domingo, 31 de maio de 2009

Cruzeiro, o Visitante Camarada?

São Paulo 3x0 Cruzeiro
31.mai.2009, 16h
Brasileirão 2009
Público: +51 mil


Bom, antes de comentarmos o jogo, vamos colocar para dormir um pensamento que inevitavelmente ficará na cabeça: esse jogo é parâmetro para o duelo pela Libertadores?

Não, não é.

Claro que foi um ótimo resultado para o São Paulo, claro que o Tricolor tem todas as condições de repetir uma boa apresentação no dia 17, mas claro que o Cruzeiro pode também surpreender e fazer uma boa partida no Morumbi. Então, vamos tirar logo essa ideia da frente e falar do que realmente dá para falar: o jogo de hoje.

Muricy foi corajoso e tirou dois figurões peso-morto da escalação: Hernanes e Jorge Wagner. Em seus lugares, Junior Cesar e a novidade do elenco, Marlos. E olhe lá, se o Marlos for em todos os jogos como foi hoje, chega como titular absoluto da equipe.

Com mais velocidade e dinamismo no meio-campo, a bola chegou mais ao ataque. E quando a bola chega mais ao ataque, Washington e Borges não costumam perdoar. Cada um marcou um, logo no primeiro tempo, e meio que definiram a partida.

A partir daí, só havia aquela angústia, de parte a parte: será que o São Paulo consegue ficar 90 minutos sem tomar gols do Cruzeiro? Pois conseguiu. Em parte pela excelente marcação da defesa (para mim, André Dias, Renato Silva, Jean e Eduardo Costa não podem mais sair, e Miranda, só sai porque vai pra Seleção), em parte pela "pipocada" do ataque do Cruzeiro, que teve chances, mas não soube convertê-las.

No fim das contas, num contragolpe genial armado pelo goleiro Denis, Dagoberto (que entrou no segundo tempo, em lugar de Washington) matou a parada e deu números finais ao jogo: 3 a 0.

É para se animar, galera. Mas não para cantar vitória. Muricy finalmente mexeu tirando quem merecia, e colocou quem merecia. Quem sabe, a partir daí, ele não começa a achar um padrão de jogo para o São Paulo, explorando a velocidade e habilidade do recém-chegado Marlos, com Borges e Washington matadores na frente?

sábado, 30 de maio de 2009

Os eleitos

Estamos na metade das quartas-de-final da Libertadores, e como o segundo jogo vai demorar demais pra chegar, dá tempo de muita punhetação intelectual. Aqui vai a primeira delas.

Os favoritos para chegar às semifinais. Quem são eles? Afinal, como diria o Chatão Bueno, são jogos de 180 minutos, mas 90 já se foram, e deu pra todo mundo sentir como os oito times se comportam.

Vamos começar pelo confronto mais fácil.

Estudiantes x Defensor

O Estudiantes *venceu* fora de casa o pobre Defensor, que já é dono da maior reviravolta desta Libertadores, ao bater o Boca na Bombonera. Será que sai outro coelho desta cartola. Duvido. Desta feita, a vaga deve ficar com o time argentino.

Grêmio x Caracas

O time do Caracas é uma boa surpresa da competição, terminou em primeiro no seu grupo, mas tenho a impressão de que chegou ao seu ponto mais alto. Depois de empatar em 1 a 1 em casa, dificilmente terá força para bater o time gaúcho no campo do adversário. Impossível não é (para ficar só em 2009, vide Defensor e Boca), mas também não é fácil. Se tivesse que apostar valendo dinheiro, colocaria meus tostões no Grêmio.

Nacional x Porcaria

Os porcos bobearam e deixaram o Nacional empatar um jogo ganho no Pocilga Itália. Com o 1 a 1, a equipe uruguaia joga até pelo 0 a 0 para se classificar. A Porcaria é dona de dois grandes feitos nesta Libertadores: bateu o Colo-Colo fora na primeira fase, com um gol achado aos 42 do segundo tempo, e venceu o Sport nos pênaltis na Ilha do Retiro, em noite inspiradíssima de Marcos. Será que outro milagre vem por aí? Não creio. Dá Nacional.

São Paulo x Cruzeiro

Confronto mais aberto das quartas-de-final. Eu sou são-paulino, claro, e acredito na classificação. Mas coletando opiniões aqui e ali, vejo que o Cruzeiro -- tanto pelo futebol apresentado como pelo resultado -- é favorito. Nada de anormal o São Paulo vencer por 1 a 0 no Morumbi (embora 3 a 1 já fosse pedir demais). Ocorre que também não é nada de anormal o Cruzeiro empatar no Morumbi. O retrospecto do Tricolor na temporada não ajuda. Em compensação, se ganhar, vai com moral para as semifinais, sabendo que bateu o adversário mais difícil do torneio.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Miranda na Seleção

Miranda foi convocado, após o corte do zagueiro Alex, do Chelsea, contundido. Agora, o Cruzeiro jogará desfalcado de Ramires, mas o São Paulo também terá uma peça importantíssima indisponível. Já era a teoria da conspiração de que Dunga estava tentando "ajudar" o São Paulo com a convocação do cruzeirense.

Parabéns a Miranda, que vai mais uma vez esquentar o banco com a camisa canarinho (merecia até titularidade, na minha modesta opinião). E boa sorte pra nós, porque a gente vai precisar.

Que sofrimento! Cruzeiro 2x1 São Paulo

Não, o resultado não foi tão ruim, dá pra reverter, mas a questão é que o SPFC não tem demonstrado força suficiente para ganhar a confiança de seu torcedor.

Claro que nessa hora, entra a fé e a confiança de que no Morumbi o time será forte e deixará o adversário acuado até liquidar a fatura, mas a gente sabe que quando a bola rola é diferente.

Enfim, muitos colegas estão comentando da postura "covarde" do time em pleno Mineirão e que se o SPFC tivesse jogado realmente pra ganhar, teria complicado bem mais a vida do Cruzeiro.

Eu, particularmente não sei dizer. Fico imaginando o SPFC aberto dando contra-ataques para Ramires e Cia, a festa que não seria. Só de imaginar o jogo, podia dar uns 5x1...

Resta ao torcedor são paulino, acreditar que nada está perdido e buscar força na fé e no espírito de Libertadores que cada um que costuma ir ao Morumbi, tem em si.

Ajudaremos e faremos incessantemente o tricolor vitorioso no dia 17 de junho.

Quem viver, verá.

Bom não tá, mas tá bom

Pois é. Foi-se a primeira partida das quartas-de-final da Libertadores. Derrota não era o objetivo, mas, em se tratando de derrotas, essa foi uma boa derrota. Com o gol fora de casa, o São Paulo depende de 1 a 0 para passar às semifinais. Pergunta que não quer calar: vai dar pé?

Difícil responder. Afinal, de hoje até o próximo jogo, lá se vão três semanas. É bizarro ter de esperar tanto para fazer o jogo de volta, mas se o calendário é esse, que se há de fazer?

O São Paulo de ontem não me desagradou completamente. Gostei bastante da postura defensiva. Miranda fez um partidaço, como há muito não fazia, e não deixou o Kleber jogar. André Dias, seguro como sempre. Zé Luis de um lado e Ricky de outro também foram bem defensivamente, formando uma poderosa linha de quatro na defesa -- que pouco apoiava, formando um 4-4-2 bastante defensivo.

No meio-campo, Jean e Eduardo Costa também mostraram aplicação e eficiência nos desarmes. Incomodou o fato de que, vez por outra, apareciam uns clarões entre o meio e a defesa, que podiam ter sido explorados pelo adversário. Felizmente não foram.

Eis que chegamos ao atual problema do Tricolor: o ataque. Por alguma razão bizarra, Borges não começou jogando. E, quando entrou na partida, mostrou que talvez não tivesse feito diferença nenhuma. De forma estranhíssima, o São Paulo usou seus quatro atancantes ao longo do jogo, e os melhores foram os teóricos reservas: Dagoberto, puxando o jogo, e André Lima, concluindo com perigo ao gol e fazendo um passe com açucar para Jean, que desperdiçou uma das melhores chances do jogo.

Washington, mais uma vez, mostrou que não é bom jogando de costas para o gol. Pouco fez. E Borges entrou "na fogueira" e foi pouquíssimo acionado.

Bem, como então fizemos um gol, se o ataque foi tão mal? Temos de agradecer à defesa do Cruzeiro, que se atrapalhou e empurrou para dentro, depois de um chute todo torto do Washington.

Nosso goleirão, Denis, mostrou duas coisas que já tinha mostrado em seu jogo anterior, contra a Porcaria: é um jovem de muito potencial, mas ainda precisa aprender muito. Dos gols do Cruzeiro, um sem dúvida foi em falha dele: o primeiro, num cruzamento em que o goleiro, ou sai para socar a bola, ou não sai. Ao não seguir nenhuma das duas rotas, Denis ficou "vendido" na jogada. Já o segundo, é o tal negócio: ele poderia ter defendido. Mas não dá para classificar exatamente como um erro. Apenas uma infelicidade.

De toda forma, o São Paulo tem toda chance de virar o placar no Morumbi e sair com a classificação. Mas para isso terá de aprimorar o ataque, e para isso acontecer o meio-campo criativo terá de melhorar. Esse é o calcanhar-de-aquiles do Tricolor, e não é de hoje. Hernanes teve ligeira melhora no jogo de ontem, mas ainda está longe do que precisa ser para se transformar no "10" pensador deste time. Jorge Wagner, o outro meia do 4-4-2 de ontem, me passa a impressão eterna de um baiano cansado, a despeito do perigo que leva na bola parada.

Bem, enquanto o jogo de volta não acontece, vamos nos aprimorando no Brasileirão. Neste domingo, por exemplo, enfrentaremos no Morumbi o... Cruzeiro. Eita nóis.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Marlos, Muito Prazer!

Pra quem não conhece o futebol do garoto, esse vídeo dá uma amostra de 9 minutos do que está por vir na meia-esquerda do Tricolor!



Ps: o vídeo está sem aúdio, mas é o melhor sobre o jogador na internet.

Rivais, tremei! SPFC surge *competitivo*!

Porcaria 0x0 São Paulo
24.mai.2009, 16h
Brasileirão 2009
Pocilga Itália (SP)


Pois é, pessoal. Com o terceiro goleiro, e uns outros dois ou três desfalques, o São Paulo, pasme, voltou a apresentar bom futebol nesta temporada. Bem a tempo, eu diria. Com o verdadeiro desafio logo adiante -- contra o bom time do Cruzeiro, pelas quartas-de-final da Libertadores -- é com um certo alívio que volto a descrever o que foi uma boa atuação do time.

O Tricolor começou dominando as ações e viu pouco perigo do time de Pocilga Itália. Não custa lembrar que os hómi estavam sem o Pierre, que é basicamente o único jogador de defesa que presta na Porcaria, fora o Marcos. São Marcos, aliás, porque evitou alguns lances certos de gol do Tricolor (no primeiro tempo, um de Washington, outro de Dagoberto; no segundo tempo, um absurdo de Washington, já no apagar das luzes).

A Porcaria tentou uma reação no primeiro tempo, e fez cerca de dez minutos bons, entre os 30 e os 40 minutos. Foi o suficiente para colocar à prova nosso terceiro goleiro, o jovem Denis, que, a propósito, não decepcionou. Fez também algumas grandes defesas e ajudou o time a ficar sem tomar gol durante os 90 minutos.

O segundo tempo veio com a Porcaria determinada a vencer. O São Paulo, bem ao seu estilo, soube suportar a pressão até meados da etapa final, quando a expulsão de um jogador de lá (justa, por sinal) ajudou o Tricolor a retomar o comando da partida -- ainda que timidamente. No fim das contas, um 0 a 0 justo para os dois lados, e um bom resultado para o Tricolor, por algumas razões:

- Era um clássico, fora de casa, contra uma equipe forte;
- O time ainda está bastante desfalcado (Jean e Borges);
- Não tomamos gol, o que torna o resultado ainda mais expressivo.

Destaques positivos: Eduardo Costa, que mostrou que pode não só proteger a defesa como também fazer passes inteligentes no início das jogadas de ataque do São Paulo, e André Dias, que fez uma falta danada na zaga nos últimos jogos. Denis se mostrou promissor, embora ainda tenha de crescer e ganhar experiência para ser definitivamente apontado como o sucessor de Rogério Ceni.

Destaques negativos: Na boa, mas o Hernanes tá *uma bosta*. O cara não vai mais jogar bola, não? O que acontece com ele? Má fase? Esqueceu como se faz? Não foi pra Europa e ficou desmotivado? É um enigma a queda violenta de rendimento do jogador que foi eleito craque do Brasileirão em 2008. E o Washington, como perde gol este homem, hein?

No fim das contas: não chegou a ser um primor de apresentação, mas já é um alívio, diante dos bizarros jogos contra Fluminense e Patético Paranaense...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Tricolor só faz final fora contra Nacional!

Voltei.

Depois dessa pré-temporada forçada e fora de época do São Paulo -- que, de diferente da pré-temporada de verdade, é uma etapa em que, em vez de todo mundo entrar em forma, todo mundo se machuca sem jogar --, finalmente temos alguma coisa interessante para comentar. E é a primeira real zebra desta Libertadores. O Defensor do Uruguai acaba de eliminar o Boca Juniors do torneio continental mais cobiçado da América.

Engraçado que ao fim da primeira fase eu era um dos que faziam piada: o Boca sempre vai mal na primeira fase e acaba chegando às finais; desta vez, como foi bem na primeira fase, sabemos que não passa das oitavas. E, pasme, não passou mesmo. Mais ainda: não passou depois de fazer ótimo resultado no Uruguai, um 2 a 2 que permitia empates mínimos para classificar. Pois conseguiu perder, em plena Bombonera, e está fora.

Alguém lembra em que grupo estava esse Defensor aí? Pois é. Não foi à toa que todo mundo disse -- inclusive este blog -- que o grupo do São Paulo era o mais difícil enfrentado pelo time desde 2004.

O Boca era um dos três times que tinham campanha melhor que a do Tricolor na primeira fase. Com ele fora, restam apenas Grêmio e Nacional. Como o time de Porto Alegre só pode nos enfrentar nas semifinais, se o São Paulo estiver na final do campeonato, só não joga a segunda em casa se for contra o Nacional.

O são-paulino, claro, não tem muitos motivos para ficar otimista. Antes de chegar à sonhada final, temos que passar por dois adversários espinhosos. Primeiro, o Cruzeiro, que vem desfalcado (Ramires foi convocado para a Seleção e vendido para o Benfica, de Portugal), mas não tão desfalcado quanto a gente (sinceramente, não sei quem joga, embora tenha ouvido que Jean, Dagoberto e Zé Luis estão recuperados).

Depois, se passarmos, pegamos potencialmente o Grêmio -- tendo de decidir no Olímpico. Claro, se o Caracas aprontar para cima do Grêmio, a gente levanta a mão pro céu e decide no Morumbi.

Por fim, pegaremos Nacional, Palmeiras, Estudiantes ou Defensor na final.

Aqueçam as turbinas, porque finalmente a Libertadores vai recomeçar para o Tricolor. E, apesar de a fase ser das piores, em mata-mata (ou morre-morre, como dizem os críticos do Muricy) tudo é possível! Vamos acreditar!

Resumo da ópera:

Grêmio x Caracas
São Paulo x Cruzeiro
Nacional x Palmeiras
Estudiantes x Defensor

Quem diria, hein? Quatro braileiros, dois uruguaios, um argentino e um venezuelano (!) entre os oito mais do continente...

Dunga desfalca rivais!

Algum dia o Dunga teria que ajudar né? Com tantas contusões e péssimas atuações seria quase impossível um jogador do SPFC ser chamado nessa convocação para as eliminatórias e Copa das Confederações.

Lamento Miranda, mas ainda tá precisando retomar o futebol do ano passado para merece alguma chance no time da CBF.

Cabe ao tema, o simples comentário de que os dirigentes da Conmebol e da CBF são gênios em marcar "finais" de mata-mata(Libertadores e Copa do Brasil) para cruzar com uma importante competição internacional de seleções.

Enfim, foi bom.

O Grêmio ficará sem o goleiro Victor por um bom tempo. Ele foi convocado para assistir a Copa das Confederações, com tudo pago e ainda na convivência de craques mascarados.

E a melhor notícia é que Ramires foi convocado e deixa caminho livre para o SPFC detonar o time da vovó do Pão de Queijo, até porque, Wágner também está fora por contusão.

Eu não disse? O São Paulo é o time da Fé! hehehe.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Que fase, hein? São Paulo 2x2 Atlético-PR

Praticamente com apenas um zagueiro de ofício, o SPFC continuou sua caminhada rumo ao futebol mais mal praticado do planeta. Vencedor do Troféu Ibís dos últimos jogos, o Tricolor acumula nos últimos 7 jogos: 4 derrotas, 2 empates e 1 vitória.

Disparado essa é a pior sequência que eu me lembro do SPFC nos últimos anos, o que torna cada dia mais preocupante o nosso futuro na Copa Libertadores e no próprio Campeonato Brasileiro.

Os artistas do horror dessa tarde de domingo foram: Bosco, Zé luis, Miranda, Richarlyson, Jorge Wágner (Júnior Cesar), Eduardo Costa, Arouca(Wellington), Hernanes, Hugo, Borges(André Lima) e Washington.

Empatamos o jogo na bacia das almas, graças a "estrela" de André Lima.

Saldo da partida: Bosco e Borges machucados. Bosco com suspeita de rompimento do ligamento e provavelmente desfalcará o SPFC nos próximos jogos, ou meses.

Bom, é isso... os blogueiros da ISP não estão muito animados com a atual fase do Tricolor e pedem desculpas pela ausência de comentários sobre especulações como : R. Gaúcho no SPFC e a contratação de Marlos.

Saudações Tricolores a todos! E que mais do que nunca, o SPFC seja o time da fé!

Ps: A atuação do SPFC não merece nem foto.

domingo, 10 de maio de 2009

Acabou o crédito! Fluminense 1x0 São Paulo

É pessoal, não teve jeito. O São Paulo foi derrotado pelo Fluminense no Maracanã.
Estou um tanto quanto irritado com a atuação pífia dos jogadores. Acho que Jorge Wágner, Hernanes e Arouca deviam se envergonhar do que fizeram em campo.

Apesar de termos sofrido o gol cedo, aos 2 minutos de jogo em um chute inacreditável de Maurício, o SPFC até que tentou atacar no restante da partida mas esbarrava em uma bagunça tática, falta de vontade de seus jogadores e erros bizonhos de passe.

As chances de gol foram poucas e facilmente desperdiçadas. Sinceramente, achei muito legal a atitude da torcida de apoiar os jogadores mesmo sendo derrotados para as Frangas, mas não dá mais pra passar a mão na cabeça.

A única coisa que eu não admito no SPFC são jogadores que não corram, muito menos que não se importem com resultados negativos. Não sei o que aconteceu, mas o Tricolor mais parecia jogando um amistoso do que realmente lutando pela primeira vitória no Campeonato Brasileiro.

Espero que o Juvenal Juvêncio faça uma de suas impactantes visitinhas. Jogando assim, não ganha de ninguém, muito menos consegue título ou vaga na Libertadores.

Ps: Wágner Diniz não devia estar vestindo a camisa do São Paulo. Ele é terrível.

Finalmente, a volta do futebol


Fluminense x SPFC
10.mai.2009, 16h
Brasileirão 2009
Maracanã (RJ)


Finalmente! Depois de uma "pré-temporada" que Muricy pediu a Deus, o São Paulo volta a campo para a estreia do Campeonato Brasileiro. O imbróglio com os mexicanos na Libertadores não deixou dúvidas: para este primeiro jogo, o time vai com força máxima.

Resta saber que força máxima é essa. Alguns jogadores, como Zé Luis, estão voltando de contusão. Outros, como André Dias e Jean, se contundiram durante as últimas semanas de treino e sabe Deus se têm condição de jogo. Rodrigo, que teve um piripaque, ficará três meses fora -- se bobear, nem volta a jogar pelo clube.

No fim das contas, o time que vai a campo pode nem ser tão titular assim. Não faço ideia de quem Muricy tem para escalar.

Presumindo que todo mundo pode jogar, salvo Rogério e Rodrigo, eu apostaria em Bosco, Renato Silva, André Dias e Miranda; Zé Luis, Jean, Hernanes, Dagoberto e Jorge Wagner; Borges e Washington.

A partida, naturalmente, é importantíssima -- no Brasileirão, todo jogo importa, e o São Paulo tem de defender com unhas e dentes seu tricampeonato inédito. É a hegemonia no futebol nacional que está em jogo. A missão é difícil, mas se há alguém que já provou competência para estar à altura dela é Muricy Ramalho.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cirque du Leóz!

RESPEITÁAAAVEEL PÚBLICOOOO.... Depois do grande sucesso de mais uma temporada do Cirque du Soleil por todo o mundo, agora em turnê em toda a América do Sul, vem aí o Cirque du Leóz!!

Pois é, pra quem caiu de pára-quedas nesse post, tenho algumas notícias a dar e comentar. No meio dessa semana, a Conmebol (Confederação Sulamericana de Futebol) sinalizou com a possibilidade de indicar absurdamente os jogos para serem realizados no México.

Os clubes São Paulo e Nacional, obviamente se posicionaram contra essa decisão pois a OMS (Organização Mundial de Saúde) não garante para ninguém segurança na região, além de expor atletas a uma zona de risco para o contágio de gripe suína.

A verdade é que já havia sido decidido que as partidas não seriam no México, e essa repentina modificação só aconteceu por conta de uma atitude irresponsável da Federação Mexicana de Futebol (reabriu os estádios para a presença do público nas rodadas do campeonato nacional mexicano) e assim sendo, por pressão comercial da FOX SPORTS, emissora intimamente ligada ao México e patrocinadora da Libertadores.

Em todo esse cenário, como pano de fundo, dois tricampeões mundiais, filiados a Conmebol, São Paulo e Nacional-URU e dois "convidados", Chivas Guadalajara e San Luís.

Depois do veto dos clubes sulamericanos e de seus governos e federações para a disputa da partida de ida no México, voltou-se a cogitar uma partida em campo neutro e outra no Brasil. (Uruguai no caso do Nacional)

Mas daí os times mexicanos cansaram de "brincar" e em uma atitude considerada radical, ameaçaram deixar a Copa Libertadores. Com essa postura, a Conmebol decidiu por fim RASGAR o regulamento da competição, assinado por todos os clubes e determinar que a vaga fosse disputada em jogo único, colocando a condição como a "melhor" solução desportiva. Em minha visão particular, não só é a pior decisão como joga a reputação da Copa Libertadores na lata do lixo. Como assim? Mudar as regras do torneio?!

Pois é, mas nossos "hermanos" mexicanos continuaram não aceitando e comunicaram a desistência da partipação na competição. Isso sinaliza que São Paulo e Nacional deverão estar qualificados para as quartas de final sem jogar.

Esse lamentável episódio é um marco na competição, já que não me lembro de nenhum episódio parecido de abandono de equipes em um torneio tido como um dos mais desejados do mundo.

Na minha modesta opinião, o São Paulo Futebol Clube e sua diretoria agiram da maneira mais correta possível e se fosse presidente jamais permitiria que meus atletas se sujeitassem a ir ao México, sem nenhuma sinalização positiva de órgãos de saúde internacionais e do Governo Brasileiro. Importante ressaltar que a CBF, por meio do presidente Ricardo Teixeira apoiou a decisão do Tricolor.

A mancha da edição 2009 da Copa Libertadores mostra a fragilidade da Conmebol com ampla desorganização e demora na tomada de decisões. Isso acabou gerando especulação para todos os lados. Ocasionando provocações e principalmente o "puxa-puxa" entre os clubes(cada qual com seu argumento).

A verdade é que como são paulino não estou feliz com nenhuma dessas decisões, muito menos a de jogo único.

Enfim, para os otimistas e animados.... que venha o Cruzeiro nas quartas!

PS: Ainda Rumo ao Tetra!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

O desfecho correto

Aparentemente (seguindo lobby da Fox Sports), a Conmebol resolveu tentar levar de volta ao México as partidas de ida de Chivas x São Paulo e de San Luis x Nacional. Quem lê este blog sabe que concordo integralmente com a iniciativa. Mas a novela está longe de ter terminado.

Os clubes sul-americanos, ou mesmo as autoridades sanitárias dos respectivos países, podem acabar impedindo a realização das partidas no país do clube mandante. O que, diga-se de passagem, será meio ridículo, uma vez que hoje qualquer pessoa pode viajar ao México, saindo do Brasil. (Não sei qual é a situação do Uruguai com vôos diretos, mas pode-se vir ao Brasil do Uruguai e daqui partir para o México, o que mostra também a fragilidade da coisa toda.)

O fato é que, a cada dia que passa, a gripe suína (suína, sim senhor!) se torna uma preocupação menor. Não para as autoridades sanitárias, claro, que precisam continuar a conter o vírus, como tentariam com qualquer doença perigosa, mas para a população comum, aqui e em toda parte, que volta à vida cotidiana. Exatamente como tem que ser.

A gripe aviária, que também apavorou todo mundo um tempo atrás, era terrivelmente mortal, mas dificílima de espalhar. Já a gripe suína, aparentemente se espalha bem fácil, mas tem enormes dificuldades para matar alguém.

Se você está impressionado com o número de mortos até aqui, um número: a cada ano, a gripe convencional mata, só nos EUA, 30 mil pessoas. Para se tornar um problema de saúde pública da mesma magnitude, a gripe suína vai ter que comer muito arroz com feijão ainda.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

As muricices de Muricy

Vamos lá. Já que notícia não tem mesmo, vamos divagar um pouco.

Muricy está treinando o time como nunca neste primeiro semestre. Pôde parar por mais de duas semanas e testar todas as variações táticas possíveis. Infelizmente, tirando os próprios treinos, não deu para experimentar nenhuma delas contra um adversário de verdade. Resultado: é grande a incógnita para o começo das oitavas-de-final da Libertadores.

Dizem por aí que a formação testada por ele em jogo-treino teve Dagoberto como titular, jogando na meia, e Jorge Wagner na ala, com Arouca do outro lado e Junior Cesar no banco.

Medo. Muito medo.

Não que eu seja contra experimentações com Dagol. Achei que ele foi bem na ala direita, ou abrindo como meia avançado num 4-4-2. Mas de repente o Muricy decidiu fazer a mesma tentativa, só que com um 3-5-2. O time fica mais combativo do lado direito, mas perde ofensividade do lado esquerdo. (Junior Cesar não estava brilhante, mas estava longe de ser o nosso problema.)

Enfim, experiências, experiências, experiências... isso é o que mais me assusta. Dá uma certa segurança saber como o time joga, como se comporta, mesmo com várias variações possíveis. Mas essas duas semanas e meia sem jogo vão deixar todo mundo no escuro, e Muricy vai poder abusar de experimentar. Pode dar muito certo. Pode dar muito errado. Só saberemos na semana que vem.

A GRIPE, OH, A GRIPE. Por falar nisso, o adiamento dos jogos dos mexicanos (contra São Paulo e Nacional) foi a coisa certa a fazer por parte da Conmebol. Assim, a entidade ganhou tempo para que as pessoas percebessem que esta gripe suína nem é um bicho-de-sete-cabeças.

Talvez seja o meu viés como jornalista de ciência, que está acompanhando de perto todos os avanços da pandemia com uma compreensão mais técnica do assunto. E o que estamos vendo, a cada dia que passa, é que essa gripe nem é tão perigosa quanto se supunha. A taxa de mortalidade se reduz a cada dia (nos EUA, por exemplo, temos mais de 200 casos, e uma única morte) e começa a ficar parecida com a gripe comum. Ninguém tem medo dela, mas saiba que, apenas em 2009, já morreram 55 pessoas pela gripe comum. Já a gripe suína, matou por lá apenas um. Ou seja, o novo vírus não parece muito mais mortal que o velho, que enfrentamos todos os anos.

Quem sabe, com uma semana a mais, os países da América do Sul ficam mais tranquilos e liberam a vinda dos mexicanos para o jogo, ou, o que acho mais razoável, o jogo acaba indo mesmo para o México, só que numa região menos afetada pela gripe.

A atenção da mídia com o assunto faz parecer que os mexicanos são todos uns leprosos. Não custa lembrar que o vírus (1) está longe de ser a máquina mortífera que parecia a princípio, e (2) apenas uma minúscula população do México teve casos confirmados da doença. São 727 casos confirmados (até o momento desta publicação), para 109 milhões de mexicanos. Usando só esses números, a chance de um jogador qualquer ter a doença é de 1 em 150.000. Não dá pra ficar muito apavorado, né?

É aquela coisa. Claro que é importante combater a doença e contê-la o mais que for possível (como também é importante fazer campanhas de vacinação contra a gripe tradicional anualmente, o que salva muitas vidas). Mas não é para arrancarmos os cabelos, folks.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Oitavas da Libertadores: Atchim!

O adversário do SPFC nas oitavas de final é... A GRIPE SUÍNA!

Pois é, mais uma vez os mexicanos estragam a Libertadores! Nada contra eles, mas parece que estão fadados a incomodar os moradores da América do Sul. Primeiro aquele papo de não poder jogar a segunda partida em casa na final, por ser fora da América do Sul. Depois, não podendo disputar o Mundial pela Conmebol se vencer a competição. Agora, os caras tão espalhando uma epidemia.

Xô México! Tenho até simpatia por vocês, mas o lugar dos mexicanos não é na Copa Libertadores, nem nunca foi. O Chivas é um adversário duro, mas não sabe nem onde vai jogar a primeira partida ainda. A Conmebol determinou que fosse disputado o jogo em Bogotá na Colômbia, mas a agência sanitária colombiana já vetou abrigar o jogo dos mexicanos contra os Brasileiros.

Enfim, Chivas x São Paulo ninguém sabe ainda onde jogarão a primeira partida.

Como diria Juvenal Juvêncio a nossos amigos rivais... "Hola! Que tal los dos partidos en Morumbi? mucho más dinero!"

hehehe! Arriba Tricolor!

UPDATE:

Dêem uma olhada no que o zagueiro Reynoso do Chivas fez com o rival do Everton, vale a pena olhar a notícia e o vídeo. Clique aqui.