertadores da América!

Desse jogo, guardo a recordação de estar no estádio e jamais ver uma invasão tão linda como essa, me arrepia toda vez que revejo.

Lembro que eu tinha 8 anos, e jamais esqueci essa imagem na minha mente. Ainda me vem a lembrança de toda vez que o SPFC ganhasse um título importante acontecesse uma comemoração parecida.

17 de junho de 1992. A data em que Telê ensinou o SPFC a ser gigante! Obrigado mestre!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Podcast ISP - Pré São Paulo x Cruzeiro!

Atendendo aos inúmeros pedidos, nós voltamos! O que é bom nunca acaba!

Falamos do que interessa, Copa Libertadores e o pré jogo do confronto de quinta-feira!

São Paulo x Casa do Pão de Queijo!




Se desejar fazer o download do arquivo .mp3, clique aqui!

Saudações Tricolores!

Finalmente, chegamos ao que interessa!

Não há mais jogo-treino, partida pelo Brasileiro ou qualquer outra distração: os próximos 90 minutos que o São Paulo passará em campo serão para decidir quem segue para as semifinais da Libertadores.

O Tricolor não tem feito bons jogos. Nos últimos dois, empatou com Avaí fora e Santo André em casa. Em compensação, antes deles, sapecou 3 a 0 no Cruzeiro pelo Brasileirão. Naquela ocasião, este blog 'baixou a bola' da moçada, indicando que o resultado não era parâmetro para a disputa na Libertadores. Bom ressaltar que os empates com Avaí e Santo André também não são.

A disputa é outra, o foco é outro, a concentração é outra, a motivação é outra, o objetivo é outro. Maçãs e laranjas não se comparam. Brasileirão e Libertadores não se comparam. Por isso ganhamos os últimos três Brasileiros e nos ferramos nas últimas três Libertadores -- em confrontos com times brasileiros.

Para quinta-feira, o São Paulo terá de trazer algo mais a campo. Determinação, raça e talento precisarão se encontrar no Morumbi para, com o apoio da torcida, levar o time a ficar pelo menos entre os quatro mais da América em 2009.

Se o retrospecto recente do São Paulo não ajuda, o do Cruzeiro também não. Além de ser conhecido, há mais de ano, como o "visitante camarada", o time não fez boas apresentações no Brasileirão. Tomou 3 a 1 da Porcaria no Pocilga Itália e, lembremos uma vez mais, 3 a 0 do São Paulo no Morumbi.

Ou seja, o confronto está absolutamente em aberto, com ligeira vantagem para a equipe mineira, pelo placar obtido no primeiro jogo das quartas-de-final.

Pelos lados do Morumbi, é hora de jogadores e treinador colocarem as diferenças de lado e lutarem juntos pelo objetivo comum. Será bom para todo mundo se passarmos às semifinais. Ninguém pode achar que será vantagem tentar derrubar o Muricy, ainda mais com seu histórico de sobrevivência pós-eliminações. Não acredito que ele caia, mesmo que tudo dê errado na quinta-feira.

Primeiro foi Dagoberto. Depois Borges. Depois Washington. Depois André Lima. Todos estão dando piti por um lugar ao sol no Tricolor. Os três primeiros figuram bastante, o quarto não tem tido chances (injustamente até, na minha opinião). Vamos parar de viadagem e lutar pelo bem do time! Precisamos ser uma *EQUIPE*, galera! Vamos juntos rumo à vitória!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Blog são-paulino, corintiano, palmeirense...

Jornalismo tem time do coração? Na opinião deste blogueiro, inevitavelmente tem. Tanto que nos denominamos parte da Imprensa São-Paulina, caracterizando o grau opinativo do que é postado aqui. Mas nem todo mundo faz isso de forma tão explícita. Apesar da falta de transparência, um caso recente exemplifica o efeito clubístico sobre a cobertura.

O evento é o mesmo -- o seminário da Fifa sobre a Copa-2014.

- Blog do Marcello Lima, são-paulino, reporta que, de lá, veio a informação: o Morumbi está confirmadíssimo para ser a sede paulista no Mundial; o projeto já foi adequado, a Fifa aprovou e está tudo nos trinques para que o Tricolor recebe a abertura do evento, caso conclua com sucesso a reforma.

- Blog do Paulinho, corintiano, reporta que o São Paulo recebeu um ultimato: caso não materialize os investidores para a obra do Morumbi em questão de semanas, o governo irá para o plano "B", com a construção de uma nova arena em São Paulo. Arena esta que, claro, irá, depois da Copa, parar nas mãos do time da Marginal S/N.

- Blog do PVC, palmeirense, reporta que do seminário vem a informação de que Brasília está com projeto mais firme e deve receber a abertura da Copa, deixando São Paulo e Belo Horizonte com as semifinais. (Ele não menciona, mas não custa dizer que, a abertura sendo fora de São Paulo, a Arena Pocilga Itália, se erguida, poderia abrigar jogos menores da Copa em SP.)

E aí, em quem acreditar? Talvez todos os três estejam contando lados diferentes da mesma verdade. Nada contra esses jornalistas (pelo menos dois deles são excelentes). Mas não é curioso que cada um deu a notícia que mais interessava a seu clube?

C.Q.D.

domingo, 7 de junho de 2009

Futebol de cegos! Avaí 0x0 São Paulo

Foi um jogo digno do apelido do estádio, a "Ressacada". Não podemos dizer que os goleiros de São Paulo e Avaí não tiveram destaque nessa tarde de domingo, eles foram muito bem, mas na minha opinião o que mais chamou a atenção foi a falta de pontaria dos dois times.

Com um belíssimo festival de "chutes pro mato" com muitas chances perdidas, os times não fizeram por merecer a vitória. Se considerarmos o volume de jogo, talvez o Avaí tenha sido na maior parte do tempo superior, mas não o suficiente.

Com o final da quinta rodada, o SPFC amarga o 12o lugar com apenas 6 pontos. O desempenho é bem ruim, menos de 50% de aproveitamento dos pontos, isso sem poupar jogadores nos jogos em que atuamos.

A verdade é que o futebol do time ainda precisa evoluir muito, mas por incrível que pareça, sinto que estamos melhorando. Os atletas tem colocado a bola no chão e estão tentando fazer ela chegar com qualidade ao gol.

Destaque para o goleiro Denis, que só sofreu 2 gols desde que foi efetivado como titular do SPFC. (0x0, 1x2, 3x0,0x0)

Espero que isso se mantenha para o dia 18, porque o "jogo" do ano está chegando.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Para alimentar a esperança


Avaí x SPFC
7.jun.2009, 16h
Brasileirão 2009
Ressacada (SC)


O São Paulo fez um grande jogo contra o Cruzeiro, mas como uma andorinha só não faz verão, é preciso mostrar que o time entrou numa nova fase, e que aquele futebol a partir de agora será a tônica. Será?

Não poderia haver, para isso, adversário melhor. Com todo o respeito ao Avaí, mas, em condições normais de temperatura e pressão, ele não teria como se impor sobre o Tricolor, mesmo jogando em casa.

Muricy tem, para resolver, sérios problemas na zaga. Renato Silva contundido e Miranda com a seleção deixam um vazio por lá. Por conta disso, pode pintar a estreia do zagueiro Jean, vindo da Ponte Preta por empréstimo.

Eu, sinceramente, não me incomodo muito com o que for feito da defesa para esta partida. Meu olho está mais em cima do meio-campo. Será que Muricy encontrará espaço para Jean, Eduardo Costa, Hernanes e Marlos jogarem juntos? Estou curioso para saber.

De toda forma, é uma boa oportunidade de os novos reforços ganharem entrosamento e confiança para o jogo decisivo contra o Cruzeiro, remarcado para o dia 18 -- essa sim a única partida que não sai da cabeça do torcedor.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Deu a tradição na Copa do Brasil

Mais uma vez, o atalho para a Libertadores voltado para os times mais fracos será decidido entre um clube de nível Série A e um de nível Série B. Essa tem sido a tônica desta competição que, pelo seu formato e pelas manipulações de arbitragem, acaba sempre permitindo que equipes sem a devida tradição representem o Brasil no torneio continental.

Quem não se lembra de grandes confrontos como Paulista (Série B) e Fluminense (Série A), ou Santo André (Série B) e Flamengo (Série A)? Tempos atrás, os times da Série B (como os dois citados) costumavam levar vantagem na decisão. Mas no ano passado, entre Curíntia (Série B) e Sport (Série A), deu o time da elite do futebol brasileiro.

Neste ano, temos de novo Curíntia (Série B) e Internacional (Série A). Quem será que vai levar? O último grande embate entre esses dois times se deu em 2005, pelo Brasileirão, e aí, depois de anularem um monte de jogos e jogarem tudo de novo para ajudar uma das equipes, deu o time pior. E agora? Façam suas apostas!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Morumbi sob fogo cruzado

Andei meio quieto por esses dias, só acompanhando as notícias da Copa do Mundo de 2014. Impressionante o que tem de reportagem detonando o Morumbi. Das duas, pelo menos uma: ou o projeto do São Paulo é inviável e o estádio não tem condições de abrigar jogos de nível Fifa, ou existe um lobby fortíssimo para passar essa impressão.

A segunda assertiva, a gente sabe de longa data que é verdadeira. Tenho um amigo enfronhado nas entranhas do Clube dos 13 que afirma, desde sempre, que o Morumbi não receberia jogos de Copa do Mundo e que todo mundo na cartolagem repete esse mantra, da FPF à CBF. A colocação do Morumbi como estádio-sede foi fruto de um lobby fortíssimo do presidente Juvenal Juvêncio, mas que, segundo esses interlocutores, não terá como se sustentar até 2014.

Até aí, tudo bem, sabemos que há muitos interessados na construção de um novo estádio em São Paulo, de preferência às pressas e com dinheiro público, como foi feito no Rio com o Engenhão (que ganhou aqui o carinhoso apelido de Roubalhão). Esse rol de interessados vai desde os times pobres sem estádio da capital até os governantes, interessados em fazer gastança superfaturada ou a levar a abertura do Mundial para seu estado, passando por moradores do bairro que têm raiva do estádio pelo tumulto natural que ele gera ao seu redor.

No clube do Morumbi, a obsessão é receber a abertura, não importa como. Mas será que dá?

O jornal "O Globo" de hoje diz que análise da Fifa daria ao Morumbi capacidade de apenas 46 mil lugares -- insuficiente para a abertura do torneio.

Será possível que um estádio com capacidade original de 150 mil pessoas pode se acanhar a ponto de receber apenas 46 mil? Sinceramente, não creio nessa análise. Nem o São Paulo, pelo menos publicamente.

Agora, se todo o mal fosse esse... mas não é. Dizem que o projeto original de Ruy Ohtake não satisfaz a várias exigências do caderno de encargos da Fifa. Já teria sido modificado para cumprir os requerimentos, mas há muitas dúvidas de que seja realizável -- ainda mais como quer o São Paulo, sem fechar o estádio.

O triste é que o lobby e as incertezas afastam os investidores, que seriam os responsáveis por ajudar o São Paulo a executar esse plano. E aí a coisa pode se tornar uma profecia que se auto-realiza: todo mundo diz que não dá pé, as empresas desistem de investir, e aí não dá pé mesmo.

Será que vão conseguir? É uma queda de braço que vai, no máximo, até 2011. Depois disso, ficaria difícil erguer do zero um novo estádio para substituir o Morumbi. Mas, até lá, ainda veremos muito "disse-que-disse" sobre qual será o palco da Copa 2014 em São Paulo.