sábado, 31 de janeiro de 2009

De volta ao Morumbi


SPFC x Santo André
01.fev.2009, 17h
Campeonato Paulista 2009
Morumbi (SP)


Depois de uma estreia nada memorável contra o Ituano e dois jogos difíceis, contra Lusa e Guarani, fora, o São Paulo volta ao Morumbi para enfrentar o poderoso Santo André. A despeito da falta de tradição, convém não desprezar. Basta lembrar que, ainda este ano, teremos mais dois confrontos com a equipe do ABC, no Brasileirão 2009.

A equipe andreense é comandada pelo ex-jogador-em-atividade Marcelinho Cagaroca -- é, aquele mesmo, que gostava de girar os braços feito hélices ao fazer gols pelo Curíntia.

Já a equipe do Tricolor tem como destaque a "estreia" da dupla Dagoberto-Washington, que vai começar a partida pela primeira vez. Depois de dois jogos, Zé Luis tá de viadagem e se disse com medo de sentir a cirurgia no joelho -- deve ceder seu lugar no time para Wagner Diniz (o que não é uma má ideia, independentemente do estado clínico do Zé).

Rogério Ceni joga se julgar que tem condições. Eu, se fosse ele, ficaria pianinho e guardava para estar 100% na estreia da Libertadores. Acredito que é isso que vai acontecer.

Por fim, Rodrigo pode ser novidade na zaga, mas ninguém sabe no lugar de quem -- pode ser Renato Silva, pode ser Miranda. Acho que vai pro banco.

Time provável: Bosco, Renato Silva, André Dias e Miranda; Wagner Diniz, Jean, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto e Washington.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Há algo de podre no reino da Dinamarca...

...ou melhor, no Reino Unido. Deu hoje no Painel FC, do jornal Folha de S.Paulo, que Ricardo Teixeira convidou os presidentes da FPF, Marco Polo Del Nero, e do Curíntia, Andres Sanchez, para verem o amistoso do Brasil contra a Itália, em 10 de fevereiro, em Londres.

Pergunta que não quer calar: O que o chefão do futebol brasileiro pode querer com tão distintas figuras, às vésperas da definição das sedes da Copa de 2014?

Pergunta que não quer calar 2: E a investigação do STJD sobre a palhaçada de Del Nero na rodada final do Campeonato Brasileiro? Dizem que os gloriosos magistrados manifestar-se-ão em dez dias. Aguardamos com ansiedade.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Definido o grupo do SPFC na Libertadores

Ontem o Independiente de Medellín deu um sacode daqueles no Peñarol, válido pela repescagem da Libertadores: 4 a 0. E só não foi mais porque Deus não quis. O segundo jogo vai rolar na terça que vem, no Uruguai, mas vou comer o meu chapéu se o time uruguaio -- tradição e tudo mais -- reverter esse resultado.

Convenhamos: o Peñarol é uma equipe decadente, e não é de hoje. Tanto que queria que eles passassem, para diminuir as distâncias de viagem do São Paulo na primeira fase da competição continental. Mas, pelo visto, nossa estreia no torneio, dia 18 de fevereiro, será contra o Independiente de Medellín, no Morumbi.

Jogadores perigosos: Iván Corredor, lateral-direito que faz jus ao nome e avança perigosamente pelo ataque, e o centroavante Jackson Martinez, que meteu três gols ontem e já é o artilheiro da competição.

Os colombianos são abusados e correm demais, o jogo todo. Vão pra cima, e o São Paulo terá de mostrar, sobretudo, consistência defensiva para neutralizar a equipe adversária.

Recapitulando, o grupo 4 na Libertadores deve ter:

São Paulo FC (BRA)
Independiente de Medellín (COL)
América de Cali (COL)
Defensor Sporting (URU)


O Tricolor começa em casa, contra a equipe de Medellín, depois vai a Cali pegar o América e viaja ao Uruguai para pegar o Defensor. Na volta, começa no Morumbi, contra o time uruguaio, vai a Medellín, no mesmo estádio em que enfrentamos o Atlético Nacional, no ano passado (sim, teremos policiais com escudos para proteger os batedores de escanteio do Tricolor!), e termina no Morumbi, contra o América de Cali.

Precisão cirúrgica e pouco futebol:
Guarani 0x2 São Paulo

Guarani 0x2 SPFC
28.jan.2009, 22h
Campeonato Paulista 2009
Brinco de Ouro (SP)


O que o comentarista Maurício Noriega colocou de forma ligeiramente deselegante durante nosso jogo contra a Portuguesa fez a diferença novamente na partida de ontem. Daquela feita, ele disse: "O São Paulo é um time que consegue ganhar mesmo sem jogar muito bem". Eu preferiria "reformar" o conceito, apontando que o São Paulo consegue ganhar porque aproveita, de forma cirúrgica, as chances que tem.

Nos dois primeiros jogos no Paulistinha, o São Paulo buscou sair na frente e, daí por diante, cozinhar o adversário em banho-maria. Ontem, a coisa foi um pouquinho diferente -- o São Paulo decidiu cozinhar o adversário em banho-maria desde o começo da partida. A estratégia pode até ser saudável para um time em início de temporada, mas é sofrível para o torcedor.

O Tricolor sofreu pressão do Guarani durante boa parte da primeira etapa, e parecia ter preguiça para avançar ao ataque. Numa bela jogada de Washington com Borges, o camisa 17 quase meteu 1 a 0, com uma bola que beijou a trave. Mas o time não criou muito mais que isso.

No segundo tempo, a tônica foi mais ou menos a mesma, e Muricy demorou um pouco para mexer no time. Sua primeira alteração foi colocar Ricky no lugar de Hugo, o que deu um pouco mais de fôlego ao time, mas não ofensividade. Ainda assim, num cruzamento de Jorge Wagner, o artilheiro Washington marcou presença na área e induziu o zagueiro bugrino a fazer 1 a 0 para nós.

Mas foi a entrada de Dagoberto, no lugar de Borges, que deu a movimentação que o time precisava para jogar de forma efetiva nos contragolpes. O atacante assustou duas vezes, com petardos de fora da área, mas foi na assistência a Hernanes que sua estrela brilhou -- meteu a bola no meio das canetas do zagueiro, no passe ao meia-volante, que ainda cortou o goleiro (e quase perdeu o gol) antes de marcar e dar números finais à partida: 2 a 0.

Bosco fez pelo menos duas intervenções importantes, e André Dias tirou de cabeça o que também seria um gol do Guarani, o que dá a medida do equilíbrio de forças no jogo. O placar, definitivamente, não exprimiu o que foi o confronto. Mas, como diz o Noriega...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Artilharia pesada em Campinas


Guarani x SPFC
28.jan.2009, 22h
Campeonato Paulista 2009
Brinco de Ouro (SP)


Muricy se prepara para escalar, pela primeira vez, lado a lado, os dois maiores artilheiros do atual elenco são-paulino: Borges e Washington. Será uma boa experiência para ver se os dois jogam bem juntos, ou se sobrepõem numa mesma função, no comando de ataque. Meu palpite é o de que vai dar certo. Mas não chega a ser uma convicção.

Rogério Ceni, contundido, fica fora. E Jorge Wagner volta à ala esquerda, mantendo o famoso rodízio de jogadores para preservar a parte física no início da temporada. O time deve entrar em campo com Bosco, Renato Silva, André Dias e Miranda; Zé Luis, Jean, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Borges e Washington.

Quanto ao Guarani, desnecessário relembrar a tradição deste clube. Desnecessário lembrar também que os últimos anos têm sido trágicos para o bugre. No ano passado, tão ruim era o time que a torcida queria propor um confronto entre a equipe profissional e um grupo de torcedores peladeiros. O jogo não aconteceu (que pena!), mas é fato que o momento não era bom para o clube.

Entretanto, o começo de campeonato 100% indica que, pelo menos, o time deve se preservar do rebaixamento. E pode até brigar pelo torneio do interior, se mantiver a pegada. Ao São Paulo, cabe vencer para manter a perseguição ao G-4 do Paulistinha.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Copa União, all over again?

Em entrevista à Jovem Pan, ontem, Juvenal Juvêncio andou falando (ou melhor, descartando) a criação de uma liga, para suplantar a incompetência das federações que organizam o futebol. Hoje, o Painel FC, da Folha, dá continuidade às especulações, dizendo que o presidente são-paulino já chegou até mesmo a procurar seu colega no Curíntia, sondando sobre a possibilidade de criação de uma liga paulista.

Para quem não se lembra, foi uma negociação do tipo, na ocasião em âmbito nacional e alavancada pelo Clube dos 13, que levou à criação da hoje famigerada Copa União, em 1987. Por esse motivo, até hoje o Flamengo é tido pela CBF como tetracampeão brasileiro, pois o campeonato organizado pela entidade naquele ano foi vencido pelo Sport Recife. Juvenal Juvêncio, na ocasião também na cúpula do São Paulo, também teve papel importante naquele ato de rebeldia contra a CBF.

Agora, o alvo é a FPF, e já temos o benefício do tempo, no caso da Copa União, para saber que fim têm iniciativas como essas. Eu, já digo aqui, embora repudie o comando da Federação Paulista de Futebol, sou contra a criação de uma liga.

Acho que o São Paulo, em retaliação à FPF, poderia escalar nos próximos anos um time reserva ou sub-17. Ou poderia até não disputar o campeonato, se o considera desimportante. Mas criar uma liga, ainda mais uma de âmbito paulista, para mim não faz o menor sentido.

Juvenal, a velha raposa, sabe muito bem que a estratégia não vai decolar. Ele mesmo disse à Pan que os dirigentes dos outros clubes são "frágeis" e não topariam bancar essa briga. No Painel FC, também fica claro que é só uma provocação. O presidente são-paulino aposta que só o agito, a discussão, sem maiores conseqüências, já é suficiente para incomodar Marco Polo "Porco" del Nero.

Aliás, falando no dito cujo, lembro-me da, a essa altura, antiga pergunta: e aí, STJD, vai ter decisão ou não vai sobre nosso amigo Del Nero e sua putaria na final do Brasileirão, hein?

domingo, 25 de janeiro de 2009

O vira-vira do Coração Valente:
Portuguesa 0x2 São Paulo

Portuguesa 0x2 SPFC
25.jan.2009, 17h00
Campeonato Paulista 2009
Canindé (SP)


O Coração Valente precisou de menos de dois minutos para balançar as redes pelo Tricolor mais querido do mundo! Com uma estréia arrasadora e digna para encher de esperança o torcer são-paulino, o atacante Washington marcou os dois gols da vitória do São Paulo sobre a Portuguesa no Canindé.

O SPFC entrou em campo com uma formação diferente: Rogério Ceni, Zé Luis, Renato Silva, André Dias, Miranda, Júnior Cesar, Arouca, Jean, Hernanes, Hugo e Washington.

Apesar de não ter sido um jogo dos melhores, houve um equilíbrio da posse de bola entre os dois times e nas chances de gol. E o que vimos foi um festival de grandes defesas de Rogério Ceni na primeira etapa.

No segundo tempo, o jogo continuou na mesma toada. Só é importante destacar a bela estréia do goleiro Dênis, substituindo Rogério Ceni que infelizmente teve uma contusão na coxa. O jovem arqueiro fez belas defesas e mostrou ser promissor também nas reposições de bola.

Restou ao nosso novo matador em duas jogadas aéreas mandar os portugas para a padaria prepararem o pão de segunda-feira.

Enfim, tem muita água pra rolar nesse Campeonato Paulista, mas já arrisco a dizer que a montagem do elenco parece estar surtindo o efeito desejado.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Que time é teu?


Lusa x SPFC
25.jan.2009, 17h
Campeonato Paulista 2009
Canindé (SP)


O primeiro clássico paulista do ano será protagonizado pelo time mais vitorioso do Brasil. Ou algo que se assemelhe a ele, uma vez que Muricy deve promover diversas mudanças, que darão o tom do "famoso" rodízio. É impossível dizer com certeza quem vem a campo, agora que o técnico tem 15 ou 16 "titulares".

Pelos relacionados, podemos esperar o time no bom e velho 3-5-2, com Rogério Ceni, Renato Silva, André Dias, e Miranda; Wagner Diniz, Jean, Arouca, Hernanes e Junior Cesar; Borges e Washington. Mas sabe-se lá se vai ser isso mesmo. Confirmados pelo treinador só estão Washington e Jean. O resto é adivinhação.

A Portuguesa, já sabemos desde o ano passado, é um time bem encardido. E, na melhor das hipóteses, venderá caro a derrota. Já o São Paulo entra um pouco mais pressionado pelo resultado, depois do empate com o Ituano em casa.

Ou não. Se o discurso que está sendo ventilado para fora do clube estiver também sendo aplicado do lado de dentro, o time deve entrar relaxado, encarando o jogo como mais um "amistoso de luxo" na preparação para a Libertadores 2009.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Valeu, moçada!

Se eu disser que não estou puto, é mentira. Estou puto. Fiquei puto de ver o Tricolorzinho, mais uma vez, dominar seu adversário e então recuar, esperando o fim de jogo, depois de atingir vantagem mínima no marcador. Por mais que a moçada estivesse cansada (a reta final da Copa SP é uma tremenda maratona), isso não pode acontecer.

Aconteceu contra o Inter-RS e passamos nos pênaltis. E aconteceu de novo, agora contra o Patético-PR. E desta vez foi um pênalti que nos deixou de fora da decisão.

O São Paulo começou bem. Criou mais oportunidades, fez lances em alta velocidade no ataque e fechou o primeiro tempo com 1 a 0 no marcador, mais um gol do zagueiro-artilheiro Bruno Uvini.

Veio o segundo tempo, e a vontade de segurar o placar (como se ninguém tivesse visto o último jogo do Patético, que venceu aos 46 do segundo tempo, por 5 a 4, o Cruzeiro). E aí só deu Patético. Um gol anulado, por impedimento, adiou o empate -- mas sinalizou que ele estava por vir. E veio. Com um pênalti cometido por Jackson. 1 a 1.

O São Paulo dá a saída e o Patético toma a bola. Avança pelo ataque, faz uma jogada de linha de fundo. A bola parecia que ia sair, a defesa desencanou. Mas o jogador pateticano não desistiu e conseguiu cruzar. A defesa, mais uma vez, toda mal posicionada. Outro jogador pateticano recebeu o cruzamento, matou e mandou pra rede. Em dois minutos, o Patético virava para 2 a 1.

Aí -- e só aí -- saímos para o ataque. Tínhamos mais de 20 minutos para buscar o empate. E ele quase veio, depois de Roni perder um gol imperdível e Henrique perder outro, para depois sofrer um pênalti, aos 47 do segundo tempo. Oscar foi bater e, a exemplo do que aconteceu contra o mesmo Patético-PR na Sul-Americana, desperdiçou a chance.

Não havia tempo para mais nada, e o Patético passava à final da Copinha, para pegar as frangas -- mais um motivo para emputecimento, portanto.

É isso aí. Não gostei do jogo, não gostei do resultado, mas não vou descontar na moçada. Eles fizeram o melhor que podiam, e muitos têm um futuro promissor como profissionais. É isso aí, galera. Vejo vocês no time de cima. E prometo que, quando vocês estiverem lá, eu serei beeem menos misericordioso.

Resta agora "só" acompanhar o tricampeão brasileiro. Vamo que vamo.

Morumbi-2014 custa R$ 135 milhões


A estimativa, projetada pelo São Paulo FC e endossada pelos governos estadual e municipal, está em documento obtido pelo jornal Folha de S.Paulo e mostra o quanto as críticas ao Morumbi eram muito mais lobby do que inadequação do estádio.

Não custa lembrar que o projeto são-paulino não envolve dinheiro público, diferentemente do destinado ao Maracanã, que envolverá parceria público-privada e está orçado provisoriamente em R$ 400 milhões -- mais que o dobro do custo de reforma do Morumbi.

O Tricolor também apresenta, no documento, três dos parceiros privados na empreitada de 2014. A Visa é a mais visível, ao assumir a responsabilidade de adequar certos setores do estádio ao padrão Fifa. Outras duas apontadas pelo Tricolor são a TV Globo e a Camargo Correa. A primeira investiria no setor para caminhões de transmissão, e a segunda no edifício-garagem a ser anexado ao Morumbi.

A diretoria são-paulina trabalha para obter novos parceiros, a fim de tocar o projeto até o fim e incluir nele a sonhada cobertura do anel superior.

E a ironia é que agora o governo paulista apresenta o estádio são-paulino como grande trunfo, em vez de entrave, por reduzir drasticamente o custo de erguer uma arena a mais na capital -- projeto estimado em mais de R$ 300 milhões, inviável no momento atual, de crise e crédito escasso.

Parabéns ao São Paulo FC, por vencer mais esta batalha, contra tantos interesses espúrios, que reuniram rivais invejosos, federações de futebol e empresas num complô para nos derrubar. Contra tudo e contra todos, mais uma vez, triunfamos.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Anderson é contratado pelo Cruzeiro!

O São Paulo finalmente conseguiu se livrar do zagueiro ultra mega hiper star RESERVA Anderson. Depois que o atleta assegurou sua permanência no banco do Morumbi, só lhe restou pedir para sair. E foi o que aconteceu. Sem admitir a competição com os melhores zagueiros do país, Anderson quer um clube onde tenha cadeira cativa. E pior, sem fazer por merecer.

Me sinto aliviado de termos nos livrado desse cara, que não fez absolutamente nada pelo SPFC e ainda ficou criando "caso" em reta final de campeonato!

Enfim, outra boa notícia para o Tricolor!

Adiós franguita, até nunca mais!

Amenizando o dia...



Anúncio veiculado pela Reebok em revistas.

Tricolor tropeça no Ituano

SPFC 1x1 Ituano
21.jan.2009, 19h30
Campeonato Paulista 2009
Morumbi (SP)


O São Paulo começou jogando bem, com toques rápidos e envolventes pelo meio -- evocando a mesma qualidade do time que terminou a temporada passada. Após uma ou duas chances de gol, a bola resolveu entrar, aos 12 minutos, numa bela conclusão de Hugo. 1 a 0, e a expectativa de um jogo fácil, do jeito que tinha que ser.

Tão fácil, na verdade, que Miranda, numa trapalhada medonha, resolveu dar graça ao jogo e empatar. E aí o que era fácil foi ficando mais complicado.

Mas difícil não estava. O jogo continuou melhor para o São Paulo, que teve várias chances de retomar a frente no marcador. Mas faltou pontaria e, mais que isso, vontade de chutar. Várias vezes um jogador do Tricolor chegou à entrada da área com possibilidade de mandar para o gol, mas optava por aquele maldito "toque a mais", na esperança de uma assistência espetacular que garantisse o gol. Gol até que chegou a ser feito, mas anulado pelo árbitro.

No segundo tempo, o fôlego do time -- recém-reunido após as férias -- foi acabando. O Ituano continuou tão inofensivo como de costume, e o Tricolor até fez por merecer uma vitória, que não aconteceu. Com isso, a equipe do interior saiu com um belíssimo resultado.

Claro que é cedo para dizer, mas esses pontos podem fazer falta. (Não custa lembrar que esta foi a frase usada também quando o Tricolor estreou no Brasileirão 2009, perdendo para o Grêmio por 1 a 0 no Morumbi... que seja um bom agouro!)

Sobre os jogadores individualmente, há algumas coisas a se destacar desta partida.

(1) Joílson, definitivamente, não dá. O cara fez um péssimo primeiro tempo e ensejou a primeira alteração de Muricy, no intervalo, com a entrada de Wagner Diniz -- que mostrou ser promissor, embora o juri ainda não tenha dado seu veredicto.

(2) Renato Silva foi muito bem. Superou as minhas expectativas e deu grande segurança à zaga pelo lado direito. Se mantiver este nível, será um reserva de luxo do Tricolor, com a volta de Rodrigo.

(3) Arouca também teve a chance de estrear, entrando no segundo tempo em lugar de Dagoberto (que morreu de cansaço na etapa final). Mas não deu para ver ainda o que esperar dele.

(4) Washington fez falta no banco de reservas. Sem ele, nossa única opção foi colocar André Lima para tentar reforçar o ataque. E nem dá para culpar o jogador, porque Muricy só colocou o rapaz em campo aos 43 do segundo tempo. Aí é dose, né?

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Começa a temporada 2009!


SPFC x Ituano
21.jan.2009, 19h30
Campeonato Paulista 2009
Morumbi (SP)


O São Paulo 2009 aparentemente vai começar de onde o São Paulo 2008 terminou. Muricy foi inteligente e, mesmo com vários reforços que têm nível para serem titulares, decidiu começar o ano com praticamente a mesma equipe que terminou vitoriosamente o Brasileirão em dezembro.

O Tricolor deve levar a campo Rogério Ceni, Renato Silva, André Dias e Miranda; Joílson, Jean, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto e Borges. A única novidade é o zagueiro Renato Silva, ex-Botafogo, que pelo visto é um dos preferidos de Muricy entre os novos contratados. Começará no lugar de Rodrigo, que está acertado para permanecer no São Paulo, mas não treinou com o grupo ao longo da semana que passou.

Do adversário, que dizer? Deve estar mais preparado -- afinal, o Paulistinha é *o* campeonato para esses times --, mas eu não vejo nada de memorável no Ituano desde a revelação de Juninho Paulista. E faz tempo isso, hein?

O Morumbi deve ter novidades, com as reformas do setor Visa, mas a tônica será a mesma de 90% dos jogos do São Paulo: estádio vazio. O horário é ruim, o preço do ingresso é caro, o campeonato é desinteressante... tudo conspira para a baixa presença do público. A única coisa a favor é a potencial abstinência futebolística ocasionada pelo período sem jogos no último mês. Será que vai ser suficiente para levar o torcedor ao estádio? Duvido.

FPF apronta mais uma

A torcida que gosta de ser campeã do mundo por fax está soltando rojões ao comemorar mais uma glória: conseguiu rebaixar um arquirrival com um panfleto. Deu na Folha: o novo guia do Campeonato Paulista, editado pela idônea Federação Paulista de Futebol, diz que o São Paulo foi rebaixado no torneio em 1990. Vai mais longe e coloca sob suspeição o campeonato de 1991, vencido pelo Tricolor, justamente por permiti-lo disputar as finais, mesmo após o suposto rebaixamento.

Eu não vou ficar aqui pregando para convertido. (Para quem quiser saber o que houve e se o São Paulo foi ou não rebaixado, recomendo este post no Blog do Birner.) Mas que a Federação Paulista, comandada por Marco Polo "Porco" Del Nero, aprontou mais uma, não há o que se discutir.

A ironia é que o documento coloca sob suspeição ações promovidas não pelo São Paulo, mas pela própria Federação. Seria mais ou menos como a CBF escrever num documento oficial que o título brasileiro do Sport Recife em 1987 foi "no mínimo estranho". Tsc, tsc, tsc.

A realidade é que será mais uma agressão da FPF ao São Paulo, mais uma tentativa de manchar a história e a honra do nosso clube, de uma lista que se acumula rapidamente, desde o patético episódio da última rodada do Brasileiro 2008.

Minha opinião: o São Paulo deveria considerar posições agressivas, que incluiriam até mesmo a desfiliação. Sinceramente, que falta vai fazer a disputa do Paulistão para o clube?

Infelizmente, não acredito que a diretoria, por melhor que seja, tenha colhões suficientes para reagir à altura das agressões que vem sofrendo. Ainda mais às vésperas da Copa de 2014. Independentemente de a FPF nada ter a ver com a realização do evento da Fifa, o São Paulo não pode se dar ao luxo de vender a imagem de um clube rebelde e encrenqueiro.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ufa! São Paulo empata na Copinha, mas está nas semifinais!

Olha, foi por pouco, muito pouco.

A equipe de juniores do mais querido teve que trabalhar bastante para alcançar as semifinais.

Contra um Internacional bem armado e com toque de bola rápido, o SPFC encontrou muitas dificuldades para superar seu adversário.

Após começar perdendo com gol contra de Bruno Uvini, o Tricolor conseguiu se recuperar com gol de cabeça do próprio zagueiro ainda na primeira etapa.

O SPFC melhou e chegou a virar a partida no segundo tempo com um belo chute de Júlio Cesar. Já com o jogo dominado, o tricolor continuou pressionando para ampliar e definir a partida, mas graças a genialidade do nosso amado e querido técnico Vizolli, com suas substituições dignas de um chimpanzé, o Internacional empatou a partida aos 43 minutos do segundo tempo com gol de Léo. (Vizolli tirou o meia-atacante Oscar para colocar o volante José Vítor e tirou Júlio Cesar por Lucas Gaúcho)

Após o final do tempo normal em 2x2, restou apenas rezar para "São Leonardo" que brilhou e salvou a equipe de uma eliminação precoce na competição. O Tricolor bateu o Inter por 6x5 nos pênaltis e enfrentará o patético paranaense na próxima fase. (Os duelos com o time curitibano são conhecidos pelos torcedores do Tricolor como "jogo da festa").

A outra partida semifinal será disputada entre Frangas x Avaí, dois times sem tradição nenhuma em estrutura e revelação de grandes craques.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Manto sagrado, versão 2009

Na noite de hoje, no Morumbi, o São Paulo apresentou sua linha de camisas para 2009. Estão bonitas. Mas, sinceramente, não têm grandes diferenças com relação as do ano passado. As principais modificações estão por conta da mudança de "DNA" da Reebok, que decidiu "assinar" as camisas na gola e trocou a tipologia da numeração para uma mais arredondada.

Confira abaixo as imagens das camisas.

Dagoberto, com o uniforme 1

Miranda exibe o uniforme 2

Washington mostra o "uniforme da torcida"

Hernanes demonstra a nova camisa de treino

Kaká fica no Milan

Sinceramente, achei que ele não ia ficar. A decisão de recusar a montanha de dinheiro do Manchester City é um grande atestado de idoneidade de Kaká, que praticamente garantiu seu lugar entre os grandes ídolos da história do Milan ao rechaçar uma proposta irrecusável. Quero ver alguém chamá-lo de mercenário agora.

Kaká provou para o mundo todo que ainda há jogadores cuja preocupação maior é se sentir em paz com a torcida, é ser admirado pelos colegas e pelos fãs, é jogar bola onde ele se sente em casa, onde se sente em família.

O jogador lembrou-se de sua saída do São Paulo, e de como foi contestado por aqui antes de partir; comparou a situação com sua iminente saída do Milan, com torcedores desesperados indo até a casa dele para pedir que fique no clube. E Kaká ficou.

Parabéns ao Milan, que continuará com as finanças desequilibradas, mas obteve um prestígio que dinheiro nenhum pode comprar. E parabéns a Kaká, que prestou menos atenção às libras do que ao seu coração.

Muricy forever... ou ao menos até 2010!

Vem dos corredores do Morumbi a notícia de que a renovação de contrato do técnico Muricy já está assinada. Vai a dezembro de 2010 (alguém quer entrar no bolão para saber como estará o 6-3-3 até lá?) e garantiu um aumento, mais do que merecido, ao treinador.

Lembro-me da primeira passagem de Muricy pelo Tricolor, primeiro como técnico do Expressinho e auxiliar de Telê, depois assumindo o comando da equipe principal, com a doença do mestre. Quem, naquela época, não se identificava com Muricy Ramalho?

Parecia um torcedor à beira do campo. Gesticulava, pulava, esperneava, gritava, comemorava, se descabelava... era um show à parte acompanhar o treinador dando instruções ao time durante a partida. Quem acha Muricy agitado agora devia buscar um videoteipe desta época. Era divertido demais.

Mas é fato que, se Muricy era mais torcedor naquela época, hoje ele é muito mais treinador. Ganhou experiência, "sacou" o futebol como poucos e transformou seu espetáculo à beira do campo num espetáculo em campo. Eu disse "espetáculo"? Melhor não; Muricy não gosta desta palavra. Pragmático, ele quer vencer os jogos. E nós também. E só por isso, e nada mais, que somos hoje tricampeões brasileiros.

Parabéns, Muricy. Em 2009, estaremos com você. Em 2010 também. E quem ousa dizer até quando mais?

Podcast: Copinha e estréia no Paulistão

Mais uma edição do Podcast Imprensa São-Paulina já está no ar. No programa, os assuntos mais quentes do Tricolor: a vitória sobre o Barueri pela Copa SP de Futebol Junior, as trapalhadas da diretoria no acerto do patrocínio com a LG, o aumento no preço dos ingressos, a perspectiva da estréia no Paulistão e muito mais!

Ah, e não reparem se a gente soar meio "corneta"... é abstinência futebolística! :-)

Ouça no player abaixo ou baixe o arquivo em MP3 (17 MB) aqui.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Tricolorzinho despacha mais um

O primeiro tempo foi de doer; o São Paulo jogou muito mal, e por isso o placar da etapa inicial terminou "apenas" 2 a 1 para nós. Mas no segundo tempo a equipe reagiu, dominou de ponta a ponta, fez mais dois gols, perdeu outros dois ou três e desperdiçou um pênalti. Placar final: 4 a 1 contra o Barueri, e vaga assegurada para as quartas-de-final da Copa SP.

Primeiro tempo foi momento de testar a defesa -- e o resultado do teste é desfavorável. Não que os zagueiros Bruno Uvini e Jackson sejam ruins. Mas claramente falta experiência ao time, que se reflete no mal posicionamento da dupla de zaga, sobretudo nas bolas aéreas. Foi num cochilo desses que saiu o primeiro e único gol do Barueri, colocando-o à frente no placar, o que, por cerca de 20 minutos, fez pensar que talvez fosse páreo para a rapaziada de Cotia.

Oscar e Henrique começaram mal a partida. Coube a Bruno Uvini, num escanteio, cabecear e fazer o gol de empate do Tricolor. A virada veio quatro minutos depois, outra vez num cruzamento -- desta vez para a conclusão de Wellington.

Já com o placar favorável, a equipe foi outra no segundo tempo. Apresentando aquele vigor clássico e sufocando o adversário em seu próprio campo, foi só questão de tempo até que os gols fossem saindo. As enfiadas de Oscar começaram a passar, e Henrique, numa virada na frente do goleiro fez o 3 a 1. Mas foi da dupla Wellington e Henrique que saiu a jogada mais bonita da partida, concluída pelo centroavante: um foguete, que bateu no travessão e morreu dentro do gol.

Após um início de jogo titubeante, o São Paulo mostrou mais uma vez por que é favorito ao título. Terça-feira tem mais, e o desafio não é pequeno: teremos de encarar o Internacional-RS. Vamo que vamo.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Exclusivo: ISP mostra os
novos assentos do Morumbi!

A Imprensa São-Paulina sai na frente e visita o Morumbi para dar uma olhada em como vão as reformas por lá. Diante de tantas novidades de contratações e patrocínio, as mudanças no estádio ficaram um pouco esquecidas.


Pode-se observar nas fotos algumas mudanças na setorização do estádio, bem como a troca de assentos para o badalado setor VISA. Reparando na foto abaixo, você perceberá a falta da logotipia da LG no estádio e também que o setor vermelho "comeu" um pedaço do laranja.


O resultado dá uma amostra do quanto legal vai ficar o estádio quando estiver transformado em sua totalidade. Realmente dá um orgulho tremendo do nosso amado tricolor paulista.

Agora, dê uma olhada no tapete que está o gramado! Olha, não tem como reclamar em 2009 ein, mesmo de um ângulo desfavorável, dá pra ver que está perfeito.


Bom, é isso aí! Rumo a Abu-Dhabi em 2009!

Camisa limpa vira lenda

Corroborando rumores que começaram a circular na sexta-feira, o jornalista Marcelo Prado confirma: a LG, após fechar contrato com o São Paulo, vetou a venda das camisas limpas que já haviam sido fabricadas pela Reebok. Foi a última da série de trapalhadas que envolveu a negociação do patrocínio master do Tricolor -- um assunto que, a essa altura, a torcida (e certamente a Imprensa São-Paulina também) deseja esquecer.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Camisa limpa vira item de colecionador

Os planos de lançar uma camisa limpa pelo São Paulo não foram abortados, mas apenas encurtados. Segundo o blog do repórter Marcello Lima, um pequeno lote das novas peças, livres de patrocínios, já foi fabricado pela Reebok e estará à venda entre hoje e domingo, nas SAO stores e na megaloja do Morumbi. E é só. O time mesmo jamais vai jogar com o uniforme limpo e deve entrar já com seu novo (velho) patrocinador na estreia do Campeonato Paulista, quarta-feira.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Fim da novela: LG continua no SPFC.

Na noite dessa quinta-feira, o SPFC encerrou a novela sobre o "novo velho" patrocínio. Com um discurso "unidos contra a crise", o SPFC aditou os termos do contrato antigo com a LG Eletronics, prorrogando-o por mais 12 meses.

Diante do prognóstico da diretoria de marketing, a decisão é considerada uma derrota por todos, pois o Tricolor pretendia no mínimo aumentar um pouco o valor, mas o que se viu foi uma novela interminável, onde a LG usou e abusou da paciência dos cartolas são paulinos.

A verdade é que continuar nos mesmos valores breca uma aceleração e crescimento do SPFC nos valores de patrocínio e deixa os gambás muito próximos de terem o melhor contrato do país.

Leia abaixo a Nota Oficial divulgada do site do SPFC:

O São Paulo Futebol Clube aditou, na noite desta quinta-feira, 15 de janeiro de 2009, o contrato de patrocínio firmado com a LG Electronics, parceira do clube desde abril de 2001, prorrogando-o por 12 meses.

Acordado nas mesmas bases financeiras atuais, o aditamento preserva a essência histórica da parceria, trazendo alterações pontuais em relação às regras anteriores deste que é um dos mais bem sucedidos cases do esporte nacional.

Ciente da enorme força de sua marca, o São Paulo Futebol Clube reitera que o acerto econômico presente não contempla as pretensões iniciais do clube, mas reconhece a dificuldade atual da economia global. Assim, é com satisfação que anuncia a extensão de um relacionamento que permeia toda a história recente de glórias tricolores nesta década, e permanece confiante na rapidez da passagem da atual crise econômica pelo mercado brasileiro.

Por esse motivo, ainda que o desejo da LG Electronics, nossa companheira de longa data, incluísse um tempo maior de contrato, o São Paulo Futebol Clube, atento ao processo de crise presente, e mantendo sua política de sobriedade financeira, decidiu pela continuidade da parceria, mas pelo período de um ano.

O contrato, então, tem prazo de 12 meses, e traz, como diferencial, o fato de que, caso não haja renovação, o direito de equiparação de proposta atribuído à LG Electronics cessará a partir de 02 de março de 2010.

O São Paulo Futebol Clube agradece, assim, à LG Electronics por mais um ano de parceria, que será, certamente, vitorioso dentro e fora de campo.

Copa SP: Tricolor dá uma surra no "moleque travesso"!

O Tricolor aplicou umas boa surra no Juventus nessa noite de quinta-feira.
Mais uma vez o SPFC ganhou por 5x0 e desponta como franco favorito ao título da copinha.

Com mais uma bela exibição de Oscar e Cia, o jogo foi bastante prazeiroso de se assistir. Os garotos demonstraram talento e muita técnica em jogadas rápidas e cheias de alternativa, incluindo um toque de bola envolvente. O engraçado é observar que esse tipo de jogo chega a ser o oposto do time dos profissionais.

A verdade é que temos uma bela geração nas mãos. Das quatro partidas observadas, acredito que dessa equipe, 4 jogadores tem condições de vestir o manto sagrado no time de cima: Oscar, Henrique, Wellington e Bruno Formigoni.

O próximo embate dos garotos da copinha será contra o Grêmio Barueri.

Quem sabe não os prestigiamos no Pacaembu no dia 25 de janeiro né? é esperar para ver!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Dínamo de Kiev confirma: mais seis meses de banco para Anderson no Tricolor!

Acabou de dar no Globoesporte.com: Rodrigo fica no São Paulo por mais seis meses, por empréstimo de US$ 400 mil, a ser pago em três parcelas.

Será que desta vez é pra valer? Acho que sim.

E a moral da história é que Anderson acreditou no conto da carochinha da diretoria e, depois de fazer birra e querer tumultuar, vai esquentar banco mais seis meses, para dar lugar no gramado ao paredão que conquistou o Brasileirão 2008: Rodrigo, André Dias e Miranda!

Ótima notícia para os são-paulinos! Com isso, fica cada vez mais próxima a confirmação de que não perderemos ninguém do elenco para o primeiro semestre!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

SPFC Fábrica de Craques S/A

É... depois os rivais ficam irritados, lamentam, chutam as paredes e menosprezam a "soberania" Tricolor (prestes a ser eternizada no título de um longa-metragem sobre o São Paulo). Mas não é a gente que fala; é o mundo que se curva diante do nosso sucesso.

Vejam o jornal britânico "The Times", por exemplo. Acaba de divulgar uma lista dos 50 jogadores mais promissores do mundo -- ou seja, os que estão para virar craques internacionais. Quem encabeça a lista? O nosso novo "10", Hernanes. E nosso zagueirão Miranda também aparece na lista, na posição 39.

Da América do Sul, o único time a ter dois jogadores na lista, além do São Paulo, é o River Plate, da Argentina. No Brasil, além da dupla são-paulina, consta apenas Douglas Costa, do Grêmio.

Aí fica complicado discutir com a Porcaria ou a Galinhada, né? A gente bem que tenta não esfregar tanto na cara que a nossa estrutura vencedora garante a soberania, mas aí vêm os gringos e fazem questão de enfatizar... aí fica difícil.

Detalhe: com Hernanes na "pole position" da lista, fica claro que a diretoria acertou, a despeito das dívidas crescentes, em não deixar o jogador sair do clube por menos que a multa rescisória. Fosse em outro clube, já tinha saído há muito tempo...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Vida que segue no Tricolor...

A equipe do Tricolor Mais Querido do Mundo se reapresentou hoje no CT da Barra Funda, sob efusivos aplausos de torcedores, que tiveram permissão para adentrar a arquibancada do campo principal e recepcionar os jogadores. Um momento bonito, de harmonia entre torcida e clube, que é raro de se ver no futebol brasileiro.

Três dos novos reforços (Eduardo Silva, Washington e Renato Silva) deram suas primeiras entrevistas coletivas hoje; amanhã será a vez de Arouca, Junior Cesar e Wagner Diniz. Mas todos já estão presentes ao CT, para o início da rápida pré-temporada.

A mensagem é: aqueçam os motores, porque o Tricolor vai começar a decolar na temporada 2009.

Enquanto isso, na Sala de Justiça...

EM BRANCO. A diretoria ainda não fechou o patrocínio. Segundo o repórter Marcello Lima, da Jovem Pan, LG está mais próxima de uma renovação, mas Emirates resolveu se mexer. As fontes do referido jornalista continuam dizendo nada saber de uma negociação entre a empresa árabe e o time da Marginal S/N.

TAPANDO O BURACO. Enquanto isso, Julio Casares já prepara as primeiras ações do marketing em 2009. Parece que vai mesmo rolar uma camisa "lisa", sem patrocínios, para o deleite dos consumidores puristas. E o vice-presidente de marketing do Tricolor anunciou que haverá um longa-metragem sobre o Tricolor, tentativamente intitulado "Soberano", que deve ser produzido ao longo de 2009 e lançado até o final do ano.

TIME COM PASSAPORTE. Juvenal Juvêncio voltou à carga na mídia para elogiar o PassaporteTricolor (conhecido aqui por essas bandas como "Cativa 2.0"), que é um dos primeiros passos visíveis de adequação do Morumbi às normas da Fifa para a Copa de 2014.

LEMBRAM DESSA? Vou deixar no ar uma pergunta: que fim levou o "Caso Del Nero", no glorioso STJD? O cachorro comeu o dever-de-casa dos ilustres juristas? Estou certo de que, como toda a nação são-paulina, queremos uma resposta definitiva sobre a porcaria (trocadilho intencional) que o presidente da irrelevante Federação Paulista de Futebol aprontou na rodada final do Campeonato Brasileiro por pontos corridos mais espetacular da história -- que, como não poderia deixar de ser, terminou vencido pelo São Paulo Futebol Clube!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Quebrou o encanto?

Pois é. A alegria do São Paulo na Copinha não durou muito. Mas ué? Não venceu de novo? Venceu. Mas, convenhamos, não convenceu. O placar magro, 1 a 0, golzinho do Henrique no fim do segundo tempo, não refletiu o que foi a partida.

O Rio Claro entrou para marcar forte e sair no contragolpe, e foi isso que eles fizeram. O lado ofensivo do Tricolor, ao contrário do que ocorreu com os outros adversários, não funcionou a contento, mostrando que, quando marcam direito nossos jogadores, a coisa não vai tão bem. E a nossa defesa mostrou fragilidade e chegou até a tomar um gol, mal anulado por impedimento, no primeiro tempo.

O time mostrou nervosismo, tomou vários cartões amarelos e até um vermelho (para Maycon, o lateral direito promissor, mas pelo visto estouradinho, do Tricolor). Enfim, fez um jogo fraquíssimo e colocou dúvidas sobre o real tamanho do favoritismo da equipe na Copa SP.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O novo camisa 10 é... o velho camisa 15!

Pois é nação tricolor.

Muito se falou, se especulou... mas até agora nada do sonhado meia. Acredito que todos agora estejam acostumados com a idéia de não termos "o" meia para essa temporada, mas que mesmo assim possamos ser bem sucedidos. Ou seja, não existe motivo para desespero.

Segundo entrevista do diretor João Paulo Jesus Lopes, a camisa 10 do SPFC deve ser entregue a Hernanes que passará a usá-la em 2009.

Isso pode indicar duas coisas boas: a primeira é que ele pode ser avançado para atuar como meia nesse ano, abrindo espaço para infinidade de volantes contratados. A segunda que é a melhor notícia, ao que parece ele não será negociado.

Acredito que com Hernanes atuando na meia o time ganha em qualidade. Confesso a necessidade de observarmos direitinho pra ver se ele vai se adaptar e render o mesmo futebol dessa temporada.

Quanto ao ciclo de contratações, o SPFC ainda precisa de um outro zagueiro se for confirmada a não permanência de Rodrigo.

Ao que parece, não podemos esperar muita coisa do Tricolor em termos de grande contratação, o que pode pintar é o tal de Marlos do Coritiba que é um meia promissor, mas longe de ser o sonhado camisa 10.

Agradecimento:

Aproveito o post para agradecer ao pessoal que ouviu o Podcast da Imprensa São-Paulina e nos estimulou mais ainda a continuar buscando informações e comentando sobre o Tricolor.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Cinco vira, dez acaba!

Mais um Tricoshow na Copinha. Acaba de terminar o confronto (será que dá pra chamar de "confronto"?) entre São Paulo e Juventus do Acre. Placar final: 10 a 0. É isso mesmo: 10 a 0. Cinco no primeiro tempo, outros cinco no segundo. Henrique, centroavante revelação do Tricolor, anotou três. Oscar fez mais um (golaço, diga-se de passagem), e Alfredo, que entrou em seu lugar no segundo tempo, anotou dois. Wellington fez dois, Roni fez um e Marcelinho fez o seu.

Impressionado? Eu também. Tanto que começo a entender o que Juvenal Juvêncio dizia, ao mencionar a vontade que tinha de observar esses moleques jogando o Campeonato Paulista.

Tudo bem que até agora foram dois adversários sem expressão. O último jogo da primeira fase será com o Rio Claro (SP), que também venceu seus primeiros dois jogos. Aí talvez dê para observar mais como a turma reage a uma partida difícil.

Mais uma vez, o adversário mal avançou para seu campo de ataque. O goleiro Leonardo seguem sem tomar gol -- o que é ótimo --, mas será que ele vai passar muitos jogos sem pegar na bola?

Arouca vem aí!

Quase em tom de troça, a diretoria do Fluminense dizia querer Dagoberto, Borges ou Hernanes para liberar Arouca no início do ano. Mas agora fecharam acordo, ficando com Roger "Impedido", atacante do São Paulo que foi bem no Sport em 2008. Ele passará um ano nas Laranjeiras, e Arouca se apresenta no CT da Barra Funda na segunda-feira. Ótimo!

A impressão que dá é que, por ora, o elenco é este. A diretoria do São Paulo não dá sinais de que mais alguém deva aportar no time neste mês de janeiro.

Mas, na minha opinião, tá mais que bom. Sobretudo se conseguirem segurar o Rodrigo -- questão ainda indefinida, mas que pode acabar tendo desfecho favorável ao Tricolor.

São Paulo disputando o Paranaense?

É quase isso. O Tricolor fechou uma parceria com o Toledo, time da primeira divisão do Paraná. E vários jogadores pouco aproveitados da equipe são-paulina devem jogar por lá. Entre eles devem estar Sérgio Mota, Cazumba, Cazão, Rafael, Pablo e Diogo.

Excelente iniciativa, para fortalecer o futebol do São Paulo e valorizar os jogadores do clube que têm mais dificuldade para obter espaço na equipe "de cima".

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Imprensa São-Paulina lança Podcast!

Confira abaixo a primeiríssima edição de Podcast do Blog Imprensa São-Paulina.

Nessa primeira edição, discutimos a questão do novo patrocínio, pré-temporada e dos possíveis destaques da Copa SP de juniores!

Confira no player abaixo:



UPDATE: Atendendo a pedidos, agora é possível baixar o arquivo do nosso podcast-piloto em MP3. Clique aqui para descarregá-lo.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Copa SP de Juniores começa em ritmo de festa: São Paulo 5x0 Ceará

Atuando sem patrocínio e com a camisa limpa, aos moldes do modelo apelidado como "manto sagrado", o time de juniores do SPFC iniciou muitíssimo bem a sua caminhada na competição.

A goleada de 5x0 mostrou a superioridade técnica desde os primeiros minutos. O SPFC começou avassalador e em certos momentos mal deixava o time cearense tocar na bola. Foi um massacre.

Sempre acompanhei a Copa SP, acho que desde a geração de 93/94 onde surgiram: Rogério, Caio, Denílson, Catê entre outros jogadores promissores, jamais tinha visto tamanha aplicação e PRAZER EM JOGAR FUTEBOL.

Olha que não sou nem um pouco fã do técnico Vizolli. O considero sempre infeliz nas suas alterações, postura e na escolha de alguns jogadores.

Mesmo com o placar já definido, o SPFC jamais deixou de correr e pressionar o adversário em seu campo, só aliviou mesmo do meio do segundo tempo para o final.

É importante ressaltar que essa geração que disputa a Copa SP, até outro dia era treinada pelo Zé Sérgio no Sub-17 do Tricolor.

Avaliação dos jogadores:
leonardo - Goleiro: Não dá para falar muito do nosso novo arqueiro, ele mal pegou na bola.

Maycon - Lateral Direito: Passou o primeiro tempo inteiro ouvindo broncas do técnico Vizolli, apostou boas investidas mas nada excepcional.

Jackson - Zagueiro: Não teve trabalho, impossível de avaliar.

Bruno - Zagueiro: O Ceará não atacou, e o zagueiro Bruno não trabalhou, apenas fez uma falta estabanada no segundo tempo.

Jefferson - Lateral-esquerdo: Bastante veloz, foi prejudicado pelo péssimo estado do gramado, mas teve uma boa atuação.

Bruno Formigoni - Volante: Belo jogador, forte na marcação, não teve muito trabalho, mas combateu bastante no meio campo.

Rafael Tavares - Volante: Não gostei muito desse jogador, errou muitos passes e parecia um pouco nervoso. Prefiro ver mais jogos para falar algo mais concreto sobre ele.

Wellington - Meia: Atuou um pouco mais avançado do que de costume, sempre o imaginei como volante, já que possui boa qualidade na marcação. tem uma saída de bola fantástica e explosão forte. Lembra bastante o Ramirez do Cruzeiro, no estilo de jogo.

Oscar - Meia: Fantástico! Estou empolgadíssimo com esse garoto. Cabeça no lugar, em nenhum momento se mostrou "fominha", parece que gosta de assumir a responsabilidade e fez uma partida correndo muito os 90 minutos. Apesar do cartão amarelo bobo, faz o futebol parecer fácil de ser jogado, coloca a bola onde quer.

Júlio Cesar - Atacante: Jogou apenas 45 minutos, tendo marcado um gol e tendo perdido oportunidades claras de apliar o placar. Remanescente da geração dos anos anteriores, me lembra um pouco o Renatinho, atacante que foi visto como promessa no SPFC e acabou não vingando. Precisa melhorar na finalização.

Henrique - Atacante: Olha, esse é bom viu? O garoto marcou dois e mostrou ter muita qualidade. Não é á toa que foi artilheiro no mundial interclubes sub-17. Foi o melhor do jogo, juntamente com Oscar.

Reservas que atuaram:

Lucas Gaúcho - Atacante: Se movimentou, mas o time tirou o pé na segunda etapa, parece um jogador coletivo.

Casimiro - Volante: Sem tempo suficiente para avaliação.

Bruno dos Anjos - Atacante: Sem tempo suficiente para avaliação.

Gols:Henrique(2), Júlio Cesar, Oscar e Bruno Formigoni(pênalti).

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Tricolor estréia bem na Copinha

Quem visita este blog desde o início sabe que eu não sou muito chegado em futebol junior. Mas esta Copa São Paulo, que começou hoje, tem um interesse especial para mim: seria a primeira para um grupo de garotos formados em Cotia que é tida como a melhor safra do Tricolor nos últimos anos -- foi até campeã do mundo, na categoria sub-17. É de lá que saiu o já famoso, mas ainda por justificar a fama, Oscar.

Ele estava em campo hoje, mas não foi a única atração da partida, realizada num gramado encharcado -- daqueles que dá vergonha de defender o futebol brasileiro quando se vai ao exterior -- em Rio Claro.

A estréia na Copinha foi contra o fraco Ceará, que nada pôde contra o São Paulo. Nosso goleiro Leonardo nem disse a que veio, tão pouco acionado que foi. Em compensação, o resto do time agradou, e muito.

O centroavante Henrique já aparece como grande destaque. Trombador, mas com técnica, ele marcou dois, na vitória por 5 a 0. Oscar, apesar de o campo não ajudar, chegou a demonstrar um pouco de seu talento e visão de jogo, com passes preciosos. Ah, ele fez um dos gols também.

Entre os velhos conhecidos, que já figuraram em escalações do São Paulo principal ou mesmo dos juniores, está Bruno Formigoni. Como capitão do time, o volante deu segurança à zaga e soube sair bem para o jogo. E me agradou também Maycon, lateral-direito de velocidade e descidas perigosas.

Mas o que mais me impressionou mesmo foi a vontade e a disciplina tática desta equipe. Confesso que uma das coisas que mais me irritava nos discursos do técnico Vizolli em edições anteriores da Copinha era a idéia de que o São Paulo "não entrava para ganhar o torneio, mas para revelar jogadores para o time principal". Legal, todo mundo sabe disso. Mas não dá para entrar em campo sem pensar em ganhar, certo?

Pois bem. O time deste ano entrou com uma vontade que nada ficou a dever aos profissionais. Marcação pressão no campo do adversário durante os 90 minutos, a disciplina tática e determinação da equipe resultou num básico, e agradabilíssimo, ataque-contra-defesa. E os 5 a 0 poderiam até ter sido uns oito, porque vários gols feitos foram perdidos durante o jogo.

Com esta postura, fica claro que desta vez o São Paulo entra mesmo como favorito no torneio. E claro que isso também facilitará a missão principal, que é revelar jogadores para o time de cima.

Com tantas competições simultâneas e a política "sem loucuras" da diretoria, o bom desempenho dos meninos vem bem a calhar.

P.S.: O São Paulo entrou hoje com a tal "camisa limpa", sem patrocínio. Bonita, mas as faixas deveriam estar mais para cima. O detalhe é que o Tricolor realmente perdeu a paciência com a LG. O que todo mundo tá reportando é que já havia um acerto de renovação de R$ 18 milhões por um ano, mas quando chegou a hora de fechar a LG apareceu com um contrato de R$ 16 milhões (mesmo valor atual), por três anos. Aí o tempo fechou. Juvenal Juvêncio mandou a empresa passear e bateu o martelo: começamos o ano sem patrocínio principal.

Nova era para o São Paulo FC

Hoje, com o fim do contrato de patrocínio com a LG, o São Paulo inicia uma nova era. Depois de oito anos de acertos com a gigante coreana de eletrônicos, a dupla virou "case" de sucesso. E agora, para alçar vôos mais altos, o Tricolor decidiu não renovar com a empresa.

A proposta de renovação não atingiu o que a diretoria queria. A empresa já foi instruída a retirar sua marca das dependências do São Paulo, e a expectativa é a de que o Tricolor comece o ano com o manto sagrado limpo, como queria a diretoria de marketing.

Aliás, até camisa limpa virou marketing agora: diz-se pelos lados do Morumbi que a Reebok fará comercialização do uniforme sem patrocínio, que é sonho de muitos torcedores que gostavam das camisas à moda antiga -- só com as cores do clube.

Mas é bom que se diga: o impasse não pode demorar muito mais. É crucial para o São Paulo fechar um acerto antes do início da Libertadores, pois o clube não pode ficar sem essa verba.

De pano de fundo, parece haver uma espécie de "guerra fria" entre as diretorias de São Paulo e Curíntia. Ambas parecem estar adiando fechamento de seus patrocínios para não perder a disputa com o rival pelo maior valor. Resta saber quem agüenta mais tempo.